Z

Resenhas - - Z -

naniedias 24/08/2013

Z, de Manuel Alves
Independente - 24 páginas
Um ser surpreendente cuja inteligência intrigante começa a incomodar quando ele sonha com a liberdade.

Título: Z
Autor: Manuel Alves
Editora: Independente
ASIN: B00A9WXYRK
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 24

Sinopse:
Mil úteros artificiais. Mil crianças artificiais.
Tão logo começam os nascimentos, começam também as mortes. Pouco tempo depois, apenas vinte e seis sobrevivem e são nomeadas com as letras do alfabeto.

Mas estes sobreviventes também não conseguem se agarrar à vida e aos poucos vão morrendo um a um. Alguns anos mais tarde, Z é o único que resta.
Um ser superior, uma inteligência rara e assustadora que só é igualada pelo Professor, seu criador.
Z, entretanto, não quer mais ser um bicho de laboratório - ele sonha com a liberdade. Para isso terá que enfrentar o Professor e demonstrar-se mais esperto do que o outro.

O que eu achei do livro:
Muito bom!

Continuo com as minhas leituras de ebooks no Kindle!
Não deixo de lado as minhas leituras tradicionais, que continuam de vento em popa (tanto quanto meu escasso tempo permite), mas agora não largo mão de me divertir com livros virtuais, principalmente no meu caminho para o trabalho (é muito mais leve carregar na bolsa o ereader do que um livro tradicional).
Devo dizer que, em um cômputo geral, está sendo uma experiência maravilhosa a minha com ebooks e tenho lido muita coisa boa!

Dentre tais coisas boas, encontra-se o conto Z, do escritor português Manuel Alves. Esse livro apareceu em uma de minhas buscas pela Amazon e a capa logo me chamou atenção. O preço? Gratuito!
Intrigada, requisitei o livro e ele ainda ficou alguns dias parado, me encarando e perguntando quando, enfim, eu iria lê-lo. Confesso que como o livro estava de graça, achei que seria ruim. Preconceito puro. Antes tivesse largado mão de tal conceito infundado (e, felizmente, errado!) e lido tão gostosa trama antes.
Pois decidi que era hora de ler essa história (ainda com receios de que não fosse me agradar) e me surpreendi positivamente com o que encontrei.

A escrita de Manuel Alves é uma delícia! Adoro encontrar autores que escrevem tão bem que te prendem às páginas de seus livros e te encantam com sua narrativa. É o caso desse talentoso português!
Em uma rápida pesquisa na internet, descobri o site do autor (visite! É bem bacana) onde encontrei outros tantos livros gratuitos ou por preços módicos. Adivinhem quem já adquiriu alguns outros exemplares? Pois é! Não resisti. Leio em breve e volto para contar se o escritor é mesmo talentoso ou foi um arroubo de sorte ao escrever Z.

Voltando ao conto dessa resenha, Z trata-se de uma ficção-científica não datada. O tempo não é explicitado pelo autor, já que os personagens estão em um centro tecnológico sem contato com o exterior (tenho a impressão que tal centro é subterrâneo, mas não consigo encontrar isso escrito no livro agora e já estou me crucificando por não ter marcado. Agora também fico ruminando se tal impressão me foi passada pelas entrelinhas do livro ou se de fato li isso... algo me diz que irei reler essa história muito antes do planejado).
Todo o local é revestido pela mais alta tecnologia, inclusive no que envolve o próprio nascimento dos embriões (Z não foi o único, embora seja o último que resta vivo), o que dá a ideia de que o tempo é em um futuro distante, mas ao mesmo tempo assusta por nos fazer imaginar que poderia ser no presente sem o nosso conhecimento.
Será que tamanha tecnologia já existe? Não seria algo tão surpreendente assim. Pesquisas às escondidas devem existir por aí...

A história contada é bem dinâmica e um tanto filosófica. Vale a pena conferir Z, que é um protagonista bastante intrigante, duelando com o Professor, um antagonista que não fica atrás enquanto personagem. Também me conquistou o fato de Z começar a se questionar e também às regras a ele impostas, ansiando por uma liberdade que sempre lhe foi negada.

Gostei bastante do conto e queria que houvesse mais. O maior pecado dessa história é justamente ser tão curtinha e deixar um imenso gosto de quero mais no leitor!
Desejo agora outros livros do autor (como disse, já adquiri alguns) e espero que sejam tão gostosos quanto este.

Nota: 8

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

site: http://www.naniesworld.com/2013/08/z-manuel-alves-ebook-amazon.html

Rodrigo 30/04/2021

Leitura interessante
É interessante ter a oportunidade de se entrar em contato com a ficção científica de outros países, principalmente Portugal, nosso irmão idiomático. É um livro bom que nos deixa na expectativas de novos desenvolvimentos textuais.