Kate Somente

Kate Somente Erin Bow

Resenhas - Kate Somente

Diego VF 16/05/2021

Potencial desperdiçado
Esse livro tem uma protagonista com bastante personalidade, um universo próprio com muitos elementos fantasiosos, magia normal, magia negra, lendas, mitos, entre outros aspectos. E o livro usa isso? Não.
Nos agradecimentos do final do livro, a autora fala que levou seis anos pra escrever esse livro. E tudo que eu pensei foi: "você teve seis anos pra escrever e fez ISSO?"

O Livro começa bom, fica ruim, fica bom de novo, volta a ficar ruim, piora, e continua ruim até o fim. Esse é Kate Somente, Erin Bow.

O universo do livro tem até aquele negócio de queimar bruxas, e tudo parece se passar em um passado distante, pois não a carros, prédios, asfalto, nada. Cavalos, carroças, casas de pedra e/ou madeira, isso sim. Mas ele também não utiliza isso direito. Só o negócio de queimar bruxas como na idade média, isso é até que bem explorado.
Minha leitura foi bem ruim, sempre naquela expectativa de "agora vai ficar bom, agora tudo vai se explicar..." e isso nunca acontece.
A escrita também não é muito fluida, com vários momentos confusos em que você volta um ou dois parágrafos para ver o que foi que você perdeu, e percebe que você não perdeu nada, o livro só não explicou direito mesmo.

Não recomendo esse livro pra ninguém. Inclusive, a nota só foi 2/5 por que a autora tentou criar uma história madura e bem construída, mas falhou miseravelmente. "Kate Somente" é sinônimo de "o tiro saiu pela culatra".

Em resumo, não leiam.

2/5 ?

* 09/03/2013

Kate Somente é uma garota estranha, com um nariz muito comprido, olhos de cores diferentes e uma enorme habilidade para entalhar madeira, por isso é constantemente o alvo de especulações das pessoas da cidade de Somelie. Um lugar remoto e pequeno, onde a população tem como Hobbies cuidar da vida dos outros e acusar as pessoas de bruxaria sempre que algo da errado, queimando-as em praça pública, como um espetáculo.

Mas Kate estava segura dos olhares curiosos e dos murmurinhos pelo menos até seu pai, o entalhador morrer da febre de bruxa. Uma doença que ninguém sabe de onde vem, muito menos por que, apenas se sabe que mata, e rápido. Expulsa de sua casa e sem as ferramentas do pai, ela é obrigada a morar na banca de mercadorias que ele tinha na praça.

Sem recursos para viver, ela continua a fazer entalhes para pode comer e continua a dormir em uma gaveta na banca, se sentindo sempre sozinha, já que as pessoas da cidade nem lhe dirigem a palavra, até que encontra um saco com três gatinhos ainda de olhos fechados, abandonados na própria banca. Mesmo sem ter condições, ela da um jeito e salva os bichinhos, mas no final apenas Braque, um lindo gato cinza permanece fiel há ela. Sua única companhia no mundo.

A vida de Kate muda, quando Linay, um homem estranho e extremamente branco chega a vila e lhe oferece uma opção de vida. Sua sombra em troca de tudo que ela precisa para fugir, mais o maior desejo de seu coração. De inicio ela nem pensa na oferta, mas Linay um verdadeiro bruxo torna as coisas complicadas fazendo com que a cidade volte seus olhares maldosos para Kate, agora ela não tem mais escolhas, ou aceita dar sua sombra ou acaba queimada na fogueira. Mas será que é possível sobreviver sem sua sombra?
Estou encantada... Não pela complexidade da história, mas sim porque ela conseguiu me emocionar. Até a metade da leitura eu estava me arrastando, a história não é ruim, mas também não é aquele tipo de história que tira o folego do leitor, então simplesmente deduzi que seria mais um livrinho mediano. Eu estava enganada.

A trama gira em torno apenas de Kate Somente, de sua solidão, de sua vontade de ter uma família, de ser amada. Quando ela pensa que isso finalmente aconteceu, tudo muda e ela é obrigada a embarcar em uma jornada perigosa regada a bruxaria. Eu me perguntei por diversas vezes onde a autora queria chegar com aquele rumo de história, e no final percebei que ela de uma maneira diferente mostra ao leitor o amor: O amor de família, amor entre irmãos, amor de uma pessoa que perdeu tudo que tinha e mesmo assim ainda esta disposta a arriscar tudo por alguém, e meu tipo de amor preferido, o amor de uma criatura inocente, o amor de um animal.

Vou contar uma coisa para vocês, não vou aguentar. Não vejo essa revelação como spoiler, afinal ela é apenas um acontecimento do livro, e eu simplesmente não posso comentar a fundo os personagens sem lhes contar: Braque, o gato, ele fala! Esse foi o maior desejo do coração de Kate Somente. E só por esse fato já vale a pena ser o livro: GARANTO

Kate embora seja uma órfã solitária, tem uma força incrível dentro de si, que nem ela imaginava. Ela anseia tanto por amor que as vezes se torna cega, mas nunca ingênua. Eu amei a personagem, que evoluiu a cada parte do livro. Nesta jornada ela irá contar com uma nova amiga Drina, que fara de tudo para ajudar a garota sem sombra e Braque, o gato falante. De todos ele é meu personagem preferido e o que mais cresce no livro. Ele deixa de ser apenas um gato para se tornar algo mais... Ele aprende que nem sempre na vida o mais importante é ter um rato morto para comer... Linay é o tipo de vilão feito para fazer você se apaixonar, por diversas vezes pensei comigo se realmente poderia coloca-lo na categoria de vilão, e embora ele tenha se tornado mal ele ainda tem uma boa razão.

Quanto ao final... Eu ainda estava confusa sobre minha real opinião sobre o livro até me deparar com o encerramento da história. Fazia muito tempo que eu não terminava um livro chorando. Ele conseguiu mexer com alguma coisinha dentro de mim, e eu realmente entendi que essa leitura me fez bem. Não deixa de ser uma leitura juvenil, simples e básica, mas também é uma história com um final emocionante.

Só pelo final já teria valido a pena.

4/5

Yasmin 01/08/2013

Uma fantasia que resgata o tom dos contos de fadas originais, sombrios e com fortes heroínas

Quando descobri esse livro entre os lançamentos da editora fiquei surpresa e curiosa ao mesmo. Parecia uma fantasia comum e que me deixou curiosa principalmente por ser avulso, sem série, continuação e nada disso. Porém para minha surpresa a história criada por Erin Bow é intrinsecamente ligada ao folclore, a cultura russa, o que a torna não só criativa, mas única. Uma história que resgata o tom tradicional do conto de fadas.

A história começa nos apresentando Kate, filha de um exímio entalhador que desde cedo demonstrou uma habilidade com o formão, entalhando ainda melhor que o pai. Kate e o pai viviam na pequena cidade de Samilae e naqueles tempos tudo o que era bom demais era motivo de desconfiança. A habilidade extraordinária de Kate de entalhar a deixava diante dos habitantes da cidade a meia do caminho de ser bruxa. E naquela época bastava um boato para que queimassem uma pessoa viva. Kate sonhava no dia que se tornaria aprendiz de seu pai e entraria para a Guilda, mas então veio a febre da bruxa, uma doença que arrasou a cidade e levou seu pai. Sozinha no mundo Kate tem que largar a casa de conhece quando um novo entalhador é enviado. Partindo com quase nada para viver Kate começa a morar na antiga banca do pai na feira da cidade e vive de vender seus talismãs de madeira, que o povo acredita afastar coisas ruins. Lá encontra uma ninhada de gatos conseguindo trocá-los por comida e ficando com Braque. Sua vida seguia entre a bondade de uns poucos comerciantes e a maldade da maioria das pessoas que a olhavam feio e praguejavam, acreditando que era uma bruxa. Quando Linay chega a cidade sua vida muda para sempre, sem pensar direito troca sua sombra por vários itens de sobrevivência e para sua surpresa ainda ganha um gato falante. Braque agora era mais que um gato, era seu companheiro e pelas estradas Kate aprenderá que se a vida já era ruim ficará pior sem sua sombra. Conhecerá pessoas e viverá confusões para descobrir o que Linay quer com sua sombra e tentar reavê-la.

Esse é o ponto de partido do enredo que desenvolve de forma tão rica a história de Kate, uma órfã que apesar de todos os percalços consegue sobreviver. Lidando com o pior que existe no ser humano Kate vive em um mundo duro, de poucas esperanças e pouco amor. A narrativa de Erin Bow é ao mesmo tempo fluida e rica em detalhes, uma escrita forte e poética, que constrói um ambiente sombrio e permeado de incerteza, que remete fortemente aos contos de fadas originais, com um tom carregado de escuridão num desenrolar de acontecimentos tristes, fortes e por vezes injustos. A autora consegue de forma harmoniosa mesclar o medo de Kate com a força de sobreviver em meio a tantas adversidades sendo a protagonista o maior destaque da história.

Kate é uma das melhores personagens que conheci nos últimos tempos e sua reação diante da vida é uma das coisas que mais me cativou no livro. Forte, inteligente e destemida ao mesmo tempo que jovem demais para tantas desventuras, solitária e receosa. A história da vida de Kate não é comum e é impossível não se ver cativado e comovido com cada reviravolta em sua vida. Braque, o gato que ganhou o poder de falar é um companheiro inusitado, mas brilhante e ao longo de todo o livro é mais do que um amigo para Kate. Fonte de alívio e amor para a menina. Os diálogos entre os dois e algumas passagens são de tirar lágrimas nos olhos. Toda a trama que envolve a sombra de Kate e Linay é uma surpresa, intrincada e instigante que forma um verdadeiro quebra-cabeça ligando todos os acontecimentos da história de forma incrível que culminam em um final emocionante, triste e belo como todo o restante da história.

Leitura rápida, envolvente, com drama denso e ação na medida. Erin Bow criou a partir do folclore russo uma história inesquecível com personagens complexos e ambíguos. Sombria, cheia de força e persistência, com uma atmosfera inovadora, com solidão, perda, dor e uma heroína única rodeada de personagens marcantes. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/07/resenha-kate-somente.html

Apenas_Sara 17/03/2020

Gostei do livro. A autora passou 6 anos escrevendo, e eu poderia muito bem ler em apenas 6 dias. A história é bem construída e a pessoa ler que nem percebe o tempo passando.

Gabriel369 07/05/2013

Kate Somente: Uma história apaixonante e intrigante.
Tenho que dizer que nunca li um livro que me envolvesse tanto e me encantasse tanto como esse.
A vida de Kate Somente não é nada fácil, já orfã de mãe só lhe restara o pai, que lhe ensinara a arte de entalhar. Kate parecia já ter nascido com o dom, ela fazia cada peça maravilhosa e com um talento impressionante.
Mais uma vez a vida se torna cruel com a pobre Kate, e um misterioso nevoeiro envolve a pequena cidade trazendo a doença e a fome e levando seu amado pai junto. Kate fica sozinha em um cidade cruel, onde todos fecham as portas e ela se vê obrigada a morar dentro de uma gaveta na rua, onde conhece o seu único e fiel companheiro: Um gato cinza, que ela dá o nome de Braque. Os estranhos acontecimentos na pequena cidade levam os moradores a procurarem um culpado, o que acaba sobrando para a pobre Kate Somente, que é acusada de bruxaria.
Um misterioso personagem chamado Linay oferece a ajuda que a nossa pobre jovem necessita, mas em troca ele exige a sombra da menina, o que no decorrer da história, Kate descobre que uma pessoa não pode viver sem sua sombra e que as intenções de Linay eram mais sombrias do que ela podia imaginar.
Uma história cheia de aventura e que mostra o verdadeiro valor da amizade, onde o leitor se vê envolvido emocionalmente pela trama.
Recomendadíssimo esse livro, Erin Bow escreveu uma obra de arte.

Pam 25/06/2013

Leve, incrível e emocionante.
Acho que precisava muito mesmo compartilhar o quão incrível é a história escrita por Erin Bow.

No começo eu não dei muita moral pro livro, achei a capa linda, sim, mas após ler a sinopse acabei deixando ele pegando pó na minha estante. Mas, como estou tentando com muito afinco completar minha meta de leitura pra esse ano, semana passada peguei o livro nas mãos e me forcei a lê-lo.

Não precisei me forçar por muito tempo. O livro é tão leve e gostoso, é quase poético, você navega pelas sentenças e vai se aprofundando mais na história da Kate, que é uma jovem órfã com um talento mais que especial para entalhar madeira, e por causa disso e de sua aparência não bonita (ela tem um nariz grande, sobrancelhas grossas e cada olho de uma cor) é perseguida pelos moradores do vilarejo onde vive desde que uma misteriosa névoa encobriu os campos, arruinando as colheitas e espalhando medo, fome e doenças. Tendo seu gato como único companheiro, Kate não pensa duas vezes quando recebe uma inusitada proposta: em troca de sua sombra, o misterioso Linay oferece à menina a chance de fugir dali e encontrar um novo lar e uma nova família.

É uma história profunda e particularmente emocional, não tem como não sentir uma dor aguda no peito cada vez que Kate sofre, e ela sofre um bocado, e nem torcer por ela, pelo seu gato (♥) e, acreditem se quiser, pelo vilão, por que nunca um vilão foi tão amável quanto Linay nesse livro.

Preparem os lenços de papel, chorei no banheiro por pelo menos meia-hora depois que terminei o livro.

Thais Lima 17/09/2013

Cativante
O livro me despertou curiosidade no momento que bati os olhos nele. Ao tocá-lo, foi como se ele me dissesse que eu deveria levá-lo. A sinopse me convenceu e foi o que fiz.

Kate é uma jovem entalhadora, filha de um mestre entalhador que infelizmente acaba por falecer ao pegar a "febre da bruxa". A menina acaba por ficar sem nada nem ninguém, e até mesmo perde o direito de morar onde vivera sua vida inteira. Tudo que lhe sobra são suas ferramentas de entalhar e algumas roupas de seu pai.Kate acaba por encontrar uma ninhada de gatos e, após os gatos crescerem, apenas um fica com menina. Sendo este Braque. Então um homem misterioso aparece na cidade, pedindo a Kate uma troca: sua sombra pelo desejo de seu coração. Depois de tanto relutar em fazer a troca, Kate acaba cedendo e, em troca de sua sombra, Braque se torna um gato falante.

É a partir daqui que as coisas começam em Kate Somente. Kate passa a ter uma vida bem mais complicada depois de ceder sua sombra a Linay. Ela é uma personagem envolvente, que te leva à realidade dela e lhe faz sentir suas dores, preocupações, tristezas e incertezas. Kate me fez ter um enorme carinho por ela devido sua força e determinação, mesmo sendo uma garota solitária que não tem ninguém a não ser Braque. Dá muita vontade de pegar e cuidar dela. Vou parar por aqui sobre esta personagem ou vou acabar soltando spoilers xD

Até mesmo o "vilão" da história, Linay, é um personagem super envolvente que acaba por fazer o leitor ficar ao lado dele. Pelo menos no meu caso. Mesmo que eu ame a Kate, eu também amei o Linay e me solidarizei pelos motivos que o levou a tal atitude.

Mas o meu favorito, Braque, realmente foi o que me levou a acabar "afundando" na história. O gato é divertidíssimo, na minha opinião a autora soube muito bem como retratar um gato falante sem que este perdesse o aspecto felino. Por muitas vezes, Braque me fazia rir com frases que ele soltava que, pelo menos para elem deveriam ser sérias. Uma vez mesmo, em uma das falas dele, tive que me controlar para não rir porque estava no ônibus.

Gostei também porque a autora mostrou que um gato pode SIM ser um amigo fiel. Com aquele jeito um tanto arrogante e achando-se o centro do universo, mas também são ótimos amigos. Eu sou amante de gatos, e achei muito que Braque assemelhava-se muito a minha gata de estimação. Fiquei imaginando se a minha falasse, se diria as mesmas coisas que Braque. Cheguei a conclusão que sim, ela diria xD

O final desse livro e surpreendente e emocionante. Não me arrependo de ter lido este livro. Uma pena por ser tão pouco conhecido. Altamente recomendado!

Bekah Abreu 20/08/2016

"Kate, eu espero que você sobreviva."
No mundo de ‘Kate Somente’, a magia é vista de forma séria e qualquer um que se mostre diferente, pode acabar sofrendo a pena para um bruxo: a morte.

Kate, é filha de um entalhador famoso que acabou morrendo, mas deixando para ela um apelido ‘Kate Somente’ e a arte de criar objetos, principalmente talismãs.
Só que para sua infeliz sorte, ela nasceu com um nariz grande demais e olhos de cor diferente. Na verdade, só falta uma placa de ‘sou bruxa’ na testa dela.

Por causa disso, ela vive na corda bamba.

Só que sua vida está prestes a mudar, pois chega um albino a cidade que tem um som de música no seu caminhar e um plano tenebroso na mente. E para isso ele precisará de Kate.

Bem pessoinhas, acho que esse livro não vai alcançar o que todos esperam dele, pois de muitos modos, ele é bem simples e não segue padrões esperados.
Ao ler essa obra, a primeira coisa que posso dizer é que ela fala de um sentimento Intrínseco
: o medo.
O medo movia a estória e onde quer que Kate ia, o medo fazia as pessoas a perseguirem, a taxarem e a tratarem ela como inimiga.

Acredito que o autor quis passar isso. Como o medo e o preconceito nos motivam.
É uma trama sofrida, pois tem certos momentos em que eu quis pegar a Kate no colo. A coisa é meio realista, então não esperem um príncipe encantado ou uma mudança linda no decorrer do livro.

Um dos personagens que mais gostei foi o Linay e Braque (gato dela). Achei ambos interessantes a seu modo.
De certa forma, eu entendo os motivos do Linay e se eu estivesse no lugar dele, também faria o mesmo.
Eu acho que sofri em dobro por que ‘shippei’ ele e a Kate, e só esse fato me fez afundar mais em lágrimas.

Acho que até o fim eu tinha secado completamente!

Talvez não seja um livro que eu vá reler, mas foi um que me trouxe uma sensação nova no peito e eu amei.

Enfim, eu recomendo a todos, pois me tocou profundamente!

A Rocco foi meio porca nesse livro, já que tinha várias partes em que a folha estava meio cortada ou torta.
Poxa, para uma capa tão bonita, por dentro é meio mal feito.