Uma Breve História Do Mundo

Uma Breve História Do Mundo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Mundo

Alex690 06/12/2023

Vigoroso, mas não o suficiente
Um compilado que deve/pode ser lido várias vezes, um guia simplificado e objetivo para quem já tem um pouco de conhecimento histórico e deseja abrir os portões para compreender mais a fundo a incrível ascensão de uma espécie tão frágil e quase inapta, não fosse sua incrível capacidade evolutiva de raciocínio e organização. Rivaliza muito com Sapiens - Uma breve história da humanidade, e sinceramente acho que Blainey levaria a melhor na minha perspectiva se não fosse certas análises rasas sobre religião e seu foco exacerbado na Europa, Ásia e América do Norte, quase que ofuscando outras partes tão vigoras do mundo como os reinos africanos, dando também apenas duas ou três menções pobres sobre o Brasil, quase que apagando-o do seu mapa de importância social e mundial.

rrodolfo.lima 19/08/2023

Um livro muito bom, uma leitura agradável que te leva pela história da humanidade e ajuda a entender os pontos importantes que nos fizeram chegar aonde estamos. Já li alguns outros que falam sobre a história humana e esse é um dos bons. Durante a leitura, só senti falta de uma cronologia, mas ele opta por tratar por tópicos e não por tempo.

Moises Celestino 24/07/2023

"Bestseller Internacional"
"Uma Breve História do Mundo" é uma obra didática e vibrante, elaborada com a boa proposta de cativar e prender a atenção do leitor. É como viajar por dentro dos fatos que marcaram época na origem da evolução humana, científica e tecnológica. Recomendado para quem curte história e cultura, em geral.
Editora.Fundamento 01/08/2023minha estante
Amo!

m.dalri 01/07/2023

É incrível. Prende logo no começo, é super legal de ir acompanhando o desenrolar da história.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Maristela 27/06/2023

(?) Uma ênfase na igualdade levava a uma ênfase na educação para todos; aquelas terras protestantes que construíram escolas partiam do pressuposto de que todas as crianças tinham potencial e que ler e escrever eram a chave para abrir essa porta. A democracia nos Estados Unidos devia muito às centenas de milhares de pessoas alfabetizadas (?)
Página 277

Lua 18/06/2023

Recapitulando as aulas de História
Amei esse livro. Me lembrou das minhas aula de História na época da escola, e melhor ainda, me fez ter vontade de ler mais sobre determinados assuntos e conhecer vários lugares.

Will 16/05/2023

Ótimo resumo da história da Humanidade.
Um bom livro pra uma proposta tão ousada como escrever um resumo dos fatos mais importantes de toda a história em tão poucas páginas. Acredito que a missão tenha sido concluída com maestria, porque consegue entregar um belo apanhado dos acontecimentos, ligando-os e dando contexto, além de aprofundar e acrescentar fatos curiosos em alguns momentos. Uma boa leitura de entrada para que se encontre assuntos de maior interesse e possa buscar aprofundamento.

BArbara454 01/05/2023

Esperava mais
Leitura okay de ser feita.
Não sei se tinha expectativas erradas, mas há capítulos muito interessantes com boa narrativa para história e tem outros que cita 3 coisas fala um tanto de curiosidade e acha que já tá bom.
Para mim, falha em vários pontos, não fala como aconteceu, a importância de acontecimentos, só cita que ocorreu e para mim isso não foi suficiente.

Guilherme1988 07/04/2023

Uma breve história do mundo
O livro aborda a história do mundo desde o paleolítico até a segunda guerra mundial.
Acompanhamos o surgimento das principais nações em todas as partes do mundo, da China até às Américas.

O livro é bom e é fácil fixar as idéias centrais ainda mais quando se lê o livro acompanhado de aulas de história. Certos trechos acabam sendo mais complexos ou de assuntos de menos interesse o que causa certa dificuldade em lembrar todo o conteúdo do livro.

Recomendo a leitura para todos pois com o livro podemos compreender o por que do mundo estar assim.

JoAo 17/01/2023

Livro de uma linguagem simples. De fácil compreensão, onde podemos viajar junto ao autor só longo da história da humanidade. Como se fosse as histórias de um avô seu, o livro segue de forma simples, nos envolvendo e nos fascinando. Dividido em três partes, vemos das origens da nossa civilização até a sua atual ascenção, mostrando todos os erros que cometemos ao longo desse processo. Se você quer um livro que te prenda a atenção e ao mesmo tempo traga conhecimento e interpretação para os fatos atuais "uma breve História do mundo, é um livro fundamental para isso.

caiocorrea_art 05/01/2023

Conhecer a história para não repeti-la
O livro Uma Breve História do Mundo, de Geoffrey Blainey, narra da história da humanidade desde os primórdios da nossa espécie até o século XX de uma forma bem isenta, apresentando fatos e teorias de tudo o que o Homo Sapiens passou para chegar até hoje como estamos.?Diferente do livro Sapiens, do Harari, que também já divulguei aqui, o livro de hoje não traz opiniões e novas teorias de comportamento e relações.?Uma Breve História do Mundo traz apenas os fatos para que o leitor possa se situar melhor dentro dessa escala evolutiva da qual fazemos parte.?Como a famosa frase de Edmund Burke diz: ?Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la.??Trago a importância desse livro hoje, para termos uma maior noção do que estamos vivendo, para termos um filtro sobre a gravidade das coisas e também para termos noção de que sim, estamos em processo de evolução. Perto do que já vivemos, essa pandemia é mais uma etapa de transformação, de renovação do pensamento e das interações.?Saibamos interpreta-la e designar nossos esforços para gerar um mundo melhor, não uma guerra de opiniões e egos.
Livre-se.

Nobrels 14/11/2022

Esse livro se propõe a abordar a historia da humanidade de maneira simples, e rapida
Ele cumpre perfeitamente esse papel, fala de praticamente todos os pontos importantes da história, trazendo pontos muito bons e pensamentos sobre os períodos históricos.
Ainda esperava que se aprofundasse um pouco mais em algumas áreas, mas acho que assim o livro ficaria enorme, recomendo a leitura pra quem deseja entender a linha do tempo humana

Marcio 15/10/2022

Guerra, guerra e guerra!
História contada em sua maior parte do ponto de vista da cultura e da vida do homem médio em cada tempo. É interessante essa abordagem pois permite aproximar-se mais da realidade de cada época. No entanto, em alguns momentos faz falta pelo menos a menção de figuras históricas destacadas para que seja possível situar-se melhor em qual época se refere. De qualquer forma é um desafio tentar condensar em pouco mais de 300 páginas a história da humanidade, mas considero que o autor foi bem sucessido nas suas escolhas e na forma como foi abordado.
Heitor 22/10/2022minha estante
Estou lendo, mas concordo com vc.

Julia.Nunes 25/07/2022

Resumo
Complicado da história mundial, mais detalhado no começo da história da humanidade e com menos informação para o período pós 1800.

Carol 17/05/2022

Ele é tudo menos breve
Pra quem tem paciência o livro é bom. Ele é bem rico em fatos mas falta um pouco emoção para deixar o leitor com vontade de ler