O Oitavo Mago

O Oitavo Mago Terry Pratchett

Resenhas - O Oitavo Mago

Andre 29/11/2023

Não tem como errar com Discworld. É sempre um bom livro. O Oitavo Mago continua a saga de Rincewind colocando o Mago menos poderoso de todo o Disco para enfrentar o poderosíssimo Sourcery.

Clio0 10/11/2023

Quinto volume da saga Discworld e terceiro volume do arco de Rincewind.

O oitavo filho de um oitavo filho é nascido feiticeiro, e esses agem como catalizadores da magia, transformando o Mundo do Disco e revelando porque magos são levados a acreditar que sexo drena magia. É tudo uma cortina de fumaça para impedir que magos gerem feiticeiros e assim causem dois problemas terríveis: a paranoia dos magos e a formação de torres.

Aparentemente todo mago de muito poder sente a imbatível necessidade de construir uma torre de magia e atacar seus inimigos que são basicamente todos ao seu redor. Essa metáfora para grandes governos e guerras nucleares só é suplantada pela ideia de que o porvir é o desconhecido - talvez uma outra dimensão.

Temos a volta do Patrício que havia sido apenas levemente mencionados nos últimos volumes, mas que funciona como contraponto para o poderio taumatúrgico. Há também a aparição de uma nova personagem, Conina, a filha de Cohen, o Bárbaro.

Recomendo.

Conde André 22/04/2022

Que saudades que eu estava das loucuras do Terry Pratchett. Discworld é um mundo completamente maluco e a escrita do autor dá um toque a mais na história com seu humor irreverente ácido. Sem mencionar os absurdos que até o último momento ele vai trazendo aos leitores!

anisios 14/07/2020

Épico e muito engraçado!
O livro surpreendeu muito nas maluquices e aventuras épicas. Bem na vibe do livro 1 e 2: Rincewind, Macaco, Morte e Bagagem renderam piadas memoráveis e risos altos.

Bart 30/09/2019

O Oitavo Mago - vol 5
? Terry Pratchett?
Como comecei a série pelo 4° livro... vc pode ler qqr um dos livros, em qqr ordem, as risadas serão garantidas e o entendimento... fica de boas!!
O mago Rincewind é um lascado, o cara não queria ser mago, ganhou os poderes sem quer, e pior ainda... nem faz idéia como usá-los, sai td na sorte!
A trama do 5° livro traz Rincewind q se junta ao Niijel, o Destruidor e à Conina, a Cabelereira... antes eu tenho q explicar uma coisa...
O oitavo filho de uma família geralmente é um mago, e o oitavo filho desse mago pode ser considerado como uma trapaça do destino, pois ele é mago 2 vezes ou um "Fonticeiro" (kkkkkkkkk tá no livro), ou seja, ele é fonte de magia, algo levianamente perigoso, podendo acabar com todo o mundo inclusive um lance lá chamado realidade... Esse é Coin.
E todo mundo se junta p/tentar fazer alguma coisa, ou não fazer nada de fato numa situação onde vc pensa...
"Fu@#$ a genitália de Chôla!!"
Excelente livro, posso dizer q, tô maravilhado com a genialidade desse escritor! Repito - Se vc não gostou de Douglas Adams... Não perca seu tempo com esses livros!
kel 30/09/2019minha estante
Lendo essa resenha vejo que esse bilhete é pra mim!!(não consigo gostar dele)kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Luciano Luíz 30/03/2018

Conta a lenda que os magos não podem fazer sexo por um único motivo: filhos. Pois pode acontecer de vir a existir o oitavo filho de um oitavo filho de um mago e isso resulta no mais poderoso e perigoso dos magos, que em verdade é chamado de fonticeiro, que detém poder sobre a fonticeria. Sm, é desse jeito mesmo com a letra O... O OITAVO MAGO é o quinto volume da série DISCWORLD de TERRY PRATCHETT e aqui além do oitavo mago, temos o retorno do mago picareta lá do primeiro livro, A COR DA MAGIA. Como é de se esperar, a zoeira mesclada a intelectualidade resulta num romance sem igual e um dos melhores da saga. Como sempre, temos o fim do mundo, e toda a estupidez corriqueira. No entanto, assim como os demais livros, fica chato quando está próximo do final. Mas de resto é recompensante.

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/?pnref=lhc

Paulo.Brito 06/12/2016

Não é o melhor, mas é Discworld.
Publicando quase 40 livros apenas para a série Discworld, o autor vendeu mais de 85 milhões de livros em 37 línguas diferentes.

E qual é a fonte da magia dos livros de Pratchett, que encantam tantos leitores há tantos anos?

Uma das fontes parecem ser os seus insights perspicazes sobre o cotidiano e suas sátiras filosóficas sobre a vida. que são uma ótima base para mais uma história protagonizada por Rincewind, que embora tenha muito orgulho de ser mago, não consegue fazer magia alguma.

Rincewind é um dos protagonistas dos livros do Disco, e representa o núcleo dos magos, com o qual Pratchett tira sarro dos absurdos que se fazem no meio acadêmico: os magos estudam na Universidade Invísivel, onde não é o estudo de magia que importa, mas sim a hierarquia e o poder de influência. Rincewind sempre se mete em confusão, e ele é um imã de perigo. Em O Oitavo Mago não é diferente, e logo surge o conflito do livro, que nesse livro é, bem você adivinhou:

O Oitavo Mago.

Esse mago é extremamente poderoso, chamado Coin. O detalhe e que ele é uma criança que está sendo controlada por um mago ressentido por ter sido expulso da Universidade Invisível mesmo sendo um ótimo mago. Logo que Coin chega à Universidade, ele inicia o conflito e começam as desventuras de Rincewind, que ao longo do caminho encontra personagens que servem para satirizar as convenções do gênero da ficção fantástica: temos, por exemplo, Nijel, um garoto que quer ser um grande guerreiro, mas não tem aptidão nenhuma para tal.

O problema, é que a leitura de O Oitavo Mago estava extremamente lenta, e eu não entendia o porquê. Troquei para a versão do livro com o texto original em inglês e a leitura fluiu muito melhor.

...

Eu tenho a certeza de que é imensamente difícil traduzir os textos de Terry Pratchett.

A começar pelo título, que no original, Sourcery, é um jogo de palavras que diz esta é magia fonte (source) de todas a magia.

O texto que era repetitivo, melhorou bastante quando eu troquei para a versão em inglês, pois daí, eu lia as palavras exatas que o autor queria dizer. Afinal, nada substitui o texto original.

Mas o problema persistiu.

O grande problema, é que apesar do texto divertido, o conteúdo da trama em O Oitavo Mago não é o melhor que Pratchett já criou.

Eu ainda não consegui ler os livros mais recentes do Discworld, mas aqui, a fonte da magia mostra ter se esgotado, pois esse livro pode ser mais do mesmo (principalmente se você já leu os outros livros que têm Rincewind como protagonista. Sendo um grande fã de Pratchett, parece-me alarmante que o 5º livro da série tenha esse problema...

Mas pensando bem... ele não chegou a publicar 40 livros se todos eles fossem assim repetitivos.

O livro é bom, altamente citável e perspicaz. Mas se você não conhece os livros da série, este não deve ser o seu livro porta de entrada para a série Discworld.

site: http://leitura-pop.blogspot.com.br/2016/12/resenha-do-livro-o-oitavo-mago.html

Sams 04/09/2016

As ironias
O mais engraçado é como são feitas críticas à alguns preconceitos que ainda são vistos na sociedade atual. Eu gostei muito da guerreira que foge do conceito donzela em perigo, a melhor

Joyce 12/09/2015

Livro fantástico, muito divertido, com personagens bem construídos, a bagagem rende altas gargalhadas. Recomendo!
Sams 04/09/2016minha estante
É muito bom mesmo :3

Leonardo Gomes 04/11/2013

Discworld Brasil
Nova fan page criada para todos que gostam da série Discworld e outros trabalhos do genial Terry Pratchett! Visitem, curtam, compartilhem, participem!

site: facebook.com/pages/Discworld-Brasil/654211031285752?fref=ts

Coruja 01/08/2011

Perdi a conta em alguma resenha lá atrás... Em que livro estou mesmo? *contando nos dedos* Acho que é o quinto. Tenho quase certeza que é o quinto. Tenho a lista em algum lugar na minha escrivaninha. Bem, não importa muito a ordem...

O Oitavo Mago foi da minha segunda leva de livros prattchettiano. Os primeiros li na Nobel, no meu último ano de escola – A Cor da Magia/A Luz Fantástica; Direitos Iguais, Rituais Iguais; Estranhas Irmãs. Os outros vieram já na faculdade, após uma pilhagem aos sebos próximos da Católica.

Confesso que este volume não é um dos meus favoritos – o que é uma exceção à minha regra do Discworld, onde praticamente todos os livros são favoritados (essa palavra existe?). Não é que ele seja ruim, é apenas que ele não é tão genial como outros.

Ok, então, o negócio é o seguinte: o oitavo filho de um oitavo filho é sempre um mago – como bem lembramos de Eskarina Smith, a primeira maga do Disco. O que é, então, o oitavo filho desse mago?

Alguém de poderes inimagináveis. Alguém capaz de trazer o Julgamento mais rápido para todos. Um feiticeiro.

Quem mais percebeu que volta e meia nos vemos cara a cara com o fim do mundo nos livros de Pratchett? Especialmente nesses primeiros livros da série, isso acontece com alarmante freqüência... Engraçado como nunca tinha me dado conta disso até começar essa série de resenhas...

Muito bem... Coin é o oitavo filho de um oitavo filho de um oitavo filho, o que faz dele uma potencial bomba nuclear nas mãos de religiosos fundamentalistas – com a diferença de que ele é bem mais perigoso. Negócio é o seguinte: o pai de Coin, Ipslore foi expulso da Universidade Invisível por ter se apaixonado.

Magos são proibidos de ter filhos – não que eles tenham sobrando muito apetite sexual às voltas com tanta magia. Ao final das contas, como já vimos, o filho de um mago é um feiticeiro e feiticeiros são mais ou menos como uma fonte bruta de magia pura em ebulição.

Ipslore ressente-se de tudo isso e é por isso que no momento previsto de sua morte, quando Morte aparece para buscá-lo, ele faz uma profecia que acaba por prendê-lo ao seu bastão e ao filho, enganando Morte e abrindo caminho para sua vingança.

Coin crescerá para cumprir a profecia de seu pai, tornando-se um poderoso feiticeiro, dominando a Universidade Invisível, trancando os deuses numa dimensão paralela, liberando os gigantes de gelo e os quatro cavaleiros do apocalipse.

Ipslore falhou apenas em prever a participação do Chapéu do Arquichanceler; Rincewind; Nijel, o destruidor e Corina, a cabeleireira. E a Bagagem, claro, embora ela esteja passando por algo como uma crise existencial nesse capítulo das aventuras do Disco.

Em julho de 2010, Pratchett anunciou que este seria, após Unseen Academicals (que já está em produção), o próximo livro a ser adaptado pela Sky One. Se bem que já li em algum lugar também que Discworld talvez se tornasse série de TV.

É esperar para ver... Enquanto isso... ao próximo da lista!

Gláucia 19/07/2011

O Oitavo Mago - Terry Pratchett
O oitavo filho de um mago, segundo a lenda, não pode vir a existir, pois teria poderes ilimitados e poderia vir a dominar (e talvez destruir) o mundo. Isso tem que ser evitado a qualquer custo. Mas e se for tarde demais? Que fazer para evitar a catástrofe?

Bruno Leandro 13/07/2011

Poderes infinitos
No Disco, os magos são proibidos de terem relações sexuais. Ninguém havia perguntado o porquê disso, até que um ex-mago tem seu oitavo filho. É que, segundo a mitologia do Disco, o oitavo filho de um oitavo filho de um oitavo filho (o oitavo filho de um mago, para simplificar) teria poderes infinitos, sendo um fonticeiro (sim, não é feiticeiro, é fonticeiro), uma fonte de magia neste mundo, o que é ruim, extremamente ruim. Em um passado distante, guerras entre fonticeiros quase destruíram o mundo e a magia selvagem corria livremente por aí, com resultados imprevisíveis. Quando os fonticeiros sumiram, leis foram criadas para que eles não voltassem a existir, o que funcionou muito bem durante bastante tempo... até que Coin, o oitavo filho do mago Ipslore, nasceu.
Este livro é um pouco mais sério do que os outros. As sequências com o Rincewind ainda são impagáveis, mas Terry se concentrou mais em criar uma história “séria” do que uma sátira, desta vez. E o livro é bom, embora fuja do que estamos acostumados a esperar do autor, pois meio que coloca Pratchett no mesmo nível que qualquer autor de fantasia por aí. Porém, como é Pratchett, é um livro de fantasia com qualidade.
Bom, falar qualquer outra coisa aqui é revelar o enredo, mas garanto que a diversão de ler um livro como este continua sendo bem agradável. Eu diria que não é à toa que Pratchett já escreveu (e escreve) mais de 30 livros ambientados no Disco e que seu nome sempre figure entre os mais vendidos do Reino Unido.

Fimbrethil Call 13/08/2010

magia dos magos contra magia real?
Cheio de bom humor, esse livro retrata a vida do oitavo filho de um oitavo filho de um geiticeiro, que tem poderes extraordinários, nesse livro se explica porque os magos devem ser celibatários, além de voltarmos a ver Rincewind e a bagagem hahahahahahahaha uma bagagem com dor de cabeça é uma coisa tão engraçada de se imaginar...

Livro ótimo, e bem humorado, recheado de crítica, mas não é o mais engraçado, não que seja sério, só que não teve partes que eu ri alto, como nos outros livros dele.

Recomendadíssimo.