O Futuro de Nós Dois

Carolyn Mackler

Resenhas - O Futuro de Nós Dois

Loisy 02/10/2013

A-D-O-R-E-I
Nossa que leitura mais fofa, gostei muito, final fofo, aah vou morrer de saudades da Emma e do Josh, não adianta querer mudar o futuro sem antes viver o presente ♥
Loisy 04/10/2013minha estante
Com certeza vai deixar saudades meu anjo, obrigada por me acompanhar >

Larissa.Ohana 02/05/2021

Leitura leve
Estamos nos anos 90 e Emma ganha do pai um computador, mas curiosamente entra em um site desconhecido chamado facebook onde há um perfil dela 15 anos mais velha com várias informações dela e dos seus amigos, surpresa ela chama o seu melhor amigo Josh para ver o site e ajudar a entender o que está acontecendo.
A história se passa em um ambiente colegial e adolescente, os personagens são super carismáticos e a narração é fluída, muito leve e divertida.
@thiagogaal 05/05/2021minha estante
Gosto muito dele ??

Larissa.Ohana 14/05/2021minha estante
Vc tem bom gosto ?

Danika 21/05/2013

No que você está pensando agora?
Quando comecei a ler o livro eu me senti.... velha. Foi exatamente assim no começo. Quando a Emma vai instalar internet em casa, ela coloca aquele velho CD-Rom da AOL, que te dá 100 horas de navegação grátis. Além de tudo, ela escolheu o descanso de tela de tijolinhos para o Windows. E isso são coisas que já fiz. Em um tempo, muito, muuuuiito remoto.

Josh e Emma são amigos desde a infância, ou pelo menos eram até 6 meses atrás, onde a amizade deles ficou um tanto estranhas depois de uma sessão de cinema de Toy Story. Um meio sorriso, um aceno de cabeça e isso se resumia ao contato deles. Até que Josh ganha o tal CD da AOL e dá a Emma, já que ainda não tem computador. Afinal, era 1996, e poucas pessoas tinham.

Quando Emma instala a internet e se cadastra para entrar, um site abre para ela e ela entra nele. Facebook. Era este o site. Que só viria a existir 10 anos depois. Ele abre na página de uma Emma Nelson que até parecia com ela, mas que já estava na casa dos 30 anos. E Emma só tinha 16, então era pura coincidência, não? Mesmo as informações da mulher dizendo que ela nasceu no mesmo dia de Emma e que se formou na mesma escola onde ela está se formando. Desesperada, ela chama Josh e pergunta o que ele fez. Afinal, foi ele que deu o CD a ela. A princípio, ele fica tão assustado quanto ela mas depois imagina ser uma pegadinha de algum expert da informática.

"É uma coisa muito forte pensar que o Facebook não se limita a Josh e Eu. Talvez eu possa achar qualquer pessoa e ver como vai ser o futuro dela"

Quando eles começam a ver que aquele é o futuro daqui a 15 anos, eles começam a 'fuçar' mais. A vida de ambos é exposta em fotos, relacionamentos futuros, empregos futuros e alguns textos postados e curtidos por amigos que eles nem fazem ideia de quem são. Emma não gosta do futuro que vê e Josh fica encantado com o que tem pela frente, até que percebem que simples ações feitas no hoje podem mudar drasticamente quem serão daqui a 15 anos. A diferença é que eles podem ver como essa mudança os afetará.

A história é encantadora. Se passa em menos de um semana e é tão legal ver esse primeiro contato deles com a internet e justamente com uma rede social que nem existe ainda! Os personagens foram muito bem construídos e a história é leve e divertida. Mais uma vez me choco com um possível romances entre melhores amigos, o que acho super fofo. Além de te mostrar que simples ações no presente podem mudar seu futuro, o livro é um lembrete de que precisamos nos desconectar para nos concentrarmos na vida que está ao nosso redor. Ele é narrado por Emma e Josh, intercalados por capítulos, o que dá uma visão de ambos de um mesmo momento. A leitura flui que é uma beleza. São quase 400 páginas, mas você nem nota. A revisão do livro está impecável e achei a capa linda. E quando chega aos fim, você simplesmente só quer mais dos personagens. Só quer saber do futuro deles, seja amanhã ou daqui a 15 anos.

Recomendo com toda certeza do mundo! ;)
Letícia | @mamaeliteraria 13/07/2013minha estante
hahaha tb me senti velha... eu tinha 15 anos em 96. estes cds... ai ai... recebia vários. ía usando todos até finalmente inventarem os provedores gratuitos.

Vera 05/02/2022minha estante
Puts, brigada pela a sua resenha! No começo eu tava meio assim com o livro, mas foi ela q me convenceu a ler e, sinceramente, UAU!! N me arrependo nem um tiquinho

Maíra Batista 05/12/2016

Clichê péssimo
Comecei a leitura esperando um romance clichê e adolescente e é exatamente isso o que o livro passa mas admito que esperava uma escrita e um desenrolar de histórias melhores.
A ideia do livro é bem original e foi por isso que decidi ler, mas a história é chata, nada acontece, são páginas e páginas de vários nadas.
Emma é uma personagem desprezível e egoísta, sério não tem como torcer por ela. Josh é um cara legal mas sem personalidade nenhuma. Os personagens secundários são bem ok e os diálogos são bem pobres.
Não recomendo esse livro de jeito nenhum.
Santos 22/01/2018minha estante
Finalmente encontro alguém que me entenda

Maíra Batista 04/02/2018minha estante
As pessoas tem mania de elogiar tudo, até livro ruim como esse haha

Mafi 05/06/2013

"O futuro de Nós Dois" tinha tudo para ser um daqueles livros que tanto gosto, mas por incrível que pareça os autores conseguiram estragar a premissa brilhante do livro.

O Facebook hoje em dia é um dos grandes meios de comunicação e é algo que adoro/odeio. Adoro porque é lá que passo grande parte do tempo nos vários grupos dedicados aos amantes de livros (passo mais a falar com pessoas que nunca vi na minha vida do que com os meus amigos reais) e odeio pelas razões óbvias: mal entendidos que por vezes se geram. Mas nada disto vem aqui para o caso. Simplesmente não gostei deste livro porque não acontece nada. NADA. O que me fez ler este livro, ainda quando só havia em inglês foi o booktrailer que achei

Depois de ler a sinopse portuguesa na diagonal, parti para a leitura com expectativas altas. se calhar foi mesmo esse o problema, as expectativas. A Emma irritou-me imenso e gostei do Josh, mas achava que o livro seguiria um rumo diferente, por exemplo os autores podiam ter posto logo a Emma e o Josh juntos no futuro e a partir daí desenrolava-se um romance entre os dois, seria muito mais giro! Alternando entre os POVS do Josh e da Emma, foi com pena que, devido à tradução, não ter descoberto a escrita dos autores: Jay Asher e Carolyn Mackler, pois pelo que percebi cada um escrevia um ponto de vista. Mas quanto a isso não posso fazer nada, eu é que quis ler em português. Foi uma leitura um pouco mastigada e com pouco impacto. Não que peça muito deste tipo de livros young-adult, mas normalmente costumam passar uma mensagem e neste livro não senti isso. Apenas me deixou a pensar se gostaria de ver o meu futuro e não consegui chegar a nenhuma conclusão. Gostar até gostaria mas não no facebook, eu cá sou mais de bolas de cristal! É uma leitura leve e fluída mas que não me deixou grandes marcas.
Ludy 19/04/2013minha estante
Nossa... Não esperava essa resenha. Estou com tantas expectativas para lançamento no Brasil, a premissa do livro é tão tentadora e promete algo interessante. Confesso que estou com um pé atrás agora, primeiro por conta da média dele no "Goodreads" que é de 3.56, e agora com essa sua resenha. Mesmo assim vou acabar lendo pra ter minhas próprias opiniões.

Mafi 19/04/2013minha estante
Ludy achei tao aborrecido!! Mas quem sabe pode ser que você goste =D

Liv Lima 31/07/2018

A história em que você se vê nos personagens
O livro conta a história de Emma e Josh, vizinhos e amigos, que vivem histórias comum de dois adolescentes em 1996. Isso até Emma ganhar um computador e ele ter acesso ao Facebook, e isso muda a história dos então mais vizinhos do que amigos.
A primeira vez que li esse livro foi em 2013/2014 com um amigo. Líamos juntos online, ele na Praia Grande-Sp e eu em São Bernardo-Sp. Foi um choque ao ver que Emma e eu éramos a mesma pessoa, já Josh tinha as mesmas características que meu crush da época. Além disso quando se tem os dois lados da mesma história o desenrolar fica mais leve e interessante. Ter a visão da Emma e do Josh faz com que tenhamos um apego fora do normal com eles.
Os autores nesse sentido arrasaram no clima de nostalgia, na "trilha sonora" (sim o livro tem uma playlist que é sensacional baseada nos anos 90), nos personagens e no mistério que o livro mantém entre a conexão passado e futuro.
É um livro gostoso de se ler, com todo o clichê adolescente possível porém com um toque a mais. Como diz a Mel do @teawithmel "é um livro para o verão", foi de um vídeo dela que acabei encontrando o livro da minha vida. Já li umas 6 vezes desde então. Espero que curtam tanto quanto eu. Boa leitura.
Suellen 16/04/2019minha estante
Estou entrando na reta final, eu estou adorando. Me diverti muito com essa turma e desejo finalizar com o mesmo sentimento de agora!

resenhasdajulia 14/03/2021

Em 1996, quando Emma ganha seu primeiro computador, ela fica chocada ao se deparar com algo chamado "Facebook" e ver como sua vida será daqui a 15 anos. E, pior ainda, ela percebe que será muito infeliz.

Junto com seu melhor amigo, Josh, os dois tentam desvendar os mistérios desse tal de Facebook, em que, por algum motivo, as pessoas escrevem tudo o que estão fazendo, ou onde estão, para que os outros vejam.

Totalmente insatisfeita com a vida que terá, Emma percebe que, mudando pequenas coisas no presente, seu futuro é alterado. Então ela faz de tudo para ter a vida perfeita.
Em contrapartida, Josh vê sua vida dos sonhos daqui a 15 anos, mas percebe que, na verdade, não é bem isso que ele quer.

É um livro fofo, rápido de ler, e que traz críticas sobre a dependência das redes sociais e que, nem sempre o que vemos, é toda a verdade.

Me surpreendi com essa história, não achei que fosse gostar tanto.
DANILÃO1505 01/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Bárbara 17/01/2015

Divertido, mas um pouco superficial demais
Eu achei a ideia de usar o Facebook para ver o futuro ótima e extremamente criativa, deixou tudo muito divertido no livro. Também gostei do apelo superficial que o livro faz a como as pessoas abusam demais das rede sociais e as consequências disso nas vidas delas.

Mas... Algo me desagradou no livro. Talvez o egoísmo de Emma que é totalmente insuportável ou a teimosia de Josh que é tão imaturo. No meu ponto de vista, o livro pecou na construção dos personagens.

Foi divertido ler, eu ri em algumas partes, mas senti como se tivesse perdido meu tempo no final.
Lalá 10/09/2015minha estante
A Emma é provavelmente a personagem mais chata e mesquinha que conheci ao longo dessa minha vida de leitora... rsrs
Bom achar alguém que tbm não gostou dela.

Glaucia 06/10/2013

O Futuro de Nós Dois - Jay Asher e Carolyn Mackler
O ano é 1996 e somos apresentados a história de Emma e Josh. Eles são vizinhos e até um tempo atras, eram também muito amigos, mas se distanciaram depois de um fato que aconteceu.

Mesmo assim, por morarem muito perto e estudarem na mesma escola, ainda mantém uma relação amigável.

Emma acaba de ganhar um computador de seu pai, e Josh sabendo da novidade, a presenteia com um CD-ROOM da Aol, para que ela possa instalar e ganhar as 100 horas de navegação gratuita. Porém ao fazer a instalação do mesmo, a primeira página que aparece para ela é o facebook, e o que ela nunca imaginaria, é que nessa página, tem seu perfil com atualizações constantes sobre seu futuro daqui à 15 anos.

Sem acreditar e pensando ser uma piada de mau gosto de Josh, ela o chama e pede uma explicação. Josh fica sem entender, mas descobre que também tem um perfil e que sua vida do futuro retratada ali, será ótima!

A medida que os dias vão correndo, Emma e Josh percebem que aquele site, não é nenhuma invenção, mas sim, uma espécie de janela para o futuro dos dois. Emma acaba percebendo que seu futuro não é tão promissor quanto o de Josh, e quer fazer de tudo para que o mesmo mude, mas Josh não quer nenhuma interferência dela, com medo de que sua vida também sofra algum impacto. O livro gira em volta justamente dessa premissa, de Emma agir por conta própria para ter um futuro feliz ou deixar tudo como está, para não estragar o futuro de Josh?

O livro tem a narrativa alternada entre Emma e Josh, e a leitura é bem gostosa e rápida. A ideia dos autores foi bem original, visto que muitas pessoas compartilham praticamente tudo das próprias vidas nas redes sociais. Apesar de ter gostado e recomendar o mesmo, acho que eles deveriam ter explorado mais o final da história.

site: Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©
Verônica 13/10/2013minha estante
Acho que os autores poderiam ter colocado um capitulo bonus com a vida deles dali a 15 anos!
Nós lemos e acompanhamos o status deles durante todo o livro, mas o final que realmente é o que interessa, nao ganhou um epílogo bacana!

Carol D. Torre 19/05/2013

Quando li a sinopse, a premissa chamou muito a minha atenção, achei uma sacada genial mexer com o futuro utilizando uma coisa que a gente conhece muito bem hoje. Confesso que comecei o livro com as expectativas bem altas, ainda mais por ter gostado muito do primeiro livro que li do Jay Asher, Os Treze Porquês, mas, apesar de não ser um livro ruim, poderia ter sido muito melhor trabalhado.
Emma é uma das primeiras a ter um computador só seu, presente do seu pai pelo nascimento da sua meia irmã, e quando Josh aparece na sua porta para dar um CD-ROM de um programa ela fica surpresa, já que a amizade deles ficou meio estranha desde alguns acontecimentos. Quando Emma instala o programa uma coisa estranha acontece, aparece uma página chamada Facebook onde ela aparece quinze anos mais velha e fica dividindo toda a sua vida com seu "amigos" através de alguns comentários. Primeiro ela acha que tudo é uma brincadeira de Josh, mas a partir do momento em que suas ações no presente passam a alterar seu futuro ambos vão usar do Facebook para tentar moldar o futuro da forma que querem, mas não é tão simples assim.
O grande problema do livro é que com uma premissa tão boa os autores poderiam provocar as mais diversas situações, mas o enredo ficou preso em um ponto só que, com o tempo, começou a ser até mesmo cansativo. Sabe, poderia acontecer tanta coisa, fazer tantas reviravoltas, sei lá, mas o caso é que ficou até meio sem graça eles usarem o "poder" de ver o futuro só para aquilo.
Não sei se foi pela tradução, mas não consegui notar muitas diferenças entre a narrativa do Jay Asher e da Carolyn Mackler, apesar do Josh ser um personagem bem mais interessante do que a Emma. A Emma é um pouco irritante, achei ela um tanto quanto egoísta, além do fato de que ela sempre só enxergar e querer a mesma coisa ter me tirado a paciência. Mas o fato dela tomar coragem de mexer no futuro e ver onde tudo aquilo ia dar a fez ganhar o meu respeito, só que não teve jeito, não consegui me conectar com a personagem de forma nenhuma. Por outro lado Josh já um personagem mais cativante, apesar de ser meio medroso e cético e ter uma defeito que o próprio autor admite no final, consegui me simpatizar com ele.
A narrativa é bem simples e gostosa, a estória se passa em somente uma semana e os pontos de vistas intercalam entre a Emma e Josh. Só tem um porém de que eu achei alguns furos no enredo, sei que é bem complicado tratar de uma estória em que os personagens podem ver o futuro, mas achei algumas incoerências que me incomodaram um pouco. Queria também elogiar a capa brasileira que é bem diferente da original e na minha opinião bem melhor. Olhando de perto você vê vários detalhes do Facebook que ficaram muito bons, ótimo trabalho da Galera.
Apesar dessas críticas o livro é legal, você quer saber o final da estória e é um leitura bem gostosinha, mas é aquele tipo de livro que não faz diferença, sabe? E é uma pena que um enredo que poderia render tanto se transformou em apenas mais um. Enfim, indico para quem quiser uma leitura de diversão.

Mais resenhas aqui: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

Teresa 23/05/2013

O futuro de nós dois
Simplesmente perfeito.
Os 13 porques foi o 1° livro de Jay Asher, eu li, e ADOREI. Jay Asher escreve maravilhosamente bem, e com uma ajudinha, o livro ficou ainda melhor.
Em o futuro de nós dois, Emma e Josh são melhores amigos desde pequenos. Emma ganha de seu pai, um computador, e de Josh ela ganha um CD da AOL. Quando faz um e-mail, Emma abre sem querer, o Facebook.
Mas o Facebook não existia naquela época. Seria uma pegadinha?
Emma e Josh acabam descobrindo que o futuro não é como eles esperavam, e decidem mudar algumas coisas no presente, que alterarão o futuro. É claro, que isso não dá certo.
Josh descobre que a garota mais popular do colégio é perfeita pra alguns caras. Mas será pra ele?
Emma precisa descobrir quem ela realmente quer como marido, já que após varias tentativas, aparece um pior.
Um livro romantico na medida. Emocionante, as vezes.
Pra mim, simplesmente perfeito *-*

Raffafust 26/05/2013

Para início de resenha basta dizer que o fato do livro ser "tão eu" já me fez gostar dele. Eu vivi na mesma idade de Emma o ano de 1996, onde poucas pessoas no Brasil tinha computador em casa, onde as que tinham achavam o máximo quando vinha o cd da AOL de instalação de internet, onde a internet era discada e os pais reclamavam do tempo que ocupávamos a linha da família com essa grande besteira chamada computador.
Quem naquela época poderia imaginar que isso viraria tudo que virou hoje? Ter computador no Brasil então naquela época era artigo de luxo, meu ex tinha e eu achava o máximo , de resto só os via no curso de inglês onde os exercícios eram on line. Laptops não existiam, os computadores eram todos daquele bege que amarelou com o tempo !
Por esse motivo vivi a história de Emma e Josh como se lembrasse da minha história. Mas vamos ao livro , certo?
Como disse naquele ano - 1996- nos EUA poucas pessoas tinham computador e poucos pais achavam que era bacana tê-los em casa ou até mesmo necessários, por ter pais divorciados, Emma o ganha do pai como uma desculpa pelo tempo que passa com a atual namorada ou esposa.
Sua mãe está e um novo casamento com um padrasto que a convenceu a reformar a casa toda.
Seu melhor amigo Josh, chega um belo dia em sua casa com o tal cd room de instalação da AOL que a mãe dele recebeu mas não se interessa em usar.
Tudo muito bizarro para quem estava nascendo nessa época ou para quem era muito pequeno para lembrar disso mas era assim mesmo, ter email era o máximo, receber mensagens on line então era a glória, como a pessoa era moderna e antenada. E no Brasil o celular ainda nem tinha chegado, pelo que me lembre somente em 1997 os mais ricos começaram a ter!
Ao fazer a instalação Emma se choca ao ver que uma página de algo bem estranho se abre, afinal de contas o que mesmo seria um Facebook? Porque tinha alguém parecido com ela e atualizando toda hora a página com tudo que fazia? Nem ela acredita e acha que é pegadinha de Josh.
Acontece que ao contar para o amigo ele logo fica tão impressionado quanto ela e os dois logo descobrem que aquela página é de Emma no futuro, mais precisamente o que vai acontecer com ela em 15 anos, o que ela vê não lhe agrada e fica aquela velha dúvida do que podemos fazer no presente para mudarmos o futuro que não nos agrada?
Emma já estava prestes a terminar com seu atual namorado Graham, tinha dado um fora em Josh dizendo que só queria sua amizade no meio de Toy Story no cinema e agora sabia que seu casamento era infeliz quando tivesse 31 anos e pra completar ainda ficaria desempregada!
Tudo muito louco? Sim, mas nos faz perguntar o que mudaríamos na nossa vida agora se pudéssemos adivinhar o nosso futuro?
Eu mesma teria mudado muita coisa, vocês não? Pensei nas vezes que saímos com os caras errados - teria evitado todas - pensei nas vezes que me enganaram e que fui magoada, sendo assim, achei justificável a atitude de Emma, mas seu amigo Josh vê como perigosa ´já que não temos o direito de mudar o nosso destino. Apesar de que o dele está bem melhor pois ele vê na sua página do Facebook que vai casar com a gostosona da escola.
A história é muito divertida, eu adorei o livro mas só acho que pecou em uma coisa : é muito longo para uma história que poderia ter metade das páginas, algumas coisas se repetem e a leitura fica um pouco chata mas nada que comprometa o resultado final .
" O futuro de nós dois" é um livro muito bom, mas ainda acho que quem viveu exatamente o que eles vivem tem mais chances de gostar do livro do que o pessoal mais novo!

Lelê 06/06/2013

Resenha:
"O Futuro de Nós Dois" é o tipo de livro gostoso de ler. É divertido e romântico ao mesmo tempo. Muito leve e tranquilo.

"Não faço a menor ideia do que tudo isso
quer dizer: "Status", "Solicitação
de Amizade" e "Cutucar". "
Pag. 17

Aqui vamos conhecer Emma, uma adolescente, estudante do ensino médio e que tem um relacionamento distante com o pai, que aliás já está casado com outra mulher; ela vive com a mãe e o atual marido dela. Emma tem um coração fechado para o amor, apesar de estar sempre namorando.
Recentemente seu pai lhe deu um computador de última geração, com Windows 5. Lembrando que esta história se passa em 1996!! Agora, Emma poderá ter acesso a internet de dentro do seu quarto. Fato que na época era um luxo!

" - Eu tentei fazer o meu pai me dar um
bipe de aniversário - diz. - Mas ele
acha que só médicos e traficantes
de drogas precisam disso."
Pag. 107

O vizinho de Emma, Josh, é um garoto simples, inteligente, reservado, estudioso, educado, protegido pelos pais, um fofo! Josh e Emma são amigos desde a infância, porém Josh nutre um amor platônico por ela.

"Foi a primeira vez que senti que estava
ficando a fim da minha melhor amiga."
Pag. 235

Só que Emma só vê Josh como seu melhor amigo mesmo.
Quando Josh fica sabendo do computador de Emma, entrega pra ela um CD-ROM da AOL com cem horas grátis, esse era o único jeito de entrar na internet discada.
Com o CD-ROM em mãos, Emma começa a instalar o que precisa e acessa a internet. Logo de cara abre uma janela com o nome de facebook pedindo email e senha. Ela conecta e abre um perfil de Emma com trinta e um anos.
Emma e Josh se perguntam se isso não é algum tipo de pegadinha, mas não é não; é o facebook do futuro deles. E Emma não gosta nada do que vê no futuro dela. Já Josh gosta muito do dele.
Porém eles percebem que cada ação realizada no presente, causa reverberações no futuro deles.
Então é melhor tentar consertar agora os erros do futuro.

A narrativa é leve e divertida. A leitura flui com muita suavidade. Todos os personagens são ótimos, tanto Emma e Josh, quanto seu amigos e familiares.
Cada capítulo é narrado por Emma e Josh alternadamente. Para isso, a diagramação foi fundamental, pois no capítulo que é narrado por Emma começa com: //:Emma, e no de Josh: //:Josh.
A capa está linda e a fonte usada é perfeita.

Destaque especial para a playlist do livro, a cada música citada ou cantada eu viajava muito!!

Recomendo para quem deseja uma leitura agradável e bem-humorada! E quem não gosta disso?!!

Vanessa Vieira 10/06/2013

O Futuro de Nós Dois_Jay Asher e Carolyn Mackler
O livro O Futuro de Nós Dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler se passa no ano de 1996 e nos conta a história dos vizinhos Emma e Josh. Eles sempre foram amigos muito próximos, porém, durante uma sessão de cinema, se distanciaram bastante.

Emma acaba de ganhar um computador de seu pai e está toda eufórica com o presente. Josh aparece em sua casa a mando de seus pais e lhe oferta um CD-ROM da America Online, o qual contém 100 horas de internet grátis para que ela e sua família possam navegar pela rede e criar suas contas de e-mail.

Quando Emma está se cadastrando na AOL para ter acesso ao seu benefício, acaba acessando, automaticamente, a página do Facebook...Porém, o ano é de 1996 e a rede social ainda não havia sido criada... Ela recorre a Josh e, a princípio os dois imaginam que caíram em alguma pegadinha, já que o misterioso site lhes proporciona uma cadeia de perfis - incluindo os deles próprios e de seus amigos e familiares - e se passa dali há quinze anos. Informações sobre família, emprego e estado civil bombam na rede, dentre outras atualizações que vão sendo feitas de acordo com o status de cada perfil.

O futuro apresentado à Emma e Josh não é nada do que eles imaginavam e eles ficam completamente intrigados ao vislumbrá-lo através da tela do computador. Conforme vão atualizando a página, vários detalhes de suas vidas vão se modificando. À medida que tomam conhecimento de como será o seu futuro, Emma e Josh passam a fazer pequenas mudanças no seu presente, interferindo assim no destino, e o resultado apresentado nem sempre é satisfatório...

O Futuro de Nós Dois é um livro muito interessante, que soube trabalhar um tema atual através de um ponto de vista nostálgico. Somos convidados a embarcar ao ano de 1996, onde a internet começava a dar os primeiros passos e não era nem de perto tão popular e funcional como nos dias de hoje. Acompanhar a rotina de Josh e Emma se mostra uma grande aventura e para quem nasceu na década de 80, assim como eu, nos faz recordar muitas coisas vividas em nossa infância e pré-adolescência, de uma maneira mágica e gostosa. O livro é narrado em primeira pessoa por Emma e Josh, de forma intercalada, e nos mostra o boom de acompanhar como serão suas vidas num futuro próximo, mais precisamente dali há quinze anos.

Eles se chocam bastante com o que vêem pelas lentes do Facebook. O fato das pessoas utilizar a rede social como uma espécie de "diário virtual" e desabafar seus problemas, angústias e sentimentos os assustam bastante, ao ponto de imaginarem que o futuro não é tão grandioso e bem desenvolvido como esperavam.

"Sempre achei que viagem no tempo devia ser uma coisa tão grandiosa que mudaria a vida da gente. (...) Como Uma Dobra no Tempo ou De Volta Para o Futuro. Mas, aqui, a maior parte das pessoas só se importa com fotos de férias sem graça e com coisas triviais."

Conforme percebem o que o destino lhes reserva, eles tentam alterar algumas coisas do seu presente para modificá-lo. Tais partes me lembraram do filme Efeito Borboleta, no qual o protagonista tinha o dom de voltar no tempo e tentar ajustar o seu presente/futuro, com a diferença de que Emma e Josh tem acesso ao tempo vindouro através da tela do computador, do Facebook. Nos dois casos, quanto mais os personagens tentam interferir na lei natural da vida, mais se atrapalham e se prejudicam.

Os personagens foram bem construídos, e tem personalidades bastante distintas entre si. Gostei muito deles e de como foram intercalados na história, apesar de, algumas vezes, me irritar um pouquinho com determinadas atitudes de Emma. Apreciei bastante as referências da década de 90 incrustadas na trama, tanto as que se referiam aos seriados (Friends, Um Maluco no Pedaço) como as de bandas (Green Day, Oasis, Dave Matthews Band) e, por um momento, pude sentir como se fosse transportada ao passado remoto, e recordei de muitas coisas boas que me sucederam naquela época, mesmo ainda sendo bastante jovem.

Em suma, O Futuro de Nós Dois nos traz uma temática muito interessante, que nos leva até mesmo a refletir a respeito do nosso cotidiano. Será que toda essa auto-exposição na internet é saudável? Será que não estamos perdendo um tempo demasiado relatando fatos triviais de nossa vida quando podemos aproveitá-la ao máximo, em toda a sua plenitude? O livro levantou muitos questionamentos consideráveis, e creio que foi exatamente esta a mensagem dos autores ao escrevê-lo. Achei a capa bem descolada, além de retratar com precisão o teor abordado na obra, e a diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho e uma revisão impecável. Recomendo ☺

Fernanda 10/06/2013

Resenha: O Futuro de Nós Dois - Jay Asher, Carolyn Mackler
LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

Resenha: O Futuro de Nós Dois nos remete à uma história criativa, romântica e ao mesmo tempo despretensiosa. E também nos faz refletir bastante sobre como seria se soubéssemos a respeito de nosso futuro, ou mesmo se pudéssemos alterá-lo. Vai dizer que você não tem certa curiosidade sobre como será sua vida daqui dez ou quinze anos? As pessoas fazem todos os dias, diversos tipos de planejamentos e/ou alterações que podem causar várias mudanças e nem sempre temos consciência disso. Nesta trama, somos introduzidos a um ambiente diferente, onde a tecnologia ainda vinha sendo introduzida na sociedade. O enredo se passa em 1996 e conhecemos dois personagens principais: Emma e Josh. Em cada capítulo, a narrativa é feita por um ou outro, e isso se torna mais relevante pelo fato de o leitor conseguir distinguir cada lado da história e poder avaliar o ponto de vista e emoções de cada um.

“Estou falando do futuro. Eu nunca vou ser feliz.” Pg.35

A história pode parecer clichê pelo lado mais sentimental. Emma e Josh são melhores amigos desde sempre. Ela é aquela garota bonita, indecisa com os rapazes e vê Josh sendo simplesmente o Josh. Ele é o típico nerd, tímido, inseguro e que sente algo mais forte por Emma. Quem nunca ouviu falar de uma história assim? Ele tentou se aproximar, mas percebeu que o sentimento não era recíproco. Mas será mesmo? Algo precisou acontecer para que Emma percebesse a real importância de Josh em sua vida. Ela se arrependeu, porém o que será preciso fazer para poder voltar atrás?

“Se alguém está fazendo uma pegadinha comigo – completa ela –, então também está fazendo uma pegadinha com você.” Pg. 49

Foi inevitável o afastamento de ambos, porém eles começaram a se ver com uma frequência maior depois que Josh deu um CD de acesso da AOL para Emma, que havia ganhado recentemente um computador do pai. O objetivo era que ela criasse um endereço de email, porém ela conseguiu acessar bem mais que uma simples conta. Ela conseguiu acessar ao Facebook, a rede social que é tão utilizada em nosso tempo. Pensem bem: em 1996 não havia nem rastros de tal rede, então imaginem a reação dela ao entrar em algo tão estranho. Primeiro ela achou que fosse uma pegadinha, até se dar conta que estava na sua página...daqui 15 anos. Ela se viu casada, com filhos e infeliz. Claro que ela mostrou para Josh, que também viu seu perfil. Diferente do dela, ele estava casado com uma garota bonita e popular. A confusão estava lançada e se tornou impossível para os dois não se abalar diante de tantas informações novas.

“Mas se Emma está agindo toda sorrateira para mudar o futuro dela, pode sem querer bagunçar o meu. E eu adoro o meu futuro! Uma pequena onda criada hoje pode causar um tufão daqui a quinze anos.” Pg.130

Aos poucos os dois perceberam que poderiam alterar seu futuro, pelo menos em alguns detalhes, e em certo ponto eles acabam ficando obcecados com isso, como se cada ato interferisse no que estaria para vir em seguida. Os dois começaram a ver até o que aconteceria com seus amigos e familiares, e acredito que tudo isso só serviu para deixá-los cada vez mais confusos e temerosos. Quem não teria medo de saber que iria se casar um alguém que não gosta ou ter um emprego ruim? Mas será que Josh e Emma estão prestando atenção no que realmente importa?

“Se existe uma pequena parte de você, por menor que seja, que já imaginou como Josh seria se fosse mais que um amigo, talvez devesse pensar em fazer algo antes que seja tarde demais.” Pg. 220

Por fim, “O Futuro de Nós Dois” nos deixa grandes e ao mesmo tempo simples mensagens, ao ponto de fazer com que o leitor se sinta extremamente a vontade com a leitura, que se apresenta leve e envolvente. Foi um livro que despertou emoções comoventes e inusitadas. È aquele tipo de leitura que a gente torce para que os personagens sigam um caminho especial até o final.

LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS: