Mal secreto

Mal secreto Zuenir Ventura

Resenhas - Mal Secreto

lilasies 13/11/2023

Genial!
Escolhendo o pecado da inveja como tema de seu livro, ja que cada autor ficou com um pecado, zuenir conversa com padres, mães de santo, rabino, amigos e personagens que foram aparecendo de acordo com o decorrer da pesquisa... entre inveja doentia, crimes, ciumes, admiração e citações de outras obras mundialmente conhecidas, ele explica o que exatamente é a inveja, o mal secreto, inconfessável e por isso "quase ninguém" o sente. livro excelente, o que uns dizem ser chato é a parte em que zuenir fala sobre sua vida e foge do tema da pesquisa, mas até dessa parte gostei! parece que eu estava assistindo a uma novela antiga da globo, a alta sociedade do rio de janeiro como elenco principal.

primeiro livro reportagem que leio todo e foi incrível saber do processo (tudo tudo tudo que ocorreu durante a pesquisa). zuenir é O cara, deu vontade ler outros livros reportagens por causa dele!!! espero que eu encontre os próximos livros dele físicos tbm. recomendo!

W Nascimento 17/06/2012

Muita reflexão, pouca ação.
VENTURA, Zuenir. Mal secreto: Inveja, Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Engraçado que justamente no momento em que são publicados os contos da série “VII Demônios” da Editora Estronho, eu acabe por descobrir que há três anos a editora Objetiva lançou, ela também, uma coleção denominada “Plenos Pecados”, onde convidou autores consagrados da literatura brasileira para escreverem romances acerca dos sete pecados capitais. Estes, sem trazer o universo sobrenatural próprio da proposta da Estronho, parecem se focalizar mais em histórias “pés no chão” e que me chamaram a atenção para a leitura.
O primeiro livro que eu encontrei por puro acidente foi “Mal Secreto”, onde Zuenir Ventura discorre acerca da Inveja. Trata-se antes de tudo de uma leitura dinâmica. Uma escrita muito bem apurada e uma linguagem fluida da mais alta qualidade. Contudo, todo o seu rigor estético não impediu que eu me decepcionasse com o livro.
Digo decepcionar porque eu, ao adquirir meu exemplar, esperava encontra de fato um romance acerca da inveja. Nesse sentido, uma história onde o pecado fosse o fio condutor do enredo e estivesse presente a todo o momento, mesmo que de forma não professada, sendo a essência do trabalho. E não foi isso o que encontrei.
Zuenir apresenta sua própria história, quando aceitou escrever o livro, mostrando toda a pesquisa feita, que não foi pouca, e a reflexão teórica que ela lhe instigou. Reunindo um bom apanhado, com direito a pesquisas de opinião e a contribuição reflexiva retirada de teóricos no assunto, e ainda realizando um apanhado histórico que nos transporta para antes de Cristo, o livro é um prato cheio para aqueles atrás de se aventurarem acerca do conceito de inveja.
Todavia, no momento em que todo este apanhado deveria ser inserido na história que ele resolve contar – isso, diga-se de passagem, só acontece efetivamente ao chegar por volta da página 180 de um livro de 270 páginas (minha impressão é a em formato pocket, do selo “Ponto de Leitura”) – nada acontece. A curta história que nos é contada fica solta em um mar de páginas. Sem qualquer relação com toda a digressão intelectual da qual ele nos faz partilhar.
E por isso, e apenas por isso, o livro me decepcionou. Como já disse, não estou criticando a qualidade literária do autor, que pelo que me foi apresentado é de fato muito bom, mas não acredito que ele tenha sido feliz ao se aventurar por este universo.

Willian Nascimento.
Autor dos livros "O Véu" e "De Corpo e Alma"
Esta e outras resenhas você encontra em:
Leila 13/06/2021minha estante
Achei maravilhoso esse jeito de escrever a obra, com um caso de investigação real de assassinato no meio, parecia que o autor conversava comigo, as palavras e frases certas. No livro ?A casa dos vidas ditosos? da série, que amei, João Ubaldo Ribeiro faz a mesma coisa: diz estar apenas transcrevendo uma fita com uma história real, que é escandalosa, mas muito bem escrita. Se é verdade, nunca vamos saber, talvez, o autor e a pretensa confidente já ser foram. Adorei conhecer a inveja do ponto de vista de vários entrevistados e ao mesmo tempo de casos reais.

Leila 13/06/2021minha estante
?A casa dos budas ditosos?.

mfernandes78 04/06/2009

Esclarecedor
Depois que vc ler este livro nunca mais vai usar a expressão "inveja boa".
ciúme - não querer perder o que tem
cobiça - desejar o que é do outro
inveja - não querer que o outro tenha
recomendo.

Fernando Figura 28/04/2023

Híbrido espirituoso
O livro passeia de um gênero ou estilo para outro. Às vezes romance policial, às vezes ensaio, às vezes diário ou reportagem... A própria composição do livro vira tema na maior parte do tempo: uma espécie de ?making of? do romance. Tudo escrito com uma prosa ágil, despojada, como se o autor estivesse no bar contando uma história para gente.

O autor investiga sobre a inveja. Entrevista mães de santo, padres, psicanalistas, amigos, médicos, conhecidos. Ao mesmo tempo, o autor se vê doente e precisa se tratar. Ao mesmo tempo, conhece uma mulher deslumbrante marcada por uma história de inveja envolvendo uma morte. Ao mesmo tempo, investiga esse caso. Tudo isso tendo um prazo para entregar o romance à editora.

É inventivo e prende a atenção.

Há uma quantidade espantosa de personagens reais na história, dando a entender que o autor-personagem circula numa esfera bem ilustrada.

Mas há também um grau de artificialidade em certas cenas e falas, como se fossem mais ?literárias? que propriamente ?reais?. Todos os psicanalistas parecem só citar Freud e Melanie Klein. E todo mundo no romance parece ter uma língua afiada, raciocínio rápido e inteligência aguçada para chistes espirituosos.

Foi o primeiro livro que li do Zuenir Ventura e confesso que gostei muitíssimo. ?Mal secreto? é também o primeiro livro da série ?Plenos Pecados? que a Objetiva lançou tem uns 25 anos já, série essa composta por sete livros, cada livro um pecado capital e um autor diferente.

Karen145 11/11/2009

O tema é instigante. A inveja, o mais órfão dos sentimentos, foi definida, analisada e comparada.Até o próprio autor nos mostrou sofrer deste mal inconfessável e tão fácil de se detectar. A inveja está presente em todos os personagens sob os mais variados pretextos.O livro mescla um triângulo amoroso a diversas pesquisas e entrevistas bem como a própria história de vida do autor.

van.cazarotto 29/12/2020

Delicioso
O livro faz parte de uma coleção sobre os 7 pecados capitais na qual cada título é escrito por um autor dentro de seu próprio estilo.
Zuenir faz uma opção inusitada, não por escrever em formato de livro-reportagem, mas pela escolha da história em si. O livro não é o resultado da pesquisa. É a pesquisa. O que pode não ser bem recebido por alguns.
Ele relata como foi seu processo de investigação, leituras que fez, pessoas que entrevistou e conta até a história de um câncer que enfrentou enquanto o prazo para entrega do livro corria.
Tudo é amarrado pela história de uma personagem entrevistada várias vezes chamada Kátia que traz para o livro um belo plot twist, ou dois... hehehehe enfim, não vou dar spoiler.
O livro foi uma leitura deliciosa. É para aquele momento no qual a gente só quer uma leitura leve, divertida e até com algumas reflexões. Na minha opinião, é para aquelas horas em que a nossa vontade é ter a sensação de encontrar em um churrasco um amigo que não víamos há tempos. Sabe quando o papo começa e o amigo conta as dificuldades pelas quais tem passado e um pouco sobre seu trabalho? É isso!

Dersch 07/04/2010

Na minha opinião, o melhor livro da série. Ao contrário dos outros livros sobre os demais pecados, esse livro, ao mesmo tempo em que conta uma história, traz informações sobre a inveja sob vários pontos de vista: religioso, histórico, cultural etc, tratando a inveja de uma maneira mais aprofundada e objetiva. Um belo trabalho de pesquisa e uma história interessante - um livro completo.

Manu.Patricio 13/04/2021

Tenho plena certeza que se o autor falasse sobre o tema seria maravilhoso, a escrita a muito boa mas o livro fala muito pouco sobre o tema.

Lilliancs 21/02/2024

Mal secreto
Com uma prosa boa, leve e engraçada, Zuenir Ventura nos leva a conhecer um pouco mais de um pecado muito popular: a inveja.
Para ilustrar até que ponto a inveja pode chegar o autor conta a história de Kátia, uma personagem intrigante que relata sua própria experiência com tal pecado.
Em uma mistura de relatos pessoais, observações, pesquisas e linguagem simples recheada de coloquialismo podemos observar vários pontos a respeito da inveja.

Deboroca 30/04/2009

Desta coleção, acho que o "Mal secreto" foi o que mais me chamou atençao. Gostei muito de como o autor levou a história, da maneira com que ele discreve esse sentimento, a inveja.
valdenio 25/02/2013minha estante
A Casa dos Budas Ditosos de João Ubaldo Ribeiro falando sobre a luxúria também é muito bom. Indico!

Renali 06/05/2009

Só a inveja se esconde
Um livro fantástico para todos aqueles que querem saber mais sobre a inveja. Esta coleção (Plenos Pecados) é simplesmente maravilhosa e vale a pena ser lida. Até porque sempre cometemos estes pecados, às vezes sem saber. Recomendo!!!

Raquel Lima 24/01/2010

Não é ruim.
Zuenir é muito, muito bom cronista, mas romancista...Na verdade, não sei...sempre fico achando que nesta mudança de gênero, fica faltando alguma coisa...Mas li o livro para seguir a série e não foi de todo ruim...A inveja é um sentimento horrível, mas muito dificil que não a tenhamos, apesar do ruim que é sentir. Acredito que está próxima ao sentido de proteção...

Dira 21/05/2020

Coleção 7 pecados
Esse é o melhor livro da coleção 7 pecados. Se a inveja pode ser descrita pela literatura, esse livro faz isso muito bem.

Heliene.Maia 28/02/2017

Achei chato...
... mas li até o fim. Tem umas tiradas, inteligentes, sarcásticas e até engraçadas. Mas não o suficiente pra tornar a leitura mais interessante.

Jhe_telma 17/04/2021

Maravilhoso
Gostei bastante do livro,perfeito, quero ler os outros livros da coleção.
A história é maravilhosa e faz com que a gente não pare de ler.