As Aventuras de Robin Hood

Resenhas - As Aventuras de Robin Hood

1 | 2 | 3 | 4

Roberto.Vasconcelos 10/02/2024

Robin contra os Normandos
O livro é simples demais, muito estilo Disney, os heróis são perfeitos e sempre vencem e os vilões são cheios de defeitos e sempre fracassam.
A história é legal pois desde criança conhecia o nome de Robin Hood, mas a história é previsível e repetitiva.
Em momento algum temos dúvidas do sucesso do protagonista que sempre engana os vilões usando as mesmas estratégias e toda vez funciona igual como se os vilões fossem incapazes de usar a cabeça e raciocinar.
O livro em si é satisfatório pela lenda do herói mas bem fraco em questão de trama.

Aline 03/12/2023

Um livro lindo!
Antes de qualquer coisa, é preciso parabenizar à Zahar por esta edição. Além de muito bonita e prática, ela traz diversas notas de rodapé sobre os momentos históricos narrados. Talvez, os leitores que gostam apenas da aventura, não se interessem tanto. Mas, para mim, o complemento sobre as figuras históricas, os reis da Inglaterra (Henrique II, Ricardo Coração de Leão e João Sem Terra), e até mesmo uma nota sobre a importância da mãe de Ricardo Coração de Leão e suas artimanhas políticas, tornaram a obra simplesmente incrível.

[salvo engano, o livro foi escrito na segunda metade do século XIX por Dumas, mas retratando a realidade do século XII/XIII]

Mas, muito além da edição, o livro em si é surpreendente. Afinal, quem não conhece a lenda de Robin Hood? Aquele proscrito que tirava dos ricos para dar aos pobres? Veja bem, na Inglaterra do século XI, isso era um feito e tanto. A desigualdade ali era surreal. E neste ambiente que se passa a história de Robin Hood. Se realmente existiu tal pessoa, não se sabe. E, para mim, não importa tanto. A mensagem do autor, permeada por inúmeras aventuras e sempre em busca da efetiva justiça, está ali.

E, ainda além da lenda, a história do herói é contada, como ele nasceu, como viveu, como sofreu... Mas, sua relação com Deus é com a Igreja me maravilhou. É que, conhecendo as lendas, eu não havia imaginado este aspecto (e, na verdade, falha minha: tendo em vista o momento em que a história se passa, nada mais esperado!). E tudo ainda se passa naquele ideal de galanteio, calheirismo, respeito ao próximo. Mas, nunca se esqueça, trata-se de um proscrito. Ainda que o objetivo seja nobre, a violência é o roubo não poderiam ser aprovados. Reflexão interessante em um livro que, inicialmente, poderia ser tido como "infantil", não?!

Enfim, recomendo muito a leitura, seja ao adulto, seja à criança.

Juliane4 03/12/2023

As Aventuras de Robin Hood é uma obra que captura o espírito aventureiro e a justiça social do personagem lendário que rouba dos ricos para dar aos pobres.

daniela.claro.9 11/09/2023

Achei o livro chatíssimo. Só terminei de ler porque não gosto de largar as coisas pela metade, e nesse caso nem seria a metade. Livro repetitivo e previsível. Sofri a leitura.

Patricia 09/05/2023

Eu achei que era uma história infantil, mas me surpreendi bastante. Um clássico, com muitas aventuras. Foi mto gostoso ler.

CauA.Cristiano 12/04/2023

Robin Hood
Essa edição reúne em um único volume os dois textos integrais de Dumas sobre o herói: ?O príncipe dos ladrões? e ?O proscrito?, publicados postumamente entre 1872 e 1873. A história acompanha a gênese do personagem, desde a sua adoção, a proscrição, o estabelecimento na floresta, sua vida como fora da lei e suas aventuras.
A trama conta com vários personagens, encontros e desencontros cativantes, e bons ?plot twists?. É uma história divertida e simples, ela se passa entre os anos de 1160 e 1220, sendo escrita no século IXX, ou seja, é necessário que o leitor contextualize os valores e as questões morais, para não incorrer em anacronismos. Inclusive tive dificuldades nesse sentido, mas ainda sim gostei da história, e recomendo a leitura.

Larissa 21/12/2022

Robin Hood, o príncipe de Sherwood
Ler as aventuras de Robin me faz entrar na floresta de Sherwood, da Inglaterra, no período dos feudos. Em resumo, Dumas conta a história de Robin Hood, um nobre saxão que hospeda os ricos em sua mesa com uma farta comida e lhes cobra um alto preço para depois dar o dinheiro aos pobres.

O enredo é bem amarrado e deixa tudo bem explicado e resolvido. Envolve muita aventura, romance e resgate.

Amei cada detalhe. Os capítulos são interligados e a história bem desenvolvida. O mais interessante é que a história não conta só a vida de Robin Hood, como também a dos seus amigos. Ademais, o livro me fez dar boas risadas.
ð|thayssinha 29/12/2022minha estante
????

Tiago 17/12/2022

Conhecendo o personagem...
O primeiro livro da Coleção de Clássicos da Zahar que li. No começo a gente demora um pouquinho pra se acostumar com a leitura, a forma de escrita é um pouco diferente da que estamos acostumados. As vezes uma ou outra narrativa parece que se repete, mas é natural, afinal é um bando de proscritos que recrutam, saqueiam, retornam e isso se torna um ciclo. Mas o ciclo esse sim não tem os mesmos elementos, há tanta trapalhada, desaforo, confusão, reviravolta que isso te faz rir e se preocupar. Ao final, eu desejei saber muito mais, mas as palavras se encerraram...

Liivsz 14/11/2022

Sla
Bom, eu só li esse livro porque me deram e tudo mais, mas é um livro relativamente bom e é muito bom para conhecer o personagem melhor e sua história.

Eu realmente não tenho nada a acrescentar, então é isso.

Erica.Barone 23/06/2022

O livro cumpre o que promete, conta inúmeras e exaustivas aventuras do icônico Robin Hood. É certo que todo o enredo é bobinho e fantasioso, talvez retratos de uma época muito diversa da atual, mas nem por isso, deixa de divertir. Destaco como ponto forte a forma simples, direta e impecável de escrever de Alexandre Dumas.

Jooy 31/05/2022

Nesse livro, a gente conhece a história e as aventuras do ladrão/benfeitor Robin Hood desde seu nascimento. Coisa que me surpreendeu de forma muito positiva, diga-se de passagem, pois eu acreditava que o livro se focava apenas na vida adulta do Robin.

Outra coisa que eu não esperava era rir tanto com esse livro. Eu esperava aventuras, é claro, mas na história também há muitas cenas cômicas. Principalmente por causa de alguns personagens, que são muito ingênuos em algumas situações ao mesmo tempo em que se mostram totalmente o contrário em outras. Mas não para por aí, porque em Robin Hood também tem romance, artimanhas, batalhas... além de falar muito sobre nobreza, respeito e lealdade àqueles que você ama.

Na minha opinião, a obra é muito boa e bem completa. Os personagens secundários têm espaço e, esse é um livro que realmente tem começo, meio e fim. A gente vai percebendo isso enquanto lê e, também vai se apegando aos personagens, ao cenário da história e tudo mais.

Tenho pouquíssimas ressalvas, por isso a nota não foi 5, mas eu amei muito a leitura e, felizmente, pude ir desfrutando dela aos poucos. Não a toa, eu me senti triste ao descobrir que a história estava chegando ao fim e, espero poder ler novamente em algum momento.

Francisco.Guimaraes 10/05/2022

Repetitivo
Sempre fico curioso em revisitar os filmes clássicos da Disney nos livros originais, já fiz isso com Mowgli, 101 dálmatas, A Espada era Lei, etc

Em Robin Hood, não sai com uma sensação tão positiva. Achei os capítulos um tanto repetitivos, geralmente seguindo duas fórmulas:

(1) ou Robin e seu bando decidem se disfarçar para enganar o xerife, que sempre cai na encenação

(2) ou Robin encontra alguém na floresta ou na estrada e, ao final do capítulo, esse personagem passa a integrar os bando

Nao que eu seja contra capítulos episódicos, mas senti a falta de um enredo mais sólido.

1 | 2 | 3 | 4