O Sorriso das Mulheres

Resenhas - O Sorriso das Mulheres

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Evy 16/05/2020

Romance gostoso
O Sorriso das Mulheres é um romance gostosinho de ler e que faz aquele quentinho no coração. Do tipo de livro que eu adoro ler entre leituras mais pesadas e além disso é um livro que traz o mundo dos livros no enredo o que me deixa sempre muito feliz.

"Em novembro do ano passado, um livro salvou minha vida..."

Essa frase já me conquistou por motivos óbvios rsrs. A partir daí acompanhei a história de Aurélie Bredin, uma jovem proprietária de um restaurante no coração de Paris, sensível e apaixonada. Ela namora Claude, um artista excêntrico e divide suas alegrias e aflições com Bernardette, sua melhor amiga super leitora (com quem me identifiquei muito). Logo no início do livro, Claude deixa Aurélie com apenas um bilhete e desiludida ela decide sair para espairecer, andando sem rumo pelas apaixonantes ruas de Paris. Já anoitecendo, ela se refugia numa livraria onde se depara com um romance que salva a sua vida.

O livro que se chama "O Sorriso das Mulheres" chama tanto sua atenção que Aurélie passa o restante da noite lendo e se surpreendendo por se ver dentro de suas páginas... A protagonista do livro é super parecida com ela, e inclusive usa um vestido que é igualzinho a um vestido que ela tem. Afora isso, o cenário principal do livro é o seu restaurante!! Intrigada por essas coincidências, ela escreve uma carta para o autor chamando-o para um jantar no seu restaurante na tentativa de descobrir mais sobre essa história. Acontece que o autor do livro é um ermitão e não quer contato, dar entrevista, odeia fotos e se recusa a encontrá-la. A partir daí começa uma trama super divertida e romântica.

A narrativa do autor é gostosa, bem estruturada e bastante fluída. A história vai se desenrolando de forma bastante gostosa e tudo envolto do mundo dos livros que deixa tudo mais charmoso! Para os corações mais românticos, é um prato cheio. Não é muito a minha praia, mas mesmo assim eu gostei bastante da leitura!

Recomendo!
Zaida.Maria 18/10/2022minha estante
Facil de ler

Zaida.Maria 18/10/2022minha estante
Estou gostando

Mariana_ 31/03/2021

...
Gostei da premissa, mas não ne apeguei à história. Pelo menos aproveitei o Kindle Unlimited hahaha

Alcina 16/06/2013

pretensioso
Interessante a forma como o autor aborda o tempo do acontecimento. Diferente. Mas, como romance é fraco.

Tercya 27/03/2023

Livro curtinho, bom de ler. Muitas partes achei muito descritiva e desnecessária, mais ainda sim um livro bom.

Milla 21/06/2020

Romance bom
Romance leve e bom, até q fim Aurélie desculpou André. O romance acaba se tornando um pouco chato por ter muitos personagens o que acaba confundindo um pouco a leitura, mais no restante muito bom para ler nos intervalos de outros livros. Outra coisa interessante foi ter colocado algumas receitas no final, bem proveitoso com certeza irei fazer alguma.

Raquel Lima 09/07/2013

Bobinho...
Quando faço viagens longas, gosto de comprar livros bem leves para a leitura e imaginei que este seria assim, mas ele é mais que leve, é totalmente sem nada, é simplesmente um prólogo de um livro. Pela sinopse até acreditei que seria um gostoso romance "mamão com açúcar", meio sessão da tarde, estilo Meg Ryan. O livro termina sem ao menos começar.11/06/2013
Aline.Simoes 15/11/2017minha estante
undefined

nnamaria 01/07/2021

Livro de leitura fácil, envolvente, aconchegante e rápida. Que nos prende do início ao fim e aquece nossos corações!

bianca_nevesteo 26/03/2021

Livro chato, leitura chata, não gostei! Ficar colocando palavras francesas juntas não combinou.

kleris aqui, @amocadotexto no ig 24/04/2017

Um livro de crítica a todos esses elementos tão batidos e ainda assim procurados no mercado editorial.
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

Cá estou para te fazer mergulhar nesse açucarado romance, com pitadas de romã, pingos de chocolate e cachoeiras de metaficção, metaleitura, metatudo. Vale textão de resenha e vale muitas quotes. A propósito, preparem-se com os marcadores adesivados!

Sabe quando você passa por uma grande decepção e cai nos braços de um livro maravilhoso? É essa a sensação de Aurélie Brendin ao ler o romance O Sorriso das Mulheres, escrito por um tal de Robert Miller, autor inglês que fora publicado direto para o francês. Fora a maravilhosa trama e escrita, o encanto de Aurélie se dá por várias razões: 1) ela encontrara o livro muito por acaso durante uma fuga da polícia (ela se refugiou numa livraria) 2) o livro cita diretamente o restaurante dela como ambiente da narrativa 3) a heroína do livro é muito parecida com ela.

Quem não ficaria com uma pulguinha atrás da orelha depois dessa? Seria destino? Coincidência? Não importa, Aurélie tinha que conhecer esse moço! Só que ao buscar informações sobre o autor, ela descobre enormes (e inusitados) obstáculos: não há informações diretas, não há contato e, pior, ao que parece, Robert Miller tem horror a aparecer em público. E agora, como faz?

Bom, aí somos levados para o outro lado da história... Uma que envolve esquemas, mentiras e ficção demais. André Chabanais é o revisor responsável pelo autor Robert Miller, que, bom, é rondado por um mistério, mistério esse que põe André ao desespero quando a editora começa a pressionar para o autor fazer uma aparição, já que o livro tem vendido bem.

Acontece que o livro é uma “perfeita” jogada entre profissionais do mercado de publicação de livros da qual nem o editor chefe tá sabendo. Pra piorar essa situação, surge mademoiselle Aurélie Brendin querendo saber tudo sobre o autor, e André, que sabe bem demais desse esquema, se enrola em mil e umas mentiras ao se apaixonar por essa moça. Entre o amor e o trabalho, adivinha o que monsieur Chabanais escolhe?

Paralelo a esse lado ficcional, O Sorriso das Mulheres é daqueles livros feitos para enganar o leitor. Ao mesmo tempo em que ele puxa as cortinas do teatro do mercado de publicação de livros, ele é uma peça, que ora escolhe dizer a verdade, ora escolhe manter a magia que todo publicador almeja. Para um leitor que pouco entende como funciona o trabalho de publicação, o romance não deve passar de uma leiturinha açucarada e boba com a torre Eiffel lá atrás. Por outro lado, para um leitor com mais visão, ele vai sacar que o livro foi “montado” exatamente para esse fim. É algo cíclico, pois o que acontece nesse livro, acontece no plano real – o mesmo segredo que ronda Robert Miller, dizem, é o mesmo que ronda Nicolas Barreau.

Acho que é isso o que tanto gosto em O Sorriso... e que me conquistou desde a primeira leitura. É esse caráter muito pretencioso, que promete e cumpre, e faz isso de uma maneira tão diluída à trama que é capaz de pegar todo mundo sem quase ninguém sequer notar. É preciso muita sobriedade para alguém conseguir arquitetar algo do tipo e executar perfeitamente – sobre ser impossível, não é.

Na releitura, inclusive, lembrei-me das peças pregadas em A Vida Peculiar de um Carteiro Solitário (resenha aqui), e da relação de metaficção/metaleitura que vi em Cafés Amargos (resenha aqui). No mais, há aquele quê clássico de brincar com clichês. Há alternância de pontos de vista, mentiras que viram super bolas de neve, grandes decepções amorosas, paixões platônicas e avassaladoras, excentricidades, fiéis escudeiros, “frases feitas”, reviravoltas, referências, etc, etc.

Monsieur Chabanais é um tremendo de um cafajeste e mademoiselle Brendin é uma perfeita ingênua. O Sorriso das Mulheres pode ser também, nesse sentido, um livro de crítica a todos esses elementos tão batidos e ainda assim procurados no mercado editorial. O que podemos dizer se eles cativam as pessoas?

A edição é bem caprichada, tanto no texto, quanto na parte gráfica. A capa? Me capturou desde o primeiro momento – tanto é que eu nem sabia com o que tava lidando da primeira vez. Tem totalmente a cara de livro que guarda a sensação de um achado e a cara de livro que esconde muitos segredos. Pra completar, traz as receitas mencionadas pela nossa heroína cozinheira. De uma maneira ou de outra, quase posso ter certeza de que, como diz o aviso na capa, este romance fará você feliz. Recomendo!

site: http://www.dear-book.net/2016/04/resenha-o-sorriso-das-mulheres-nicolas.html

Flavia 13/08/2021

Uma leitura leve e despretensiosa, com cara de roteiro de filme de comédia romântica da Sessão da Tarde.

Glaucia57 27/01/2023

Um bom livro
De repente você se lê nas páginas de um livro?

Quem nunca terminou a leitura e quis entrar em contato com o autor?

Quem nunca foi salvo por um livro?

Quem nunca leu um livro e o sentiu real?

Entendo a busca de Aurelie por Robert Miller! Entendo a paixão de André por Aurelie, achei lindo o desfecho final?

Este é um livro que me deixou presa no início, me deu preguiça no meio e me encantou no final, fazendo valer a pena a insistência para continuar a leitura.

O autor me ganhou no final, quando André ou é o conselho de mademoiselle Mirabeau e conta toda a verdade e com isso nasce um novo livro e um lindo romance.

O conselho que fez toda diferença nessa história:

?Quando a gente se dá conta de que cometeu um erro, tem de corrigi-ló o mais depressa possível.?

BrunaNasc 27/01/2023

Caixinha 06/22 do Clube da Carina
Sério, parecia que não ia terminar nunca, não desisti porque estou participando da LC do clube, mas ele não chegou a me prender em momento algum.
Gosto de livros com grandes acontecimentos, coisa que esse não tem, os personagens não tem carisma, sem falar nessas frases e expressões que não foram traduzidas.
Não gostei muito ?

Catarine Heiter 20/03/2020

Um romance água com açúcar... leitura leve, ideal para intercalar com leituras mais densas e descansar a mente. Aqui iremos acompanhar um editor e uma cozinheira, na bela Paris, durante uma improvável aventura que envolve cozinha, livros e corações quebrados! É o tipo de livro para aquecer o peito e fazer suspirar os apaixonados! De quebra, o leitor ainda é presenteado com algumas receitas ao final da obra.

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL 2020, na categoria Autor Francês.

Mandy_ 15/01/2023

Achei maravilhoso!!
Não esperava na-da desse livro e achei ele extremamente lindo! Adorei o final, passei raiva, curiosidade, e terminei sorrindo!!
Lindinho!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6