O Namorado da Minha Melhor Amiga

O Namorado da Minha Melhor Amiga Elizabeth Scott

Resenhas - O Namorado da Minha Melhor Amiga

Bela Lima 22/07/2017

Quem nunca teve uma amiga assim? (Não eu, aleluia!)
"Todo mundo conhece a regra não escrita: Você não gosta do namorado da sua melhor amiga."

Sarah conhece a regra de não gostar do namorado da amiga, ainda mais quando ela é a sua melhor amiga, mas ela também conhece Ryan. E Ryan é tudo o que poderia desejar.

Cada vez que tenta não pensar em Ryan, Sarah pensa. Cada vez que tenta não se apaixonar ainda mais, Sarah se ver ainda mais encantada por ele. Cada vez que tenta não imaginar como seria beijá-lo... Uma vez, Sarah o beija e é tudo que imaginou que seria e muito mais.

"Não virei e olhei. Não o vi ir.
Não o fiz, mas estou tremendo quando consigo entrar. Tremendo porque aconteceu. De querer o que não deveria. De quão feliz estive de falar com ele.
De quão fácil foi estar com ele. Deste beijo."

Tanto quanto gostaria de esquecer que isso aconteceu, Sarah não está realmente arrependida pelo que fez. Ela não se arrepende do beijo, ela se arrepende do fato de que faria novamente, de que beijaria novamente o namorado de sua melhor amiga, Brianna, contudo Ryan não o faria, porque ela é Sarah e Brianna é... Brianna.

Quem a escolheria sobre Brianna? Foi um erro. Algo que nunca vai acontecer novamente. Mas... Acontece. E Sarah se odeia por gostar, mas ela não pode parar, não pode odiar Ryan, porque sabe que ele está odiando trair Brianna tanto quanto ela, mas Brianna também está traindo-o e... o ama?!

"Era como se todos estivéssemos tão ocupados tentando ser feliz ou dizendo que éramos felizes, mas por debaixo não havia nada exceto amargura, do tipo que só podia ser libertado com tinta, em palavras não ditas."

Não te culpo se você quiser (ao menos eu quis) em alguns momentos (sempre) pegar Sarah pelos ombros e dá uma sacudida, mas, ei, quem pode culpá-la por agir assim? Brianna é linda e maravilhosa e, entre tantos para ser amigo, ela escolheu Sarah, e qualquer garoto deixaria sua namorada por um momento com Brianna, qualquer garoto queria Brianna e, como a própria diz, alguém que goste dela não tem como gostar de Sarah, porque as duas são claramente... diferentes. (É, eu sei. Você não sabe com quem fica irritado na história.)

A escrita, em primeira pessoa de Elizabeth Scott, te faz odiar estar lendo aquilo e se perguntar porque está lendo aquilo, mas você não pode parar de ler aquilo... É tão frustante. E real.

Quem nunca teve uma amiga assim? (Não eu, aleluia!) Mas essas pessoas ainda assim existem na vida real. Existem pessoas que você gosta que, às vezes, te coloca para baixo para se sentir melhor, e você deixa que elas façam isso, talvez até contribua um pouco, porque você é uma boa amiga, é a melhor, mas... Chega um momento que não, que basta, que você está cansada, que você tem que pensar em si mesmo. E, às vezes, esse momento não chega, você não percebe, e arruma desculpas para qualquer situação, qualquer comportamento errado.

"Aqui não há nenhum vilão malvado, nenhuma amiga que seja realmente uma inimiga e que está atrás de mim. Brianna vai pelo que quer, mas nunca tomou algo que seja meu. Nunca tinha que fazer. Tudo veio por vontade própria, e ela não tem feito nada mais que ser minha amiga."

Esse é o segundo livro da Elizabeth Scott que eu li (Perfect You foi o primeiro) e ambos são jovens adultos, que mostram essas amizades turbulentas e (talvez?) não saudáveis, onde a protagonista não ver isso. Ou escolhe deliberadamente não ver. Não são grandes histórias, com reviravoltas surpreendentes, mas que, ainda sim, te deixa querendo mais.

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2017/07/resenha-o-namorado-da-minha-melhor-amiga.html

Grumpy Readers 15/08/2015

Sarah tem como melhor amiga Brianna, que é uma figura radiante por quem se interessam todos os garotos que elas conhecem. Na verdade, muitas vezes, os garotos só se aproximam de Sarah para poderem chegar a Brianna, ou ao menos permanecer por perto. Apesar de não demonstrar preocupar-se especialmente com isso — elas se conhecem desde o jardim de infância, não foi difícil aprender a se esquivar desses tipos —, Sarah tem um grande problema. Desde muitos anos esteve apaixonada por Ryan. E ele agora é o namorado de sua melhor amiga, conforme muito bem revela o título em português.

O livro é narrado no presente e em primeira pessoa pela Sarah, o usual de YA's. Há, contudo, tantas passagens contando lembranças que até parece um tempo narrativo misto. Ademais, a técnica da autora é de quase uma defesa da Sarah. Ela frequentemente irá te apresentar o fato, dizer o argumento contra como ela agiu e te mostrar uma lembrança que mostra que embora ela esteja errada, Brianna também não tem a melhor das condutas.

Devo confessar que a Elizabeth Scott tornou-se, quase por acidente, uma de minhas escritoras favoritas de YA. Ela não deve estar sequer na lista de autoras conhecidas de muitos que me leem aqui, se estiver na de alguém, mas acho linda a forma como ela expõe suas principais.

[...]

Para a resenha completa, visite nossa página!

site: http://grumpyreaders.blogspot.com/2015/08/o-namorado-da-minha-melhor-amiga.html

Naty 17/09/2013

Todo mundo conhece a regra não escrita:
Você não gosta do namorado da sua melhor amiga.

O namorado da minha melhor amiga (Underworld, xx páginas, R$ 39,90) é o quarto livro de Elizabeth Scott que leio (os outros foram: Menina morta-viva, Te amo te odeio Sinto tua falta e Perfect you) e já deu para perceber que as histórias dela, sempre se baseiam em algo chocante. Alguns mais leves, com humor e outros densos, incomodativos, como Menina morta-vida, que trata de sequestro e abuso de uma menina menor de idade. Perfect you, tem um tema mais leve e possui humor, fala sobre perseguir os sonhos. Te amo Te odeio Sinto tua falta, fala sobre alcoolismo na adolescência e a destruição da vida.

O namorado de minha melhor amiga é um tema bastante comum, além de livros, há vários filmes sobre isso, mas o que torna a trama interessante é ler sob o olhar de Elizabeth Scott, ela escreve com tanta realidade que é como se o leitor estivesse vendo um filme. E ah, vamos combinar, ela tem uma ótima sacada. O texto é simples e cheio de verdades.

Sarah sempre foi uma esquisita na escola, daquelas que todo mundo tira sarro. Mas um dia, ela conhece Brianna. A linda Brianna. Que a defende de todos a tornou sua nova melhor amiga e, de repente, Sarah passou a não se sentir mais excluída. Mas na verdade Brianna é uma VACA garota não muito legal.

Sarah sempre foi apaixonada por Ryan, mas Brianna é imperativa e arrumou um jeito de fazer Ryan namorar com ela e Sarah, mais uma vez, ficou no escanteio. Ela agora era apaixonada pelo namorado de sua melhor amiga. Uma confusão; ela morria de medo de Brianna ou Ryan descobrirem.

Brianna declarava amor eterno para Ryan enquanto beijava outro cara e Sarah não acreditava que Brianna pudesse ser essa megera. No mesmo dia, Ryan se declara para Sarah e a beija. Mas como assim? Brianna podia não prestar, mas Ryan ainda era seu namorado e ela realmente não queria fazer parte desse quarteto amoroso. E ela fica devastada pela culpa e pior, devastada por amar, ser correspondida e não se entregar para não magoar a melhor amiga. E aí vem uma sucessão de acontecimentos. Vou dizer, que raivaaaaaaaaa dessa Brianna, aff. Fim merecido.

Uma coisa bacana de Elizabeth Scott é sobre como ela trabalha com os coadjuvantes, todos têm vez e seu momento. E ela até “defende” Brianna e explicar a razão de ela agir como uma egoísta. Apesar de que nada justifica seus atos.

Elizabeth Scott é uma maga com as palavras. Gostei de todos os livros que li dela até agora e que venham mais!

site: http://www.meninadabahia.com.br/2013/09/o-namorado-da-minha-melhor-amiga.html

Annie 15/08/2013

Leve, rápido e divertido!
Eu sou suspeita para falar sobre os livros de Elizabeth Scott. Embora sejam classificados como YA, a verdade é que não importa qual sua idade, os livros dela sempre terão algo que vai tocar você. ‘O Namorado de Minha Melhor Amiga’ não seria diferente. Todo mundo já fez parte dessa história em algum aspecto.
Todo mundo conheceu ou mesmo foi aquela menina mais quieta e observadora, que era ofuscada pela amiga linda e hiper desejada. Essa é Sarah, que embora tente se lembrar constantemente da regra não escrita ‘você não fica afim do namorado da sua melhor amiga’, cai num triângulo amoroso que só complica sua vida. Não importa que ela tenha gostado de Ryan primeiro ou que Brianna possa ter qualquer cara que ela quiser num estalar de dedos. Brianna é sua melhor amiga desde o jardim de infância e isso deveria determinar o limite de qualquer relacionamento entre Sarah e Ryan.
Sarah foi escrita de forma brilhante e é muito fácil você se aproximar dela. A empatia é quase instantânea: temos uma adolescente pouco confiante, cheia de dúvidas, que tem uma relação tranquila com a família (de fato, ela gosta de passar algum tempo com os pais) e é apagada com a presença sempre radiante da melhor amiga, que constantemente a recorda do quão imperfeita e cheia de defeitos ela é!
Brianna, em contrapartida é a garota que as outras garotas querem ser igual e os rapazes quem estar junto. É linda, popular, sempre namora os caras mais bonitos e...só! É uma personagem intragável de tantas formas, que na minha opinião, é até difícil descrever. Sua relação com a família é disfuncional e isso é parte do motivo pelo qual você talvez consiga entender um pouco do jeito dela. Aliás, a autora te permite orbitar entre o sentimento de ódio (por Brianna tratar Sarah com aquela que precisa dela pra ser alguém) e pena (pelo que ela passa em casa, não que eu acredite que isso possa ser uma desculpa) .
Ryan é o cara que eu queria ter conhecido no segundo grau! Não tem como não se apaixonar por ele. A autora criou um personagem palpável e humano, que teve razões para não chegar em Sarah, mas que queria estar com uma garota que realmente quisesse estar com ele. Alguém com quem ele pudesse dividir seu mundo.
Enquanto lia sobre o dilema de Sarah, eu sentia realmente pelas coisas que aconteciam à ela. Nunca fui apaixonada pelo namorado de uma amiga, mas sei o que é ficar à sombra de alguém que você acha que é sua melhor amiga, quando na verdade ela quer apenas ser o centro de todo e qualquer universo!
Você vai ficar irritada com Brianna, vai rir do jeito como Sarah pensa (porque talvez você pensou dezenas de vezes da mesma maneira!) e (quem sabe) vai pensar sobre como algumas pessoas ao seu redor simplesmente sabotam a sua felicidade por que só conseguem ver o prazer delas em primeiro lugar.
Mais uma vez Elizabeth Scott escreve brilhantemente sobre a natureza da amizade e como ela pode machucar as pessoas envolvidas. É um livro rápido e de leitura bem divertida, ideal para aquela tarde preguiçosa no sofá. Seja adulto, seja adolescente, esse livro vai te dar prazerosos momentos de leitura!

site: http://omezanino.blogspot.com.br/2013/08/leitura-o-namorado-da-minha-melhor.html

Babi 12/02/2015minha estante
Faz todo o sentido o que você disse. Eu não li o livro ainda, mas logo que li a sinopse pensei "Eu preciso desse livro. Deve ser como 'O noivo da minha melhor amiga'.
Fico feliz que tenha uma versão mais juvenil dessa situação. Estou com um pouco de expectativa!
Gostei da resenha *--*