O Verdadeiro Che Guevara

O Verdadeiro Che Guevara Humberto Fontova

Resenhas - O Verdadeiro Che Guevara

Luiza810 17/07/2023

A verdade sobre Che Guevara
A obra conta sobre Che Guevara desde sua chegada ao poder junto com Fidel até a sua morte. Revela quem ele era de verdade, refutando a ideia de que era um herói

Marcella.Pimenta 24/11/2022

Nossos heróis não são reais
Por meio de entrevistas e documentos, Fontova desmonta a imagem do revolucionário humanista e pacifista de Che Guevara.

Não é uma biografia, então não tem o estilo "Fulano nasceu em local X, dia tal...", e a ausência dessa ordem cronológica prejudica a compreensão do contexto dos casos narrados.

A intenção mostrar que a aura em volta de quem foi Che Guevara não passa de uma construção da mídia, encantada pelo argentino que prometia salvar Cuba.

Ao invés de um pacifista, um homem que se deliciava com o assassinato e a tortura; não um habilidoso guerrilheiro, mas um perdido na selva sem táticas; um repúdio ao capitalismo que se traduziu na posse de uma mansão; um humanista que desprezava negros.

Percebe-se que ele, como Fidel, soube usar a imprensa e os intelectuais internacionais (de esquerda) para fazer o marketing da revolução cubana.

Inclusive, o livro aborda o período de Che como ministro das indústrias e da economia, quando desmoronou um mercado próspero.

Não há o que se admirar nesta figura que estampa camisetas e bottons pelo Brasil em sua clássica foto olhando ao longe. Se ele teve algum mérito, foi o de ter sido um hábil enganador. Mais um herói que não deve ser admirado.
Ziza 24/11/2022minha estante
Amiga, não existem heróis socialistas. É pura ilusão!

Jheinis.Duarte 24/11/2022minha estante
Leitura rica!

Marcella.Pimenta 24/11/2022minha estante
Justamente isso! As figuras "pop" são construções, e a gente idolotra sem saber nada sobre elas. É o que fazem hoje com a Frida Kahlo, por exemplo

Vânia Moreno 13/03/2022

O verdadeiro Che Guevara e os idiotas úteis que o idolatram (Humberto Fontova) .A leitura flui de forma muito fácil porém o conteúdo é bastante pesado. E não tem como ser diferente disso pois aqui a imagem de Che Guevara é desmistificada. Da imagem que muitos ainda tem como um herói, defensor dos fracos e oprimidos para na verdade um dos maiores assassinos da humanidade. O autor do livro fugiu de Cuba em 1961 com 7 anos de idade, junto de sua família. Assim como muitas outras famílias, fugindo da ditadura Comunista. Atualmente é jornalista, formado em Ciências políticas pela Universidade de Nova Orleans (onde vive) e mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade de Tulane.

Alane.Sthefany 26/02/2022minha estante
Amei a parte da resenha "e os idiotas úteis que o idolatram"

Concordo plenamente, um cara ditador, sendo tratado como um "deus".

Giovane 28/02/2022minha estante
Sim, eu mesmo passei a juventude endeusando o cidadão

Giovane 28/02/2022minha estante
Mas legal que gostou, leio muito mas não tinha o hábito de fazer resenhas e tal, estou começando aos poucos pra ver no que dá. Obrigado

dreckelberg 07/02/2022

Indispensável
Ótimo livro, importante pra desmistificar a figura de Che Guevara, que não passou de um covarde e assassino, mas que é idolatrado por pessoas que desconhecem ou fingem desconhecer a verdadeira história por trás do mito. Os relatos dos sobreviventes da revolução cubana são comoventes e demostram como homens e mulheres corajosos lutaram sozinhos contra o comunismo.

Pipo 23/05/2021

Extremamente elucidativo.
Humberto Fontova fala de cátedra. Cubano que se exilou nos EUA após a Revolução no seu país, o autor disseca a figura patética de ´´Che`` a quem tantos veneram.
Ernesto Guevara de la Serna y Lynch. O próprio nome tem uma áurea tenebrosa. Permitam-me esta digressão, que calha nesse azo. William Lynch fora o maligno feitor das Índias Ocidentais. Os feitores que tinham problemas com escravos recorriam aos métodos empregados por ele. Simples, porém, diabólicos. Mantinham escravos fortes fisicamente, mas, fracos e dependentes de seus donos. O termo linchamento veio de seu sobrenome!
Ora, o perfil traçado de Che nesse livro não se difere de Lynch. Seria coincidência? Ou predestinação?
Os fatos revelam que esse sanguinário executou muitos inocentes em nome de uma pútrida e feérica ideologia. Em uma década catorze mil cubanos foram executados sumariamente, sem nada que sequer se assemelhasse a um processo judicial de acordo com o Livro Negro do Comunismo. Crianças, mulheres, católicos, pais de família eram o prato cheio da mortandade que se impôs em Cuba. Um país suntuoso, forte, próspero que se encaminhava como potência internacional submetido a um dos cenários mais tristes da história latino-americana, mesmo que a maioria teima em pinta-la nas cores ´´ brandas e combatentes``.
Um detalhe que se sobressaltou e que me prendeu no decorrer dos fatos: a fé católica do povo cubano. Diante das mais horrendas sevícias e sobretudo diante da morte, vociferavam: ´´Viva Cristo Rey! Viva Cuba livre!``.
Testemunhos que fazem crer ao leitor que a Verdade jamais pode ser extinguida. Que não há nesta terra nada mais precioso que uma vida bem determinada, com propósitos assaz estabelecidos. E é claro, a certeza para aqueles que guardaram a fé católica que existe um lugar que lhes são destinados para gozar o prêmio e/ou a glória prometidos!

Leoni 15/10/2016

Um livro a ser indicado
Fatos históricos que passam desapercebidos pelos professores de História propositalmente ou apenas não aprenderam na universidade a irem atrás da veracidade dos fatos ? Talvez por isso encontramos tantas pessoas alienadas nas universidades.
Um facínora como este Che, psicótico, assassino, usurpador, louco e muitos outros predicados... Não seria idolatrado por estes desmiolados ripongas e pseudo intelectuais que infernizam a vida daqueles que querem produzir.
Um livro que deveria ser indicado a todos os estudantes antes de entrarem na universidade, de modo a não se deixarem levar por fantasias.

Debora696 21/01/2015

San Ernesto de la Higuera
A doutrinação ideológica disfarçada de educação escolar nos diz que Ernesto Guevara foi um humanista comprometido pela causa da liberdade no mundo. Que a Revolução Cubana que instaurou uma das ditaduras mais longevas da América Latina libertou o povo cubano do imperialismo norte-americano. Que a educação de Cuba é uma das melhores do mundo. Que a mortalidade infantil de Cuba diminuiu desde que Fidel Castro tomou o poder. Essas são as mentiras que nos contam na lavagem cerebral que virou o sistema educacional brasileiro.
Porque mentiras? Ora, porque são desmentidas pelo próprio povo cubano: refugiados, ex-guerilheiros, veteranos das Forças Armadas e sobreviventes do brutal regime castrista. Pessoas que viram a face feroz e brutal do grande humanista defensor dos oprimidos, que não passava de um covarde sádico, assassino de crianças e de pessoas indefesas.
O livro de Humberto Fontova está muito bem documentado, com todas as fontes catalogadas. Então não é uma simples questão de "achismo", é a realidade nua e crua, fundamentada pelo testemunho de gente que viveu. Quem sabe assim as escamas dos olhos dos esquerdistas iludidos não caiam e eles não vejam que seu santo tinha pés de barro?

Marcelo Eyer 09/12/2009

O outro lado da história
Acho este livro indispensável para aquelas pessoas q nao querem somente aceitar tudo o que a grande mídia e universidades pelo mundo afora dizem sobre este personagem histórico. Um documento importante, onde várias pessoas que viveram aquele momento foram entrevistadas e relatam a sua verdadeira experiência com o Che. Vejam aqui quem foi realmente este mito construído pela ditadura cubada e pela mídia americana. Descubra o que realmente aconteceu e quem foi o Che. Descubra quantos ele matou pessoalmente, quantos ele mandou. Descubra o Che que tinha sede de sangue, assassino cruel, torturador, adulador de Fidel, péssimo estrategista.
Manzano 09/10/2010minha estante
Especialmente recomendado à juventude esquerdista e comunista mal informada do Brasil, que usam a camiseta deste idiota assassino como se fosse um herói!

Um dos pouquíssimos livros a furar a censura esquerdista do governo e mostrar a verdadeira face desse psicopata, assassino e aprendiz-nazista!
excluindo...

Roberto 14/01/2012minha estante
Excelente resenha Marcelo Eyer.

Paloma 24/02/2013minha estante
Mega ansiosa para ler :)

Matteus.Afonso 27/07/2021minha estante
Hasta la victoria. siempre, patria o muerte!

Brendha32 10/02/2023minha estante
Agora eu pergunto, você sabe quem foi che guevara? Tem que ter inteligencia suficiente entre ver a versão americana do que realmente foi ele a revolução.

Cleber 06/08/2023minha estante
Um Excelente peso de porta. Só b0ls0b0stas não gostam de revolucionários. Confundem Revolucionário com Terrorista. É a mesma coisa do fantasma comunista que é o homem do saco pra adultos de inteligência limitada.