O Enigma da Borboleta

'akilis 21/01/2024

EMOÇÕES DIVERSAS
HUMILDE OPINIÃO:

Incrível!!!!!!!!!

Eu praticamente engoli esse livro, muito gostosinho, faz você em certo momento sentir como se fosse a personagem, Lo. O jeito como ela se liga à garota, Sapphire, você passa a estar ligado a ela também. Se ela fica nervosa, estressada, desesperada, apaixonada. Tudo!

O mistério te envolve, e tem um plottwist muito, muito, muito, (ops, acho que peguei uma mania dela kkk) foda. Eu pelo menos, fui pego de surpresa. Depois disso eu resolvi tentar achar o tal assassino também, e meu palpite estava certo. Enfim.

_tap tap tap banana_ Muito boa leitura, foi um achado da Bienal Recife, esse livro, e amei.

Ps.: queria que eles tivessem ficado juntos (quem ler vai saber de quem estou falando). LEIAM! LEIAM! LEIAM!

Marília 06/07/2022

Uma heroína inesquecível
Ahhhhh como eu amo suspense e heroínas exclusivas e diferenciadas, mas por esse título eu esperava algo mais complexo... não é de todo ruim.

Gosto de livros que entregam a estória toda só na última página, mas esse aqui conta o que acontece depois do "final".

Gostei ?

Mi 25/05/2021

Interessante mas cansativo
Penélope é uma adolescente com TOC e tendências ceptomaniacas, que acaba por se tornar uma provavel testemunha de um assassinato.

A história é bem interessante,o começo prometeu demais, instigou, achei demais e foi só , porém fiquei triste que focou demais nos dramas adolescentes da personagem principal, e tão pouco nos outros pontos. Tinha muitas coisas para serem desenvolvidas ali, até mesmo a principal personagem.

Lo não é nem de longe uma persoganem cativante, é chata, massante e muito mais do mesmo de livros para o publico adolescente. E não é nem por ter TOC, pois achei interessante o fato de ela ter um episódios incontroláveis de cleptomania e acumulação compulsiva. Porem, faltou muito. Deeixou a desejar.

Personagens irrelevantes: Jeremy com certeza, totalmente desnecessário e aleatório, foi colocado para preencher espaço, acredito eu. Não adiciona em nada na história.

Não me arrependo da leitura, só não sei se leria novamente.

acgx 19/04/2022

Um desastre...
Eu esperava muito desse livro, recebi menos que um átomo de sentimentos, é impressionante como a gente é influenciado por um título. Entretanto se você está esperando um mistério no mínimo decente, leia "A paciente silenciosa". A autora usa a desculpa da protagonista com TOC, para encher linguiça em cada página que passa, é lento e sem graça com personagens esqueciveis, com um pingo de desenvolvimento. Horrível.

Raquel 26/03/2021

Meio capenga né
Eu achei o inicio bem interessante já que a personagem principal tem toc e é cleptomaniaca mas achei que o final ficou confuso e o Flynt que personagem mais nada vê não da pra saber se ele é salgado ou doce o cara parece um chuchu de tão sem sabor, FALTA TEMPERRÔ
Iamnathi 15/04/2021minha estante
Nossa eu amei tanto esse livro, mais realmente o final e meio confuso.

Aione 26/03/2013

Com uma narrativa em primeira pessoa que muitas vezes faz uso de frases curtas, O Enigma da Borboleta se desenvolve diretamente conectado à protagonista Penelope, ou Lo. A garota sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo e, dentre suas obsessões, estão a mania de colecionar pequenos objetos, às vezes roubados, e a de encarar os números como “sinais”. Nove é perfeito; oito é terrível. Para se sentir segura, a garota precisa fazer ou falar algo em múltiplos de três, o que lhe causa constrangimento quando está próxima de outras pessoas.
É natural encontrarmos palavras repetidas três vezes na narrativa, uma vez que ela corresponde aos pensamentos de Lo. Não apenas essa característica da personagem tornou o livro mais interessante, com também tornou a história mais crível. Lo acaba se envolvendo com o assassinato de Sapphire ao coletar um objeto, uma borboleta, pertencente a ela no dia em que a garota é assassinada. O fato se torna uma obsessão para Lo e ela não consegue parar de pensar nele, tornando-se necessário para ela descobrir e entender o que pode ter acontecido à Sapphire. Isso poderia soar absurdo se fosse apenas o capricho de uma adolescente; contudo, torna-se compreensível pelas diversas situações em que Lo acaba se sentindo constrangida por fazer algo por conta de seu TOC mesmo que ela não tenha desejado fazer isso. Entendemos que não se trata de ela querer, e sim de ela precisar, tornando-se incapaz de não fazê-lo.
Antes de iniciar a leitura, imaginei que a solução do assassinato de Sapphire seria o mais interessante e o que mais despertaria minha atenção durante a leitura. Porém, o que realmente chamou minha atenção foi a própria Lo e sua história de vida. Oren, o irmão da garota, faleceu há pouco mais de um ano e, em decorrência disso, sua mãe vive sob efeito de analgésicos e seu pai se dedica completamente ao trabalho. Assim, a estrutura familiar da garota está completamente danificada e a própria morte de Oren é um mistério para o leitor, uma vez que Lo se recusa a pensar ou falar no assunto.
Conforme a história se desenrolava de acordo com a solução do assassinato de Sapphire, eu apenas estava curiosa e me sentindo admirada pela narrativa da autora. Entretanto, em determinado momento, há uma reviravolta e as conexões estabelecidas me pegaram completamente de surpresa, fazendo com que eu terminasse a leitura com uma opinião extremamente favorável sobre o livro. Kate Ellison conseguiu criar um enredo interessante por conta de sua protagonista, inicialmente, e transformá-lo em algo maior e surpreendente durante seu desenvolvimento.
Não posso deixar de citar que, também, há uma pitada deliciosa de romance na história, responsável por torná-la mais leve em alguns momentos e por lembrar o leitor da juventude de Lo. Eu não imaginava terminar a leitura suspirando, como aconteceu. Mas fica o lembrete: o foco da história não é romance, mesmo que ele esteja presente nela.
No resumo, foram a narrativa da autora e a protagonista por ela criada que mais chamaram a minha atenção durante a leitura, mas foi o seu final o responsável por realmente me fazer admirá-la. Um livro certamente interessante e bem desenvolvido, que vale à pena ser lido.

Ale 26/06/2021

Tap tap tap o quê?
PIOR livro que li neste ano. Esperava um thriller, encontrei um romance adolescente.
Descobri a identidade de Birdie e achei os rituais de TOC da menina bem enfadonhos.
A personagem principal, Penelope, é sem graça. Achei um porre acompanhar essa estória, li pulando vários parágrafos, quando começava o nhem nhem nhem de romance.
Não é nem suspense nem um thriller e sim, um romance adolescente de traumas com um misteriozinho mequetrefe.
E nao entendi o que é tap tap tap pqp até agora. E nem tenho interesse em saber...
Alexia Santos 06/08/2023minha estante
Tap tap tap é o som dela batendo na coxa.
Ela bate na coxa 3 vezes e por fim fala "banana"... Coisas do T.O.C.

warpechowski 25/05/2022

MDS!! Eu estou apaixonada por esse livro T-T
Lo maior investigadora e perfeitinha do jeito que é ??
Flynt...te amo, é isso.
Leiam se puderem, eu suplico que leiam essa obra!!

Rita Nunes 12/10/2020

Excelente!
Amei esse livro! A maneira como é escrito, os personagens, é tudo perfeito! Envolvente e cativante! Recomendo!

Natalia Noce 08/10/2020

Livro bem mais ou menos.
O suspense foi fácil de ser resolvido não dando muita empolgação para chegar até o fim da história.
Único lado positivo foi a caracterização da personagem principal. Achei bem interessante como a autora reportou o TOC da mesma fazendo disso uma parte da história.

Lores 24/03/2020

Me surpreendeu
Achei este livro em um daqueles sebos e vi que era de suspense, por isso levei pra casa. Muitos dias se passaram até que resolvi ler, não esperava muito e acabou me surpreendendo.
Recomendo a leitura!

Leitoras Democráticas 30/07/2016

[Resenha] O Enigma da Borboleta - Kate Ellison | Editora Leya |
Eu nunca tinha ouvido falar deste livro. Minha amor (a Jul) que sempre está buscando novidades (e promo) em sites de livros foi quem o encontrou e achou minha cara. suspense, ação, mortes, mistérios... enfim, tudo isso junto e misturado.

Não curto muito livros juvenis, sempre acho muito bobinho, previsível, clichê...porém esse me surpreendeu por ser a protagonista uma adolescente no auge dos seus 15 anos e envolver conflitos tão complexos.

Pra começar, Penélope Marin, a Lo, para os íntimos é uma garota nada popular. É estranha, não tem amigos e sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) agregado a isso ela tem muitas manias. Contar as palavras para que ela termine a frase com múltiplos de três, o que é comum fazer com que as palavras se repitam no livro...ela tem uma frase de segurança para acalmá-la, o " tap, tap, tap, banana" que inclusive você fica com isso na cabeça depois, rs. E ela também coleciona coisas. Devido a sua compulsão por algo chegando até a furtar se for preciso para ter aquele objeto.

Penélope se sente muito sozinha e seu transtorno só piora depois da morte do seu irmão Oren. A mãe vive a base de remédios e não liga para a filha e o pai vive para o trabalho e também não tem tempo para ela. É quando ela começa a sair sozinha a noite num bairro muito perigoso e termina se envolvendo no assassinato de Sapphire, uma stripper que tem mais ou menos a mesma idade dela. Lo estava no lugar errado na hora errada e acaba presenciando o crime. Em meio a essa confusão, Penélope furta um objeto da garota assassinada, a borboleta que dá o nome ao livro. A identidade do assassino fica totalmente desconhecida e é quando ela se encontra em perigo. Ela fica totalmente obcecada pelo assassino e resolve por conta própria investigar o que aconteceu naquela noite.

"...tenho que encontrá-lo antes que ele me encontre. Senão serei a próxima." pg 79

Eu leio toneladas de livros policiais e para me surpreender precisa de muito... esse foi o livro de estréia da autora então já fiquei com um pé atrás. Me surpreendi!Você fica realmente envolvido com os problemas psicológicos da Penélope. O foco na minha opinião não é nem o crime em si, mas o caminho que a autora percorreu até a resolução. A leitura não é complicada e as questões abordadas tem tudo a ver com jovens (drogas, romance adolescente, conflitos entre pais e filhos). Eu me senti completamente envolvida pela personagem. É fácil o leitor sentir pena dela num instante, querer ajudá-la em sua compulsão e também é fácil sentir raiva por ela querer se envolver tanto em algo tão perigoso para uma garota aparente ser tão frágil. Eu super recomendo a leitura! É um livro bem completo e tenho certeza que vai agradar a quem lê. Tem de tudo, romance, ação, mistério..está longe de ser um Sherlock mas é um enigma que até você vai querer resolver. E obrigada amor por esse achado

site: http://leitorasdemocraticas.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-enigma-da-borboleta.html
Cris 03/06/2017minha estante
undefined

Willians 03/03/2020

Lo encontra um objeto, uma borboleta que pertencia a Sapphire, uma garota assassinada. Desde então tem uma obsessão, que é resolver o assassinato de Sapphire.

carolina.trigo. 05/02/2015

O Enigma da Borboleta
"(...)De todas,é a parte do "para sempre" que mais me assusta. A eternidade da morte. Sinto-me oscilando entre dois mundos - carne e ar, osso e pó.(...)"

Aqui estou de novo. E hoje o livro do dia é O Enigma da Borboleta, da Kate Ellison.
Comprei ano passado. Fazia um tempo que estava na estante e um tempo maior ainda que não lia algo do gênero.
Então, porque não dar uma chance para ele?
Vou ser bem sincera: só peguei no tranco. Demorei muitas semana para acaba-lo - mais do que o normal.
O meu problema foi com a personagem principal, Penelope (ou como gosta de ser chamada, Lo).
Lo é uma adolescente de 15 anos que está no ensino médio e que podemos chamar de "estranha". É uma garota nada popular e ainda sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
Apesar de achar bem interessante a proposta da autora de diferenciar um pouco do casual, não consegui me "comunicar" com a personagem. Suas obsessões cada vez me deixava mais irritava e não conseguia continuar a leitura.
Desde pequena ela tinha problema, mas após a morte de seu irmão, Oren, as coisas só pioraram. Ela adora colecionar bibelôs, mesmo que tenha que roubá-los. E num desses resgates ela encontra uma borboleta que pode colocá-la em perigo.
Acho que a leitura só melhorou quando aparece Flynt, um jovem morador de rua que transforma lixo em arte. Diferente do que li em alguns blogs, ele me conquistou e consegui avançar na leitura.
Como já disse, o livro todo é Lo e suas obsessões, e isso me deixou irritada até parte do livro. Mas depois de um tempo lendo você vai se acostumando com elas e quase não percebe mais.
O interessante é que a autora conseguiu passar muito bem a ideia do medo que se passa nas ruas e do quanto as autoridades podem ser "incompetentes".
Depois de ler vários policiais ótimos começa a ficar difícil algo te impressionar. E essa foi quase uma missão impossível. Não sei se leria de novo, pela raiva que passei!, mas posso dizer, com certeza absoluta, que o final surpreende muito.
Para quem quer tentar algo novo e diferente essa é uma boa recomendação.
spero que tenham gostado e boa leitura!

site: http://www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2014/12/resenha-o-enigma-da-borboleta.html

Patthy 25/03/2015

Envolvente
"Tap tap tap banana". Essa frase é repetida tantas vezes que não sai da minha cabeça. Conta a historia de Penélope, que tem TOC(transtorno obsessivo compulsivo), e acaba no lugar errado na hora errada, presenciando um crime. Ela se envolve tanto que vira uma detetive e principal alvo do assassino. Enquanto isso tem que lidar com sua doença e com a falta do seu irmão que morreu no ano anterior. Livro bacana, que surpreende.

1 | 2 | 3 | 4