O segredo da plataforma 13

O segredo da plataforma 13 Eva Ibbotson

Resenhas - O Segredo da Plataforma 13

Cinara... 22/10/2021

Simplesmente incrível!
"Desejar mal as coisas não é tão difícil assim. Doutores bruxos o fazem quando mandam maus pensamentos às pessoas e as fazem adoecer; ás vezes você consegue, quando quer que alguém não marque um gol no futebol e a pessoa não marca...
... Oti não tinha desejado mal Raimundo Trottle foi muito boa conteve-se. Mas não completamente. Desejou o mal sorvete!"

Demônios, bruxas, fantasmas, ogros e tudo o que você possa imaginar aqui têm!
Mas calma!!! Com todo esse casting "assustador" é um livro infanto juvenil de alta qualidade e bom gosto!
Desde o começo da fantasia você já percebe o que está errado, mas até ter o desfecho a vontade de engolir o livro é enorme!
Até em Avalon vamos parar!
Achei muito superior as histórias do Roald Dahl e me pergunto porque Eva Ibbotson não é tão famosa ou mais famosa do que ele. ?

Diana 05/08/2010

o segredo da fantasia: sair dessa rotina
Achei o livro uma graça, dessas leituras que te levam para um lugar seguro sem a maluquice do dia-a-dia, no geral gostei muito.

Acho que para o público infantil está de bom tamanho. Mas para adultos ficou uma coisa meio moralista demais (o menino bom, o menino mau, a rainha bonita e bondosa, etc.)

Os personagens são bem construídos, a Rocco sempre acerta com esses livros de fantasia!

Recomendo.
Sah 25/01/2012minha estante
Acertou em cheio na resenha! Por isso que perdi o interesse pelo livro. Não fazia mais parte da minha necessidade literária.

Camila(Aetria) 27/10/2012

Vamos ao gampi!
Essa resenha também aparece em http://www.castelodecartas.com.br/index.php/2012/10/27/o-segredo-da-plataforma-13-ogs-33/ com mais extras!

A história tem aquele clima clichê de história infantil que passa por todos os pontos básicos da história. Você conhece quem vai ser o protagonista. Tem o desastre, todos acham que tudo vai dar errado. Todos quase, quase, desistem. Algo faz terem esperança novamente. Tem o clímax. E o fim. Um lindo final feliz.

Tanto que as histórias que já li da Eva Ibbotson tem o mesmo roteirinho básico(até enquanto relia esperava uma cena que na verdade era de outro livro…) e mesmo assim você quer ler até a última letra para ver tudo dar certo.
Todos os personagens são carismáticos e carregados de lições de moral. Ben, é o garoto de coração bom que faz todos gostarem dele, até bruxas que sabem feitiços para deixarem pessoas carecas e cospem sapos. Oti é a bruxinha que não consegue se enxergar na própria família(pobrezinha dela, uma das irmãs cospe sapos a rodo, outra tem 7 dedos em um pé, e outra tem todos os dentes azuis e ela… bem. Ela tem um dos últimos molares um pouco azulado.), mas é corajosa e corre pelos seus sonhos. A Ilha é a utopia em que todos querem morar só pela sinopse do lugar, onde a riqueza de espírito é melhor que a material, onde os reis do local vivem numa casa simples e quadrada, vestem roupas confortáveis e crianças são valorizadas e gostam da escola, e mesmo lá vivem harpias que aterrorizam pessoas com suas bolsas de mão horrorosas e pós compactos que cheiram só a Deus sabe o quê, mas que me pareceu bem horrível de imaginar. É uma utopia para todos os tipos de pessoas.

E tem o mundo Lá de Cima. O nosso. Ai ai… esses livros de ficção que me fizeram querer achar um portal por aí para chegar em outro lugar, ou esperar até os 12 anos para receber uma tal carta.

Nesse mundo lá de cima encontramos a injustiça, a crueldade, o material acima de tudo e garotos mimados que fazem o que querem, não que seja culpa deles… os pais criam os próprios monstros, lá fica até que bem claro. Dona Trottle é a típica pessoa que só com sua descrição já vem a imagem de uma mulher magrela, com cara de quem tem algo muito mal cheiroso embaixo do nariz e tem quilos de maquiagem, roupas caras e ouro cobrindo seu corpo para compensar algum vazio dentro dela. E Raimundo Trottle. Ah, o Raimundo. Aquele tipo de criança que seu olho brilha para dar uns sopapos. HAHA

O livro é clichê, você já sabe como termina, mas como é para crianças, tudo é válido na questão de roteiros. É delicioso de ler e flui super facilmente, aquela leitura leve para uma tarde atribulada. Simplesmente o vejo na estante e me vem uma sensação maravilhosa de fantasia e sutileza.

Ps.: E só agora, relendo pela enésima vez, percebi que essa estação Encruzilhada dos Reis é a King´s Cross de Harry Potter. Tudo em Londres mesmo, não?
Isso só significa que agora terei de procurar tanto a plataforma 3/4 quanto um vestiário masculino fechado embaixo da Plataforma 13… vai que acho algum deles.

Bruno @viagempelomundodoslivros 05/01/2024

Harry Potter versão beta???
Para muitos "O segredo da Plataforma 13", escrito por Eva Ibbotson em 1994, influenciou diretamente J.K.Rowling na criação de Harry Potter, em 1997 (3 anos depois). Ficaram curiosos? Então aqui vai uma pequena resenha do que é o livro. Um príncipe de um mundo mágico é criado no mundo humano por pessoas que não são os seus pais. O único jeito de ir para esse mundo mágico é por um portal que fica na Plataforma 13 de uma estação de trem em Londres. Eis que uma equipe do mundo mágico, a pedido dos reis (pais do menino) vão ao mundo dos humanos para resgatar o príncipe que há tantos anos foi sequestrado. Um mundo com animais fantásticos, magia, onde conhecemos uma obra exatamente do jeito que fãs de Harry Potter e Percy Jackson amam. Gostei muito de conhecer a escrita da autora e não teve como não ir fazendo comparações com Harry Potter por já saber dessa polêmica. Vale dizer que a autora tem muitos outros livros de fantasia publicados e, coincidentemente, no Brasil, foram lançados pela @editorarocco.

R. Biansu 03/07/2021

Nostalgia
Só hoje me ocorreu de procurar esse livro por aqui, e para minha surpresa eu encontrei. O ?Segredo da Plataforma 13? foi um marco em minha infância, o li quando tinha ainda sete anos, e foi graças a ele que adentrei e até hoje navego pela literatura fantástica.

Hoje essa leitura já não me cai mais muito bem, mas ainda guardo com carinho a experiência que me proporcionou quando o li pela primeira vez.

Raquel Paixão 15/03/2022

Um dos favoritos da infância
Lembro que li na escola, no fundamental I, e foi simplesmente incrível. Reli anos depois e a magia da história continuou a mesma.

Talita Gomes 12/07/2010

Quero um frabricante de névoa pra mim!!!
Uma lindo estória de fantasia!!!
Amei...

carolinagarlic 30/12/2023

Minha irmã me emprestou, falou que leu na adolescência e gostou. Acho que adolescente eu também iria gostar mais, achei a historia bem criativa, nunca tinha lido nada parecido, achei ótimo os personagens e a condução da historia, indico.

Conde André 09/04/2022

Uma leitura muito divertida com um humor muito peculiar que eu gosto
Me fez lembrar coisas como hp, Artemis fown e até os livros do Roald Dahl

douglaseralldo 26/08/2010

Uma coisa é preciso dizer antes de tudo: O mistério que envolve a trama é desenrolado pelo leitor nos primeiros dez capítulos, e embora o livro não deixe explícitos os acontecimentos, a sugestão é tão clara, que não haverá surpresas ao final do livro. Mas de longe isto irá os afastar da leitura, pois os personagens são cativantes, mesmo quando a autora os usa para exprimir seus conceitos filosóficos e porque não políticos. No entanto, a presença de tantos seres mágicos como fadas, bruxas, fantasmas, ogros e um mago prestes a aposentadoria nos prendem a leitura. A narrativa dos momentos de ação é outro ponto alto da obra, e a festa preparada para Raimundo Trottle é tão descritiva que nos sentimos dentro dela. Aliás, a repugnância destes personagens nos faz criar o desejo de encher-lhe de palmadas. Raimundo é por sinal é o centro de toda a confusão originada com o rapto de um príncipe por uma mulher rica, mimada, e sem conceito de valores. Por causa deste rapto o moderno e o mágico, se misturam em Londres, e os dois mundos separados – para o bem das criaturas encantadas – pela entrada secreta na plataforma 13 dá início a uma aventura cheia de movimento, personagens e vidas.
Aventura de aprender 02/10/2023minha estante
Quais são os conceitos filosóficos e políticos na história? Eu li, mas não identifiquei.

LaPetiteHobbit 08/05/2012

É um livro fraco que, nem mesmo com uma estória contendo seres mágicos e que tenha também toda aquela atmosfera fantasiosa que eu tanto gosto, conseguiu me "envolver". A ideia é muito boa, mas o modo como a estória foi narrada, me deixou com a sensação de que foi mal contada. Claro que teve momentos muito bons, como na parte em que as criaturas mágicas organizaram um espetáculo de magia e na parte em que Ben descobre a sua verdadeira família, mas ainda assim não me agradou muito. E pra finalizar, sendo curta e grossa, não é um livro que eu recomendaria, infelizmente.

Nana 22/03/2012

é um bom livro Infanto Juvenil, com conteúdo mágico, mas achei que talvez seja um pouco cansativo devido às muitas descrições que ele faz.

Liv 24/07/2012

Li esse livro há mais de dez anos e nunca me esqueço. É uma gracioso e divertidissimo, mas tem limite de Idade, se não fica previsível. Curti (L)