O Despertar

O Despertar L. J. Smith

Resenhas - O Despertar

Rafael 10/10/2023

Um triângulo amoroso fatal.
Nota: 4,5/5 estrelas.

A primeira vez que li "O Despertar" foi em 2014 e amei. Quase dez anos depois, me surgiu a vontade de reler a quadrilogia inicial, que é a minha favorita entre as quatro da série. E posso dizer que continuo amando tudo o que foi criado aqui.

Dos personagens, ironicamente, Elena é a minha favorita. Gosto muito mais quando os personagens começam "errados" e vão crescendo durante a saga, o que acontece com ela nos próximos. Também continuei gostando muito de Stefan e Damon - que é o que a série de TV foi mais fiel, sem dúvidas -, assim como de Bonnie e Meredith.

Sei que é impossível não lembrar da série de TV, mas o grande trunfo é saber separar, principalmente porque os livros vieram antes e não têm obrigação de "ser fiel" - tanto que os pontos positivos de lá foram todos tirados daqui, sejam com mudanças ou não. Amo a série até a 3ª temporada (depois, se perdeu totalmente e poucas coisas eram interessantes) e cada mídia tem seus méritos, mas é triste ver o quanto foram desrespeitosos com a mitologia que L. J. Smith criou.

Relendo "O Despertar" já sabendo como a quadrilogia se encerra, vejo ainda mais a genialidade de L. J. e como ela sabia que todos os acontecimentos seriam em prol da conclusão da série. Tudo é muito bem amarrado e não vejo a hora de chegar em A Fúria, o meu favorito de todos.

Kianne 10/10/2023

Pra mim é outra história
O livro "Diário de um vampiro: O Despertar" é uma excelente escolha de leitura para os fãs do gênero sobrenatural.
No entanto, é importante destacar que o livro difere um pouco da série de TV com o mesmo nome. Portanto, é preferível ler a obra como se não tivesse conhecimento prévio dos personagens e suas histórias na televisão. As características físicas e as personalidades dos personagens também são distintas, o que pode ser um ponto delicado para aqueles que estão acostumados com a representação televisiva. Além disso, o livro possui personagens extras que não estão presentes na série e vice-versa.
A leitura do livro é extremamente fluida e de fácil entendimento, o que possibilita uma imersão completa na história. O enredo é repleto de romance, suspense e um toque de comédia, proporcionando uma experiência diversificada para o leitor.
Uma das grandes questões que surgem durante a leitura é a possibilidade de preferir o personagem Damon na versão literária. O livro oferece uma perspectiva diferente sobre os personagens, permitindo que os leitores possam desenvolver novas inclinações e opiniões.
No geral, "Diário de um vampiro: O Despertar" é uma leitura recomendada para os amantes do gênero, sendo uma opção ideal para aqueles que buscam uma história envolvente e emocionante.

Adriele103 06/10/2023

Nada a ver com TVD
Sei que o livro veio primeiro que a série, mas prefiro a série ao livro.
Temos algumas mudanças de características nos personagens como a Caroline e a Bonnie ruivas, Elena loira super obcecada em ter o Stefan, Damon ameaçando o Stefan para deixar a Elena pra ele. Achei a Elena do livro muito mimada, parece que tem 12 anos pelos diálogos infantis.
Outro ponto importante que me incomodou um pouco foi a falta de divisão (n sei como chamar) de fala, os capítulos são divididos e tudo mais porém se eu não tivesse visto a série eu não teria entendido, pq você tá lendo as coisas na visão da Elena e dunada já é o Stefan que esta falando, mesma coisa com questão da linha do tempo, uma hora o Stefan fala do presente e derrepente ele está falando do passado e vc só percebe isso depois de estar quase terminando aquela parte. Mas enfim, gostei de ler o livro de uma das minhas séries preferidas

AniMartins 02/10/2023

Estranhamente viciante e nostálgico
Termineii ? não tenho muito a dizer sobre esse livro porque eu não gostei muito, mas me prendeu num nível ABSURDO que eu não consegui parar de ler até saber o que iria acontecer, quanto mais eu passava as páginas mais acontecimentos surgiam e novas sensações iam aparecendo. Recomendo bastante a leitura se você quiser um livro curtinho e bobo pra ler em um/dois dias nessa época de halloween, mas um dos pontos negativos que são muito fortes e chegam a ser insuportáveis é a obsessão totalmente ridícula da Elena com o Stefan. Vocês vão sentir muita raiva dela em todo o livro e até mesmo quando terminar, mas vale muito a pena pela história (tem gente que esperava mais, mas por ser um dos meus primeiros livros de vampiro eu até que gostei por causa também da escrita fácil)

Ana 30/09/2023

O livro é bem ruim. As coisas aconteceram rápido e ao mesmo tempo lenta, sem desenvolvmento nenhum.

Não sei se eu muito gostei da personalidade da elena, stefan é sem graça, ñ consegui gosta dele. Ele e a elena alem de ñ terem um bom desenvolvimento são sem graça e sem quimica, particulamente ela teve mais quimica cm o damon em uma página do q cm o stefan durante o livro todo. As coisas aconteceram muito rapido entre eles.

O livro é muito superficial, ainda bem q a serie é diferente do livro.

Maju.Abdo 30/09/2023

Um ótimo guilty pleasure
Comprei esse livro faz uns anos e meu interesse nele é muito por conta da série e assim, talvez esse seja um dos poucos casos em que a série é melhor que o livro.
Achei a Elena muito imatura, mimada e superficial em alguns aspectos. Ela ficar obcecada com o Stefan por ser alguém que ela não pode ter é até compreensível dentro de suas características, mas o sentimento que ela tem por ele é extremamente sem fundamento. Ela basicamente ama do cara DO NADA.
Falando em Stefan, senti que é um personagem que era pra ser profundo, mas só tá meio blasé por enquanto.
Os outros personagens eu achei muito rasos e superficiais sempre fazendo tudo pela Elena, como se não tivessem vontades e pensamentos próprios.
Apesar disso tudo, é um livro ok para ler e sair da ressaca literária; o que me fez querer ler os próximos foi o gancho deixado no final.

joserodrigo 29/09/2023

Diário Do Vampiro - O Despertar
Conheci The Vampire Diaries (Diário Do Vampiro) pela série de televisão em 2011. Desde então, virei fã da série, mas foi neste ano de 2023 que resolvi começar a ler os livros.

Sou um leitor recente e este foi o meu primeiro livro que de fato me interessei em ler (sem contar os livros estudantis), então demorei um pouquinho para terminar. Mas gostei bastante dele, coincidência não é mesmo? Hahaha.

Enfim, o livro tem uma narrativa lenta (ao meu ponto de vista) talvez por ser o primeiro da série, demorou bastante para chegar ao clímax da história. Também, os personagens possuem características físicas bastante diferentes dos da série de TV, assim como os acontecimentos ao decorrer do livro. De modo geral, recomendo muito para aqueles que amam um romance com um pouco de sobrenatural. Não é totalmente fiel a série de televisão, mas ainda assim um livro surpreende.

Obs: Essa é a primeira vez que deixo minha opinião sobre um livro, mas espero ter ajudado. Obrigado!

Ell_Marcelle 28/09/2023

Muito Diferente da Série de TV
Eu, sinceramente, estou gostando mais dos livros. A série de TV me decepcionou.
No livro, nós encontramos várias diferenças. A melhor delas, para mim, é que Elena não me causa ranço.
E senti uma vibe meio Patricinhas de Beverly Hills, Meninas Malvadas e Jovens Bruxas. Então estou gostando da interação dela com Bonnie, Meredith e Caroline.
E o STEFAN é tão adorável! Damon continua tão insuportável e inconveniente quanto na série.
Deixo um bônus aqui para Matt. Ele é um doce.
Portanto, recomendo a leitura.

Elaine.Spiteri 24/09/2023

Nao achei o livro fosse me preender,tive me esforcar p terminar a leitura. Talvez como estava familiarizada mais c a serie.

Gabriela.Paschoim 22/09/2023

O que foi isso que eu li?
Acabei relendo esse livro e não sei como eu gostei dele quando adolescente. Que livro ruim, a escrita é bem chata. Todos os personagens também são sem graça e ainda bem que a série é mil vezes melhor e não se baseou literalmente no livro.
MarcosMoreno 22/09/2023minha estante
Eu tive a mesma impressão quando li esse livro, também. Gostei mais da série do que do livro.

Nay Farias 19/09/2023

Bom.. O livro em si é realmente muito incrível, (do mesmo jeito que a série também é ??) mas pelo fato de eu ter assistido a série primeiro, esse livro me deixou beeem confusa pq tem vários personagens com nomes diferentes e sempre demoro um pouco pra associar quem é quem. Mas ainda assim, achei o livro incrível e pretendo ler o restante da saga. ????

Fernando 17/09/2023

O Despertar
Eu me forcei a ler a esse livro para tentar assistir a série e no final, nenhum dos dois me prenderam.

O livro é ok, não é nada demais. As coisas acontecem muito rápido e a leitura é até fluída mas é uma experiência mediana.

Eu sempre gostei muito de histórias sobre vampiros e queria muito amar essa mas percebi que infelizmente não é para mim.

Mesmo tendo um final em aberto não dá nenhum um pouco de vontade de continuar a saga.

Eu gostei mas não é um livro que eu recomendaria para iniciar na vida de leitor.

Brenda889 17/09/2023

Ruim, apenas isso.
Tentei me forçar a ler, mas não foi uma leitura gostosa. A escrita deixa a desejar e os personagens não são cativantes.

A realidade nos livros é totalmente diferente do que nos é apresentado na série, normalmente eu diria que o livro é melhor mas, nesse caso, preciso dizer o contrário. Apoio às mudanças feitas na série.

A Elena dos livros é apenas uma patricinha fútil, o Stefan consegue ser ainda mais desinteressante e até o Damon é xoxo. O romance é fraco e as narrações são ruins. As amigas dela são totalmente esquecíveis também. Talvez nos demais livros da saga as coisas melhorem, mas simplesmente não consegui levar a leitura adiante.