Uma Breve História Do Mundo

Uma Breve História Do Mundo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Mundo

Felipe1503 09/11/2019

Bem breve mesmo
Achei a leitura bem rasa e superficial. Obviamente não daria pra se aprofundar em tudo mas recomendação de leituras para as diversas temporalidades seriam boas.

Karlan.Yury 22/10/2019

Superficial
O livro é fraco no que se propõe, leitura decepcionante.
Não achei fluída, apesar de linguagem acessível. Temas importantíssimos como a "Guerra Fria" são praticamente ignorados e temas complexos são resumidos de forma quase que pejorativa.
Enfim, não recomendo.

Pâmella 11/08/2019

Tendencioso...
Escolhi esse livro para ler, pois queria revisar e relembrar os principais fatos da história mundial antes de me aprofundar com livros sobre temas específicos. Contudo alguns trechos do livro são confusos (problemas de tradução?), algumas datas estão desencontradas etc. Isso fez com que eu seguisse a leitura com um pé atrás e confiando menos nas informações apresentadas. Em alguns trechos o autor é tendencioso ao defender o ponto de vista dos EUA. Ademais, ele não cita alguns fatos históricos importantes da América Latina. A história é contada sob o ponto de vista de um americano/europeu.
Vocês recomendariam algum livro que dê um justo panorama da história mundial?
@miscelanealiteraria

Julia.Barbosa 03/03/2019

Uma breve história do mundo
Incrível e bem escrito. Demorei um tempo para ler por conta da chuva de informações, porém o livro é leve e a escrita do autor ajuda muito. Recomendo

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2019

Uma Breve História do Mundo (título original em inglês: A Short History of the World) é um livro escrito pelo professor Geoffrey Blainey. O livro trata da história do mundo e seus principais feitos desde o surgimento do homo sapiens no continente africano até os dias atuais. Ao decorrer da história, o autor descreve a geografia, a civilização, o legado dos povos e suas consequências futuras.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788588350779

Denis 28/12/2018

Boa leitura
Um balanço da história da humanidade sintetizada desde seus primórdios até os dias atuais.

O autor abrange diversos aspectos além do histórico, analisa a geografia e o legado dos diversos povos.

A leitura é estimulante, faz com que o leitor não se canse é o deixa integrado à sequência histórica dos acontecimentos. O livro não segue formalismos, envolvendo o leitor do início até o final.

Sintetizado, porém, abrangente.

Sandro.Zacarias 03/05/2018

Uma breve história do mundo
Excelente livro, faz uma viagem pelo passado, selecionando eventos importantes para a história humana. De um jeito descontraído, porém, não debochado. Leitura agradável e enriquecedora.
Cirilo0 03/05/2018minha estante
Esse foi o primeiro livro que comprei na vida

Sandro.Zacarias 13/05/2018minha estante
Excelente.

Começou bem, Cirilo.

@jeanflamel 19/01/2018

A HISTÓRIA DE UM MUNDO CAÓTICO.
Uma paixão por história floresceu dentro de mim quando comecei ler esse livro, os fatos históricos do nosso mundo é fascinante, mas esses fascínios não são tão agradáveis.
O livro começa com a origem dos seres humanos na Terra , seu antepassados e semelhantes, o surgimento homo sapiens , mostra como o ser humano já era cruel, como por exemplo homens que matavam animais por diversão, que fizeram milhares de espécies entrarem em extinção.
Fiquei muita assustado como os nômades lidavam com seus problemas , como por exemplo bebês que nasciam gêmeos, eles matavam um , por acharem estranho , e abandonava idosos e pessoas que não podiam acompanha-los em suas viagens.
Gostei de ver como surgiu as 3 principais religiões do mundo como o hinduísmo, cristianismo e islamismo, de como cada uma tem suas severas leis e seus Deuses.
Mostra a divisão do mundo, de como qualquer coisa era motivo de guerra, e que grandes impérios que achávamos que iam dominar o mundo caíram tão fácil.
Mais um ato de crueldade foi os escravos que eram obrigados a fazer tudo , com pouco alimento e muito menos descanso, e o que me deixou chocado foi que para todas as religiões isso era normal.
Vemos também um pouco das Guerras mundias , das maiorias dos países querendo sua independência ,a Europa que lutou mundo por suas nações , os Estados Unidos que virou um grande país. A Guerra entre ela e Japão que deixou milhões de feridos , também temos a crueldade Hitler, Stalin e entre outros.

Achei que faltou falar um pouco mais do Brasil.

Mas o livro em si é bom, um grande aula de Geoffrey Blainey.

Na minha opinião o mundo precisa de menos ignorância e mais atitudes , porque vi nesse livro que as pessoas sempre querem o poder e poder, e consequência disso é sempre a guerras, desafetos e desuniões .Precisamos de menos violências,menos ganância. Precisamos de uma "histórias" melhor , para finalmente atingirmos a paz.

Jansen 12/01/2018

Bem escrito de maneira simples sem rodeios e com um certo humor. A história do mundo em pouco mais de 300 páginas, é um feito!

Aprendi muito, confirmei algumas coisas e conheci melhor a história do mundo. É um livro para se recomendar sem medo.

Davi.Rezende 17/09/2017

ÓTIMO RESUMO!
Sua fama não é injusta e não foi à toa que que se tornou um best seller no mundo!

Além de contar a história do mundo, pelo que se sabe através dos registros históricos, porém de maneira resumida que coubesse em um livro não muito grande, faz isso com seu maior mérito: clareza. O autor, professor de história, escreveu para que qualquer um pudesse ler e compreender a história da humanidade, conforme suas fontes. Começa muito instigante depois amorna um pouco, mas é tudo realmente INCRÍVEL!

Abre nossos olhos, ainda mais para os curiosos, sobre diversas questões de como surgiram as primeiras civilizações, como foi a vida no passado em diversos momentos da história e como chegamos até aqui. Tudo contado com uma aparente isenção. Até acho que ele poderia ter sido mais critico em alguns pontos.

Sou advogado, mas sempre adorei história e planejo cursar essa ciência um dia. Não tenho motivos para desconfiar do autor ou do relato que fez. Acredito que ele usou as melhores fontes históricas. Posso até mudar de ideia no futuro, mas a escrita me pareceu bem sincera e, novamente, isenta dentro do possível.

Daqueles livros que compensa comprar e reler diversas vezes, até para assimilar tanta informação sobre nossa espécie.

Nota: 8, ÓTIMO.

Lido em 2016
Ribeirão Preto-SP.

Jessé 26/05/2017

Breve resenha
O livro é ótimo. Conta de forma resumida e dinâmica a historia do mundo.
São 31 capítulos curtos... Portanto, é uma leitura fácil, rápida e prazerosa.
Recomendo.

Isabela.Assumpcao 20/02/2017

A abordagem gira em torno de acontecimentos gerais que marcaram a história da civilização humana, não entrando em dimenssões específicas. O conteúdo é de fácil acesso porém não muito útil a pesquisa. Positivamente ao terminar a obra tive a sensação de que a humanidade tende a se tornar cada vez mais justa e igualitária. O livro pode servir também como uma primeira leitura de conteúdo antropológico.
Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
Será que estamos melhorando? Ou seria apenas a tecnologia? Fica o questionamento.

Tiago Lott 21/09/2016

História para leigos
O livro é completo em sua primeira parte, mas extremamente resumido no final.
Me incomodei com as opiniões do autor. Como cidadão Americano patriota, ele tenta justificar as atrocidades cometidas pelos EUA e sempre coloca seu país em situação heroica frente ao mundo.
Tiago Lott 21/09/2016minha estante
errata: o autor não é Australiano.

Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
O livro é até muito isento, na verdade.

Pâmella 11/08/2019minha estante
Também achei o autor tendencioso, defendendo os EUA em vez de simplesmente apresentar os fatos.