Fernando Pessoa

Fernando Pessoa Fernando Pessoa

Resenhas - Obra Poética

Marion 15/01/2024

Além de Pessoa
Compilação de todos os poemas escrito por Fernando Pessoa, mas publicado com o nome de outros autores.

Marion 11/05/2023

Muitos estilos e temas
Nas poesias existem muitos temas diferentes como questões existenciais, significado da vida e corte portuguesa

Deise.Maria 26/04/2023

Conhecendo Álvaro de Campos
Não estava familiarizada com as obras de Fernando Pessoa, mas neste box descobri alguns textos de Álvaro de Campos que é um dos personagens que Fernando Pessoa assume ao conpor seus poemas .é incrível como ele consegue ser várias pessoas e variar tanto em temática na suas composições alem do mais ele era apenas poeta por vocação, descobri que ele era tradutor e escreveu poemas em inglês e francês além de traduzir as obras de Edgar Alan Poe .apesar de não me identificar com poemas que para mim pareciam meios aleatórios eu gostei de conhecer mais esse poeta conhecido por seus Heterônimos.

Deise.Maria 09/04/2023

O boemio e sofredor
Meu primeiro contato com a obra de Fernando Pesso e o que posso dizer???
Ele escrevia muito sobre momentos dele de angústia, sobre não se conhecer, pelo menos foi como interpretei alguns textos, tanbem falava de amor, saudades e solidão, era patriota, falou muito sobre a beleza de Protugal.era um ser em muitos , seus heterônimos passe-a por suas obras, em dado momento vc ver um Pessoa mais romântico, prosaico, outro amante da natureza, em outros solitário, divagando sobre a solidão, a tristeza e a dor .
O primeiro volume deste box reúne diversos poemas , canções, líricos e versos pequenos rimados e simples .a escrita de Pessoa ao meu ver parece simples demais em outras meio que difíceis de entender porém são profundas .Mas porque ele usa seu próprio nome e seus heterônimos que são bem diferentes um do outro , Álvaro de Campos,nos versos deste ele usa muito simbolismo e uma escrita futurista,Ricardo Reis era defensor monarca e neste ele usa muitos poemas líricos e ritmados;Alberto Caeiro usa versos mais simples pois este não possui formação superior, sao versos mais diretos que retrata mais a natureza.
Enfim pra conhecer mais a escrita de Fernando Pessoa recorre a pesquisar pra poder entender a forma de Escrita dele , seu estilo .é sempre bom nos cercar de obras clássicas e nos dar a conhecer esses poetas e escritores que marcaram nossa história e a tornaram rica.

Bia* 02/04/2023

É um bom livro, mas acho que minha expectativa era tão alta que acabei não gostando tanto. O livro reune toda a obra poética de Fernando Pessoa, contendo vários poemas clássicos que estão perdidos na nossa memória.
Craotchky 19/05/2023minha estante
Olá, Bia. Infelizmente o box não traz toda a obra poética de Pessoa. Recebi o box ontem e estava comparando com as edições individuais completas que tenho. O box é uma seleção de textos. Conferi que nem Caeiro nem Campos estão completos no box. Além disso tive uma decepção: no site em que comprei a informação é que os dois volumes somam 1320 páginas. Porém, na verdade, os dois volumes somam aproximadamente 900; mais de 400 páginas de diferença. Me senti enganado. Fico pensando se há uma versão mais recente e ampliada... Você tem o box? Pode me dizer quantas páginas tem?

Kézia 06/11/2022

Obra poética de toda uma vida
Overdose de poesia, poemas, versos, beleza e sentimentos. Uma obra-prima para ler e reler.

"Ah, quanta vez, na hora suave
Em que me esqueço,
Vejo passar um voo de ave
E me entristeço!

Porque é ligeiro, leve, certo
No ar de amavio?
Porque vai sob o céu aberto
Sem um desvio?

Porque ter asas simboliza
A liberdade
Que a vida nega e a alma precisa?
Sei que me invade

Um horror de me ter que cobre
Como uma cheia
Meu coração, e entorna sobre
Minha alma alheia

Um desejo, não de ser ave,
Mas de poder
Ter não sei quê do voo suave
Dentro em meu ser."

Rafa 07/01/2022

O maior poeta do século XX
Este é o único poeta que é muitos e um só, grandioso(s), ao mesmo tempo. Metafísico, transcendental, incomparável. Deixar de lê-lo é deixar de saber parte importante do que é a poesia em sua essência.

Edna 19/10/2021

Para ler e reler
A poética misteriosa de Fernando Pessoa nunca vou terminar de ler, porque vou querer retornar.

Maravilhoso sempre

Francisco Cabral 12/08/2020

Fernando Pessoa - Obra Poética
Fernando Pessoa vivenciou a morte muito cedo (o pai faleceu aos 5 e o irmão aos 6). Para ele, desde cedo a arte tornou-se um anódino ao sofrimento, à época surgiu seu primeiro heterônimo, Chevalier de Pas, que viria a fazer companhia na ausência do irmão. Passou por dificuldades financeiras após a morte do pai. Morou na África do Sul com mãe e o padrasto. Chegou a iniciar o Curso de Letras, e teve contato precoce com a obra de grandes escritores da língua inglesa e portuguesa, como Keats, Poe, Shakespeare, Shelley, Byron e Milton. Depois colaborou com diversas revistas literárias, jornais e fez traduções consagradas. Esse gênio da literatura ficou mais conhecido por sua marca especial, que era o de ultrapassar os territórios do seu próprio ego e personalidade e registrar percepções como se fosse outro sujeito (heterônimo), como forma de saciar seus impulsos de expansão dos sentidos e conciliar diferentes ângulos de percepção. No entanto, diferente de outros escritores, ele foi até as últimas consequências com esses heterônimos, cada um tinha uma vida quase autônoma em relação a Fernando Pessoa ele-mesmo, de modo que às vezes ele se sentia "usado pela caneta" enquanto escrevia, como se os poemas surgissem "apesar dele". O mosaico dá ao leitor a oportunidade de conhecer um universo à parte, que hoje é reconhecido como um dos maiores tesouros da literatura. Essa edição da Obra Poética é sem dúvida a mais completa da obra de Fernando Pessoa, reunindo desde seu clássico Mensagem e Cancioneiro, a poesia heteronímia, as poesias coligidas (incluindo poemas ingleses e franceses), além dos poemas dramáticos. Recomendo muito!

Lala 29/09/2015

Fernando pessoa