As Aventuras de Robin Hood

As Aventuras de Robin Hood Howard Pyle

Resenhas - As Aventuras de Robin Hood

1 | 2 | 3 | 4

Jooy 31/05/2022

Nesse livro, a gente conhece a história e as aventuras do ladrão/benfeitor Robin Hood desde seu nascimento. Coisa que me surpreendeu de forma muito positiva, diga-se de passagem, pois eu acreditava que o livro se focava apenas na vida adulta do Robin.

Outra coisa que eu não esperava era rir tanto com esse livro. Eu esperava aventuras, é claro, mas na história também há muitas cenas cômicas. Principalmente por causa de alguns personagens, que são muito ingênuos em algumas situações ao mesmo tempo em que se mostram totalmente o contrário em outras. Mas não para por aí, porque em Robin Hood também tem romance, artimanhas, batalhas... além de falar muito sobre nobreza, respeito e lealdade àqueles que você ama.

Na minha opinião, a obra é muito boa e bem completa. Os personagens secundários têm espaço e, esse é um livro que realmente tem começo, meio e fim. A gente vai percebendo isso enquanto lê e, também vai se apegando aos personagens, ao cenário da história e tudo mais.

Tenho pouquíssimas ressalvas, por isso a nota não foi 5, mas eu amei muito a leitura e, felizmente, pude ir desfrutando dela aos poucos. Não a toa, eu me senti triste ao descobrir que a história estava chegando ao fim e, espero poder ler novamente em algum momento.

Francisco.Guimaraes 10/05/2022

Repetitivo
Sempre fico curioso em revisitar os filmes clássicos da Disney nos livros originais, já fiz isso com Mowgli, 101 dálmatas, A Espada era Lei, etc

Em Robin Hood, não sai com uma sensação tão positiva. Achei os capítulos um tanto repetitivos, geralmente seguindo duas fórmulas:

(1) ou Robin e seu bando decidem se disfarçar para enganar o xerife, que sempre cai na encenação

(2) ou Robin encontra alguém na floresta ou na estrada e, ao final do capítulo, esse personagem passa a integrar os bando

Nao que eu seja contra capítulos episódicos, mas senti a falta de um enredo mais sólido.

Monick.Markic 13/09/2021

Recomendo
Essa foi a primeira obra de Alexandre Dumas que li e já estou planejando as próximas.

Os dois volumes de Robin Hood contidos nesse livro foram postumamente publicados em 1872 e 1873, mas a trama se passa de 1160 a 1220. Assim, acompanhamos o personagem Robin Hood desde os 16 anos e por 60 anos de sua vida.

A história se passa na Inglaterra e temos de um lado saxões e de outro lado normandos, que seriam os chamados usurpadores. O bando do Robin Hood sendo composto por saxões, roubam (sempre com classe) os normandos que cruzam a florestas. Por se tratarem de ladroes seriam violões, mas são nos apresentados como mocinhos e logo caímos em seus encantos.

Antes do Robin ir morar na floresta de Sherwood, onde se passa a maior parte da história, nos é contado à ocorrência de fatos que os levaram a residir lá. Entendemos então, os motivos que o tornaram um outlaw (como Dumas gosta de chamá-lo durante o livro).

Temos muitas batalhas e certa violência ao decorrer da leitura, mas temos também muito romance, com muitos casamentos, juras de amor eterno e até certo exagero em todo esse sentimentalismo. A valorização da beleza feminina chega a incomodar?

De tão envolvida que estava com a história, terminei os últimos dois capítulos aos prantos com as importantes mortes que aconteceram.

Por fim, as notas de rodapé da edição comentada da Zahar ajudam muito a compreender o cenário da Inglaterra da época e algumas referências do autor. Assinala também alguns anacronismos, que são compreensíveis, pois na época Dumas não tinha informações tão acessíveis como nós.

Vou sentir falta dos alegres homens da floresta!

Tori 12/09/2021

A leitura me agradou em alguns pontos, como a apresentação do personagem principal e a retratação diferente dos filmes e animações. Mas, algumas coisas ficaram sem explicações e deve ser tratado no próximo livro

Denise.Marreiros 10/09/2021

Vale a leitura pra conhecer, por curiosidade ou mesmo pra um entretenimento bem, mas bem levinho.
São vários contos fantasiosos, em alguns momentos infantis e em outros quase bobos. Mas também mostra o poder da amizade, da lealdade, honra e do amor na Inglaterra pré e pós Ricardo Coração de Leão. É gostosinho, mas só se você não tiver nenhuma espectativa.

brauner.antonio 17/08/2021

Tudo muito alegre.....
Apesar de ler desde muito jovem, ainda me faltam muitos dos grandes clássicos da literatura. Somente à pouco tempo consegui ler "Os Três Mosqueteiros" de Alexandre Dumas, e mais recentemente ainda "A Metamorfose", de Kafta.
Empolgado com a leitura de "Os Três Mosqueteiros", fui então ler "As Aventuras de Robin Hood", de Howard Pyle, esperando poder encontrar uma dinâmica semelhante à encontrada na aventura de Alexandre Dumas. Mas infelizmente, na minha percepção, não foi o que encontrei. Não que a estória seja ruim, longe disto. Mas não chegou muito a me empolgar.
 "Rapazes alegres", "cores alegres", "festas alegres", "vidas alegres", e por muitas e muitas vezes mais situações / ocasiões / momentos / pessoas "alegres" aparecerão durante toda a estória... com exceção no último capítulo. Mas aí Você terá que lê-lo para saber o porquê.
Mas tá bom. Dá pra ler sim. Valeu a experiência.
Jean Milhomem 22/08/2021minha estante
Vi que gostou do "Os Três Mosqueteiros", já leu o "O Conde de Monte Cristo"? Muito bom o livro.

Rayhan Chamoun 08/08/2021

Era uma vez, um arqueiro ousado...
Minha primeira experiência com Dumas foi consistente, dada às expectativas cuidadosas que já possuía tendo em vista a data de publicação de suas obras. Sempre admirei o arquétipo de ladrões com boa índole e Robin Hood é uma figura que remete à minha infância, logo, estava ansioso para saber com mais detalhes sua incrível jornada.

Vale salientar o cuidadoso trabalho da Zahar com a estética, usabilidade e tradução excepcional de Jorge Bastos, além de uma esclarecedora introdução que contribui para uma experiência fluída e organizada da obra. ''As Aventuras de Robin Hood'' conta com duas partes (''O príncipe dos ladrões'' e ''O proscrito''), minhas ressalvas centralizam-se mais na primeira parte da obra.

Durante a primeira metade do livro podemos observar a estrutura narrativa ultrapassada que remonta aos acontecimentos da vida do protagonista, resultando em quebras constantes de ritmo e que podem sim levar a abandonos ou em tediosos períodos, mas todos os elementos apresentados são refinados na segunda parte, que é muito mais consistente e divertida de se ler, e até emocionante enquanto resquício da tradição oral. Enfim, uma experiência marcante que recomendo para os mais pacientes.

site: instagram/rayhan_chamoun

Aline 03/08/2021

Aventuras na floresta
O livro é uma delícia de ler... Recomendo! Contudo o epílogo é tão triste.... Mas no geral é um livro muito bom.

@tigloko 04/05/2021

Bom para conhecer o personagem
Até os 50% foi difícil seguir na leitura. Foi um dos poucos livros que cheguei a abandonar. Não é ruim mas era como se eu tivesse lendo a mesma história a cada capítulo. Roubar algo, recrutar um novo membro para o bando e fazer o xerife de palhaço. Se não fosse tão repetitivo eu até me divertiria mais, pois é tanta trapalhada e insultos que fica difícil não rir. Para mim não foi um livro que funcionou lendo de uma vez. Quando comecei a ler uma aventura por vez, a leitura fluiu muito mais.

Depois da introdução do Frei Tuck( melhor personagem kkk) e do Sir Richard de Lea as histórias ficaram mais diferentes do que vinham sendo apresentadas, focando nas características que fazem a gente gostar de Robin Hood: o seu altruísmo com os necessitados e sua perícia sobrehumana com o arco. E ele passando a perna nos ricos não fica atrás kkkk

Não diria que é a versão definitiva do personagem, somente que é uma boa base para conhecê-lo.

Obs: O epílogo deveria ser um capítulo completo. Achei bem sombrio em comparação com o resto do livro.
Fred 05/05/2021minha estante
Diante dessa resenha, acho que vou na versão do Alexandre Dumas então ?

@tigloko 05/05/2021minha estante
??

daniela.claro.9 09/09/2023minha estante
Já li cerca de 1/3 do livro. Estou achando chato. É como o colega comentou, repetitivo.

@tigloko 09/09/2023minha estante
Ée um livro bem arrastado, pelo que me lembro ?

Monick.Markic 14/09/2021minha estante
Senti o mesmo em relação ao filho do Robin Hood. Nem quando a Mirian morre e ele vai se isolar com os pescadores, não sabemos nada sobre o filho e nem com quem fica!!

Canuto 24/02/2021

Ótima leitura
Uma história bastante popular que eu não imaginava ser tão legal. Fui surpreendido

Tane 21/02/2021

Me surpreendeu!
Amei esse livro, me diverti demais e tirei lições pra vida. Não imaginava que ia gostar tanto quando comecei a ler!

Bastos 11/02/2021

Primeiro livro que leio sobre o famoso Robin Hood e posso dizer que no geral gostei bastante da obra, o livro segue uma trama principal contando a história do herói, com alguns capítulos que são mini contos contando as inúmeras façanhas do Robin.

1 | 2 | 3 | 4