As Aventuras de Robin Hood

Resenhas - As Aventuras de Robin Hood

1 | 2 | 3 | 4

Francisco.Guimaraes 10/05/2022

Repetitivo
Sempre fico curioso em revisitar os filmes clássicos da Disney nos livros originais, já fiz isso com Mowgli, 101 dálmatas, A Espada era Lei, etc

Em Robin Hood, não sai com uma sensação tão positiva. Achei os capítulos um tanto repetitivos, geralmente seguindo duas fórmulas:

(1) ou Robin e seu bando decidem se disfarçar para enganar o xerife, que sempre cai na encenação

(2) ou Robin encontra alguém na floresta ou na estrada e, ao final do capítulo, esse personagem passa a integrar os bando

Nao que eu seja contra capítulos episódicos, mas senti a falta de um enredo mais sólido.

@tigloko 04/05/2021

Bom para conhecer o personagem
Até os 50% foi difícil seguir na leitura. Foi um dos poucos livros que cheguei a abandonar. Não é ruim mas era como se eu tivesse lendo a mesma história a cada capítulo. Roubar algo, recrutar um novo membro para o bando e fazer o xerife de palhaço. Se não fosse tão repetitivo eu até me divertiria mais, pois é tanta trapalhada e insultos que fica difícil não rir. Para mim não foi um livro que funcionou lendo de uma vez. Quando comecei a ler uma aventura por vez, a leitura fluiu muito mais.

Depois da introdução do Frei Tuck( melhor personagem kkk) e do Sir Richard de Lea as histórias ficaram mais diferentes do que vinham sendo apresentadas, focando nas características que fazem a gente gostar de Robin Hood: o seu altruísmo com os necessitados e sua perícia sobrehumana com o arco. E ele passando a perna nos ricos não fica atrás kkkk

Não diria que é a versão definitiva do personagem, somente que é uma boa base para conhecê-lo.

Obs: O epílogo deveria ser um capítulo completo. Achei bem sombrio em comparação com o resto do livro.
Fred 05/05/2021minha estante
Diante dessa resenha, acho que vou na versão do Alexandre Dumas então ?

@tigloko 05/05/2021minha estante
??

daniela.claro.9 09/09/2023minha estante
Já li cerca de 1/3 do livro. Estou achando chato. É como o colega comentou, repetitivo.

@tigloko 09/09/2023minha estante
Ée um livro bem arrastado, pelo que me lembro ?

Fefê 18/05/2011

Eu sempre tive um certo fascínio por Idade Média. Não estou falando de dragões, nem de sacerdotizas de Avalon e de seus relacionamentos desestruturados. Estou falando da realidade. Eu confesso que gosto de aventuras, mas aventuras que sejam possíveis. Algo que te faça acreditar que é possível exceder os limites e encheções-de-saco de sua época a fim de ser feliz. As Aventuras de Robin Hood foi a primeira referência divertida e ao mesmo tempo verossímel que tive da era medieval. É um livro tão otimista, mas de forma a não parecer infantil. Aliás, é o que eu acho. Muitos leitores decerto ficarão insatisfeitos com a repetição de eventos parecidos que nunca mudam a vida do protagonista. Mas o otimismo transmitido pela história, e o final, que em geral deixa o leitor (somente se estiver envolvido com a história) com os olhos cheios d'água, é gratificante. Esse livro não é nenhuma adaptação ridícula que estraga a obra original, é o texto na íntegra. Sabe aquele estereótipo clássico de "livro"? "Era uma vez", "há muito tempo, numa terra muito distante" ? Exemplo disso, As aventuras de Robin Hood, que me fez começar a adorar as histórias de justiceiros.
Anne.Cross 07/06/2020minha estante
Gostaria de apresentar minha série aos que curtem aventura medieval. A série Sobre Amor e Lobos é um romance de formação, uma mistura de aventura, amor e um pouco de fantasia para o público adolescente.
Baseei-me na lenda do herói Robin Hood, mas reescrevendo-a de um jeito bastante diferente.

Aline 03/08/2021

Aventuras na floresta
O livro é uma delícia de ler... Recomendo! Contudo o epílogo é tão triste.... Mas no geral é um livro muito bom.

Leandro 15/03/2010

O escritor Howard Pyle é econômico com detalhes. Fornece apenas o suficiente para que se crie na mente um esboço do personagem. Lugares recebem uma atenção maior. Características psicológicas não são descritas. As situações que envolvem os personagens se encarregam disso. As cenas são objetivas. Pyle nunca se demora demais em uma passagem. Os cenários são atraentes e os protagonistas, criaturas com quem o público se identifica quase que imediatamente ao contato. Em suma, um livro bastante agradável. Como ressalva, a descrição das qualidades físicas dos personagens. Frases como "belo como nunca se viu", "forte como jamais se viu" e "hábil como nenhum outro" são abusivamente usadas ao longo do texto. Em um dado momento, o leitor pensa: "diabos, Sherwood é um refúgio de bandoleiros ou uma agência de modelos?". De leitura fácil, "As Aventuras de Robin Hood" não é o tipo de livro que vai revolucionar a vida do leitor, mas que certamente vai proporcionar uma boa dose de diversão e entretenimento.

Michela Wakami 11/08/2020

Para quem gosta de uma boa aventura, Robin Hood é uma maravilhosa pedida.

Victor_leitor.mirim 11/06/2020

Robin Hood e suas aventuras!
Gostei muito do livro! Robin Hood e suas épicas aventuras! A parte que eu mais gostei foi quando Robin Hood participou da famosa competição em Woodstock. Ele se disfarçou de mendigo com um tapa-olho. Nas mãos ele segurava uma flecha de ouro, a mesma que tinha sido o prêmio do concurso de tiro. Todos riram muito quando ele tirou o disfarce para receber o prêmio das próprias mãos do xerife. Recomendo!!

Rubinho.Meneses 25/02/2012

Robin Hood
As aventuras de Robin Hood pra mim é um livro muito bom, pois gosto dessas aventuras na idade média que possui esses elementos como cavaleiros, foras da lei, frades, lutas, competições de arco e flecha, noites na floresta, espadas, moedas de ouro, estalagem nas estradas e coisas do tipo que mostra como era o mundo naquela época.
Apesar de ser um pouco repetitivo e quando Robin está recrutando membros para o bando chega a ser previsível, o livro é um clássico da literatura mundial e repleto de boas aventuras. Robin é um ladrão gentil, criativo e alegre, e um amigo verdadeiro e generoso que com seu bando luta contra a injustiça que castiga os pobres, e assim tornou-se um dos personagens mais conhecidos do mundo, quem nunca ouviu falar de Robin Hood o ladrão que rouba dos ricos para dar aos pobres?
Bela viagem essa que Horward Pyle me proporcionou pela floresta de Sherwood com Robin hood e seus corajosos amigos.

Cataclysm 29/08/2014

Simples e belíssima obra
O que mais gosto nesse livro é o fato de possuir uma linguagem simples, contada de forma descontraída. O leitor é levado de Nottingham até Sherwood numa leitura leve e alegre. Outro ponto interessante são as ilustrações de Howard Pyle.

Kapri 11/09/2020

O início foi difícil...
Apesar de estar gostando da leitura, das aventuras, do humor, a primeira parte foi difícil. Achei até que levaria 1 mês para terminar. Mas quase da metade em diante não consegui mais largar a leitura. O livro narra os episódios da vida de Robin Hood desde o momento em que se viu obrigado a se esconder na Floresta de Sherwood e se tornar um fora da lei, passando pelos momentos em que conheceu os homens que se tornariam seus companheiros de aventura e melhores amigos até a morte. A história traz alguns momentos de ação, mas que não prevalecem por tantas páginas - o que pode desagradar os que conhecem Robin Hood pelos filmes, séries e desenhos.

Trata-se de uma obra muito divertida, perfeita para quem ama histórias de aventura na Idade Média, e que também aborda temas importantes, como questões morais, e nos traz lindos exemplos de amizades verdadeiras e fieis.

Sobre a edição: a versão que li foi a escrita por Howard Pyle, que é o mesmo que ilustrou o livro, o que deixou a edição ainda mais interessante.

Wesley - @quemleganhamais 08/02/2021

Para conhecer o Robin Hood
Eu já tinha ouvido falar do Robin Hood, mas nas "fofocas literárias" e nos filmes. Lendo o livro descobri o verdadeiro personagem e a leitura do livro fez eu ter contato com uma época que jamais tinha visitado.

O livro tem seus capítulos curtos contando algumas aventuras do Robin Hood, de como ele virou um fora da lei e como conheceu os outros personagens como John Pequeno, Will Escarlate, Allan A Dale, Frei Tuck entre outros.

Com inúmeras competições de bastão, arco e fecha e espada, acompanhamos as aventuras de Robin Hood e sua turma. A fama deles era de bandoleiros e ladrões. Sobre ser bandoleiros eu concordo, mas sobre ser ladrão, é melhor você ler para entender.

Leitura muito divertida. Vale a pena visitar a floresta de Sherwood.

Nathan.Santos 17/04/2020

Cativante
Robin Hood se tornou um clássico atemporal. Alexandre Dumas e Howard Pyle eternizaram suas aventuras na literatura, enquanto Hollywood em suas várias versões disseminaram a história dos alegres homens da floresta de Sherwood no decorrer dos anos.
Minha experiência com esse livro foi uma fabula. A primeira parte de Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões - Foi como imaginar um conto de fadas cheio de aventura, emoção e poesia. Um tema bastante diferente do que estava habituado a ler, mas que sem dúvida conseguiu me deixar com a sensação de dever cumprido (agora eu também li Robin Hood).
Entretanto a segunda parte, O Proscrito, não foi tudo o que eu imaginava. O desfecho e as batalhas finais foram sensacionais, mas fiquei com a sensação, já no segundo capítulo da segunda parte de que eu queria que a história já tivesse acabado. Mas tudo bem, foi uma leitura gostosa e satisfatória.
Uma obra cativante e mágica sobre honra, nobreza e lealdade, além de muitas aventuras em um mar de imaginação. Dê uma chance, se junte aos cantores do bosque e viaje pelas florestas e campos de batalhas ingleses com os fora-da-lei mais alegres e enérgicos da Inglaterra!
O primeiro livro foi vencedor do Wattys 2018.
Ficaria muito feliz com sua leitura e resenha se gostar do tema.

1 | 2 | 3 | 4