Mal secreto

Mal secreto Zuenir Ventura

Resenhas - Mal Secreto

Lilliancs 21/02/2024

Mal secreto
Com uma prosa boa, leve e engraçada, Zuenir Ventura nos leva a conhecer um pouco mais de um pecado muito popular: a inveja.
Para ilustrar até que ponto a inveja pode chegar o autor conta a história de Kátia, uma personagem intrigante que relata sua própria experiência com tal pecado.
Em uma mistura de relatos pessoais, observações, pesquisas e linguagem simples recheada de coloquialismo podemos observar vários pontos a respeito da inveja.

lilasies 13/11/2023

Genial!
Escolhendo o pecado da inveja como tema de seu livro, ja que cada autor ficou com um pecado, zuenir conversa com padres, mães de santo, rabino, amigos e personagens que foram aparecendo de acordo com o decorrer da pesquisa... entre inveja doentia, crimes, ciumes, admiração e citações de outras obras mundialmente conhecidas, ele explica o que exatamente é a inveja, o mal secreto, inconfessável e por isso "quase ninguém" o sente. livro excelente, o que uns dizem ser chato é a parte em que zuenir fala sobre sua vida e foge do tema da pesquisa, mas até dessa parte gostei! parece que eu estava assistindo a uma novela antiga da globo, a alta sociedade do rio de janeiro como elenco principal.

primeiro livro reportagem que leio todo e foi incrível saber do processo (tudo tudo tudo que ocorreu durante a pesquisa). zuenir é O cara, deu vontade ler outros livros reportagens por causa dele!!! espero que eu encontre os próximos livros dele físicos tbm. recomendo!

Thiggas 08/10/2023

Gostei demais da ideia de fazer o da inveja no formato de um relato, nada melhor pra representar o pecado que todo mundo finge que não comete do que histórias reais. É quase uma pesquisa, oq é inveja, como ocorre, onde ocorre, parece quase uma tese acadêmica, mas fiquei meio decepcionado porque parece que n sai desse ponto da pesquisa. As mesmas percepções são repetidas várias e várias vezes, isso quando o tema da inveja não é deixado completamente de lado.

Sabrina320 30/04/2023

Gostei
Livro que caiu por acaso nas minhas mãos, comecei despretensiosamente porque já tinha lido da mesma coleção a luxúria e acabei gostando do desenrolar da história.

Fernando Figura 28/04/2023

Híbrido espirituoso
O livro passeia de um gênero ou estilo para outro. Às vezes romance policial, às vezes ensaio, às vezes diário ou reportagem... A própria composição do livro vira tema na maior parte do tempo: uma espécie de ?making of? do romance. Tudo escrito com uma prosa ágil, despojada, como se o autor estivesse no bar contando uma história para gente.

O autor investiga sobre a inveja. Entrevista mães de santo, padres, psicanalistas, amigos, médicos, conhecidos. Ao mesmo tempo, o autor se vê doente e precisa se tratar. Ao mesmo tempo, conhece uma mulher deslumbrante marcada por uma história de inveja envolvendo uma morte. Ao mesmo tempo, investiga esse caso. Tudo isso tendo um prazo para entregar o romance à editora.

É inventivo e prende a atenção.

Há uma quantidade espantosa de personagens reais na história, dando a entender que o autor-personagem circula numa esfera bem ilustrada.

Mas há também um grau de artificialidade em certas cenas e falas, como se fossem mais ?literárias? que propriamente ?reais?. Todos os psicanalistas parecem só citar Freud e Melanie Klein. E todo mundo no romance parece ter uma língua afiada, raciocínio rápido e inteligência aguçada para chistes espirituosos.

Foi o primeiro livro que li do Zuenir Ventura e confesso que gostei muitíssimo. ?Mal secreto? é também o primeiro livro da série ?Plenos Pecados? que a Objetiva lançou tem uns 25 anos já, série essa composta por sete livros, cada livro um pecado capital e um autor diferente.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/01/2023

Ao investigar tema tão complexo quanto a inveja, o jornalista e escritor Zuenir Ventura esbarra em histórias fascinantes -- de amor, medo e morte. Exatamente como nos romances policiais, alguém tropeça num corpo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8573022051

Carlota 22/01/2023

Mais ensaio que livro.
Bem escrito, isso é incontestável. Mas de longe é o que eu esperava.

O livro é prática um relato da pesquisa para o livro e confesso que não me agradou. Parece
que estou lendo uma revista.

Se você busca um conto, uma história com começo, meio e fim claros, esse não é o livro.

É o segundo título da coleção "Plenos Pecados" que li, e parece que vai ocupar o último lugar, do melhor para o pior.

Magasoares 30/01/2022

Inveja
E diz o autor: (..) ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é não querer que o outro tenha.

Lemon Boy 02/01/2022

É demais!
Foi o primeiro da coleção Plenos Pecados que li (e ainda faltam alguns) e lembro que foi muito bom, tem investigação, o personagem que narra a história é interessante e a forma como a história se desenrola é relativamente leve apesar de haver um crime (pelo que me lembro daquela época, há tanto tempo que nem lembro de verdade da data em que o li), mas é muito bem feita. Super recomendo, lembro que fiquei desesperado para encontrar os outros livros da coleção na biblioteca da escola.

Radamila 12/07/2021

Eu não sei bem o que esperava...
Este livro é como uma reportagem sobre o processo de sua própria escrita. É interessante, embora umas parte se arrastem um pouco.
Entendi que a inveja pressupõe o desejo de destruir. É diferente de querer o que é de outrem.

Jhe_telma 17/04/2021

Maravilhoso
Gostei bastante do livro,perfeito, quero ler os outros livros da coleção.
A história é maravilhosa e faz com que a gente não pare de ler.

Manu.Patricio 13/04/2021

Tenho plena certeza que se o autor falasse sobre o tema seria maravilhoso, a escrita a muito boa mas o livro fala muito pouco sobre o tema.

L Soares 11/02/2021

Seguindo a série plenos pecados, o livro da inveja. Eu comprei a série completa após ler o clube dos anjos (gula) e a casa dos budas ditosos (luxúria). Esses dois muito divertidos, cada um a seu modo. E me decepcionei com o seguinte que li (preguiça). Assim como com esse. Esse livro é em sua maior parte biográfico, com fatos da vida do autor no período que escreveu o livro. Diferente dos dois citados, uma história na qual o pecado se mostra em toda sua ?glória?, aqui apenas um relato de pesquisas sobre o tema. Citações e conclusões de diversas fontes. Algumas poucas histórias muito resumidas onde a inveja tem seu papel. No início o autor avisa que o livro é mais parecido com um making of de um livro. E é exatamente isso.

van.cazarotto 29/12/2020

Delicioso
O livro faz parte de uma coleção sobre os 7 pecados capitais na qual cada título é escrito por um autor dentro de seu próprio estilo.
Zuenir faz uma opção inusitada, não por escrever em formato de livro-reportagem, mas pela escolha da história em si. O livro não é o resultado da pesquisa. É a pesquisa. O que pode não ser bem recebido por alguns.
Ele relata como foi seu processo de investigação, leituras que fez, pessoas que entrevistou e conta até a história de um câncer que enfrentou enquanto o prazo para entrega do livro corria.
Tudo é amarrado pela história de uma personagem entrevistada várias vezes chamada Kátia que traz para o livro um belo plot twist, ou dois... hehehehe enfim, não vou dar spoiler.
O livro foi uma leitura deliciosa. É para aquele momento no qual a gente só quer uma leitura leve, divertida e até com algumas reflexões. Na minha opinião, é para aquelas horas em que a nossa vontade é ter a sensação de encontrar em um churrasco um amigo que não víamos há tempos. Sabe quando o papo começa e o amigo conta as dificuldades pelas quais tem passado e um pouco sobre seu trabalho? É isso!

Dira 21/05/2020

Coleção 7 pecados
Esse é o melhor livro da coleção 7 pecados. Se a inveja pode ser descrita pela literatura, esse livro faz isso muito bem.