Anjos da Neve

Anjos da Neve James Thompson

Resenhas - Anjos da Neve

Fernanda 14/08/2013

Resenha: Anjos da Neve
Resenha: Eu não esperava ler esse livro, pelo menos não tão cedo, então foi uma surpresa quando o recebi da Editora Record. Surpresa maior mesmo foi no decorrer da leitura, quando percebi que a narração fluía naturalmente de um jeito intenso e envolvente. Fazia tempo que eu não li algo relacionado ao gênero policial e por esse motivo me vi receosa de início. Ainda bem que resolvi dar uma chance à história, que se mostrou bem estruturada e complexa. Somos apresentados a Kari Vaara, um detetive que precisa desvendar um grande mistério que envolve uma moça somali. As cenas se passam na Finlândia e representam na maior parte do tempo, um cenário tempestuoso, frio e assustador. Essas características são trabalhadas de modo a fazer com que o leitor se habitue com os fatos narrados e com cada detalhe apresentado. Somos redirecionados também, a conhecer as pessoas que habituam esse ambiente um tanto quanto hostil e devastador, assim como seus costumes e crenças diversas.

“A Finlândia tem uma população de apenas 5,5 milhões de habitantes, mas os crimes que acontecem por aqui costumam ser muito violentos. Se considerarmos a média per capita, a nossa taxa de assassinatos é a mesma de muitas das grandes cidades norte-americanas.” Pg.12

Analisando pelo ângulo de escândalos, este assassinato tem o poder de abrir um caso extenso de investigações, não pelo fato de a vítima ser famosa, mas por ser negra. E são justamente esses tipos de ocorrência envolvendo racismo, que geram um enorme falatório, por se tratar de um tema tão delicado. Sufia Elmi foi encontrada nua com o corpo incrustado na neve e de acordo com a descrição da cena, o homicídio foi muito cruel e ainda fora planejado. A modelo possui uma beleza incomum e o principal pensamento foi de que ela pôde ter sido alvo de algum tipo de interesse invejoso e/ou maligno/odioso.

“A atmosfera é de isolamento e desolação. Parece o lugar ideal para um assassinato. Imagino o assassino no instante em que sai da rodovia principal, desliga o motor do carro, apaga os faróis e deixa que o carro deslize até parar mais adiante. O céu está cheio de nuvens, não há nem lua nem estrelas para iluminar a noite escura. Num dos lados, as casas mais próximas estão a uma distância equivalente a um campo de futebol. O assassino teve privacidade e tempo. Se ouvisse algum barulho ou avistasse luzes, tudo o que precisava fazer era ligar o carro e ir embora antes de ser visto.” Pg.17

Muitas versões povoam a cabeça do inspetor, e todas elas só fortalecem a tragédia diante de um cadáver mutilado. A narração feita em primeira pessoa só serve para incrementar as sensações de angustia e tristeza sobre um acontecimento aparentemente sem solução e sem pistas. Os detalhes são muito bem trabalhados e explicitados, impactando ainda mais as ocorrências e fazendo com que o leitor consiga analisar cada informação repassada. Por meio das investigações, percebemos também o modo hostil e surpreso da população, que traceja esse dia como algo imenso de tristeza. Diante desse caos e do lugar diferenciado, Kari tenta fazer o possível para que a mulher Kate consiga se habituar de alguma maneira.

“O lugar onde Sufia estava hospedada pode ser considerado um local de crime secundário. Vou descobrir onde ela estava, procurar evidências, levantar impressões digitais e, em seguida, irei para a autópsia. Depois disso, vou tentar descobrir onde ela estava quando foi sequestrada. Alguma pergunta?” Pg.48

A trama se desenrola cheia de suspense, complexidade e misterios. O desfecho não me surpreendeu muito, porém revelou os traços concretos nas pesquisas realizadas pelo protagonista, o que acertou a realidade do lugar, de uma forma assustadora e infelizmente realista demais. A história nos faz entrar em um universo abrangente e é como se adentrássemos como verdadeiros detetives especializados.

site: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-anjos-da-neve-james-thompson.html

Patricia 20/06/2021

Surpreendente
Em uma cidadezinha finlandesa a 60km ao norte do Ártico, em pleno inverno, uma atriz somali é assassinada brutalmente.
Essa é a premissa de Anjos da Neve.
Em um lugar marcado pelas noites eternas no inverno e por temperaturas que impedem atividades em função do extremo frio se desenvolve a investigação.
O autor retrata a forma de pensar e os hábitos de um lugar repleto de preconceito e xenofobia. Tudo isso regado a muito álcool. O livro é interessante, uma escrita detalhista e o final surpreendente.

SuAlen.Pawelkiewic 09/05/2022

Xenofobia ou crime passional?
Sabe aquele livro que te atrai pela capa? Com Anjos da Neve foi assim, quando a @agridoce postou uma foto dele, na hora falei é meu, mesmo sem ter nem lido a sinopse.

Em uma pequena cidade da Finlândia, uma jovem somali é encontrada morta e mutilada, o inspetor Kari Vaar precisa investigar cada morador local, incluindo sua família. Por ironia do destino pessoas ligadas ao seu passado, acabam se tornando suspeitos desse horrendo crime, um passado pesado, carregado de dor e sofrimento.

Ao decorrer da investigação outras mortes surgem, outros crimes, mais suspeitos. Enquanto isso Vaar precisa lidar com os desafio do seu casamento que se vê ameaçado com os últimos acontecimentos.
O assassino ou os assassinos estão mais perto do que Vaar pode imaginar.

Uma história envolvente e hipnotizadora que te deixa sem fôlego. Um final surpreendente com muita emoção. ??????

Obs: Escolhi esse livro em específico, combinando com o clima frio do Sul hoje. Aborda assuntos delicados (cuidado com possíveis gatilhos).

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Claudia 23/03/2013

Novidade que surpreende.
Leitura instigante que surpreende a todo instante e ao mesmo tempo é aterrador, assusta e é
Profundamente humano e revelador .
Vou logo avisando é difícil de largar. Michael Connelly está certo , realmente prende do início ao fim.

Alisson 12/10/2016

Lapônia sangrenta
Anjos da Neve é um Thriller finlandês na qual o inspetor de uma pequena cidade no norte do país deve investigar um assassinato de uma mulher negra estrangeira. O desafio é descobrir qual foi a motivação para esse crime tão bárbaro.

Há algumas peculiaridades na Finlândia. Na região da Lapônia, não amanhece durante o inverno, e durante o verão, não anoitece. Próximo ao Natal, a escuridão e o clima extremamente gelado faz com que despertem o lado sombrio dos moradores.

Gostei do livro pelo contexto social. Acabamos aprendendo muito sobre a cultura finlandesa. O livro também trata de outras questões como a pedofilia, o racismo, a xenofobia e a intolerância religiosa.

É um bom livro de estreia.
Carol 04/08/2018minha estante
verdade, interessante

Danni 30/03/2014

Anjo da Neve !
Um crime brutal numa pacata cidade da Filândia.
Onde um simples adultério pode levar a muitos suspeitos, é isso que o inspetor Kari Vaara deverá solucionar.
Mas ele não espera que até sua ex-mulher é uma das suspeitas, até onde ele vai chegar pra solucionar esse crime.

James Thompson um novo autor de suspense que estréia com tudo.
Agora é esperar pra ver a editora publicar logo a série.

Recomendo!

Mila 15/02/2021

Anjos da Neve
Fui bem surpreendida nesse livro, fala sobre a morte de Sufia Elmi, que foi morta de uma maneira brutal, descrevem tao bem a autopsia que chega a ser chocante !
No decorrer da historia aparecem muitas pessoas suspeitas e muitos casos a parte desse assassinato, então fica dificil suspeitar de uma pessoa só, envolve muita coisa. No geral gostei bastante.

Rafa 10/07/2021

Em uma pequena cidade do extremo norte da Finlândia, uma jovem somali é encontrada morta e mutilada. Decidido a encontrar o culpado pelo crime horrendo, o inspetor Kari Vaara precisa investigar a vida de cada morador local para chegar ao cerne do crime. Porém, a busca pela verdade no gélido clima ártico envolve pessoas que ele conhece muito bem, e o culpado pode estar mais perto do que ele imagina.

Umas das melhores coisas do livro é a ambientaão na Lapônia, Finlândia!! A história se passa no período em que o lugar fica sem ver um resquício sequer da luz do sol por quinze dias e a frio é intenso. Tudo isso se reflete no comportamento das pessoas que vivem ali e na do assassino também!! Foi muito interessante como ele faz de toda essa melancolia do lugar devido a suas características climáticas um personagem!!

É o primeiro livro que leio que se passa na Finlândia. Foi muito bom também como ele retratou esse povo, no sentido de descrever como o finlandês pensa em relação a diversos assuntos polêmicos e o próprio preconceito interno que o povo da Lapônia sofre do resto do país por viver naquele lugar!!

Kari é um personagem muito bem desenvolvido!! Ele tem um passado muito pesado e triste, que ele carrega consigo até hoje!! E pra dar uma balanceada em tudo, seu casamento acaba sendo retratado com leveza, fazendo o papel do lado feliz da vida do inspetor!! Gostei também como ele se comportou quando, durante a investigação, ele foi atingido diretamente no lado pessoal!! Isso deu uma humanidade muito grande a ele!!

Na trama investigativa, há muitas reviravoltas e mortes inesperadas que acabam impactanto bastante e embaralhando todas as peças do quebra-cabeça!! O fina foi surpreendente um partes. Uma das coisas estava bem clara a resolução!! Mas teve um dos desfechos que realmente me pegou de suspresa!! E me deixou até certo ponto triste por toda a situação!!!

Como um bom thriller nórdico, Anjos da Neve tma muitas descrições desnecessárias, mas isso acaba ficando pequeno perto das qualidades da obra!! Faz um bom papel como primeiro livro de uma série!! Recomendo a leitura!!!

site: https://www.instagram.com/p/CPjaYeTL-Ub/?utm_source=ig_web_copy_link

Araggorn 27/03/2013

Resenha www.siriguelasaltitante.com.br
A trama policial se passa na gélida Finlândia. O corpo de uma jovem de origem somalí é encontrado na neve com sinais de grande violência. O crime pode ainda ter motivos raciais, o que pode inflamar os ânimos de todos. Numa Finlândia tão fria e escura a maior parte do ano que pode levar alguém a loucura, o inspetor Kari Vaara é o responsável para descobrir que mente cruel pode ter feito aquilo.
James Thompson, outro autor novo no pedaço, nos dá um retrato de uma investigação nesse país tão pouco conhecido de nós e distante de nossa realidade, tanto de clima, quanto das pessoas. Os finlandeses são pessoas muito frias, talvez pelo clima devastador, que inspira uma certa seriedade para sobreviver. É nesse clima que Anjos da Neve têm sua atmosfera e podemos imaginar o sangue fresco na neve, onde se encontra o corpo de uma jovem mutilado. O inspetor é um bom homem casado com uma bela mulher americana, que não consegue se adaptar ao clima do lugar, mas que sabe apoiar o marido num tempo de perigo. Kari Vaara tem que lidar com suspeitos muito próximo e amigos, o que pode levá-lo a questionar se realmente conhece os moradores da vizinhança ou se o clima realmente faz as pessoas cometerem atrocidades. Qual o motivo? Xenofobia ou crime passional? A maioria dos finlandeses são alcoólatras e o número de suicídios é alto. O que levou a jovem a morrer violentamente?

Leitura muito boa!

Maria1691 12/03/2021

Anjos da neve
Anjos da neve é uma história que se passa na Finlândia, e conta sobre uma imigrante somali que foi encontrada mutilada na cidade da Lepônia.
Com isso o inspetor Kari Vaara fica responsável por encontrar o culpado por esse terrível assassinato.
Enquanto rolam as investigações, mais pessoas acabam sendo assassinadas na cidade, e vai ficando cada vez mais complicado de o primeiro ser solucionado.
Esse é aquele tipo de livro que casa hora a gente acha que foi uma pessoa que matou fulado ou ciclano kkkk, mas é muito bom o livro...
Me surpreendeu..
E também gostei, porque também acaba contando um pouco sobre a região (que no meu caso n sabia de nada sobre lá).

Renata 29/04/2014

Superou minhas expectativas...
Quando eu peguei esse livro, eu o fiz porque, para falar a verdade, eu não tinha nada melhor para ler. Não tinha muitas expectativas, mas resolvi dar uma chance. E o que aconteceu? Eu gostei muito! :)

O livro segue num ritmo mais leve, sem toda aquela loucura de um thriller: muitas mortes, perseguições e atentados (o que é mais "a minha praia"), mas os personagens (em especial Kari Vaara) me cativaram de uma maneira que me fez ficar obcecada para chegar ao fim do mistério e descobrir quem cometeu tamanha atrocidade.

Obs.: final surpreendente!

Carol 10/10/2018

Eu gostei desse livro apesar de se passar em terras escandinavas o escritor evita os famigerados clichês que é quase regra nos livros atuais policiais do policial ou detetive amargurado com traumas do passado , problemas de alcoólicos drogas etc, é bem verdade que tem elementos que aproximam suspeitos do protagonista e a esposa em algumas partes quase caí no clichê da esposa que não suporta o emprego do marido, mas em nenhum momento cai nas trevas do assunto como outros livros, que o escritor perde tempo demais com angústias do detetive o protagonista é quase ingênuo e meio lento para descobrir o que está acontecendo, mas eu gostei porque por mais que seja um paradoxo por se passar num país que não faz sol ter um crime brutal a trama é levada de forma leve

Josie 26/02/2024

Tenho apreço por thrillers nórdicos desde o memorável Os homens que não amavam as mulheres. Embora nenhum outro lhe chegue aos pés, nem mesmo suas continuações, ainda sigo gostando muito de quase todos que leio.