A Inteligencia Coletiva

A Inteligencia Coletiva Pierre Lévy

Resenhas - A Inteligencia Coletiva

Filipe 07/10/2023

Um livro que não chega a ser mind blowing mas que provoca muita reflexão e desperta curiosidade, auxilia a formular verbalmente pensamentos que já estavam construídos no fundo da mente.

Uma ótima leitura para quem quer ingressar no mundo acadêmico e ter um bom ponto de partida para entender como a comunicação encontra terreno fértil para desenvolvimento de acordo com nossa história e virtualidades.

Em especial, os trechos mais didáticos para mim foram os que alegorias católicas são usadas como comparativos e pontos de partida.

Jan Luc 06/11/2017

Minha experiência com o livro
Caro leitor, vim fazer uma resenha um pouco diferente, pois demorei muito para terminar o livro e não consigo opinar a fundo sobre o conteúdo. Comecei em setembro de 2016 e finalizei em outubro de 2017. Por isso vou falar mais dos sentimentos que o livro me evocou do que do assunto.

O Início do livro me inspirou muito e foi ao encontro de opiniões e ideias que eu já nutria, essencialmente sobre possibilidades e o futuro da Internet, a ferramenta técnica para construção da inteligência coletiva.
No capítulo três fala-se sobre a transição do macro para o micro, o refinamento das artes da biologia, da vida, da comunicação e dos materiais que passa de uma era "molar" para uma "molecular". A proposta é que se passe, através da engenharia do laço social, para uma era molecular no tratamento das pessoas, no laço social.

Demorei muito para finalizar essa leitura. Estava desmotivado para lê-lo depois do capítulo 5, que é bastante enfadonho. A parte dois do livro (a partir do cap. 6) também é um tanto cansativa, na qual o autor define os quatro espaços antropológicos: a Terra, o Território, o espaço das Mercadorias e, o que ainda não está tão consolidado, espaço do Saber. Durante os capítulos da segunda parte o autor esclarece e diferencia as diversas características desses espaços. A partir do capítulo 5, é uma leitura pesada, que pede pela leitura de outros livros do autor e seria bem acompanhada por conhecimentos de autores como Deleuze e Guattari.

Apesar disso, o livro é repleto de observações muito nítidas e iluminadoras sobre diversos aspectos da tecnologia. Escrito no início dos anos 90, percebe-se mais claramente hoje em dia o que o autor já dissera naquela época, mostrando a clareza na percepção do autor. O fim do livro é mais animador (como o começo) e retoma a defesa do projeto da Inteligência coletiva, fazendo considerações sobre o quão utópico ou factível ele pode ser.

J.C. Marangoni 13/12/2020

A inteligência coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço, de Pierre Lévy.
...
A magia dos mundos virtuais está cada dia mais ao alcance do grande público: o número de usuários das redes mundiais de comunicação informatizada aumenta 10 ao mês. As ?autoestradas da informação? e a multimídia interativa anunciam uma mutação nos modos de comunicação e de acesso ao saber. Emerge um novo meio de comunicação, de pensamento e de trabalho para as sociedades humanas: o ciberespaço. Como nossa cultura será afetada por ele? Teremos apenas uma supertevê ou renovaremos o vínculo social no sentido de obter uma maior fraternidade? Neste livro, Pierre Lévy nos convida a pensar, além do impacto das técnicas sobre a sociedade, em termos de projeto. Os novos meios de comunicação permitem aos grupos humanos pôr em comum seu saber e seu imaginário. Forma social inédita, o coletivo inteligente pode inventar uma democracia em tempo real , uma ética da hospitalidade, uma estética da invenção, uma economia das qualidades humanas. O autor situa o projeto da inteligência coletiva em uma perspectiva antropológica de longa duração. Depois de ter sido fundados na relação com os cosmos, na pertença aos territórios e finalmente na inserção no processo econômico, a identidade das pessoas e o vínculo social poderiam expandir-se no intercâmbio de conhecimentos.