Melancolia

Melancolia Agatha de Assis

Resenhas - Melancolia

Wertigo 09/11/2013

Melancolia e Superação
Hipócrates, o pai da medicina caracteriza a melancolia como alguém sobre a influência de Saturno, o Cronos grego, senhor do tempo.
Freud vai além, para quem a melancolia é como o luto, mas sem perda que a caracteriza, ampliando seu vazio.
No Romantismo, a melancolia era um estado emocional apreciado, pois representava uma experiência que enriquecia a alma.
Melancolia de modo geral define um estado emocional caracterizado pela sensação de impotência, inutilidade, pensamentos negativos e as até mesmo ideias constantes de morte.
A celeridade do tempo, luto e morte, luta, vazio, perda, impotência, negativismo. Se este é um pouco do escopo de temas sobre os quais Agatha de Assis se debruça em seu livro, muito diferente é a atitude que o eu lírico adota diante deles.
Crônicas aparentemente fragmentadas, vão ganhando corpo na medida em que avançamos por suas páginas, e assumindo dimensão de uma grande investida sobre o que propõem.
É difícil não pensar que de algum modo estas crônicas-cartas não se tratem do processo de aprendizado e amadurecimento da própria autora, posto que em cada uma de suas linhas o verbo está em carne nua, empunha sua emoção como lança e uma fé no melhor como verdadeiro escudo.
A voz que encontramos em Melancolia é bem a garota da bela capa de sue livro, e vejo-a atravessando a densa floresta negra "que se insinua no canto inferior direito" com determinação, tendo seus olhos presos na coruja (a própria sabedoria personificada) lá no fim da trilha, onde a floresta é superada.

Aggie 09/11/2013minha estante
Muito obrigada querido pela leitura. Estou muito feliz que tenha gostado do livro. :D

Ingryd Novaes 05/12/2013

Um poço de sensações
Existem certas coisas que precisam ser ditas, mas não temos coragem de dizer. Existem certos momentos de devaneio em que começamos a pensar em coisas que aparentemente não possuem sentindo algum, mas que carregam em seu âmago, um significado tão importante para nosso subconsciente que você chega a passar horas tentando desvendá-lo. Sentimentos que você ignora tão teimosamente porque teme enfrentá-los, dar a cara a tapa.

Em Melancolia, vemos uma cuidadosa seleção de crônicas escritas por Agatha de Assis, que possui um talento inquestionável para a arte de transmitir sensações e percepções através das palavras. São textos pequenos que formam um livro fino, o qual você pode ler em um único dia. Mas cuidado: eu não aconselho a lê-lo tão rápido, pois o livro carrega sentimentos divergentes de uma forma tão avassaladora que você é capaz de ficar aturdido por algum tempo até que por fim, a ficha cairá e você então perceberá coisas que antes talvez não fosse capaz de ver.

É isso o que a diferencia das outras escritoras. Ela têm essa capacidade de nos fazer ir a extremos. Uma hora, estamos extasiados com a doçura de suas palavras e a melodia por trás delas. Em outra, ficamos tão sufocados que lutamos para respirar. Em um duelo entre luz e escuridão, ficamos divididos em algumas partes, pois há momentos em que não sabemos de que lado ficar, afinal, todo ser humano possui luz e trevas dentro de si. A questão é desvendar qual delas é predominante.

Na crônica Pobre Garotinha, assistimos a dolorosa percepção de uma jovem inocente que acaba de descobrir que o mundo não é o mar de rosas com que ela costuma sonhar. Em Imperfeita, vemos a sabedoria de uma protagonista que se aceita do jeito que Deus a fez. Uma crítica mascarada àquelas que sacrificam de tudo, incluindo a própria saúde, em busca da perfeição e aceitação em determinados grupos sociais. Já em Uma Bela Mentira, deparamo-nos com a decepção amorosa, afinal, quem nunca teve seu coração partido por alguém em quem você costumava a acreditar?

Agora, dentre essas que me chamaram a atenção, minha favorita foi Carta para uma Vampira. E não só por causa do título maravilhoso, mas pelo conteúdo em si. De acordo com a minha interpretação (porque não se sabe ao certo o destinatário dessa carta), vemos a mágoa em um dos estágios mais sombrios. Existem amigos, e existem amigos. É fácil se enganar quando um deles passa a usar uma máscara para esconder seu verdadeiro eu; seu eu egoísta, manipulador e falso.

Se você gostou da resenha e deseja adquirir o livro, pode aproveitar a promoção de natal e adquirir Melancolia com desconto e autografado! É só entrar no site da autora e encomendar o seu.

Os ganhos dos direitos autorais vão para o Projeto Salvem Karras. Se você quiser contruibuir, pode entrar em contato com o Karras através da página no facebook.

Simone 11/12/2013

**Falando em Melancolia - Crônicas Entre o Bem e o Mal!
É com imenso prazer que venho resenhar esta obra, de uma moréca e amiga que muito gosto! Pois então, conheço o trabalho da Agatha algum tempo e sempre admirei-a pela qualidade de seus textos; - e com "Melancolia - Crônicas Entre o Bem e o Mal" não foi diferente. De fato, eu sabia que leria algo profundo e tocante, e que de certa forma, me tocaria com suas palavras. Não posso deixar de agradecer a Agathita por me presentear com a obra. Obrigada, more!
Antes de mais nada, vou ressaltar aqui que não se trata de um enredo construído com personagens, mas sim de textos tais como crônicas/antologias escritos como um desabado em forma de cartas. Sendo assim, muito me identifiquei com a autora pois praticamente tudo que li é como já me senti (e ainda me sinto as vezes). Melancolia é para ser sentido! Portanto, se você não é sensível suficiente para apreciar uma leitura com um conteúdo pessoal e carregado de sentimentos... Não ouse degustá-lo. Caso contrário, entre de cabeça e coração e identifique-se com seu conteúdo. Aliás, como é citado na sinopse, além de podermos degustar de um excelente conteúdo, no final de cada texto também podemos expressar nossos sentimentos, pois foi elaborado um espaço delicadamente especial para isso.
Eu não vi nenhum ponto negativo, e gostei muito em degustar algo diferente. Chego a dizer que me deu até vontade de apreciar mais obras do gênero. Enfim, parabéns Agathita por essa maravilha com que nos presenteou. Eu realmente amei!!! Para finalizar a resenha, deixo abaixo parte do trecho de "Pobre Garotinha", um dentre os textos dos quais mais gostei.

***
A tarde estava linda, porém triste. O sol trazia consigo lembranças e sonhos não realizados, tudo o que aquela garota humilde de espírito desejava ter, parecia inalcançável.
Seus olhos jaziam um brilho fosco do verde ardente que costumava ter, às vezes tão intenso como a própria sombra de seu passado se fazia em sua vida; como ela, que era tão intensa, como os primeiros raios de sol que surgiam na colina perto de sua janela cheia de violetas, agora o que se tornava mais forte era a certeza do tempo em que perdera.

Rafa 12/12/2013

Melancolia - Agatha de Assis

Melancolia conta com 18 crônicas, cada uma com não mais que três páginas. Baseando-se nos mais diversos assuntos, os textos fazem um apanhado geral dos obstáculos do mundo contemporâneo, indo desde decepções com o outro até decepções consigo mesmo. Tratando da essência de cada sentimento, sendo ele bom ou ruim, o livro expõe as várias faces do ser humano, buscando os prós e os contras de cada uma delas.

Mantendo uma forte interligação entre si, as crônicas parecem expor, cada uma, um momento em particular de uma única personagem. Por mais que posamos subentender a situação por trás dos textos individualmente, e talvez relacionar com histórias diferentes, expressões em comum e ambientes semelhantes nos levam a crer na singularidade do drama. Papéis diferentes, mas um Q que os une inquestionavelmente. A melancolia, que dá título à obra, é tratada como coisa física, palpável, capaz de se metamorfosear de acordo com o local onde é aplicada.

O surreal também é bem abordado no livro. Às vezes como parte característica da crônica, às vezes como metáfora, nos levando em uma viagem até o inconsciente e despertando sensações que geralmente são deixadas de lado. A obra, em síntese, sai como um grito abafado, como uma discussão onde tudo que se oculta no interior das pessoas é finalmente liberto.

Tratando-se da escrita, existe algo que pode resumir qualquer fala que venha a seguir: Melancolia é um belo texto.

Belo, sim, pois Agatha escreve com graça e sutileza, utilizando de um vocabulário simples, porém requintado. E talvez este seja um dos grandes pontos positivos do livro, sua beleza. A beleza de suas palavras e da atmosfera que as circula, a beleza da emoção que fica clara existir por trás delas, a beleza simplesmente do que provocam.

E a beleza de suas páginas...
O "diário" que vem incluído nos exemplares nos dá uma linda página logo após cada crônica, para que coloquemos nossas impressões e nossas versões de cada tema.

A leitura é leve e flui com facilidade. O fato de as crônicas serem bem curtas torna Melancolia um daqueles livros de cabeceira, do qual lemos um capítulo por noite. O que não quer dizer que foi o que fiz, já que li ele todinho de uma vez...

Voltando à obra, uma das coisas mais interessantes é que os textos, mesmo que deixem implícitos seus enredos, servem para diversos casos. O que quero dizer é que uma mesma crônica poderia muito bem ser parte de um livro de suspense, de aventura, de romance, de conspiração, de terror, de magia... Elas tem esse incrível poder de adaptação.

E claro, como eu poderia não citar as citações? Bandas como Evanescence, Within Temptation e 30 Seconds to Mars nos agraciam com suas belas letras no início de cada novo texto... E eu quase não amei isso, óbvio...

Sobre o que achei... Bom, como já disse Melancolia é um lindo livro. Sensível ao extremo, revelador, libertador. Uma boa forma de liberar as raivas e angústias do dia-a-dia sem precisar tomar nenhuma atitude drástica. Não importa a hora ou a circunstância, ele sem dúvida haverá algo para oferecer, algum pensamente que te fará pensar e repensar suas ações.

site: http://temporaldesonhos.blogspot.com.br/2013/12/melancolia-agatha-de-assis.html

Isabela Mazza 21/12/2013

Sem a tristeza não alcançaríamos ou conheceríamos a felicidade.
Melancolia é uma antologia que reúne 18 crônicas, retratando - como o próprio título sugere - esse sentimento melancólico que todo ser humano sente. Sem a tristeza não alcançaríamos ou conheceríamos a felicidade. Este é o tipo de livro que te faz refletir, no qual todos podem se identificar com a mensagem passada pela autora.

Quem nunca se sentiu melancólico?

"Você só encontra a verdadeira
felicidade quando experimenta
algumas vezes a infelicidade."

O que a autora Agatha de Assis, nos passa - através da dualidade entre o bem e o mal - é que podemos reverter tal angústia e usá-la a nosso favor, como um alicerce para nos erguermos. Na minha opinião essa foi a essência do livro e ele deve passar uma ideia diferente para cada leitor, dependendo da mentalidade de cada um. Para tocar a vida e seguir em frente devemos utilizar esse sentimento para podermos alcançar a felicidade.

Como esse é um livro que possui um diário - em que você pode utilizar uma folha ao final de cada crônica e escrever sua própria história, sentimentos, desabafos e conclusões - anotarei aqui passagens do que escrevi. Imagino que seja a melhor forma de compartilhar minhas sensações.

"Levante e aprenda a lutar. Largue
essa utopia de ser a única vítima
deste mundo. De achar que todos
estão contra ti."

"Todos procuram por um sinal de que a vida seja mais do que realmente parece.

O mundo, a própria vida e os "lobos" que encontramos, corroem nossas almas. Ás vezes o que nos falta é o amor, a fé e, principalmente, a esperança. Esperança de que haja, lá fora, um sinal para viver.

A morte é vista como uma válvula de escape para as angústias do ser.

Um fato óbvio é que existem pessoas vampiras por aí, que te colocam para baixo e sugam seus sentimentos bons ou seus momentos de felicidade e vivem os azedando. Ignore-os e se levante!

Você é uma mentira!"

Outra ideia que amei, além do diário, foi a trilha sonora. Sim! Há um trecho de uma música no subtítulo de cada crônica.

Abaixo segue a lista:

18. Dream Theater, Wither

Minha nota: 5 estrelas.

site: Bálsamo dos Livros

Anny 28/12/2013

Melancolia - Profundamente envolvente.
Profundamente envolvente é como eu começo não a resenha, mas minha humilde opinião referente a esse breve livro. Tocante em todos os sentidos, de deixar, e fazer com que o leitor reflita sobre seus sentimentos.
Todos falamos de alegria, da felicidade, mas muitos de nós temos dificuldade de expressar a melancolia como ela é. Nesses contos que autora nos apresenta temos várias formas de melancolia diferente!
Como a menina que se fecha para o mundo, e no seu íntimo acha que o mundo deixou de fazer sentido. Como a mulher que cansou de ser tratada como um objeto comum e aprendeu através da melancolia a achar o seu amor próprio. Como aquele que foi enganado, e traído, e sentiu a grande dor da perda.
Sim!
Os contos apesar de pequenos, aborda o sentimento como ele é. Triste sim, mas revelador.
Particularmente eu adorei os contos, me identifiquei com vários, todos pelo menos uma vez, já passamos por uma situação parecida com alguns deles, e esse é o ponto chave do enredo, porque vc se vê ali, enfrentando seus pesadelos e medos, através das palavras dessa autora fantástica.
Eu lí e com certeza vou ler novamente, pois a cada vez que você inicia os contos aparecem de formas diferentes, com outras interpretação.
O livro é muito fofo, parece um diário, vem até entre um conto e outro, umas linhas para você usar como um diário mesmo, bem diferente de tudo que já vi. Mas confesso! Não escreverei no meu, gente não consigo imaginar riscando ele rsrs.
Espero que vocês curtem, tanto quanto eu curtir!

Fernanda 25/01/2014

[Resenha] Melancolia - Agatha de Assis
Triste e sábio.

Digo isto porque este livro é feito de contos que revelam tristezas e angústias impregnadas na alma dos personagens, mas eles acreditam em um amanhã melhor. Que as dores servem para o crescimento da alma. Que as pessoas que lhe fazem mal irão se lembra disso eternamente.

Melancolia mostra que as mentiras sempre serão descobertas. Que as máscaras sempre cairão e conheceremos a verdadeira face do ser egoísta e mentiroso.

O livro nos mostra também que quanto mais você luta para sair de uma situação mais ela permanece em sua vida, porque o ser egoísta sempre volta mais monstruoso, quando você esta lutando para se reerguer.

Como valorizar a felicidade se você nunca experimentou a tristeza?
Percebe, que é da dor e da escuridão que brota nossa verdadeira felicidade?

Devemos nos lembrar de que o passado apenas mostra como viver o presente e como usar as dores para crescer e ser feliz.

Uma ótima leitura. Recomendo!

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Amanda's Tale 04/02/2014

Agatha Assis - Melancolia
Olá queridos leitores, tudo bem? Então, peço desculpa pela demora de postar a resenha do livro, é que me deu um desânimo, pois aqui onde eu moro está muito calor, e para melhorar ainda está sem água, então haja ânimo né?
Mesmo com tudo isso acontecendo decide fazer a resenha, pois vocês não têm culpa disso, então, a resenha é de mais uma autora parceira do blog.
O livro possui 18 crônicas entre o bem e o mal. São crônicas que falam de sentimentos de uma ficcional e verídica, fala da dor e do amor, é a mistura de sentimentos que envolvem o ser humano.
A autora possui uma essência única, um olhar diferenciado e perspicaz, alcançando os corações das pessoas, fazendo-as ter um turbilhão de sentimentos, a princípio você pode demorar a entender a forma que a autora se expressa, porém a cada página virada você percebe como uniu os sentimentos mais comuns no ser humano, e transformou nessas fabulosas crônicas.
O livro possui uma diagramação linda, onde ao acabar cada crônica possui um espaço para você colocar o que entendeu das crônicas, escrever alguma crônica, fazer um desabafo, o que você preferir, porém eu não tive coragem, se um dia for fazer vai ser de lápis para caso eu me arrependa eu apague rs. A capa é linda, o livro é bem fininho, é de leitura rápida, o livro possui um errinhos ortográficos nada que atrapalhe a leitura, e eu achei muito fofo da parte da escritora escrever um bilhetinho pedindo desculpas pelos erros e justificando-os.
As crônicas da Agatha de Assis não são pra ser apenas lidas e tentar entender, é para ser sentidas com a alma. A escrita dela é muito delicada, são compostas das melodias mais densas e calmas e possui uma sucessão de forma que o leitor poderá sentir.
Eu recomendo para todos aqueles que é um bom amante de crônicas, e que possui uma olhar poético para poder apreciar as maravilhosas crônicas entre o bem e o mal.

Editora: Deuses
Páginas: 104

site: amandastale.blogspot.com

Jaque 12/11/2014

Surpreendente
Conheci a Agatha através de uma amiga, e como sou fã de leitura nacional corri logo comprar o livro. Ela me disse que era um pouco "pesado", mas não achei que fosse tão intenso.

A Agatha tem o dom da escrita, nesse livro ela consegue nos envolver, nos fazer sentir como se estivéssemos ali, em cada conto, em cada sentimento. A maioria deles é sobre decepções, provações e superação. O único que fala de amor me encantou e me deixou sorrindo.

Aí você para e pensa: Como ela consegue descrever tão bem esses sentimentos? passar de forma tão clara aquelas dores? Eu te respondo: Porque ela é uma grande autora! Esse livro te faz pensar e repensar muita coisa. Super indico!