O Despertar

O Despertar L. J. Smith

Resenhas - O Despertar

Nandsland 24/11/2023

Fui ingênua achando que algo tão popular era BOM
E é horrível, sempre tento apontar os pontos positivos de livros que não gosto mas esse aqui me pegou. O único ponto positivo aqui é que dá um sentimento de nostalgia por te lembrar da série de TV. Mas por si só o livro é muito ruim.
O livro é pobre, essa é a palavra: pobre. Os personagens são pobres, com personalidades baseadas em estereótipos dos anos 2000, a rainha do baile e seu grupinho, o riquinho mimado que faz merda, o garoto pobre com bom coração, o garoto misterioso e lindo. Mesmo com a Elena tendo perdido os pais, ela não tem personalidade nenhuma, seu sofrimento é tosco, mau explorado e confuso considerando que ela passa o livro todo obcecada em um garoto só porque ele não caiu imediatamente aos pés dela. As amigas dela quase não têm histórias próprias e suas vidas parecem girar em torno da Elena. A personalidade do Stefan é muito confusa e mau explorada, com motivações vazias e a rivalidade dele com o Damon também é desenvolvida muito porcamente. Você acompanha a historinha deles com a Katherine mas não fica nem um pouco claro porque eles se odeiam a ponto de alimentar isso por séculos, pois o Damon fica séculos se fortalecendo para infernizar o Stephan e você nem entende porquê.
Não existe desenvolvimento do suposto casal Elena e Stephan, a partir do momento que ele salva ela do Tyler, ela já vai falando eu te amo, dizendo que não quer deixá-lo e afins, sendo que a única interação que tiveram antes foi ele evitando ela e ela obcecada por ele por rejeitá-la. Fica parecendo que ela é destinada a amá-lo automaticamente apenas por ser doppelgänger da Katherine, outra que também é escrita de maneira muito confusa pelo ponto de vista do Stephan.

KaduDiniz 22/11/2023

Por mais que eu goste muito deste livro, não posso negar que ele meio fraco, os personagens não tem tanto desenvolvimento, porém esse nem é o problema maior, por ser curto acho que acontece tudo muito rápido. O melhor personagens desse livro é o Stefan

Creici 10/11/2023

Imaginar Elena toda corajosa e não uma songamonga é estranho ? Stefan como sempre se culpando por tudo. E Damon.. é o Damon.

Erika 07/11/2023

Para quem ja viu a série, é até interessante
Esse é o livro que inspirou a série ?Vampire Diaries? e talvez por isso minhas expectativas eram um pouco maiores, mas ainda assim fiquei feliz com o que li. A história é relativamente curta, proporcionando uma leitura rápida e gostosa. Quando eu menos percebi ja tinha acabado e logo procurei o segundo para baixar, porque é viciante.
Com relação a série, o livro vai para um caminho levemente diferente e os personagens têm características bem diversas. Fora que a Bonnie da série é uma fusão de duas amigas da Elena do livro. Mas nada disso interfere na leitura, inclusive foi divertido perceber essas nuances e criar minhas teorias do que foi levado para a série e o que ficou apenas para o livro. É realmente uma leitura interessante para quem ja é fã dessa franquia.

camila1326 06/11/2023

Triste decepção
Nunca pensei que iria iniciar esse universo sendo muito sincera, mas a capa da edição nova me conquistou e como entrou em promoção aqui estou. Já adianto que este primeiro volume não fez nem jus a beleza da capa e olha que sou muito difícil não gostar de algo que comprei por dó do dinheiro.

Diários de um Vampiro se inicia em completo antagonismo a série lançada anos depois, seja pela mudança EXTREMA dos personagens, sobrenomes e até o próprio NOME DA CIDADE ? ainda acho isso um absurdo. Elena Gilbert, a perfeita mean girl, tem tudo e todos nas mãos e a chegada do misterioso galã italiano põe em prova todo seu poder como abelha rainha da escola. Basicamente a personagem principal é a Caroline da série num resumo tosco, nem acreditei quando me falaram e o choque ao ler a falta de tato na adaptação pegou pesado demais. Digamos que no fim pegaram um ideal de universo fantástico e recriaram deixando apenas o nome da obra para televisão, relembrando minimamente o livro de origem.

Entre muitas curvas e vírgulas, não é que seja péssimo, mas a escrita torna toda a leitura ruim o bastante para estragar a experiência. Não temos coesão, desenvolvimento e sequer um pique de clímax para instigar a ler. As cenas são apenas jogadas no ar mesmo que tenham potencial para serem de tirar o fôlego, chega ser brochante saber que na série exploraram muito mais e olha que detesto passar pano para adaptações. A autora claramente não conhece os próprios personagens, deixando-os mergulhados em definições tão fúteis que nem dá para criar laços. Elena é uma hipócrita, Stefan um melancólico chato e Damon uma promessa longe de ser o maioral. Por incrível que pareça, Matt consegue ser maravilhoso e olha que o cara nem tem tempo direito em cena kkkkkkk deplorável no mínimo essa situação.

Vou ler sim os próximos livros do Box, mas só Deus sabe quando voltarei a esse universo de novo.

#ASerieÉMelhor!

Carolina 05/11/2023

O Despertar
Como nunca peguei firme na série eu decidi ler o livro para ver se era melhor.
Acho que a série supera kkk
Porque eu achei a Elena extremamente chata e mimada.
Achei que a história falta pedaços. Ela simplesmente se apaixona porque ele é bonito e esnoba ela e isso é tipo 1 capitulo, nem isso.
Em coisa de 15 dias estão juntos e ja dizendo eu te amo.
Talvez seja a idade (apesar de eu adorar um romance fantasia) mas essa não me comoveu e nem convenceu.
Vou ficar com a série porque pelo menos tem o Damon para se olhar kkkk

Mariimagno 29/10/2023

Achei os personagens mais críveis, com personalidades mais reais e com mais lógica. Principalmente Elena. Na série é muito confuso as mudanças de personalidade dela, inicialmente meio sonsa, meio sem sal. Enfim. Vamos ver os próximos livros

thaynnA5 29/10/2023

Só fica bom por conta do damon
Lutei pra terminar esse livro, quando falarem q ele é ruim, acredite. A elena é muito chata, totalmente louca obcecada pelo stefan, no nível que cometeria loucuras por ele, esse livro parece uma fic muito mal escrita, tem uma escrita confusa, e é totalmente diferente da série, por isso q dizem q a série é mil vezes melhor. o livro só começa a ficar "bom" quando o damon aparece, em 70% do livroKkkkkk
e ele nem é lá essas coisas tb, o damon da série surra mto esse do livro, mas enfim, finalmente acabou essa tortura, dei duas estrelas com pena ainda, pq oq salva real é só o damonKKKKK

Adrieli.Lacerda 24/10/2023

A história não tem uma boa construção,a Elena diz que ama o Stefan sem nem conhecê-lo direito,eu entendo o desejo de se aproximar dele,entretanto não entendo esse amor do NADA.
Os personagens são praticamente outros,o Stefan é o mais próximo da adaptação.Quando aparecia a Katherine eu ficava pensando seriamente se ela estava fingindo ou se ela realmente era tão boa e depois algo aconteceu que a mudou completamente,recentemente acredito mais na segunda opção.Tyler é um desgraçado

Graziele98 22/10/2023

Muitooooo bommm tem coisa que não é igual a série mais é muito semelhante, eu amei d++++ um dos meus livros preferidos da vidaa

millene11 18/10/2023

Meu deus a Elena uma CHATA q realmente quer o q o mundo gire ao redor dela.
Mt coisa vergonhosa de adolescente que eu amei ler com 13 anos, mas com 19 só dei mt risada.
A mona em 2 dias falando eu te amo pro cara sabe, coisas q só o ensino médio poderia nos entregar.

layana16 18/10/2023

UM DESASTRE
Eu nunca faço resenhas, e isso aqui nem vai ser lá uma resenha não, isso aqui só é pra dizer q isso aqui é horrível e pela primeira vez na história da humanidade e cinema venceu a literatura.

Milena 17/10/2023

Completamente diferente da série!!!
Eu amo a série TVD, ja assisti diversas vezes (inclusive estou terminando de assistir novamente ?), sou viciada, apaixonadíssima pela série, e já sabia que os livros são bem diferentes, então já li sabendo desse detalhe, e tudo bem, particularmente achei que seria uma experiência muito boa ler algo diferente da série, algo que não vi ainda e quis me arriscar. Bom, a primeira coisa que me incomodou muito, é que o livro é narrado na terceira pessoa (sim, eu tenho esse preconceito), a personalidade de Elena me surpreendeu bastante, não imaginei que ia encontrar no livro a querida se denominando a rainha da escola ?. Mas tudo bem, tudo bem... Kkkkkkk Tem vários outros pontos que eu não esperava encontrar nos livros, mas vou continuar lendo e ver o que acontece... É isso, achei o livro "bom". ?????