As Origens de Drácula

As Origens de Drácula Arturo Branco

Resenhas - As Origens de Drácula

Rafaella 10/05/2013

" O Conde Drácula, de Stoker, também se devotou a buscar o poder, tanto o poder mundano, conseguido pela manipulação que exercia sobre os humanos, quanto o poder sobrenatural, manifesto em sua habilidade de evitar e enganar a morte. O Drácula da mídia, tão diverso, é talvez o mais egoísta de todos, pois não deseja compartilhar sequer a narrativa dos outros Dráculas, criando para si mesmo uma narrativa particular, única e diversa." Página 12

Logo no início da obra somos apresentados para o autor Arturo Branco e seu dilema: escolher um tema para sua monografia. Inicialmente ele optou pelo mito de Gilgamesh, mas em 2002 o palco deste mito - atual Iraque - foi invadido e não seria possível realizar a pesquisa. Em 2004 o autor teve acesso a alguns materiais que falavam sobre a vida de Vlad Drácula e acabou se interessando por este tema, ao entrar em contato com Universitatea din Craiova foi possível a viagem de Arturo para a Romênia, começando assim sua pesquisa sobre este mito que foi Vlad Tepes.

A obra As origens de Drácula: o homem, o vampiro, o mito é dividida em três capítulos, sendo que em cada capítulo é abordada uma parte da vida do tão famoso "Conde Drácula". O primeiro capítulo é intitulado VIDA e tem como função situar o leitor aos acontecimentos na vida humana de Vlad Tepes, toda a sua busca por poder e vingança, além de seus métodos de tortura bastante utilizados para punir criminosos e até mesmo pessoas com quem Vlad Tepes não simpatizava. O hábito de empalar pessoas fez com que o índice de criminalidade no reino em que Vlad chefiava acabasse, sendo que ele utilizava o empalamento como forma de punir e há histórias de que ele deixava baldes para recolher o sangue das vítimas.

Na segunda parte do livro é abordado o tema MORTE. Uma vez que Vlad Tepes foi morto em batalha, não se sabe em que lugar seu corpo foi enterrado e dando assim a sensação de imortalidade. Neste capítulo o autor utiliza de lendas como Rei Arthur e o reino de Avalon e até fala um pouco sobre a sádica Condessa Elizabeth Báthory que se banhava com o sangue de garotas virgens, uma vez que a mulher acreditava que necessitava deste ritual para permanecer jovem. São estimadas a morte de 650 mulheres pelas mãos da condessa. É neste capítulo em que o autor faz a ponte entre o mito e a realidade, uma vez que a história de Vlad Tepes foi documentada, já no caso do Rei Arthur já pouco material para embasar as pesquisas históricas sobre o assunto.

O terceiro capítulo MORTE - VIDA é o capítulo em que Arturo Branco faz a ponte entre a vida de Drácula e sua imortalização na mídia, seja por meio da obra de Bram Stoker ou pela adaptação desta para filmes e seriados. É provável que a força de Drácula é justamente a figura ser baseada em uma pessoa real, no caso, Vlad Tepes. Bram Stoker utilizou-se da história do voivoda para dar base ao seu livro, já a cultura pop midiatizou a história criada por Stoker e transformou o Conde Drácula em um personagem bem diferente do que foi Vlad Tepes.

A obra é bem interessante e acredito que teria maior efeito se eu tivesse lido Drácula, sim ainda não li e confesso que estou com vergonha. Só que a linha de raciocínio que Arturo Branco criou foi bastante explicativa e não me perdi quanto a história, até porquê o autor não fez muito uso da história criada por Stoker, mas sim concentrou-se na história de Vlad Tepes. Os capítulos que mais gostei foram o segundo e terceiro porque no segundo o autor apresenta um pouco mais sobre as histórias tabu como, por exemplo, a da Condessa Báthory. Já no terceiro somos apresentados aos materiais criados a partir da história de Bram Stoker e as dezenas de histórias e aparências que os Dráculas da cultura pop possuem. Realmente a obra é ótima para você que quer saber um pouco mais sobre este personagem icônico, acabei me assustando com a história de Vlad Tepes, mas a leitura foi satisfatória.

"Podemos concluir que existem três Dráculas: um histórico, Vlad Tepes; um literário, Conde Drácula; e um terceiro Drácula pop, originário da cultura de massa e da manipulação do mito pela mídia, fruto de todo tipo de modificações e adaptações da obra de Stoker e do personagem histórico." Página 126

DISPONÍVEL EM: http://laviestallieurs.blogspot.com.br/2013/03/resenha-as-origens-de-dracula-o-homem-o.html