Micrômegas e outros contos

Micrômegas e outros contos Voltaire

Resenhas - Micrômegas e outros contos

Marcos606 05/04/2023

Micrômegas é um dos primeiros contos filosóficos e uma das obras mais representativas do espírito iluminista, pois concentra reflexões de crítica social, religiosa, moral, filosófica e elementos de reflexão sobre o homem, sem esquecer o aspecto científico, essencial para os enciclopedistas. Enfatiza a noção filosófica de relativismo. Ele descarta a especulação metafísica como fútil, preferindo a observação e experimentação científica.

Tudo deve ser examinado à luz da razão, a fim de tirar conclusões práticas. Apanhados na efervescência do desenvolvimento da ciência, os filósofos atribuíram a si mesmos um novo papel: não apenas explicar o mundo, mas ajudá-lo a progredir. Bayle e Fontenelle lutarão contra a crença no sobrenatural, basearão a tolerância no ceticismo religioso, dissociarão a moralidade da religião, definirão as regras do espírito científico e afirmarão a ideia de progresso material e moral. Muitos filósofos condenam a metafísica, acreditando que é inútil especular sobre o indescritível. O metafísico é ridicularizado - notavelmente por Voltaire.

Israel145 05/05/2013

Acabei de ler os ótimos contos dessa coletânea e me agradou bastante o material do Voltaire. Primeiro devido o fato da estreiteza entre os contos e as ciências exatas e naturais. Segundo, devido o fato dos contos serem classificados como “filosóficos”. Sim, de fato o são e esse é o grande diferencial do livro.
Várias histórias são ligadas à cultura hindu e na maioria são aforismos deliciosamente narrados pelo Voltaire. Aliado a essa pitada da cultura milenar da Índia, ele ainda faz inúmeras referências às grandes descobertas da época, principalmente no campo da matemática, física, astronomia, etc. capitaneadas por Sir Isaac Newton que assombrou o mundo de então.
O destaque obviamente é o conto que batiza o livro. “Micromegas” beira o delírio e rompe toda e qualquer barreira do pensamento filosófico do século XVIII, exaltando as qualidades do ser humano ao mesmo tempo em que o rebaixa e ridiculariza. O conto chama a atenção para a relatividade das coisas. Outro conto que chama a atenção é “O elogio histórico da razão” que se contrapõe (ou complementa) o famoso “elogio da loucura” de Erasmo de Roterdam.
No geral o livro está repleto de ótimos contos tanto no aspecto literário como filosófico. Bom material pra quem gosta do assunto.

Lia 03/06/2009

Irônico e brilhante!
-Para falar a verdade, o que me leva a acreditar que não existem habitantes nessa esfera é que parece que nenhum ser sensato estaria disposto a morar aqui.
- Bem , nesse caso- disse Micromegas-, talvez os seres que a habitam não tenham juízo.
(Um alienígena para outro, ao se aproximarem da Terra)