Uma Breve História Do Mundo

Uma Breve História Do Mundo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Mundo

André L. Pavesi 23/01/2021

Um passeio pela Historia
O tipo de livro interessante como plano geral sobre a evolução humana, em sua enorme capacidade de superação e reinvenção. Certamente lerei outras obras do autor.

Ludmilla 17/01/2021

A história contada com objetividade
Focado no aspecto antrópico da história, remonta com objetividade a trajetória das principais civilizações.

Distante do bom humor do Bill Bryson e das divagações do Harari e mais próximo do HG Wells em Breve História do mundo, porém bem mais sucinto.

É uma boa porta de entrada, ou introdução, para outras obras do gênero.

Rodrigo.Rodrigo 20/12/2020

Excelente resumo da história do mundo, desde as primeiras migrações do homo sapiens até ao nosso atual mundo globalizado.

nicole.barter 15/12/2020

a história do mundo em pouco mais de trezentas páginas
o autor é notável, se deixou indiferente durante toda a obra e mesmo assim deixou algumas das mensagens subliminares do livro claras o suficiente para que eu com meus treze anos entendesse!

a obra é execpicional em quase tudo, não dei uma nota maior por duas questões.

primeiro, acredito fortemente que alguns detalhes e capítulos foram dispensáveis e confusos.

segundo, esse certamente não é meu tipo de leitura habitual, mas confesso que aprendi e gostei muito mais do que esperava.

meus parabéns ao autor que da mesma forma que acrescentou novos conhecimentos a vários adultos, deu uma nova visão á mim e meus treze anos :)

Ginny 27/10/2020

Realmente uma breve história
Leitura agradável que concorda com o título, uma breve história, pincelando pontos da história razoavelmente em uma cronologia que me ajudou a traçar um pouco da rota do desenvolvimento da humanidade no planeta. Porém, senti falta da América do Sul nessa história. Caso não fosse brasileira e imersa, mesmo que parcamente, na história, não teria conseguido visualizar a formação e o desenvolvimento humano na parte sul do continente americano. Mas valeu a leitura. Agora rumo ao aprofundamento dos eventos destacados pelo autor.

Fabio Coronel 17/09/2020

#motivosparaler(?)
Ampliar os conhecimentos sobre história geral é uma meta muito nobre. Afinal, esse é o melhor jeito de entender por que algumas coisas são como são. A realidade na qual vivemos não caiu do céu, antes, é resultado de uma série de fatos conectados entre si. Foi confiando nisso que fiz questão de obter o livro de Blainey… Será que fiz bem?

Portanto, aqui vão 3 motivos pelos quais todos deveriam pensar antes de ler Uma Breve História do Mundo:

1 – A escrita é temática, não cronológica. Ok, a falha pode ser minha, mas veja: qual abordagem esperaríamos de um livro que se propõe a contar uma história do mundo? Embora ele não seja totalmente desprovido de cronologia sua narrativa quase sempre salta inesperadamente de uma época para outra. A impressão de que os assuntos vem e vão confunde (quando não omite) o nexo dos acontecimentos no longo prazo.

2 – O estilo da linguagem é bastante agradável. São pouquíssimos os momentos em que nos lembramos dos aspectos técnicos que devem envolver toda afirmação histórica. E implicitamente eles estão lá! Além disso a argumentação e seus desdobramentos imediatos parecem absolutamente naturais; e coisas tão corriqueiras como legumes e estações do ano ganham uma espantosa importância.

3 – Imagine que (a) o “Mundo” é uma pessoa; imagine que (b) você acabou de conhecer Mundo. Agora imagine que (c) alguém diz: – Chegue aqui, vou contar resumidamente a história de Mundo; e no final dela você ainda não sabe o que levou Mundo a ser como é. São vários eventos meio soltos entre si. Entenda, o livro fala da democracia grega? – Fala. Mas não diz como ela implicou no mundo (Mundo!!! rs) tal qual conhecemos.

site: https://t.me/proffabiocoronel

Carolina.Viegas 14/09/2020

Boa visão
Para quem não é fã de história, como eu, é um bom começo para ter uma visão geral da história de humanidade.
Recomendo

Paulo2093 02/09/2020

Realmente uma BREVE História do Mundo.
Imagine que você está comendo uma deliciosa barra de chocolate suiço e de repente alguém lhe tira esse chocolate das suas mãos e você fica a ver navios. O livro é bem isso, quando você se empolga pelo fato narrado, acaba. E como não há uma referência para que você possa dar continuidade, fica realmente a "ver navios". Como como o título do livro já diz: Uma BREVE.., mas o autor se propõe, de forma muito bem explicado, a explanar bem o assunto tratado no livro. No capítulo 9 e 10, ele explanada bem os fatos e é como se o leitor estivesse realmente vivendo naqueles tempos. Uma Breve História do Mundo, é um livro que serve de base para você entender, embora de forma rápida e pouco profundo, a história do mundo em que vivemos.

Lucas 26/06/2020

Uma Breve História do Mundo
O livro faz a integração de vários pontos da história de forma bem compressível, abarcando desde os primórdios até os acontecimentos atuais. E mais, ainda sugere, ao final, um possível desdobramento que a humanidade poderá vislumbrar em breve.

Elmar 26/06/2020

Livro muito bom, muito bem escrito, não e um livro chato, contava história do mundo de uma forma muito divertida e instigante, te ensina um pouquinho de cada época para despertar nosso interesse em se aprofundar mais, muito bom.

Rogério Ataíde 14/06/2020

Memórias da humanidade
Geoffrey Blainey nos presneteia com um livro didático, bem escrito e ao mesmo tempo rico e informativo. Seu estilo por vezes nos faz esquecer onde estamos e nos transporta a lugares e tempos diferentes.

Vemos o homem sair sem rumo do norte da África e colonizar a Terra despretensiosamente, ao mesmo tempo em que geleiras se derretem, enchem os mares e se condensam novamente. Vemos o homem criar a religião (e ao mesmo tempo matar por ela), tribos humanas se afastarem geograficamente e seguirem diferentes caminhos culturais. Passamos pelo desenvolvimento das cidades chinesas, pela crucificação de Jesus Cristo, conquistas do império romano, formação da europa, conquistas de Genghis Khan, evolução científica, colonização das Américas, aquecimento do mercado, guerras civis e revoluções até, finalmente, ver o homem sair da Terra em direção à lua.

Ver tudo o que a humanidade já passou é como acordar de um sonho ou relembrar memórias de um passado distante, entender um pouco mais de nós mesmos e do que somos capazes.

Outra reflexão importante que me vi fazendo durante a leitura é de como o mercado e as trocas culturais foram (e são) importantes no nosso processo de desenvolvimento cultural e tecnológico. Essa capacidade é parte fundamental do potencial humano de evolução e dominação da natureza.

Confesso que por vezes achei o autor partidário, misturando claramente opiniões políticas à narrativa. Não é algo que atrapalhe a leitura, mas é um fato de deve ser previamente informado a quem pretende iniciar o livro.

É um livro de vasta quantidade de conteúdo que merece ser lido, relido e estudado por todos que desejam entender pelo o que passamos e como chegamos onde estamos.

Raphael.Zemolin 28/03/2020

Ótimo livro para aqueles que buscam uma visão geral da história. No entanto se faz necessário aprofundar com literaturas específicas, visando assim compreender ao máximos os eventos históricos.
FAbs.SAlvAs 06/04/2020minha estante
Como faço pra ler um livro? Eu não seii

Alessandro 21/02/2020

Um ótimo livro
O livro garante uma leitura agradável e sucinta de boa parte da história da humanidade. O texto está repleto de curiosidades interessantes e me surpreendeu até mesmo nessa releitura que fiz recentemente. Provavelmente, eu já havia esquecido muitas coisas, ou as deixei passarem despercebidas. Não dei uma nota máxima, porque, em alguns capítulos senti falta de uma maior imersão no tema pelo autor.

jonasbrother16 17/12/2019

É de fácil e leve leitura. Não entra em detalhes muito profundos sobre cada tema, mas acho que vale como leitura panorâmica/introdutória.

Daironne 05/12/2019

Impressões sobre a leitura de Uma Breve História do Mundo
A História da humanidade, desde seus primórdios, contada de forma sintética.

O texto simples avança rapidamente pelos séculos, com muitos eventos importantes apenas pincelados. Não vejo isso como demérito, uma vez que, como resultado, temos uma síntese instigante de nossa História completa em um livro pouco extenso. Destaque-se que a progressão do tempo na narrativa é muitas vezes confusa, diminuindo um pouco a fluidez da leitura.

Recomendo para qualquer público. Como uma leitura concisa sobre o desenvolvimento da humanidade, nos traz um panorama de nossa história.