Educação e mudança

Educação e mudança Paulo Freire

Resenhas - Educação e mudança

Emilly1245 13/01/2023

Chato
Extremamente chato, sério, foi um saco de ler, ainda bem que acabou, espero que outros do Paulo freire não sejam assim

maria rita 11/11/2022

? | "O homem deve ser sujeito da sua própria educação."
Meu livro favorito do Paulo Freire até o momento, principalmente devido a maneira na qual ele abordou a temática de "homem atemporal e incompleto", ele foi direto e facilitou ainda mais as palavras, diferente de outros livros dele que eu senti uma dificuldade maior (ou talvez eu esteja me familiarizando com ele?). De qualquer forma, é um livro de muito valor e foi prazeroso de ler, mais uma obra revolucionária e com passagens atuais, um homem bem a frente do seu tempo.

"A neutralidade frente ao mundo, frente ao histórico, frente aos valores, reflete apenas o medo que se tem de revelar o compromisso."

Eu recomendo bastante a leitura, principalmente se nunca leu um livro dele porque esse é bem curtinho e bem dividido, ele não fala apenas de pedagogia, mas ele fala de política e isso é extremamente necessário.

scarletlletterr 16/10/2022

Li para a faculdade, mas foi uma leitura muito enriquecedora. Incrível como as palavras de Freire são tão atuais, e como seu pensamento na educação é tão avançado.

Nila 20/08/2022

Ter lido Freire foi uma chavinha pra refletir sobre a educação e o que eu defino por educação. Ele é uma pessoa sensacional e, mesmo com a leitura sendo mais complexa, te enriquece muito olhar pelo ponto de vista dele. Tem ótimos conceitos e ideias que eu já concordava sem nem saber. Mais pessoas deveriam lê-lo .

laura 06/07/2022

aiai, Paulo Freire
não tem tanto o que dizer sobre esse homem quanto sentir...

mentira tem sim,

porque lendo ele você descobre mais ainda que ele é um intelectual, mais do que lendo >sobre< ele

o cara é foda, foda mesmo. pica.

pedagogo do [*****], e o livro é uma exemplificação muito rica disso.

é um livro que qualquer pessoa que se interesse por educação ou mudança deve procurar ler, e ainda mais quem se interessa pelos dois.

gratidão, Freire.

Mima 30/11/2021

O educador se eterniza em cada ser que educa
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens educam-se entre si, mediatizados pelo mundo".

Paulo Freire sempre necessário!

augusto.defragacardoso 12/01/2021

Educação e mudança
Paulo Freire nessa obra defende que para haver uma democratização fundamental na sociedade implica que haja uma crescente participação popular no processo histórico. Para se educar também é necessário que se tenha uma reflexão sobre o ser humano. Ajudar os homens e as mulheres a organizar reflexivamente o pensamento. Entre o compreender e atuar, colocar um outro termo: o pensar.
"Homem que deve atuar, pensar, crescer, transformar e não adaptar-se fatalisticamente a uma realidade desumanizante. Implica, finalmente, o ímpeto de mudar para ser mais. "

skuser02844 29/09/2020

Não tenho muito o que falar nessa resenha, somente salientar mesmo que Paulo Freire é um gênio, não há toa foi considerado o pai da educação e essa obra só vem salientar isso.
Não é uma de suas obras mais conhecidas, mas vale muito a pena de ser lida.

Gabriela3319 14/09/2020

O começo pode ser um pouco confuso e maçante por causa da teoria sobre o Compromisso, mas até ao final fará refletir sobre as metodologias abordadas em sala de aula

Daniel.Malaquias 11/06/2020

A educ-AÇÃO de Paulo Freire
Livro escrito por um de nossos maiores educadores de todos os tempos: Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Um compêndio de resultados e leituras acerca da educação brasileira, logo após a abertura política do país, com o fim da Ditadura Militar e o retorno de Freire ao Brasil. O autor nos mostra a importância da educação enquanto mudança social e política, bem como sua capacidade de emancipar os sujeitos, principalmente os mais oprimidos pela lógica capital-mercado.

Carolcali 08/06/2020

Fundamental.
Este é um livro técnico sobre educação. Gostei da leitura apesar de não achar muito fácil Paulo Freire não é fácil e sua leitura nunca é trivial. Gostei muito de dois capítulos: um que trata do compromisso do profissional com a sociedade e outro que fala sobre a alfabetização de adultos. Eu já tinha ouvido falar sobre o método de alfabetização de Paulo Freire, mas neste livro consegui entender um pouco melhor como ele funciona.

Élida Mercês 03/06/2020

Para quem pensa que metodologia ativa é temática do século XXI, sugiro ler esta obra de Paulo Freire, sempre à frente do seu tempo.

Leandro Vaz de Azevedo 24/05/2020

"Conhecer é interferir na realidade conhecida"
Paulo Freire demonstra nesse livro que o homem deixa de ser o objeto para se tornar o sujeito da mudança na educação.
O construtor de seu saber, o Homem-crítico. Não aquela educação que domestica e acomoda
Um livro excelente, vale a pena conferir.

Leticia 28/02/2020

Amor?? e desamor?
Se você não quiser ler esse livro inteiro, leia apenas esses trechos :

- AMOR-DESAMOR
-ESPERANÇA-DESESPERANÇA
-HOMEM ? UM SER DE RELAÇÕES

Garanto que vale apena.
Como é possível dizer para alguém não ler Paulo Freire?