Uma Breve História Do Mundo

Uma Breve História Do Mundo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Mundo

Pateta 04/05/2016

UM BREVE ELOGIO
O livro nunca esteve na minha lista de prioridades: preconceito contra o adjetivo "breve" no título. Acontece que ele me caiu assim de graça nas mãos e acabei devorando seus capítulos. São 2 milhões de anos resumidos em menos de 400 páginas, com leveza sem leviandade.
Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
"Ao final, a sensação que fica é de que somos mesmo um bando de símios vaidosos (e às vezes talentosos) habitando um planetinha perdido numa galáxia entre mil."

Resumiu bem os 2 milhões de anos rsrsrsr

Marta 14/03/2016

Boa leitura,mas muito sucinta e falta organização cronológica.

Raphael.Soares 07/03/2016

Muito interessante, pois o autor nos leva a uma grande "viagem" pelo inicio das civilizações até os dias atuais. Entendendo a ocupação em cada continente e a importância de cada povos dentro da cultura histórica.

Wilson.Rabelo 18/01/2016

Um convite a ler mais
2016 este é o segundo livro que leio, o livro é dividido de tal forma que é pincela sobre tala assunto em poucas páginas, exemplo sobre mortes em guerras civis (EUA 600 mil morte) e na China (20 milhões), e a vontade é querer saber mais obre o assunto, e isso é bom pra incentivar a lê os próximos livros

Luverci Nascimento 10/12/2015

Um passeio estritamente resumido na história da humanidade de forma leve.
Como título deixa claro é uma história sucinta dos últimos 10 mil anos de história da humanidade. Claro que alguns desses eventos o autor é mais descritivo e deixa claro no decorrer do livro. Pela sua naturalidade ele contempla além da conta seu continente natal bem como a história que permeia suas origens. Diante disso, senti falta de um comentário a mais nas histórias do povos do continente americano em especial da América do Sul, bem como uma outra visão do continente africano. No final do livro suas análises envolvendo as estações do ano, dia, noite e as transformações desses elementos na história do mundo com a tecnologia é bem interessante. Em suma, para quem quer saber a história de uma forma superficial porém bem enredada é um bom um livro.

Simone Brito 29/10/2015

Desapontamento
Sinceramente esperava muito mais de um livro cujo tema é amplo e interessante.
Não gostei da forma como o livro foi escrito. Não vi conexão entre os assuntos dentro de um mesmo capítulo, quizá entre capítulos distintos.

Paulo Medrado 21/10/2015

O Pecado do Historiador
A obra desperta diversas interpretações quanto ao conteúdo, embora bastante divulgado na mídia recebeu adjetivos como o de Fátima "um resumão que não se aprofunda", ou de Wsoffe "omisso e pretensioso", ou de Rafael Soares que diz "faltar conexão cronológica" ou o Anderson que notou que o autor "ignora a América Latina", enquanto inúmeros outros leitores gostaram da narrativa principalmente pela linguagem quase jornalistica.
Minha impressão é que o autor se dispôs a fazer uma reflexão sobre a história se utilizando de alguns trabalhos editados recentemente, como por exemplo os estudos de Yared Diamond editados nos livros "Armas, Germes e Aço" e o notável "Colapso". Entretanto, ante obras anteriores como a colossal obra de Will Durant em "A História da Civilização", o trabalho de Geoffrey não seduz, é incompleto e tendencioso, pois está profundamente influenciado por suas escolhas pessoais políticas e religiosas.
Por um outro lado, é uma leitura despretensiosa, não requer concentração e pode ser lido em qualquer ambiente. Além disso, se não passar despercebido, tem algumas teorias interessantes como a que o autor atribui a criação das escolas e o modelo democrático instituído no mundo ocidental a Reforma Protestante de Lutero e que se aplica aos tempos atuais.
Em minha opinião vale 3 estrelas.
Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
Vi muita isenção. Claro que a história é sempre interpretada, mas até achei que ele poderia ter sido mais critico.

Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
Obrigado pelas ótimas referências de outras obras que fez.

Geovane 16/10/2015

Bom para quem gosta de história
Para quem adora história como eu, mas não conhece muito. Este livro vale a pena, o autor viaja desde os primórdios da humanidade até os dias de hoje, ele foca mais na história das civilizações e também sobre as crenças da humanidade.
Muito fácil de ler.

Volnei 01/06/2015

Uma breve história do mundo
Nesta obra o autor nos dá uma breve história do mundo desde o inicio da humanidade, chegando até o século XX

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Anderson 20/05/2015

Ignora a América Latina
O livro é redigido em prosa jornalistica, quase narrativa, o que torna sua leitura muito acessível, razão pela qual é recomendável a quem tem interesse básico por história. Comete, entretanto, um pecado gravíssimo, bem típico de autores anglófonos: praticamente ignora a América Latina em sua "breve história do mundo". Há muito pouco sobre as pujantes civilizações que antecederam os europeus neste continente e influenciaram a nós e também ao resto do mundo. Há menos ainda sobre as histórias que aqui foram registradas durante a modernidade.
Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
O livro é muito ambicioso, o que demanda escolhas e está limitado ao conhecimento do autor, mesmo sendo um professor importante como ele. Acho que o resultado é muito bom, principalmente pela clareza da escrita.

Anna 13/04/2015

Uma breve história do mundo
Esse livro é muito bom, não só pelo fato de abordar fatos históricos interessantes, mas também, pelo fato de ter uma metodologia de ensinamento simples e prática, permitindo que qualquer um organize fatos históricos mentalmente. Muito útil para relembrar o que se precisa de forma rápida e objetiva.

Celia.Rabelo 24/03/2015

Breve...
Chato a princípio, porém vai se tornando interessante aos poucos. Recomendo para quem gosta MESMO de história. Levei quase dois anos para retomar a leitura e terminar. Embora a linguagem seja leve e de fácil entendimento, o conteúdo não é muito.

Vinicius 15/07/2014

Ótima leitura
Um livro de fácil leitura e fluidez muito boa, para todos aqueles que querem ter uma ideia dos principais acontecimentos da história da humanidade (sem a doutrina de estudar só história européia)de forma clara. O autor mostra a evolução das sociedades em todos os cantos do mundo, falando desde o começo na África e as primeiras migrações e conquistas de novos continentes até o fim da segunda guerra.
Não é um livro de aprofundamento na história, você com certeza não vai se tornar um expert, mas traz fatos muito interessantes sobre diversos acontecimentos relevantes ao decorrer do tempo. A parte que fala da China, África e das Américas mostra que muito da história da humanidade é simplesmente ignorada no ensino básico.

Rafael Soares 08/07/2014

Falta conexão
Entendo que, como o título diz, é um breve relato, entretanto, notei falta de conexão cronológica.

Em diversas partes do livro, me senti jogado de um século para outro. Creio que o livro seria melhor assimilado se fosse escrito seguindo uma ordem cronológica e não separado por temas.

Lana 09/03/2014

É um livro muito bacana fazendo um breve resumo da história do mundo, desde os primórdios, desde os australopitecos da vida até os dias atuais, aborda temas como guerras, política, economia, religião, astronomia, entre outros. É muito interessante, e gostoso de ler, pois enriquece muito nosso conhecimento.