O Abismo

O Abismo R. A. Ranieri

Resenhas - O Abismo

Eliza Carvalho 16/11/2022

Uma pena que é curtinho!! É uma introdução maravilhosa sobre os que vivem nessa região e suas criaturas.

Verônica 31/03/2022

Um livro magnífico que conta a viagem pelo interior da terra, dá pinceladas sobre as criaturas espirituais que lá habitam, as faltas que cometeram em vida e sobre a deformação do perispírito como consequência.

Marco 13/01/2011

Otimo !
Excelente livro,muito bom mesmo...Profundo !! Mas é necessário acima de tudo não se impressionar com o conteúdo do livro,claro que é importante uma analise,mas não nos deixemos ABISMAR...Importante já ter conhecimento da causa espírita!!

P.S :Ainda não caiu a ficha que tudo isso é real!!Pareçe um livro de ficção !

Marco 27/01/2012

O Abismo é uma obra cujo o autor nos mostra um mundo diametralmente oposto a tudo aquilo que conhecemos. Desespero, dor e angústia assombram os habitantes das regiões abismais. O Abismo desafia o leitor a capacitar-se na compreensão das Leis Soberanas que regem o universo infinito. À proporção que vai revelando os abismos e sub-abismos, novos e indescritíveis quadros se deparam, onde vivem seres horripilantes e com aspectos disformes que perderam a forma humana, degradados pela permanência no mal, não possuindo "corpo espiritual".

Seres descomunais, de múltiplos aspectos, perderam o controle da mente consciente e caminham na descida vertiginosa para os mais recuados abismos, onde vão cumprir as penas impostas pela prática do mal nas suas várias reencarnações.

É um livro muito esclarecedor, pois o orientador espiritual desta obra afirma que o Espírito não retrograda, mas a sua forma perispiritual sim. É uma advertência àqueles que ainda não compreenderam a razão da necessidade da prática do amor ao próximo e da caridade.

Uma das passagens muito relevantes em que Orcus, o orientador espiritual diz a seu discípulo que desceu com ele ao abismo a fim de estudar, é o seguinte: Os espíritos tal qual nós mesmos, ainda lutam entre "matéria e espírito". A batalha terrível da evolução se trava dentro de cada um e o progresso evolutivo é conquistado passo a passo. Há recuos e quedas mas a luta continua. Se aqui defrontamos os falidos de todas as espécies, em outras regiões superiores encontraremos os vencedores vestidos em gloriosas túnicas de luz. Há monstros e anjos na Criação Divina, todos, porém, um dia, se encontrarão na glória de Deus, redimidos e purificados. Não te recordas que antes de ir ao Pai, Jesus primeiro desceu aos infernos?

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1910729-abismo/#ixzz1kgsMnEmB

Helena 26/02/2014

Comentário
Nunca adquiri esse livro. Imprimi, encadernei e li. Apavorante esse livro. Aprendi muito. Encontrei esse livro meio que intuitivamente. No momento crucial pelo qual passava no momento que o li, ele foi de uma importância incrível. recomendo para todo estudante da Doutrina, que frequente estudos pelo menos há 10 anos. De outro modo não o compreenderão.
Marco 10/03/2020minha estante
Recomendo que você leia o Livro dos Médiuns. Caso já tenha lido análise a parte em que Kardec adverte sobre comunicações feitas por espíritos famosos. Porque usar o nome de André Luiz? Hoje ele é uma referência no mundo espírita e o seu nome ajuda a vender. Quando o Chico começou a psicografar André Luiz, um nome desconhecido. A obra se impôs pelo seu conteúdo. Será que obras que mostram a decadência do espírito nos fortalecem mais do que o estudo da palavra de Jesus? Releia Kardec neste ponto e reflita. Tire suas conclusões. Fica na Paz!

Bele 09/09/2022

O livro é sensacional,conta com detalhes os acontecimentos do abismo,sua escrita é bem didática e de fácil compreensão principalmente para pessoas como eu que estão tendo contato pela primeira vez com esse tópico espiritual.

Wagner 03/02/2014

ÀS CRIANÇAS SE DEVE DAR LEITE...

(...) O conhecimento gradativo é norma indefectível do Pensamento Superior. Ninguém pode dar mais do que tem nem receber mais do que pode. A capacidade assimilativa de cada espírito determina sua situação no universo. Já dizia o apóstolo que às crianças se deve dar leite... (...)

in: RANIERE. R.A. O Abismo
cap: XXX-Indicações sobre o Poder Mental.

Carol 21/04/2020

Talvez um pouco fantasioso, mas quem conhece tudo sobre o mundo espiritual?

Marcelle 03/12/2009

O abismo
O livro é bom, talvez chocante para alguns. Na verdade, não sei se acredito em tudo que é narrado pelo autor, pois muitos livros do gênero, intuidos por espiritos de luz, dão elucidações diferentes para o mesmo tema, que seria a descrição do Umbral. Mesmo assim, é interessante a leitura.
Camila 16/02/2021minha estante
Sim, porém o livro não está falando sobre o umbral e sim o centro da Terra.
São lugares diferentes.

Edo 03/03/2013

Mais um livro de cunho espirita. Outro conto super interessante e com detalhes bem curiosos pra quem gosta e curti esse tipo de leitura.

Tha_Reis 12/08/2022

O amor ao mal, materializa. O amor ao bem, espiritualiza.
-Mas isto não será então os infernos?
-De uma certa forma é. E o que não é inferno no universo, fora das leis de Deus? (p.46)

Comecei a jornada de André Luiz através de "Aglon e os Espíritos do Mar", também psicografada por Ranieri. Não sabia eu que a missão pelos mares era na verdade a sequência de "O Abismo". Todavia, penso eu que ler as obras na ordem inversa foi mais didático pra mim, que pude assimilar melhor o conceito e justiça das profundezas astrais.

Iniciei o ano de 2022 com a leitura de "A Divina Comédia", que me fascinou com suas descrições detalhadas do Inferno e do Purgatório. Por isso, foi uma coincidência ou destino agradável escolher ler "O Abismo" e nele ter a confirmação de que a viagem de Dante também fez parte de uma densa missão do mundo espiritual, tal como eu desconfiara.

"O Abismo" reforça os cenários devastadores daquilo que Dante revelou há séculos atrás, porém, esclarece o que foi distorcido pelas limitadas interpretações do seu público renascentista, ressaltando a misericórdia do Bem que consola e resgata dos infernos da mente e da alma atormentados pelo Mal.

"Ninguém comete o mal impunemente. (...) Todos aqueles que se desviaram da Lei Divina precipitam-sem a si mesmos na degradação das formas inferiores. (...) Não descem, contudo, ao desamparo. Em toda parte está a Casa de Deus e labutam mãos misericordiosas. (...) Nos braços amorosos da Terra e em seus seio de mãe, lentamente, se recuperarão para reiniciar a marcha de volta." (p.15-18)

"O amor ao mal e às coisas da matéria, materializa. O amor ao bem e às coisas do espírito, espiritualiza." (p.31)

"Só descendo à sombra mais espessa é que podemos entender a luz." (p.33)

"Se há mil modos de Deus ajudar os homens, exitem também mil maneiras para o homem desrespeitar Deus." (p.38)

"A desordem somente indica a existência da ordem e o mal é temporariamente a ausência do bem. Estacionar e progredir são estágios de um mesmo movimento." (p.56)