Góticos II

Góticos II Vários Autores

Resenhas - Góticos II

Boo 11/02/2015

Contos ótimos!
Contos muito bons, com uma reflexão e um estudo do conto e do autor dele por Luiz Antonio Aguiar. Além do clima de terror e suspense que se instala no ambiente enquanto se lê, é muito satisfatório encontrar ao fim do conto notas sobre ele, ressaltando características dos textos góticos e estabelecendo relações com outros textos do gênero, aumentando o repertório (e a ânsia por mais títulos góticos) sobre o tema.

Letícia 24/03/2021

Antologia magnífica
Essa antologia nos mostra um pouquinho do trabalho de grandes autores como Daniel Defoe, Henry James, Bram Stoker, Mary Shelley, dentre outros. O que mais me agrada é porque nesse livro você encontra trabalhos menos conhecidos de alguns autores, evidenciando o quanto eles são versáteis em outras abordagens dentro do movimento Romântico.
Para quem quer dar início ao conhecimento desse universo gótico, é uma ótima opção.

OToloDeAmarelo 22/04/2021

Incrível!
Já tinha falado da edição anterior, Góticos I, como um grande clássico e essencial para os amantes do lúgubre e do tenebroso. Góticos II tem a mesma proposta em relação ao seu antecessor, trazendo contos fantásticos dos mais diversos temas, sempre carregados de escritas elegantes de renomados autores.

Também é possível encontrar contos não tão populares ainda, como A Marca da Besta, que é um boa história de lobisomens, assustador e original, por Rudyard Kipling. Vale muito a pena de conhecer.

Outros grandes autores que dispensam apresentações, são incluídos aqui com trabalhos memoráveis do imaginário gótico, como A Noiva do Enforcado de Dickens, Um Esqueleto de Machado de Assis e A Casa do Juiz de Stoker. São obras a respeito do Sobrenatural escritos pelas mãos mais competentes que vão te trazer calafrios conforme se vai avançando. A seleção de contos é impecável, diversificada e justa, além de trazer interessantes ensaios entre um conto e outro.

Sem dúvida, com tanta qualidade nas mãos, fica difícil escolher o favorito. Cada obra aqui é admirável e justifica os elogios que os autores receberam. É uma leitura perfeita, envolvente e única.

Carol 09/08/2021

Impressões da Carol
E-book: Góticos II - Lúgubres Mistérios
Organização: Luiz Antonio Aguiar {Brasil, 1955}
Editora: Melhoramentos
376p.

Depois de me surpreender com "Góticos I", coletânea de contos clássicos de terror/gótico, já resenhada aqui no feed, não poderia deixar de ler sua sequência: "Góticos II - Lúgubres Mistérios".

E, minha gente, que curadoria! Tanto dos autores escolhidos, quanto pelas narrativas selecionadas. As traduções são de: Luiz Antonio Aguiar, Sandra Pina, Domingos Demasi e Claudia Abeling.

Augusto dos Anjos, expoente da literatura romântico-gótica brasileira, abre o livro com os poemas: 'O caixão fantástico', 'O coveiro', 'O morcego' e 'Vozes da morte'.

Bram Stoker participa da coletânea com um dos contos mais medonhos que já li, 'A casa do juiz'.

Ninguém escreve contos fantasmagóricos como Charles Dickens. Evite ler 'A noiva do enforcado' à noite.

Enquanto Rudyard Kipling enxerga o terror na selva indiana, em 'A marca da besta', Mary Shelley o enxerga no oriente desconhecido, em 'O olho maligno'. Para o cidadão do império britânico, exótico são os outros.

Robert Louis Stevenson conta a história de Olalla, uma jovem que tenta salvar-se da danação de seus antepassados.

Um Machado de Assis inusitado com o conto 'Um esqueleto'. E se E.T.A. Hoffmann ambientasse suas narrativas em Minas Gerais? Eu amei, amei. Machado gótico, eu não sabia que precisava tanto de ti.

'Sir Edmund Orme', um cavaleiro britânico dos pés à cabeça, se não fosse o fato de ser uma assombração. Um conto com um quê de espiritismo de Henry James.

Não poderia faltar o mais romântico dos poetas românticos, Goethe com 'A noiva de Corinto'.

Daniel Defoe narra as desventuras de uns bandoleiros, sem sorte, que inavdem uma mansão assombrada em 'O fantasma de todas as salas'.

Encerrando a coletânea, Bram Stoker e 'A corrente do destino', que brinca com a realidade borrada, alucinação ou o inexplicável corpóreo?

Góticos II traz, ainda, alguns ensaios interessantes: 'Presença do gótico' de Laura Sandroni, 'O sangue de Drácula' de Rodrigo Lacerda e 'Lúgubres mistérios', de Luiz Antonio Aguiar.

E-book imperdível disponível no unlimited.

Priscilla 13/11/2019

Ótimo
Recomendo muito pra quem gosta do gênero. Excelente seleção de contos e autores!

Bruna Costenaro 07/11/2020

O clima desse livro é ótimo! É uma ótima oportunidade de ter contato com autores e conhecer contos de alguns já consagrados como Bram Stoker!

Cris.Aguiar 29/12/2022

Mais ou menos
Não são contos ruins, mas gostei mais de saber a importância deles dentro do contexto gótico, do que das histórias em si.
Ainda tem textos de Bram Stocker, Mary Shelley e até Machado de Assis, mas creio que apenas a última história tenha me empolgado um pouco (comparando com o primeiro volume do livro).

Se estiver em mãos, leia; mas se for para adquirir, recomendo apenas o primeiro volume.

Markus.Paola 31/05/2023

Tedioso
Dentre os onze contos contidos nessa obra apenas quatro foram do meu agrado, ainda com ressalvas.
Forcei-me a terminar. Achei monótono.