Lis no Peito

Lis no Peito Jorge Miguel Marinho

Resenhas - Lis no Peito

Adriana 13/05/2012

Poético, misterioso e bem escrito. Conheçam hoje Lis no Peito: um livro que pede perdão, de Jorge Miguel Marinho, publicado pela Editora Biruta.

Este livro me chamou a atenção logo na primeira vez que folheei o catálogo da editora. O subtítulo e a sinopse me pareceram promissores, além da capa ser linda e muito instigante. Porém, a obra é muito diferente do que eu esperava e acabou sendo uma leitura interessante justamente por fugir dos padrões a que estou acostumada.

Jorge Miguel Marinho escreveu uma ode ao trabalho de Clarice Lispector, todo o livro é uma homenagem a autora e isso talvez tenha me atrapalhado um pouquinho porque nunca li nada dela e não sou do tipo fã alucinada, hehe!

Lembro-me que no Ensino Médio minha professora de literatura recomendou A Hora da Estrela para que a turma lesse, mas eu ainda não estava de volta a minha vibe de leitora compulsiva e não dei muita atenção. Uma pena, mas também foi uma das obras citadas que mais entendi, porque conhecia Macabéia e seu perfil mesmo não tendo lido o livro, de tanto discutirmos a questão em aula.

O autor nos convida a conhecer a história de Marco Aurélio e a perdoá-lo, como ela pede a todo o momento. O jovem, de cara, nos passa a idéia de alguém perdido na vida, e o narrador, que é muito presente na história, nos conta como ficou amigo no protagonista e reforça bastante a busca de Marco Aurélio por alguém que ele ainda nem conhece.

Este alguém é Clarice, uma jovem da sua escola que um dia chamou a atenção do rapaz. Clarice abriu as portas do mundo de Marco Aurélio tanto para sentimentos desconhecidos quanto para a obra de Clarice Lispector, autora da qual ele não era grande apreciador.

O livro é bastante abstrato e ao mesmo tempo ultra direto. Com uma escrita simples, ele conduz o leitor por meio de pensamentos, mais do que ações. Se você não é grande fã de grandes divagações ou parágrafos extensos sem muita ação, provavelmente o livro não lhe agradará tanto. Mas para jovens ele é surpreendente no quesito dizer muito escrevendo pouco.

Talvez o que tenha feito com que minha avaliação final da obra fosse apenas boa, e não ótima, seja a falta de um final adequado. Sou do tipo preto no branco e finais que deixam as situações muito em suspenso tendem a não me agradar.

Por tudo isso, no fim dou três estrelinhas, mas deixo a minha recomendação ao público infanto-juvenil de uma obra rica em poesia e romance e ainda muito original.

Resenha em: http://mundodaleitura.net/?p=3678

Dany 11/12/2010

Incrível
A história de Lis no Peito não tem nada de extravagante, mas ao mesmo tempo não tem nada de comum. O narrador tenta nos convencer a perdoar seu amigo por um crime através da narrativa de tudo que aconteceu.
O livro fala sobre amor, traição, amizade e tem sempre uma frase aqui ou acolá de Clarice Lispector.
Quando se termina de ler este livro, ao mesmo tempo se tem a sensação de vazio e de plenitude.
Recomendo!

Milena 26/10/2010

Este livro é viciante,digníssimo!

Maíra Souza 22/10/2010

Um livro delicado. Que fala de paixão entre adolescentes e um crime. Um crime no qual o “réu” pelo leitor deve ser julgado. Porque o próprio “réu” não sabe bem se é culpado ou não.
Existem várias citações de Clarice Lispector. O que dá mais beleza ao livro.
Marco César vive em busca de algo que para ele só pode estar dentro de um dos livros de Clarice- a escritora, já que o que ela escreve parece ter sido escrito para ele. Enquanto se vê apaixonado pela Clarice- uma garota que estuda na mesma escola que ele, e que adora a Clarice- escritora.
Um livro simples, porém intenso. Sem pressa de acabar.
E que não nos deixa parar de ler. Um pouco viciante eu diria.
Muito bom!

Evy 17/08/2010

É um livro delicado e gostoso de ler para aqueles que assim com eu são fãs de Clarice Lispector. Uma história bonitinha, repleta de citações deliciosas e diálogos poéticos. Achei que o autor foi super criativo nas escolhas das citações que nomeiam os capítulos e no desenrolar da narrativa também.
karina 13/09/2013minha estante
é um livro belo e simples , li já faz um tempo mais nunca esqueci , lembro das ilustrações que são encantadoras como a historia...