O Despertar

O Despertar L. J. Smith

Resenhas - O Despertar

Tata 28/07/2010

Não sei quem copiou quem e não me importo. O primeiro livro de "Diários do Vampiro" lembra demais a saga "Crepúsculo".

A diferença mais gritante é o fato de LS Smith escrever pior do que a Meyer. A base da história é até interessante, mas a escrita acaba com qualquer ponto positivo que "O Despertar" pudesse vir a ter.

E os personagens são fraquíssimos. Elena é uma barbie mimada; Stefan é um daqueles caras que tentam ser profundos, mas acabam sendo só chatos. Damon é o super fodão invencível e as amigas de Elena são superficiais e descartáveis. Acho que o melhorzinho é Matt, e olha que ele nem aparece muito na história.

Decepcionante.

Márcia Naur 29/07/2010minha estante
A série Crepúsculo foi tirada desta série, mera cópia.

Neirimar 07/08/2010minha estante
Realmente essa tambem foi minha opinião. Acebei de ler o primeiro volume principalmente por não ter mais nada pra ler naquele momento.

Se Crepusculo foi tirado dessa série, meus parabens para Meyer, pois fez um trabalho milhões de vezes melhor.

Amanda 12/08/2010minha estante
Escrever melhor pra você é passar tipo, três paragrafos falando sobre como alguém é lindo? Por que é só isso que a Meyer faz.

danixx1 22/03/2011minha estante
Na verdade a Meyer copiou né, asudhad porque é de 1991 ou sei lá eu quando, Vampire Diaries. Concordo plenamente que a Elena é uma barbie mimada e eu achei que fosse enfartar quando ela resolveu que queria o Stefan só porque ele não a queria. Achei uma porcaria, e gostei da Bonnie e do Matt também, mas nem isso pra me interessar pela saga. Crepusculo é um lixo também. AHhaa

Géssica 29/07/2012minha estante
Não sei porque dizem que Crepúsculo é cópia de Diários do Vampiro. Conheci Crepúsculo antes, sou fã, e ainda assim amo a série de tv The Vampire Diaries e foi exatamente por isso que li os livros, na esperança de que eles fossem ainda melhores que a série; e me decepcionei de uma forma horrenda. A narração é confusa, não dá meia página e a Elena já diz que ama o Stefan... Lixo, lixo, lixo. E, para aqueles que não gostam, Crepúsculo nem de longe é tão ruim. Tirem o fato de que a Meyer enrola bastante nos detalhes, que os vampiros brilham e a Bella "não tem personalidade" (que são as grandes "polêmicas" da saga) e você tem um livro completamente aceitável - diferentemente dos livros da Smith. E sim, eu li os 4 primeiros volumes.

"A série Crepúsculo foi tirada desta série, mera cópia." < Se leu "Crepúsculo", leu muito.

Dani 05/01/2013minha estante
A Saga Crepusculo é mera Copia do tvd Em primeiro lugar oo primeiro livro da seria Tvd foi lançado em 1991 e já oo twilight fooi em 2004 entããoo aa Autorinha doo Twilight Simplismente copioou todaa aa ideia do Tvd .. ee maiis esse povinho qe fala qe oo Tvd é copia doo twilight fala só pq conheçeu aa serie tvd aa pouco tempo no sbt maais aa seriie começou a passar na warner channel em 2006 ee oo Twilight o filme estreou em 2008 ...

Cakew 29/01/2013minha estante
As pessoas só fazem esta comparação entre Crepúsculo e Diários do Vampiro para tentar provar sua superioridade como fã de algum dos dois. Poucos são aqueles que sabem discernir plágio de semelhança, e entre estas duas séries o que ganha é a segunda opção. Os dois livros tratam de humanas que se apaixonam por vampiros, e pronto, a semelhança termina aí (não citarei o triângulo amoroso, pois este é um elemento presente em praticamente TODOS os YAs atuais).
É necessário reconhecer que Stephenie Meyer soube sim elaborar melhor sua escrita do que L. J. Smith. E sim, podemos considerar três parágrafos gastos com a descrição da beleza de algo como um ponto positivo na escrita de Meyer, pois neles observamos a riqueza de seu vocabulário, e a importância que ela dá para certos detalhes que poderiam passar despercebidos caso sua escrita fosse superficial como a da outra autora. L. J. Smith possuía uma grande joia em mãos, mas não soube desenvolvê-la bem no papel, e então, nós leitores tivemos esta impressão de que o livro é tão fútil quanto sua protagonista (inicialmente). Se tanto tempo foi gasto em algo, com toda a certeza foi para frisar ao leitor sobre o quanto aquilo é importante.

Helder 20/11/2014minha estante
Tata, sou um grande fã do genero terror.
Até cogitei ler esse livro depois de tentativas frustradas de assistir a série.
Nada me frustrou mais do que ver que é um romance clichê de "garota popular x cara estranho". Isso sem contar toda essa coisa de "vampirinho bom x vampirinho mal"...

Sinceramente, assim como vc, não me interessa quem copiou o que e de quem. Essas "sagas" mamão com açúcar acabam com o gênero.

Dih 16/12/2019minha estante
Concordo cm vc Tata...tbm achei bm decepcionante e irritante,não cnsegui nm me interessei a ler o restante da série pq p mim foi intragável...Elena foi a personagem q mais me dsagradou e me fez qrer jogar o livro bm longe d mim,aquela típica garotinha mimada q se acha a fodona,q não aceita não ser o centro das atenções d tdos,p mim aquilo ja bastou p eu odiar e o Matt realmnte foi o único mlhorzinho,acho q por isso q o personagem não apareceu mto na estória pq ele não se encaixou no meio d tdo aquilo (dsclpem a ironia gnte) ms é mnha opinião.

Merk1 21/11/2020minha estante
Kkk crepúsculo é mais novo fia

Maria20455 30/12/2020minha estante
Eu tô decepcionada com o livro , essa versão mega Barbie da Elena , esse eu te amo do nada sabe kkkk
Tô tentando ler , o resto da saga é assim gente ? Ou melhora ?

Márcia Naur 31/12/2020minha estante
Eu não gostei.

Damon Salvatore 01/03/2021minha estante
Crepúsculo e de 2005 TVD livro e de 1991 tendej

Neirimar 07/03/2021minha estante
Voltando a comentar aqui depois de alguns anos.
Na época eu acho que me expressei mal. Não quis dizer que a Meyer fez um trabalho ótimo na saga do Crepúsculo ou que a ideia original era dela, longe disso. O que houve é que fiquei com uma péssima impressão de TVD após ler o primeiro volume, pois não gostei dos protagonistas (no final, torcia para o vilão acabar com eles), além de que a história não me interessou. Já Crepúsculo eu achava ok, não era tão bom, mas pelo menos não me irritava a cada página igual a TDV.

Larinha 15/06/2021minha estante
Eu ainda não sei como começar a ler isso, como ler isso?

Mari 01/10/2021minha estante
por enquanto estou só na série de TV (que a propósito é incrível), não me despertou mta vontade de ler o livro

Ceci :) 13/10/2021minha estante
Como assim, o Matt é o melhor do livro?!!!!
Com certeza os livros são piores que a série ?

Luiza 31/12/2021minha estante
Okay, literamente acabei de termina O Desperta. Confesso que foi dificil. Dois motivos; primeiro, nunca fui muito fã de fantasia ou ficção, essa foi bem mais fácil de suporta porque eu to vendo a série nesses tempos atuais. Então para compreender e ficar confusa com a mudança de personalidade dos personagens foi MUITO FÁCIL

A Meyer não ficou em minha lista de autoras favoritas. Acho que ela aprofunda de mais no cenário do presente e passado e esquece de dar profundidade aos personagens

O final do livro fez com que eu queria ler o segundo, e eu vou!

Mih 18/01/2022minha estante
Bom, os personagens vão evoluindo com o passar dos livros. A Elena é uma patricinha mimada, mas isso dá uma quebra nos padrões de garota "excluida diferentona" que tem na maioria dos livros.

Priscila.Bertolucc 05/04/2022minha estante
Olha eu não acho cópia assim n claro que rola umas coisas baseadas, mas os livros de tvd são MUITO RUINS crepúsculo consegue ser muito melhor e de adaptação tb não vou mentir a adaptação de crepúsculo tb é muito boa. Eu tive contato com crepúsculo primeiro nos filmes aí eu conheci a série de tvd e devo dizer que a série da um banho nos livros graças a Deus. A série de tvd até a s4 é muito boa e a série, os livros de crepúsculo e os filmes de crepúsculo são melhores que os livros de tvd com certeza. Pra quem odiava a Elena na série achando ela tonta pqp nos livros então.. é insuportável a história super mal contada, não recomendo não de verdade é melhor esquecer que a série foi adaptação e ver só ela porque nós livros só fica razoável a partir do terceiro

Elaine 06/07/2022minha estante
Não gosto dessas comparação entre um autor e outro, ada teve a sua inspiração e seu jeitinho de desenvolver as histórias.
O livro não é la essas coisas mas gostei, apesar de preferir a série (adaptação). A acabei de terminar esse livro, e também esperava mais dele, mas continuo descordando de qualquer comentário desrespeitoso sobre os autores, acho tão baixo esses tipo de coisas desmerecem todo o talendo e esforço do mesmo.

Maressa.Isabele 15/07/2022minha estante
Gente alguém me explica como que faz para ler não tô conseguindo começar

Nataly.Jamyle 26/07/2022minha estante
Primeiramente, acho que você não sabe de nada e é mais uma daquelas garotas fã modinha que defende Crepúsculo sem saber que é uma cópia de Tvd. E segundo nunca que crepúsculo é melhor que The Vampire Diaries. Eu aconselho você não falar besteira sem saber de nada.

Dani 03/12/2022minha estante
Recomendo assistir a série The Vampire diaries você vai entender que vai ter outros fatores e a Elena da série é totalmente diferente dos livros. Enfim tem uma saga de 3 séries acho que você irá gostar mais. The Vampire Diaries, The Originals, Legacies. Sério talvez vc ame mt

KAZAMA 05/02/2023minha estante
Eu adoro a série.. inclusive estou assistindo pela segunda vez.. e estava afim de começar o livro, más só tem comentários negativos kkkkkk estou pensativa agora.. embora eu queira tirar minhas próprias conclusões ainda estou em dúvida se leio ou não.

Gabi â¤ï¸âð¥ 06/02/2023minha estante
Como consigo ler

ds.lisboa 19/02/2023minha estante
Nem consegui ler, achei um livro massante, sem graça... Quem assistiu a série e vai ler os livros recebe um balde de água fria e DECEPÇÃO. Que livros medonhos! ?

Tatyane.Silva 25/04/2023minha estante
Comecei e já parei

Jonh.Salvatore 26/04/2023minha estante
Eu acho que vcs fãs de crepúsculo, que não sabem oq e livro TVD e melhor que crepúsculo vcs tem e inveja que TVD passou crepúsculo até hj em entretenimento, e a cada ano ganha novos fãs.

Fox.017 13/05/2023minha estante
A série é boa porque tem o Damon ?

isa.sguissardi 15/10/2023minha estante
Gostei bastante do livro, até mais do que esperava por amar demais a série?Mas achei muito viajado alguns conceitos como a Elena ser um anjo e tals. Mas apenas de achar muito viajado me prendeu bastante a leitura pois me lembrou super crepúsculo

Maria15930 06/11/2023minha estante
Eu realmente não concordo com não concordo com a sua opinião mas a respeito

universequill 14/01/2024minha estante
Corta para diários de um vampiro sendo bem mais antigo que crepúsculo. Mas enfim, tenho o box dessa saga e não consegui chegar na metade do primeiro livro. Só comprei o box porque sou fã de tvd

Yris.Ester 02/03/2024minha estante
Vcs tão lendo romance adolescente TAO ESPERANDO O QUE me poupe

Ju 08/09/2012

Diários do Vampiro: O Despertar
Diários do Vampiro - O Despertar já começou a me assustar quando olhei para a capa. Nunca vi a série, ganhei o livro de uma amiga. Fiz questão de ficar com ele, apesar de ter me sentido aterrorizada e sem nenhuma vontade de ler. Quando me inscrevi no Desafio, vi uma oportunidade de tirá-lo da estante.

Ele é focado em Elena e em Stefan. Ela, uma aluna popular do ensino médio. Ele, um vampiro já com uma certa idade, mas que tem o sonho de pertencer a um lugar e de ser aceito pelas pessoas. Instala-se então em uma pequena cidade, Fell´s Church, e torce para que esse sonho se realize. Mas quando conhece Elena começa a duvidar de si mesmo e de sua força. Não sabe se será capaz de conviver com os humanos (principalmente com ela) sem feri-los.

Surpreendentemente, eu gostei da história. Daria pra ler em um dia, mas começou a escurecer e o livro começou a me assustar, aí parei e guardei pra ler em um dia de sol! hahaha... Por isso levou um tempinho para que eu o terminasse. Não chegava cedo em casa, e tinha medo de ler à noite.

As personagens são bem delineadas, cheias de conflitos. Eu me envolvi bastante com elas, mas não sei se vou continuar lendo a série. São quatro livros, além de O Despertar, temos: O Confronto, A Fúria e Reunião Sombria. Dizem que o final é um tanto quanto decepcionante, talvez eu prefira guardar as boas impressões. Realmente ainda não me decidi.
Cris21 14/09/2012minha estante
Adorei esse livro. Foi um bem legal e gostaria de ler todos os outros. Bem diferente da série.

Renata Lopes 22/11/2012minha estante
Eu amava a serie não perdia nenhum capitulo, agora o livro nunca li mais deve ser bom igual a serie.

Leilane 14/02/2013minha estante
Na minha opinião a série deveria ter parado no terceiro ou quarto livro. A série "O Retorno", que é a continuação dos quatro que você mencionou, não deveria nem ter sido feita. Foi a primeira série na minha vida que desisti e olha que sou do tipo "brasileira que não desiste nunca" haha
Ótima resenha!

Adriane Rod 30/03/2013minha estante
Sei lá, fiquei um pouco traumatizada com a saga Crepúsculo e não tenho mais interesse em vampiros.

:p

Thaís 12/04/2013minha estante
Ja ouvi falar demaais desse livro mas eu n me interessaria, histórias de vampiro não são o meu forte!

Baah 14/04/2013minha estante
amo de paixão romances de vampiros, muito bom mesmo! curti demais! diario de vampiros é incrivel!

Dani 15/04/2013minha estante
Não acredito que você se assustou rsrsr Tá, eu me assustei um pouco :s
Eu amei esse livro, acehi o melhor da série, quanto ao resto dos livros prefiro a série de TV :D

Bell 22/07/2010

Argh ¬¬'
Meu Deus, perdoem-me os amantes dos livros dessa série... mas eu Odiei esse 1º livro... a Elena é completamente sem noção e egoísta!!!
Argh... não suportei ela desde o 1º capt... abandonei no 3º...
Prefiro mto mais a Elena do Seriado, ela é mto mais decente e simpática!!
prefiro a série de tv neste caso... o que é raro pq sempre acho que os livros são melhores que os filmes :D
hahahaha
Bell 21/07/2010minha estante
Obrigada pela opinião Rafa
:D
mas realmente eu prefiro a série TVD do que os livros. e já Twilight... os filmes são ótimos :D
eu gostei

21/07/2010minha estante
Adoro a Elena do jeito que ela é, e ela não é tão egoísta como você e outras pessoas pensam. Se você continuasse a ler saberia disso. Ela é determinada a conquistar Stefan, mas ela se importa muito com as amigas e Matt(mas não demonstra isso no primeiro livro\fato). A série para mim é uma bostinha se comparada ao livro ;D

Bell 22/07/2010minha estante
Ops, pois é Dudi... vc não gosta de Twilight. Isso é a sua opinião sobre o romance e todo o contexto dele...
Eu não gostei do livro.. Achei a Elena uma pessoa muito egoísta, que só pensa em si mesma...
Desculpe se não agradei. Mas essa é a minha opinião sobre o mesmo. Prefiro a série!
hahahaha

22/07/2010minha estante
Realmente não gosto de Twilight xD

Bell 23/07/2010minha estante
Estamos quites então, porque eu não gosto dos livros da série Diários do Vampiro!
xD

Pryh Santos 04/03/2013minha estante
Bell eu li até o segundo todo e continuei passando raiva, não gostei nada da Elena em nenhum dos dois ¬¬
Tinha até pensado em terminar a saga mas sempre passo outros mas interessantes na frente, quem sabe um dia...

Marina 13/03/2022

Melhor que a série sim e nada mais importa

São mais de 10 livros e literalmente nenhum decepciona
Gabiis. 13/03/2022minha estante
Tbm acho melhor que a série ? só a trilogia de O retorno que não foi tudo isso pra mim, fora ela essa história é muito tudo de bom ???

Marina 13/03/2022minha estante
Dizem q mataram o stefan na série, nem cheguei a terminar pq perdi a paciência mas pqp mataram o stefan

Gabiis. 13/03/2022minha estante
????
Ainda bem que só assisti a primeira temporada e segui só com os livros.

Eu também ?

coryosxmen 13/03/2022minha estante
qual é a ordem?

Marina 13/03/2022minha estante
Saga Original: O despertar, O confronto,  A Fúria e Reunião Sombria.
Saga O Retorno: Anoitecer, Almas Sombrias e Meia-noite.
Saga Os Caçadores: Espectro, Canção da Lua, Destino

Rafa Stresser 10/04/2021minha estante
Amg e eu que detestei esse livro ? Achei a Elena tão insuportável que nem consegui ler os outros.

AndrAia12 14/04/2021minha estante
Eu adorei a Elena do Livro a da série é mto sem Sal principal no começo

Rafa Stresser 14/04/2021minha estante
Eu achei ela mto cheia de : "Se eu quero ele vai ser meu e nada mais importa" sabe? Mas quero tentar dar uma segunda chance pq tenho os 4 primeiros livros aqui kkkkkkkk

Dá sim

AndrAia12 14/04/2021minha estante
O Stafan é um pouco diferente tbm

Ingrid Laís 25/12/2022

Depois de já ter assistido a série de TV umas 3 vezes, e ser uma das minhas favoritas, resolvi ler os livros que deram origem a série.

Pelas resenhas já sabia que seria bem diferente, e acho que é a primeira vez que acho que a série de TV é mil vezes melhor que o livro. Normalmente sempre o livro é melhor.

Mas sem comparação, esse livro foi bem chatinho, sem muitos acontecimentos. E a diferença dos personagens é gritante. Odiei a personagem Elena aqui do livro, o jeito dela no começo, que isso insuportável kkkkkk nada a ver, bem mais infantil.

O Damon que é meu personagem favorito apareceu bem pouco no primeiro livro, mas pelo jeito nos próximos vai render mais.

Continuarei lendo os próximos? Sim, pois sou curiosa. Despertou minha curiosidade para ver o que mais teve como base pra Tv, mas acredito que não mudará a minha opinião da série de Tv ser bem melhor.
DeniseSC 26/12/2022minha estante
Realmente os livros foram uma decepção pra mim, o rumo da série de TV foi bem melhor... Mas continue lendo, só trate como obras diferentes

Ingrid Laís 26/12/2022minha estante
Exatamente, farei isso. Você leu todos? Incluindo ?o retorno??

DeniseSC 27/12/2022minha estante
Sim, li todos, até O Retorno - meia-noite. Teve momentos que eu li só para terminar, mas eu adoro os personagens secundários: Bonnie, Meredith e o Matt, então por eles valeu a pena!

Ingrid Laís 27/12/2022minha estante
Ahhh legal. Vamos ver se pego carinho por eles também, porque achava eles chatinho na série ? Sempre adorei o Damon ! Vai que aqui nos livros muda tudo os gostos hahaha

DeniseSC 28/12/2022minha estante
Eu gosto pq nesse mundo cheio de seres super poderosos, eles continuam se colocando na linha de frente para defender uns aos outros mesmo sem poderes

Cida Zientarski 06/04/2022

Influenciada pela série de TV de mesmo nome resolvi começar a ler a saga que deu sua origem. Confesso que o livro contém coisas diferentes que na série não tem.

O livro conta a história de Elena Gilbert, a garota mais bela e popular da escola na cidade de Fell’s Church. Elena tem características insuportáveis como, ser mimada por tudo e por todos, querer toda a atenção dada a ela exclusivamente custasse o que custar e odiava ser rejeitada ou colocado como segunda opção, ou seja, a típica patricinha fútil que todo mundo odeia. Apesar de toda esta atenção e de ser adorada por todos, Elena nunca se sentiu completa e vivia como se estivesse vazia, solitária.
Estava começando a abominá-la até a chegada de um novo aluno na escola, Stefan Salvatore – um rapaz, misterioso, perfeito e absurdamente atraente. Obviamente, Elena acaba ficando interessada no calouro e já começa a jogar todos os seus encantos para cima dele. Ela estava tão focada e determinada em conquistar aquele rapaz que acaba criando uma certa obsessão que nem ela poderia explicar direito. Sem sucesso em suas investidas, ela é totalmente esnobada e ignorada por Stefan. Mas por quê? Sem spoiler!!! Se querem saber... Leiam!!! E também tem vários personagens em destaque: Caroline, Bonnie, Damon, Meredith, Matt e claro, Katherine!!! Eu recomendo que leiam pela ordem correta.

Quote favorito:
"Se eu soubesse que tudo ia ficar bem no final, não me importaria em nada com o que acontece agora. Mas é horrível passar um dia depois do outro sem ter certeza de nada."

site: https://www.estantediagonal.com.br/2014/03/resenha-diarios-do-vampiro-o-despertar.html
Laura2184 24/04/2022minha estante
Finalmente alguém que leu essa saga. Fandom de três pessoas

Hevy 18/05/2022minha estante
Nossa sim

Hevy 18/05/2022minha estante
Tô lendo ele agora (surtando estou)

Laura2184 18/05/2022minha estante
Estou tentando criar coragem para ler os últimos três, já que não foram traduzidos

Laura2184 18/05/2022minha estante
Já leu The Originals? Posso te dizer que os livros também são muito diferentes da série

Rafa Stresser 27/08/2021minha estante
Cara eu fui com tanta espectativa e no final senti o mesmo que você, pqp como pode a Elena ser tão insuportável

Priscila.Bertolucc 27/08/2021minha estante
É sem cabimento, eu ainda n tive coragem de ler o segundo box e nem terminar reunião sombria

Rafa Stresser 27/08/2021minha estante
Eu não cheguei nem na página 100 do 2° livro. Acho tão ridículas as atitudes da Elena e aquela coisa dela de que "se eu quero o Stefan eu vou ter ele de qualquer forma" acho que nunca me irritei tanto com um livro como esse kkkkkkkk

Rafa Stresser 27/08/2021minha estante
E o pior de tudo é que comprei os 4 primeiros livros de uma vez, e agora estão parados na estante

Priscila.Bertolucc 27/08/2021minha estante
O bom é que os dois box eu ganhei KKKKKKKK então pelo menos não gastei dinheiro

Thai Mafra 16/01/2011

Juro que fui ler de mente aberta, sem preconceito nenhum, mas na boa... QUE LIVRO MAIS FÚTIL! Não consegui sequer passar da terceira página. Aquela menina, Elena, é ridícula... Esse consegue ser pior que Crepúsculo!
04/02/2011minha estante
Ele é assim mesmo...mas melhora a partir do quarto. Mas é uma pena, porque a série é realmente uma delícia (em mais de um sentido) de assistir

Thai Mafra 04/02/2011minha estante
Acho que se eu fosse assistir a série, eu até gostaria. Não sei, meus gostos são meio estranhos... Por exemplo, adoro ler drama, mas não aguento ver filme de drama... Amo filme Chick Lit, mas não curto livro assim...
Talvez um dia eu tente assistir a série e ver o que acho. Aí se eu gostar, tento o livro de novo.

Thai Mafra 15/02/2011minha estante
É, Cristina, pelo menos esses vampiros não brilham no sol...

Júlia 26/02/2020

Damon Salvatore é o que salva
Ganhei toda a coleção de Diários do Vampiro da minha avó em 2016. Li o primeiro livro naquele mesmo ano e achei simplesmente péssimo. Acabei nem lendo o resto da coleção e deixei ela parada na estante. Ano passado resolvi reler o primeiro livro e ainda tenho a mesma opinião. Horrível, meloso e a linha temporal é péssima também. Elena apaixona pelo Stefan uma semana depois de vê-lo e na primeira vez que eles se beijam ela já diz que o ama, de uma forma totalmente exagerada e desesperada. E sem contar na falta de personalidade dela e como ela é dramática com qualquer situação da sua vida. Ainda pretendo ler o resto da coleção porque acredito que com uma participação maior do Damon no segundo livro e novos personagens, possa ser melhor do que foi o primeiro, mas não me surpreenderia se os outros livros também fossem ruins
Andressa 26/02/2020minha estante
Li esses livros anos e anos atrás e lembro de ter gostado dos quatro primeiros, depois... foi só ladeira abaixo. Acho a série mil vezes melhor.

Júlia 26/02/2020minha estante
É a primeira vez que falo com plena certeza que a adaptação da série é bem melhor também, sem condição o tanto que esse livro é mal escrito

Eloisa166 12/08/2020minha estante
Tive a mesma impressão quando li, em 2010. Creio que não consegui chegar ao final. Era muito ruim. Parecia uma criança de 11 anos que não era lá essas coisas em redação escrevendo um livro. Ruim. Tentei ler, pq gostava da série. Sem contar que os Salvatore do livro pareciam galã de novela mexicana do final dos anos 80. Cabelos cacheados no ombro... Nada do vampiro sombrio e sedutor do Ian Somehalder. E a Elena era só uma lider de torcida loira a la Cher.

Júlia 12/08/2020minha estante
Foi exatamente isso que senti, Eloisa! Nenhum personagem me cativou e todos eles mostraram ser péssimos e sem personalidade alguma desde o começo do livro. É muito raro eu gostar mais de um filme/série do que do livro, mas a série em comparação aos livros é com certeza mil vezes melhor

Arcega1 27/09/2022

A minha parte favorita é quando acaba.
Duas estrelas apenas pelo fato do Damon aparecer. Personagens muito superficiais e mal desenvolvidos? A Elena, nem se fale, é apenas uma personagem com síndrome de Regina George.
carol 27/09/2022minha estante
?a minha parte favorita é quando acaba? não mas isso aqui kkkkkkk

Jessy 27/09/2022minha estante
A maior decepção da minha vida foi ler esses livros, deletei tudo da minha cabeça e fiquei só com a série mesmo kkkkk

Camis 27/09/2022minha estante
Foi ruim demais...

ashy. 27/09/2022minha estante
Tava pensando em ler mais aí minha amiga falou que nem valia a pena kkkkkk

Bia 14/07/2010

Excelente !
Essa coleção é muita boa, a cada livro você descobre mais da história e um fato vai se encaixando em outro.
Cheio de romance, aventera, suspence ...
Recomendado :D
24/07/2010minha estante
Bia, concordo plenamente com você. Com o passar do tempo Elena mostra realmente amor pelo próximo, mistérios vão se esclarecendo e vão surgindo novos. É uma das melhores séries *------------*

24/07/2010minha estante
Eu também adoro pq Lisa incrementou MAGIA. Achei ótimo isso, muita gente acha que ela está viajando na maionese. Bom, nem ligo!!!! Ameiii totalmente o que a Lisa escreveu!

Cristine 21/03/2011minha estante
eu particularmente prefiro a série, acho que ela acabou ficando melhor que os livros! detesto livro que acaba de repente para continuar em outro e como meu personagem preferido é o Damon, daí a série é melhor ainda pq só da ele
rsrs

Glenda 23/05/2011minha estante
Acho os livros dessa saga meio bobos. O lado bom é que são curtos,do tipo que dá pra ler em um ou dois dias. Então, quem compra o 1º e não gosta, pode comprar ou outros sem medo de perder muito tempo, só pra saber como termina a saga (meu caso hehe).
Concordo com a Cristine, acho que a série de tv ficou melhor.

twimist 09/04/2023

N entendo quem critica
Comecei despretensiosamente por ter lido algumas curiosidades e diferenças da série e realmente me surpreendi. me tirou da ressaca literária q estava ha meses. só não espere nada revolucionário ou fora do clichê, espere um romance sombrio e adolescente despretensioso e aí sim vai desfrutar das personagens ambíguas. gostei muito e pretendo ler o restante da série, quem leu e gostou e quiserem cvs sobre cmg, eu adoraria de vdd tenho mta coisa pra falar kkkkkkk

a partir daqui falarei um pouco sobre as personagens e as diferenças da série
A Elena me surpreendeu muito com a personalidade muito mais para a Katherine da série e vice versa. no livro inclusive os Salvatore comparam ela com uma tigresa o que me surpreendeu muito pq a personalidade marcante e manipuladora na série é a Katherine. amei
Beatriz Lila 15/04/2023minha estante
Eu adorei tanto esse livro (ele cumpre o que promete né, uma série de livros adolescente nada muito elaborado mas também nada muito preguiçoso) e tô chocada como o povo odeia

twimist 16/04/2023minha estante
eu tb fiquei chocada!! kkkkkk até pq é bem a pegada q estava na moda na época q foi lançado, fora q a escrita é mto boa e dinâmica, eu to gostando bastante

Beatriz Lila 16/04/2023minha estante
Eu já tô indo pro terceiro livro, também achei a escrita mto boa! Fora que o universo do livro é interessante e fácil de envolver o leitor

twimist 16/04/2023minha estante
concordo amg!!! vc ja leu o conto "depois do expediente" ? se passa dps do primeiro livro e é com a Bonnie e o Damon, to obcecada neles dps de ler kkkkk

Gabi 09/05/2021minha estante
Aff eu tenho esse livro perfeito

Gabi 09/05/2021minha estante
A saga de livros é mto mais interessante que a série q eu tb amo mto mas sei lá

Gabi 09/05/2021minha estante
Até a chata da Elena fica mais legal nos livros

Sabrina 21/07/2010

Uma ficção apenas para se divertir - e comparar com Crepúsculo
Me senti na obrigação de escrever uma resenha para este livro. Não tanto pela obra em si, mas sim pelo seu, digamos, "sucessor". Mas vamos por partes. Primeiro, vou tentar resumir os pontos fortes e fracos da história. Depois eu explico a minha indignação.

O enredo é bom. Tem um ritmo que é muito rápido de ser lido. A leitura flui facilmente, mesmo tendo tantas partes que deixam dúvidas. Estranhei um pouco a estrutura de ir falando primeiro como os personagens se sentem, fazendo poucas alusões ao que aconteceu de fato, para só depois, lá pela metade do livro, explicar o que ocorreu. Por exemplo, nos primeiros parágrafos, dá pra deduzir precariamente que os pais de Elena morreram, mas só bem depois tudo é explicado. Eu também demorei a entender que Margareth era irmã da protagonista.

A mesma estrutura é utilizada para ir introduzindo o leitor na história de vida de Stefan, o vampiro por quem Elena se apaixona. Não achei a estratégia muito boa. O objetivo da escritora provavelmente era prender o leitor pela curiosidade, mas não funciona bem. O que eu tive foi mais uma sensação irritante de que o que era realmente importante nunca era elucidado. Na verdade, o que acaba fazendo o leitor ir até o final é o ritmo, e a brevidade da história, que permite terminar o livro em poucos dias. Se fosse mais longo, provavelmente teria acabado com a minha paciência tanto mistério sendo resolvido só nas últimas páginas.

Mas isso ainda não é o pior do enredo. O pior mesmo é a personalidade dos personagens. Eles não parecem ter 17, 18 anos. Parecem ter 12 ou 13. As preocupações são geralmente fúteis, as conversas e as ações são tolas. Alguns parágrafos, onde só narram como Elena se acha bonita, podiam realmente ser cortados. E há algumas partes inverossímeis. Como Elena pode ter certeza de que ama Stefan logo após beijá-lo pela primeira vez, se antes nunca nem tinha falado com ele? E como ela aceita tão rapidamente quando fica sabendo que ele é vampiro? É tudo muito breve, tudo muito certo para ela, e isso acaba transformando a protagonista em uma personagem rasa, e não de uma personalidade forte e inabalável como a autora tenta descrevê-la.

Falo mais dos pontos negativos, mas devo deixar registrado que o livro é interessante sim, se for lido despreocupadamente, apenas a título de diversão, sem se preocupar com detalhes. É uma história legal, mas só se o leitor não tiver lido antes o livro Crepúsculo, de Stephenie Meyer, que vem fazendo tanto sucesso.

Pois é aí que reside toda a minha indignação, e que não me deixou aproveitar a história. Explico: Diários do Vampiro, (alias, por que esse título foi escolhido? Não vi nenhum trecho de diário que fosse de algum vampiro. Mas eu divago...), foi publicado na década de 90, portanto, é bem anterior aos best-sellers da saga Crepúsculo. Como então eu posso deixar de pensar que Stephenie Meyer plagiou L.J. Smith?

A semelhança é gritante, e patética. São exatamente as mesmas situações, em várias partes! Edward ignora Bella na secretaria da escola? Stefan faz exatamente o mesmo com Elena! Edward salva Bella de uma tentativa de estupro, e então eles começam a se falar mais seriamente? Acredite, Stefan também! E daí Elena descobre que o ama! E o que me deixou mais indignada, pois achava que nesse ponto Meyer tinha sido original: em Diários do Vampiro, eles também podem se alimentar só de sangue de animais!

Esses são só dois exemplos, mas há muitos outros. Até mesmo onde as protagonistas são diferentes, agora me parece que são forçadamente opostas, exatamente para tentar despistar, para tentar criar algo de novo no que está sendo repetido.

Crepúsculo pode ter sido mais feliz que Diários do Vampiro ao conseguir captar exatamente as emoções dos adolescentes, mas isso não me deixa perdoar a história. OK, nos próximos livros, provavelmente a saga Crepúsculo se distanciou muito de seu predecessor. Mesmo assim, fiquei com um gosto amargo de que algo que eu achei que era original é simplesmente uma cópia descarada. Se eu tivesse adquirido os volumes de Meyer, eu os queimaria em praça pública.
Kennedy 24/07/2010minha estante
Essa sua resenha me deu vontade de ler o livro.

Gleyca 03/05/2011minha estante
Realmente você me deixou com vontade de ler o livro, ao contrário dos outros comentários.

Je 16/02/2015minha estante
Parem de comparar com crepúsculo, Stefanie Mayer bunca nem leu livros de vampiro pra começo de conversa, e Vampire Diaries é dos anos 90.