A Sociologia no Brasil

A Sociologia no Brasil Florestan Fernandes



Resenhas - A Sociologia no Brasil


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Rangel 25/02/2013

A sociologia militante no Brasil
O livro "A Sociologia no Brasil" de Florestan Fernandes é uma abordagem didática de como a sociologia foi consolidada no Brasil, e como ela é compreendida e estudada.
A ciência e a sociedade na evolução do Brasil constataram a insuficiência de recursos, quando houve formação e intervenção nos problemas sociais das cidades e do campo.
As transformações sociais são as tendências de o sistema intelectual racional e científico se dinamizam na sociedade brasileira.
O desenvolvimento histórico e social da sociologia no Brasil foi novidade para a Europa.
O trabalho científico e sistemático da sociologia teve obstáculos culturais por causa das tradições e da religião.
A dinâmica da vida social é um fator para novas gerações e suas lideranças para o desenvolvimento autônomo na economia, administração pública e política.
Há limitações nas universidades e equipes de pesquisas fazem trabalho padrão de trabalho científico com normas, formas e aplicações do conhecimento da realidade. O centro de interessantes derivantes é somente baseado do fato para a teoria. Os elementos da teoria social passam da seguinte maneira: 1) formativa (que é a explicação de situações investigadas); 2) integrativa (que se baseia no empírico e no indutivo).
O Estado Social no Brasil é limitado, porque houve crise de posição científica da sociedade e da ciência social. Por isso, que a ciência social esteve em crise no estado de São Paulo, por falta de materiais e recursos humanos, além de conhecimentos a respeito insuficientes. Assim, o estudo de sociologia foi tacanho.
A sociologia deve ser a ciência da constatação da situação da sociedade, de forma crítica e militante, pois a política está desmoralizada, e como está, ela deve ser socialista. A sociologia tem como papel de transformar a sociedade através do socialismo, uma vez que a democracia e o desenvolvimento social devem realmente democráticos e serem absorvidos e assimilados de buscar novas formas de comunicação.
O livro é muito bom e toma posição de forma crítica como deve ser estudada a ciência da sociologia.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR