O Futuro de Nós Dois

Carolyn Mackler

Resenhas - O Futuro de Nós Dois

Thabata 04/03/2020

Onde está o Jay Asher?
Decidi ler esse livro por dois motivos: por ser escrito pelo Jay Asher, que escreveu os 13 porquês, e ele foi um dos meus favoritos, e pela premissa que achei interessante, mas não consegui achar traços da escrita dele em momento algum.

A estória é interessante por mostrar a perspectiva dos dois personagens principais, mas faltou desenvolver mais os acontecimentos, ficaram muitas páginas com as mesmas coisas, sem desenvolver nada realmente.

Em 1996, Emma vai acessar a internet pela primeira vez e acaba descobrindo seu perfil do Facebook de quinze anos depois. Ela mostra a página pro seu vizinho Josh e ambos, após se convencerem de que a página não era uma piada, mas uma rede que vai existir no futuro passam a se viciar em fuçar nos seus futuros e dos amigos ao redor e é aí que começam os problemas. Tal como diz a teoria do caos, uma pequena mudança num evento qualquer pode trazer consequências enormes e imprevisíveis, ou seja brincar com o futuro é a receita para o caos.

Emma é uma personagem chata e egoísta. Ela não gosta do que vê no Facebook e toma medidas drásticas para mudar seu futuro com base nas poucas frases que vê postadas em seu perfil e pra isso ela descarta seus futuros maridos como se fossem peões num tabuleiro de xadrez. Ela não se importa com o que pode acontecer na vida das pessoas que ela conhece, nem mesmo com os resultados na própria vida.

Josh é um personagem "maria vai com as outras", passivo, que aceita o que as pessoas decidem pra ele. Pra ele, o futuro que ele vê está ótimo, tanto que ele acaba "apressando" esse futuro e descobrindo que ele pode não ser tão bom quanto parecia.

Como não podia faltar um clichê, é claro que os vizinhos e amigos de infância tinham que se gostar, ou pelo menos um deles tinha que gostar do outro e não ser correspondido até que todo o desenrolar da estória faz com que eles acabem juntos e okay o clichê, mas do jeito que tudo foi se desenvolvendo esse desfecho ficou bem pobre. Não dava pra torcer para os dois ficarem juntos.

Mesmo com os problemas dos personagens, no fim cada um deles tira lições positivas da experiência e acabam tomando atitudes mais maduras. Fica claro o amadurecimento de ambos ainda que tudo tenha acontecido em apenas uma semana.

Lelê 06/06/2013

Resenha:
"O Futuro de Nós Dois" é o tipo de livro gostoso de ler. É divertido e romântico ao mesmo tempo. Muito leve e tranquilo.

"Não faço a menor ideia do que tudo isso
quer dizer: "Status", "Solicitação
de Amizade" e "Cutucar". "
Pag. 17

Aqui vamos conhecer Emma, uma adolescente, estudante do ensino médio e que tem um relacionamento distante com o pai, que aliás já está casado com outra mulher; ela vive com a mãe e o atual marido dela. Emma tem um coração fechado para o amor, apesar de estar sempre namorando.
Recentemente seu pai lhe deu um computador de última geração, com Windows 5. Lembrando que esta história se passa em 1996!! Agora, Emma poderá ter acesso a internet de dentro do seu quarto. Fato que na época era um luxo!

" - Eu tentei fazer o meu pai me dar um
bipe de aniversário - diz. - Mas ele
acha que só médicos e traficantes
de drogas precisam disso."
Pag. 107

O vizinho de Emma, Josh, é um garoto simples, inteligente, reservado, estudioso, educado, protegido pelos pais, um fofo! Josh e Emma são amigos desde a infância, porém Josh nutre um amor platônico por ela.

"Foi a primeira vez que senti que estava
ficando a fim da minha melhor amiga."
Pag. 235

Só que Emma só vê Josh como seu melhor amigo mesmo.
Quando Josh fica sabendo do computador de Emma, entrega pra ela um CD-ROM da AOL com cem horas grátis, esse era o único jeito de entrar na internet discada.
Com o CD-ROM em mãos, Emma começa a instalar o que precisa e acessa a internet. Logo de cara abre uma janela com o nome de facebook pedindo email e senha. Ela conecta e abre um perfil de Emma com trinta e um anos.
Emma e Josh se perguntam se isso não é algum tipo de pegadinha, mas não é não; é o facebook do futuro deles. E Emma não gosta nada do que vê no futuro dela. Já Josh gosta muito do dele.
Porém eles percebem que cada ação realizada no presente, causa reverberações no futuro deles.
Então é melhor tentar consertar agora os erros do futuro.

A narrativa é leve e divertida. A leitura flui com muita suavidade. Todos os personagens são ótimos, tanto Emma e Josh, quanto seu amigos e familiares.
Cada capítulo é narrado por Emma e Josh alternadamente. Para isso, a diagramação foi fundamental, pois no capítulo que é narrado por Emma começa com: //:Emma, e no de Josh: //:Josh.
A capa está linda e a fonte usada é perfeita.

Destaque especial para a playlist do livro, a cada música citada ou cantada eu viajava muito!!

Recomendo para quem deseja uma leitura agradável e bem-humorada! E quem não gosta disso?!!

Victoria 24/09/2022

Fofo
Que livro fofinho, bem rápido de ler, a história se passa em uma semana, mas parece mais tempo. o Josh é um fofo, mas a protagonista é bem egoísta, as vezes passei raiva com as atitudes dela. Mas eu amei.

nanda 04/10/2013

Resenha de O Futuro de Nós Dois.
O que você faria se em meados de 1996 você descobrisse uma ferramenta que te levaria a sua vida dali a 15 anos?

O Futuro de Nós Dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler, foi um daqueles livros que me despertou interesse logo de cara mas depois de ver algumas resenhas nem tão positivas quanto a história eu fui o deixando para trás na listinha, mas o que aconteceu? Devorei-o em apenas dois dias e me encantei.

A história se passa no ano de 1996, quando Emma ganha um computador de seu pai e decidi instala-lo a internet, coisa que para ela ainda é novidade, por sua vez Josh seu vizinho e melhor amigo até um tempo atrás leva um CD ROM para ela poder se conectar a AOL. O que nenhum dos dois imagina é que a partir desse momento eles estariam vendo seu futuro 15 anos antes de acontecer.

Emma por sua vez luta contra um futuro que ela pensa não ser do gosto dela, isso torna o livro bastante engraçado, daqueles bem teen mas que você sente prazer em conhecer a história. Uma coisa que eu achei muito interessante é que Emma e Josh ficam indignados em ver as postagens deles dali a 15 anos, com o pensamento de "Por que eu escreveria uma coisa dessas", é bem legal a forma que os autores trataram disso.
O livro é todo narrado em partes alternadas entre Emma e Josh e o mais legal disso é que da a entender que Carolyn escreveu as partes de Emma e Jay as de Josh, tratando-se disso ficou uma leitura super leve e divertida. Eu devorei em apenas duas tardes e é uma daquelas histórias que você pega e fica com pena de largar por que precisa saber cada vez mais o desenrolar.

Além dos personagens principais Emma e Josh, tem também Tyson e Kellan que tem uma parte bem importante na história. Bom, o livro com certeza já entrou na minha listinha de favoritos.

site: http://resgatandoestrelas.blogspot.com.br/2013/10/resenha-o-futuro-de-nos-dois-de-carolyn.html

Loisy 02/10/2013

A-D-O-R-E-I
Nossa que leitura mais fofa, gostei muito, final fofo, aah vou morrer de saudades da Emma e do Josh, não adianta querer mudar o futuro sem antes viver o presente ♥
Loisy 04/10/2013minha estante
Com certeza vai deixar saudades meu anjo, obrigada por me acompanhar >

Yuka 03/04/2021

O futuro de nós dois
Emma e Josh são amigos desde sempre, até o momento em que Josh se declara para Emma. Ela não pode aceitar esse sentimento porque é o Josh. Magoado eles começam a se afastar. Até que Emma ganha um computador do pai e Josh a mando de sua mãe entrega a Emma um cd com 100 horas grátis para internet. Assim que ela se conecta vê um ícone chamado Facebook, ao clicar nele ela vê uma página com seu nome e foto de perfil, porém, daqui a 15 anos. Intrigada, chama Josh para juntos tentarem desvendar esse mistério. O Facebook lhes mostra como seria a vida deles daqui a 15 anos, porém Emma não fica nada satisfeita com sua vida e tenta mudar seu futuro, causando mudanças cada vez menos satisfatórias e o afastamento de Josh.
O tema era muito interessante. Imagina só, em uma época que nem existia Facebook mostrar como seria daqui a 15 anos, pessoas expondo suas vidas publicamente como se não fosse nada demais, qual seria nosso trabalho, cônjugue ou se sonhos teriam se realizado. Porém, foi uma história cheia de lacunas, intercalada entre Emma e Josh mas nem tinha diferença do ponto de vista de cada um. Não simpatizei com os protagonistas, não entrei na história como de costume, não me emocionei e só queria chegar logo ao final. Não foi desperdício de tempo, mas poderia ter sido uma leitura muito mais proveitosa.

M! 11/09/2015

Um livrinho gostosinho de ler.
A leitura é rápida e agrada.
É um romancinho bobo, bobo com um finalzinho muito fraco, mas é bem escrito, não é enjoativo nem cansativo.

Achei que diversos pontos ficaram soltos no desenrolar da história e você quando termina o livro pensa, mas e Kellan? E Tyson? E diversos outros personagens que podiam ter feito a trama mais interessante? E Josh? E Emma?

Eles descobriram algo que podiam usar de todas as formas possíveis, achei que faltou muita história.
Mas num todo é um livro "distrativo".
Leve como pluma, bom de se deixar levar.
Sem grandes expectativas.

Mands | @mands.couto 31/03/2021

Gostei
É um livro bem legal, bom pra passar o tempo, mas que não traz nenhuma marca ou momento muito relevante pra vida de quem lê. Num geral, eu gostei, mas vi tanta gente falando bem que esperava bem mais do que aquilo que o livro realmente entrega.

Brenda 12/07/2016

Resenha O Futuro de nós Dois
1996.

Emma e Josh, dois adolescentes na faixa etária dos dezesseis anos, são amigos de infância e vizinhos, após um mal entendido entre os dois as coisas ficaram um pouco estranhas e quando Josh ganha um CD-ROOM da America Online decide dá-lo a Emma, que acabou de ganhar seu primeiro computador.

Quando ela se registra na AOL, logo no primeiro acesso dá de cara com o “Facebook”, e fica cheia de dúvidas e curiosidade. Então, com a ajuda de Josh descobre que é um site do futuro, onde eles podem ver como estarão suas vidas quinze anos depois. A cada acesso Emma verifica que não leva a vida que queria, está se divorciando e desempregada enquanto Josh está casado com a garota mais bonita do colégio e ainda por cima rico, isso causa uma certa inveja em Emma, que começa a tomar decisões no presente para mudar o futuro e certificar-se de que esteja feliz, e acaba ficando obcecada nisso o que deixa Josh bastante irritado.

O futuro de nós dois foi escrito por Jay Asher em parceria com Carolyn Mackler, contém 381 páginas, com narrativa alternada entre o ponto de vista de Emma e de Josh, se passa no ano de 1996 em menos de uma semana.

Se nunca parou para pensar nas decisões que toma ao longo do dia, e em como elas afetam você e as pessoas ao seu redor, este livro irá te fazer pensar nisso. A lição que ele traz é de que devemos avaliar o que tornamos publico nas redes sociais, além de trazer uma pitada de nostalgia para as pessoas da década de 90 e do início do uso da internet.

site: http://pegadasnabiblioteca.blogspot.com.br/

Gustavo 27/06/2021

O livro é ótimo para quebrar uma ressaca literária. Infelizmente criei muita expectativa para ele e achei que dava sim para ser algo diferente do que foi proposto. A única coisa que eu não fui muito fã foi do egoísmo de um certo personagem que as vezes dava vontade de parar de ler só pra falar mds do céu que coisa chata kkkkkk. Porém o livro é bem divertido quando eles pegam coisas do nosso presente e para eles é algo que nunca vai acontecer kkkkkk.

Mariana Castro 14/07/2013

O livro conta a históriade Josh e Emma. A história se passa por volta dos anos 90. Emma ganha um computador do pai e usando internet discada acessa um site chamado Facebook. Lá ela encontra um perfil com o mesmo nome que o dela e uma foto que aparece uma mulher mais velha, porém parecida com Emma. A partir disso os personagens se envolvem nessa rede social e vão descobrindo coisas que poderão acontecer no futuro.
O livro é uma leitura agradável. É simples e rápido de se ler. Recomendo para quem está de "ressaca literária". É um bom passatempo que te faz refletir sobre o mundo globalizado de hoje. Apesar de algumas atitudes dos personagens me irritarem, gostei do livro.