A Visita

A Visita Alex Francisco

Resenhas - A Visita

Jackson Jacques 20/08/2013

Como bom leitor, você aprende a fazer parte da história
A Visita é um drama escrito para o teatro e narra a vida de Tales e Dalmo. Eles são um casal – sim, é uma história onde o casal principal é homossexual, e daí? – A história se passa dentro de uma cela na prisão. Dalmo foi preso injustamente por um crime que não cometeu e, driblando a segurança do presídio, Tales consegue ficar após o horário de visita para surpreender seu amado. Quando os dois se encontram, eles começam a lembrar de tudo o que aconteceu até aquele momento. Como eles se conheceram, como Tales não quis se assumir e tudo o mais, até nos dar o desfecho com o motivo da prisão de Dalmo.

Esse foi o primeiro livro escrito para o teatro que eu li e confesso que fiquei surpreso ao gostar e sentir mais facilidade na leitura dele. Mesmo com as marcações de interpretação, cenário e tudo mais, em determinado momento você não os lê mais como parte da história e acaba se vendo atuando, como manda o “script”.

A escrita do Alex é boa e correta. “Ah, porque eu digo correta?’Correta no sentido de se adequar à história. Fazendo uso de abreviações casuais como “pra” e “tá”, ele faz com que vivenciemos à história, conseguindo imaginar todas os diálogos como sendo nossos numa roda de amigos.

As reações e gestos dos personagens somados à esse vocabulário casual conseguem fazer o leitor imaginar toda a peça decorrendo em sua cabeça, ou melhor, como se estivesse realmente sentado em um teatro, assistindo àquilo tudo.

São trabalhados 7 personagens e, posso dizer?, QUE PERSONAGENS! Além do maduro e assumidamente gay com orgulho Dalmo, do indeciso e inseguro Tales, ainda temos a estrela irônica, o tio sincero e drag Queen, o playboy ressentido e vingativo, o pai que não suporta a ideia do filho gay e o traficante barra pesada. Personagens totalmente diferentes com personalidades e importâncias incríveis para a história.

Dentre todos eles, dou destaque para Rosana e Fernando. Rosana é uma cantora de bar muito da irônica e dessas que dizem o que pensam, sem segurar a língua.(aliás, eu imaginei Rosana como uma mistura de Nany People com Rogéria – apesar da personagem ser mulher -, então imaginem...) Já Fernando, ou Nina se preferir, é um empresário que vive uma vida dupla: escritório e terno de dia, palco e bate cabelo à noite. Uma drag com o estilo “bicha má”, bem ácido. Ambos foram responsáveis por tiradas e frases que me fizeram rir horrores.

A única reclamação que eu tenho pra A Visita fica quanto à parte final do livro. “Ah, você não gostou do final?” não, não é isso. Eu amei o livro, a história e os personagens. Acontece que na última parte rola, infelizmente, alguns erros de digitação, gramação e até mesmo troca de nomes de personagens. E esse é o único motivo que me impede de dar 5.

E tem promoção dele rolando no meu blog :)

site: http://connectquatro.blogspot.com.br/2013/08/livro-promocao-visita.html

Diego Dourado 29/08/2016

Os protagonistas da trama são Dalmo e Tales, a narrativa do livro é divida em 3 atos e várias cenas.
Alex Francisco consegue nos prender ao livro com sua narrativa bem realista, não falarei mais sobre o livro para não dar spoilers.
Assim como na vida real, nem sempre as coisas terminam como nós esperávamos. E não é diferente no livro. Mas vale a pena ler, livro maravilhoso.

Paulo Victor 27/12/2016

Escrito em forma teatral, o livro “A Visita” é maravilhosamente encantador.
Prende o leitor do princípio ao fim. Ao ler, você parece estar vendo a própria peça teatral. Consegue imaginar os personagens e as cenas perfeitamente, dando até a impressão de estar presente nelas.
Tem um final surpreendente, capaz de mexer profundamente com o emocional do leitor. Um dos melhores livros do gênero que já li!

Ghui conká 20/04/2022

???
Um amor fadado à tragédias. Como amar alguém quando o universo e a sociedade conspiram contra?????
Impossível não se sentir da pele do Dalmo e do Tales, um relacionamento cheio de amores e desejos em um ambiente completamente opressor.
Mas até onde o amor pode nós levar????
Pra uns fazer tudo por amor é romântico, pra outros é doença.
Alex Francisco consegue mostrar muito bem o quão doente são as pessoas que fazem parte de uma sociedade louca e demente.

ROSANA (Conceição) RAINHA!

srlucast 24/11/2022

Para onde o amor pode nos levar?
É uma peça de teatro, escrita em diálogos.
Dalmo cumpre pena por um crime que não cometeu. Na prisão, ele recebe a inesperada visita de Tales, seu namorado, que consegue burlar a guarda do presídio para estar junto do amado e, assim, diminuir o peso e a dor causados pela distância.
Em um misto de prazer e ousadia, os amantes acabam trancados na cela, fadados a ter a madrugada como anfitriã e carrasca. Confinados, Dalmo e Tales relembram momentos da relação, seus prazeres, dissabores, vitórias e derrotas. Essa passagem é decisiva em suas vidas e acontece alheia à dura realidade que os aguarda quando o sol invadir o cárcere pela manhã.