A Ilha do Dia Anterior

Umberto Eco

Resenhas - A Ilha do Dia Anterior

Julio.Argibay 08/10/2021

Miasmas
A ilha do dia seguinte - Humberto Eco. A estória se inicia com um náufrago chamado Roberto que estava a bordo de um navio de nome Amarilli. Até este momento não sabemos nada dele, de onde veio para onde vai o homem. (e as dúvidas só vão aumentando. Que confusão! Resovi continuar assim mesmo). Passado este primeiro momento, numa outra estória paralela, revivendo algumas memórias do náufrago, somos apresentados a um irmão (aqui não sei se é imaginário, ou existiu de verdade) chamado Ferrante (que o acompanha desde criança). Vamos volta a estória inicial. Roberto está á deriva numa baia desconhecida, em cima de uma tábua. De repente, ele vê um navio próximo e consegue subir a bordo. Dentro do navio, de nome Daphne, ele constata que não há uma alma viva a bordo (não é bem assim). À noite Roberto sonha com a Itália e as guerras, assim como a política caótica daquela região, que é sua origem (assim entendi). Na verdade, se trata de uma disputa entre os nobre locais, os espanhóis e os franceses por estas terras. Eles estão guerreando pelas cidades de Pinerolo, Casale, Turim, Gênova, Richelieu e Mantua, dentre outras. Passado algum tempo, Roberto encontra o Padre Caspar que estava escondido no barco (será uma ilusão? Não sei). Eles, depois de um tempo tornam-se amigos, conjecturam sobre a localização do barco, próximo as Ilhas Salomão, sobre geografia, sobre o momento em que a tripulação teve contato com as tribos locais, etc e tal. Em seguida voltamos as tretas entre ele e o suposto irmão. Temos também um romance atribulado com um a moça chamada Lilia, mais tretas com o irmão, etc e tal. Em seguida, conhecemos a trajetória dos tripulantes dos barcos e a motivação para estarem ali, nestas terras a serem desbravadas. Neste interim, ainda temos algumas indagações filosóficas, sobre diversos temas. Para complicar mais um pouco, há uns lapsos de tempo em torno do barco. Bom é isto, uma confusão daquelas. Curti? Não sei. Vida que segue. Muito estranho este romance. Boa sorte para vocês.

Deghety 21/07/2017

A Ilha do dia anterior
Esse romance enciclopédico e didático conta a história de Roberto de la Grive, náufrago que se salva em um navio abandonado próximo a uma ilha desconhecida e excêntrica.
Eu disse acima enciclopédico por abordar temas científicos, religiosos, geográficos, astronômicos e etc, pra não ser prolixo como o autor.
A história se passa em dois períodos, Itália e França, durante a guerra dos trinta anos e no Daphne, o tal navio.
O livro é chato, salvo algumas poucas questões sobre existencialismo e alguns fatos históricos, principalmente sobre a ilha e a busca da metodologia das coordenadas geográficas.
Eu achei um exagero de metáforas, cuja a compreensão instantânea é quase que impossível e as "falas" do personagem padre Caspar, achando que é o mestre Yoda, um saco.
Camila 24/07/2017minha estante
Uma ótima propaganda para não ler esse livro! Hahahaha Morri com essa resenha

Deghety 25/07/2017minha estante
Kkkk leia, tu pode ter outra visão

Roberta.Biasioli 17/01/2024

O navio Daphine está ancorado a pouca distância de uma ilha paradisíaca sobre a qual, acredita-se, corre o "punto fijo ", meridiano que separa um dia do outro.
Dentro dele, sozinho, Roberto del Pozo vive (e revive) aventuras que nos levam numa viagem pelo conhecimento, pela ciência, pela filosofia e pela religião.
Leitura trabalhosa... mas que compensa pelo humor e inteligência do autor.