Uma Breve História Do Mundo

Uma Breve História Do Mundo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Mundo

Renato Araújo 09/02/2012

"Uma breve história do mundo" para quem gosta de história.
Um livro super interessante para quem gosta da história do mundo. Como o próprio título diz, o leitor passara rapidamente por todas as fazes importantes da humanidade sem perder nada. Um bom livro para quem gosta. Blainey sai do inicio dos seres humanos na áfrica e chega aos meados do século XX neste verdadeiro documentário escrito. Verdadeiramente "o homem que conhece sua história não repetirá os erros do passado", vale a pena ler este livro.

Clayton Amorim 02/12/2012

O livro é bom, mas a leitura é chata.
O livro é realmente muito bom e dá para aprender muito com ele sobre a história da humanidade. Porém, a leitura é um pouco chata e cansativa.

Rafa; 29/07/2012

legal para quem gosta de história
O livro não apresenta uma sequência cronológica dos fatos - o que não foi problema algum para mim, e é gostoso de ler. Por possuir uma narrativa leve, recomendo para passar o tempo, já que você não fica sabendo de muita coisa que já não tenha visto antes na escola. Não coloquei muitas expectativas e foi ótimo. Deu muita atenção a história dos EUA sim, mas já era de se esperar, assim como deu uma grande importância também aos povos aborígenes e a invasão dos europeus à Oceania. Digo que não me surpreendeu porque quando busquei informações do autor, vi que tem fortes ligações com esses dos países: Austrália e EUA. Enfim, leitura agradável e descoberta de alguns dados curiosos, como a cerimônia realizada na China antiga, para acalmar o Rio Amarelo, onde ofereciam meninas virgens vestidas de noiva.

Simone Brito 29/10/2015

Desapontamento
Sinceramente esperava muito mais de um livro cujo tema é amplo e interessante.
Não gostei da forma como o livro foi escrito. Não vi conexão entre os assuntos dentro de um mesmo capítulo, quizá entre capítulos distintos.

Luverci Nascimento 10/12/2015

Um passeio estritamente resumido na história da humanidade de forma leve.
Como título deixa claro é uma história sucinta dos últimos 10 mil anos de história da humanidade. Claro que alguns desses eventos o autor é mais descritivo e deixa claro no decorrer do livro. Pela sua naturalidade ele contempla além da conta seu continente natal bem como a história que permeia suas origens. Diante disso, senti falta de um comentário a mais nas histórias do povos do continente americano em especial da América do Sul, bem como uma outra visão do continente africano. No final do livro suas análises envolvendo as estações do ano, dia, noite e as transformações desses elementos na história do mundo com a tecnologia é bem interessante. Em suma, para quem quer saber a história de uma forma superficial porém bem enredada é um bom um livro.

Wilson.Rabelo 18/01/2016

Um convite a ler mais
2016 este é o segundo livro que leio, o livro é dividido de tal forma que é pincela sobre tala assunto em poucas páginas, exemplo sobre mortes em guerras civis (EUA 600 mil morte) e na China (20 milhões), e a vontade é querer saber mais obre o assunto, e isso é bom pra incentivar a lê os próximos livros

Raphael.Soares 07/03/2016

Muito interessante, pois o autor nos leva a uma grande "viagem" pelo inicio das civilizações até os dias atuais. Entendendo a ocupação em cada continente e a importância de cada povos dentro da cultura histórica.

Sandro.Zacarias 03/05/2018

Uma breve história do mundo
Excelente livro, faz uma viagem pelo passado, selecionando eventos importantes para a história humana. De um jeito descontraído, porém, não debochado. Leitura agradável e enriquecedora.
Cirilo0 03/05/2018minha estante
Esse foi o primeiro livro que comprei na vida

Sandro.Zacarias 13/05/2018minha estante
Excelente.

Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
Começou bem, Cirilo.

Denis 28/12/2018

Boa leitura
Um balanço da história da humanidade sintetizada desde seus primórdios até os dias atuais.

O autor abrange diversos aspectos além do histórico, analisa a geografia e o legado dos diversos povos.

A leitura é estimulante, faz com que o leitor não se canse é o deixa integrado à sequência histórica dos acontecimentos. O livro não segue formalismos, envolvendo o leitor do início até o final.

Sintetizado, porém, abrangente.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2019

Uma Breve História do Mundo (título original em inglês: A Short History of the World) é um livro escrito pelo professor Geoffrey Blainey. O livro trata da história do mundo e seus principais feitos desde o surgimento do homo sapiens no continente africano até os dias atuais. Ao decorrer da história, o autor descreve a geografia, a civilização, o legado dos povos e suas consequências futuras.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788588350779

Julia.Barbosa 03/03/2019

Uma breve história do mundo
Incrível e bem escrito. Demorei um tempo para ler por conta da chuva de informações, porém o livro é leve e a escrita do autor ajuda muito. Recomendo

Pâmella 11/08/2019

Tendencioso...
Escolhi esse livro para ler, pois queria revisar e relembrar os principais fatos da história mundial antes de me aprofundar com livros sobre temas específicos. Contudo alguns trechos do livro são confusos (problemas de tradução?), algumas datas estão desencontradas etc. Isso fez com que eu seguisse a leitura com um pé atrás e confiando menos nas informações apresentadas. Em alguns trechos o autor é tendencioso ao defender o ponto de vista dos EUA. Ademais, ele não cita alguns fatos históricos importantes da América Latina. A história é contada sob o ponto de vista de um americano/europeu.
Vocês recomendariam algum livro que dê um justo panorama da história mundial?
@miscelanealiteraria

Karlan.Yury 22/10/2019

Superficial
O livro é fraco no que se propõe, leitura decepcionante.
Não achei fluída, apesar de linguagem acessível. Temas importantíssimos como a "Guerra Fria" são praticamente ignorados e temas complexos são resumidos de forma quase que pejorativa.
Enfim, não recomendo.