O Futuro de Nós Dois

O Futuro de Nós Dois Jay Asher
Carolyn Mackler

Resenhas - O Futuro de Nós Dois

Danika 21/05/2013

No que você está pensando agora?
Quando comecei a ler o livro eu me senti.... velha. Foi exatamente assim no começo. Quando a Emma vai instalar internet em casa, ela coloca aquele velho CD-Rom da AOL, que te dá 100 horas de navegação grátis. Além de tudo, ela escolheu o descanso de tela de tijolinhos para o Windows. E isso são coisas que já fiz. Em um tempo, muito, muuuuiito remoto.

Josh e Emma são amigos desde a infância, ou pelo menos eram até 6 meses atrás, onde a amizade deles ficou um tanto estranhas depois de uma sessão de cinema de Toy Story. Um meio sorriso, um aceno de cabeça e isso se resumia ao contato deles. Até que Josh ganha o tal CD da AOL e dá a Emma, já que ainda não tem computador. Afinal, era 1996, e poucas pessoas tinham.

Quando Emma instala a internet e se cadastra para entrar, um site abre para ela e ela entra nele. Facebook. Era este o site. Que só viria a existir 10 anos depois. Ele abre na página de uma Emma Nelson que até parecia com ela, mas que já estava na casa dos 30 anos. E Emma só tinha 16, então era pura coincidência, não? Mesmo as informações da mulher dizendo que ela nasceu no mesmo dia de Emma e que se formou na mesma escola onde ela está se formando. Desesperada, ela chama Josh e pergunta o que ele fez. Afinal, foi ele que deu o CD a ela. A princípio, ele fica tão assustado quanto ela mas depois imagina ser uma pegadinha de algum expert da informática.

"É uma coisa muito forte pensar que o Facebook não se limita a Josh e Eu. Talvez eu possa achar qualquer pessoa e ver como vai ser o futuro dela"

Quando eles começam a ver que aquele é o futuro daqui a 15 anos, eles começam a 'fuçar' mais. A vida de ambos é exposta em fotos, relacionamentos futuros, empregos futuros e alguns textos postados e curtidos por amigos que eles nem fazem ideia de quem são. Emma não gosta do futuro que vê e Josh fica encantado com o que tem pela frente, até que percebem que simples ações feitas no hoje podem mudar drasticamente quem serão daqui a 15 anos. A diferença é que eles podem ver como essa mudança os afetará.

A história é encantadora. Se passa em menos de um semana e é tão legal ver esse primeiro contato deles com a internet e justamente com uma rede social que nem existe ainda! Os personagens foram muito bem construídos e a história é leve e divertida. Mais uma vez me choco com um possível romances entre melhores amigos, o que acho super fofo. Além de te mostrar que simples ações no presente podem mudar seu futuro, o livro é um lembrete de que precisamos nos desconectar para nos concentrarmos na vida que está ao nosso redor. Ele é narrado por Emma e Josh, intercalados por capítulos, o que dá uma visão de ambos de um mesmo momento. A leitura flui que é uma beleza. São quase 400 páginas, mas você nem nota. A revisão do livro está impecável e achei a capa linda. E quando chega aos fim, você simplesmente só quer mais dos personagens. Só quer saber do futuro deles, seja amanhã ou daqui a 15 anos.

Recomendo com toda certeza do mundo! ;)
Letícia | @mamaeliteraria 13/07/2013minha estante
hahaha tb me senti velha... eu tinha 15 anos em 96. estes cds... ai ai... recebia vários. ía usando todos até finalmente inventarem os provedores gratuitos.

Vera 05/02/2022minha estante
Puts, brigada pela a sua resenha! No começo eu tava meio assim com o livro, mas foi ela q me convenceu a ler e, sinceramente, UAU!! N me arrependo nem um tiquinho

resenhasdajulia 14/03/2021

Em 1996, quando Emma ganha seu primeiro computador, ela fica chocada ao se deparar com algo chamado "Facebook" e ver como sua vida será daqui a 15 anos. E, pior ainda, ela percebe que será muito infeliz.

Junto com seu melhor amigo, Josh, os dois tentam desvendar os mistérios desse tal de Facebook, em que, por algum motivo, as pessoas escrevem tudo o que estão fazendo, ou onde estão, para que os outros vejam.

Totalmente insatisfeita com a vida que terá, Emma percebe que, mudando pequenas coisas no presente, seu futuro é alterado. Então ela faz de tudo para ter a vida perfeita.
Em contrapartida, Josh vê sua vida dos sonhos daqui a 15 anos, mas percebe que, na verdade, não é bem isso que ele quer.

É um livro fofo, rápido de ler, e que traz críticas sobre a dependência das redes sociais e que, nem sempre o que vemos, é toda a verdade.

Me surpreendi com essa história, não achei que fosse gostar tanto.
DANILÃO1505 01/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Luiz Souza 08/09/2022

Viajando no tempo
Tudo começa quando Emma ganha um computador do seu pai o ano é 1996 onde o sistema de computador estava começando comparado ao nível de tecnologia hoje.
Josh da um cd rom é o novo kkkk para Emma sua melhor amiga no início da história eles tão um pouco distante mas devido ao aplicativo novo que viram no cd a dupla fica apreensiva pois mostra coisas do futuro, quem fica mais agoniada é Emma a moça em questão não sabe o quer pra falar a verdade.
Achei o começo bem interessante mais teve uma parte no meio que achei meio arrastado.

Fernanda 10/06/2013

Resenha: O Futuro de Nós Dois - Jay Asher, Carolyn Mackler
LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

Resenha: O Futuro de Nós Dois nos remete à uma história criativa, romântica e ao mesmo tempo despretensiosa. E também nos faz refletir bastante sobre como seria se soubéssemos a respeito de nosso futuro, ou mesmo se pudéssemos alterá-lo. Vai dizer que você não tem certa curiosidade sobre como será sua vida daqui dez ou quinze anos? As pessoas fazem todos os dias, diversos tipos de planejamentos e/ou alterações que podem causar várias mudanças e nem sempre temos consciência disso. Nesta trama, somos introduzidos a um ambiente diferente, onde a tecnologia ainda vinha sendo introduzida na sociedade. O enredo se passa em 1996 e conhecemos dois personagens principais: Emma e Josh. Em cada capítulo, a narrativa é feita por um ou outro, e isso se torna mais relevante pelo fato de o leitor conseguir distinguir cada lado da história e poder avaliar o ponto de vista e emoções de cada um.

“Estou falando do futuro. Eu nunca vou ser feliz.” Pg.35

A história pode parecer clichê pelo lado mais sentimental. Emma e Josh são melhores amigos desde sempre. Ela é aquela garota bonita, indecisa com os rapazes e vê Josh sendo simplesmente o Josh. Ele é o típico nerd, tímido, inseguro e que sente algo mais forte por Emma. Quem nunca ouviu falar de uma história assim? Ele tentou se aproximar, mas percebeu que o sentimento não era recíproco. Mas será mesmo? Algo precisou acontecer para que Emma percebesse a real importância de Josh em sua vida. Ela se arrependeu, porém o que será preciso fazer para poder voltar atrás?

“Se alguém está fazendo uma pegadinha comigo – completa ela –, então também está fazendo uma pegadinha com você.” Pg. 49

Foi inevitável o afastamento de ambos, porém eles começaram a se ver com uma frequência maior depois que Josh deu um CD de acesso da AOL para Emma, que havia ganhado recentemente um computador do pai. O objetivo era que ela criasse um endereço de email, porém ela conseguiu acessar bem mais que uma simples conta. Ela conseguiu acessar ao Facebook, a rede social que é tão utilizada em nosso tempo. Pensem bem: em 1996 não havia nem rastros de tal rede, então imaginem a reação dela ao entrar em algo tão estranho. Primeiro ela achou que fosse uma pegadinha, até se dar conta que estava na sua página...daqui 15 anos. Ela se viu casada, com filhos e infeliz. Claro que ela mostrou para Josh, que também viu seu perfil. Diferente do dela, ele estava casado com uma garota bonita e popular. A confusão estava lançada e se tornou impossível para os dois não se abalar diante de tantas informações novas.

“Mas se Emma está agindo toda sorrateira para mudar o futuro dela, pode sem querer bagunçar o meu. E eu adoro o meu futuro! Uma pequena onda criada hoje pode causar um tufão daqui a quinze anos.” Pg.130

Aos poucos os dois perceberam que poderiam alterar seu futuro, pelo menos em alguns detalhes, e em certo ponto eles acabam ficando obcecados com isso, como se cada ato interferisse no que estaria para vir em seguida. Os dois começaram a ver até o que aconteceria com seus amigos e familiares, e acredito que tudo isso só serviu para deixá-los cada vez mais confusos e temerosos. Quem não teria medo de saber que iria se casar um alguém que não gosta ou ter um emprego ruim? Mas será que Josh e Emma estão prestando atenção no que realmente importa?

“Se existe uma pequena parte de você, por menor que seja, que já imaginou como Josh seria se fosse mais que um amigo, talvez devesse pensar em fazer algo antes que seja tarde demais.” Pg. 220

Por fim, “O Futuro de Nós Dois” nos deixa grandes e ao mesmo tempo simples mensagens, ao ponto de fazer com que o leitor se sinta extremamente a vontade com a leitura, que se apresenta leve e envolvente. Foi um livro que despertou emoções comoventes e inusitadas. È aquele tipo de leitura que a gente torce para que os personagens sigam um caminho especial até o final.

LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

estanted4ari 25/11/2021

O FUTURO DE NÓS DOIS
O ano é 1996 e conheceremos Josh e Emma que são melhores amigos até então... Quando Emma ganha um computador e um AOL CD para instalar e quando finalmente o download acaba, ele é direcionado ao Facebook mas Emma e Josh ainda não sabem que estão 15 anos à frente do seu tempo.

Quando achei o livro por acaso e decidi ler a sinopse achei intrigante e curioso então salvei mas não comecei com expectativa mais com muita curiosidade para saber como ia ser o desenrolar da história, confesso que confundi muitos personagens (só Emma e Josh) estavam fixos em minha memória e decepcionada por não me sentir tão interessada na leitura.

Bookcase of laura 11/10/2020

Resenha by @bookcaseoflaura
?No me?s de agosto, fiz uma leitura coletiva com o livro O FUTURO DE NO?S DOIS. Foi uma experie?ncia incri?vel, conheci pessoas mais incri?veis ainda e tanto que consegui dar continuidade ao projeto.
? A nota final do livro ficou em 3??, por que eu acho que os autores deixaram muito a desejar e a histo?ria ficou rasa.
? A premissa da histo?ria e? muito boa para o que foi entregue no livro que tranquilamente poderia ter umas 400 pa?ginas para entregar mais coisas.
?A muitos preconceitos e falas machistas que ate? agora fico pensando se era da e?poca ou o autor que colocou ali. E isso me tirou a pacie?ncia (da pra ver nos IGTV que diz).
? Gostei da discursa?o ao redor da du?vida de que se pude?ssemos saber o futuro iri?amos querer isso ou na?o.
? Contudo, essa leitura coletiva por todos a interac?a?o com o grupo foi nota 5 favoritado. Nunca vou esquecer esse livro grac?as as pessoas que leram ele comigo. ???

isanascimentoos 18/02/2022

Adorei
Um livro muito gostoso de rápido de ler, bom para quem quer sair de uma ressaca literária, ele te pega bem forte, quando ver já leu mais de 100 páginas. Adorei o romance!!

Duun 02/06/2013

Gostei, mas...
Bom, li esse livro em apenas uma tarde. Me interessei bastante pela sinopse e ao ler o nome do autor, as expectativas se elevaram muito. Desde "Os 13 Porquês" que adquiri um fascínio pelo Jay Asher, por ser uma história fantástica que me ensinou bastante e me deixou com ótimas impressões do autor. Confesso que O Futuro de Nós dois me decepcionou um pouco.
O livro tem um bom tema, e o desenrolar da história é realmente bom, porém tem um final muito simples e eu senti que faltou uma real moral para a história. É aquele livro que você termina, sabe que gostou da história, mas realmente sente que ficou faltando algo. É um bom livro, porém deixa a desejar.

Tarciele.Guizilini 06/06/2021

Muito fofo !
Esse livro era tudo o que eu estava precisando para esse final de semana. Me fez lembrar da minha adolescência e, por isso, tive muita paciência com a Emma. O Josh é um fofo e ela não sabia o que queria em relação a amizade deles, até ver que ele teria um futuro melhor que o dela. Realmente, as vezes a inveja de algo e o ciúmes de alguém faz com que seja possível assumir um sentimento que negamos e tomar alguma atitude. Acho que são sentimentos tão mal vistos, mas ainda assim é tão importante... Amei o livro! Foi delicado, interessante, envolvente... Realmente muito bom! Tanto em questão do desenrolar da história quanto da narrativa que se revesa entre a personagem feminina e o masculino em capítulos curtos. Recomendo muitíssimo!!

Queria Estar Lendo 20/09/2013

Só mais um - O futuro de nós dois
Só mais um: O futuro de nós dois
Link oficial da resenha: http://goo.gl/ooMbv0

Quem nunca se perguntou como seria sua vida em dois, três ou até mesmo dez anos? Não seria mágico se pudéssemos ter algumas pequenas certezas de como seria nosso futuro? Josh e Emma conseguiram isso, e agora precisam lidar com as consequências.
Assim, sem mais nem menos, o futuro é transformado para sempre.
O futuro de nós dois tem como premissa a história de dois adolescentes que de algum modo inexplicável conseguem ainda no ano de 1996 acessar seus perfis no Facebook, tendo assim uma visão de como seriam suas vidas no ano de 2011. Mas o livro vai muito além disso, embora ele gire em torno das descobertas feitas através do Facebook a mensagem maior que ele passa envolve amizade verdadeira, o encontro do eu e talvez até mesmo um pouco de carpe diem.

Emma é uma garota normal, é uma das atletas da equipe de corrida do seu colégio e está em um relacionamento falido simplesmente porque não consegue terminar com o cara. Seu grupo de amigos envolvem Kellan, que é sua melhor amiga, Tyson, com quem Kellan teve um relacionamento no passado e cujo término a afetou tanto que chegou a não ir as aulas por duas semanas, e Josh, que embora tenha sido seu melhor amigo desde sempre acabou se afastando depois de um incidente ocorrido entre ambos. Os quatro ainda são amigos, sentam juntos embaixo da mesma árvore durante o intervalo e falam de amenidades, mas nada é mais como antes.
- Ele partiu seu coração! Como você pode chamar isso de amor se ele deixou você tão magoada?
Kellan coloca mais uma batata-frita na boca.
- Foi amor porque valeu a pena.
O livro me ganhou nas primeiras páginas, com uma narrativa simples e despretensiosa que nos envolve e diverte, e permite que viajemos juntos nessa loucura que envolve tentar compreender o futuro. É impossível não se deixar levar pela história criada por Jay e Carolyn e voltar ao ano de 1996. Aqui tem outro ponto muito importante da história como um todo, a caracterização do ano em que eles se encontram. Eu tinha apenas três anos de idade no ano em questão e sempre aderi muito tardiamente a tudo no quesito tecnológico, mas é muito interessante, saudosista e curioso nos depararmos com uma história tão atual mas onde a internet é discada e ainda se fazia uso dos discmans.

Com narrativas intercaladas entre Emma e Josh o livro nos permite ter uma visão mais ampla do que está acontecendo e de como cada situação afeta cada um deles, é difícil escolher um lado para torcer ou alguém para defender. Passei boa parte do livro concordando com os dois e sem saber o que faria no lugar deles. Afinal, o que fazer quanto se tem o próprio futuro a um clic de distância?

Enquanto Emma quer descobrir mais e mais sobre o seu futuro e arrumar aquilo que não lhe agrada, Josh prefere deixar tudo como está. O problema é que qualquer pequena mudança feita hoje pode acarretar em grandes mudanças no futuro de ambos, não é fácil tentar impedir que o futuro aconteça.
- Como você acha que isso vai afetar o nosso futuro?
Reza a lenda que informação é poder, mas talvez ela não se aplique a este caso.

___________________________________________________________

Esta resenha foi feita por Eduarda Henker, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um

@jpeoslivros 29/10/2020

Nossa, MUITO ruim, depois dos 60% a coisa começa a desandar e a historia que já n tinha muita coisa pra acontecer piora mil%. Os últimos 20% fiz leitura dinâmica pq n aguentei mais

Laura.Ribeiro 29/05/2021

Quanto tempo eu não lia um romance que eu gostasse tanto!
Começar explicando, eu só tirei meio ponto porque no meio da história, principalmente nas partes em que o Josh começa a conhecer a Sydney eu comecei a ficar um pouco entediada, mas ainda assim favoritei porque nossa, eu amei.
Eu já estava muito ansiosa pela leitura porque adorei a premissa, mas estava com medo de que fosse aquele negócio de “sinopse desperdiçada", mas não foi com certeza, eu gostei desde o início porque não teve aquela enrolação sabe, logo nas primeiras páginas a Emma descobre o Facebook e tudo começa, é tão gostoso ver essa reaproximação dela com o Josh e caramba tudo acontece tão rápido, tipo o livro todo se passa em só uma semana, e parece que foram sei lá, meses, eu já gostava da escrita do Jay Asher e esse livro me fez amar mais.

Rildery 03/07/2022

Fofinho
A história intercala a visão de dois personagens que descobrem a existência do facebook na década de 90, e eles acabam percebendo que suas ações no presente acabam alterando suas vidas num futuro de 15 anos. Eu AMEI todos os personagens dessa história, principalmente o Josh que é um fofo. Ler esse livro com 21 anos foi uma situação mal aproveitada pois sinto que se tivesse lido com meus 14/15 anos eu teria dado cinco estrelas e favoritado. No entanto, não acho que foi uma perda de tempo.

Cris 03/01/2021

Ok
A história é fofa e tem uma narrativa super rápida.
O melhor da história é ficar imaginando se eu tivesse olhando meu Facebook atual a 15 anos atrás, se ia estar contente ou não.
O romance demora pra acontecer, e eu admito que queria ver mais do futuro deles.