O Livro Perigoso para Garotos

O Livro Perigoso para Garotos Conn Iggulden

Resenhas - O Livro Perigoso para Garotos

Tábata Kotowiski 06/12/2010

Teoricamente, O Livro Perigoso para Garotos é para garotos. E adolescentes. Teoricamente. Eu estou longe de ser garoto e adolescente e posso dizer que me diverti à beça com o livro. O Livro tem de tudo um pouco. Me lembrou muito aquela coleção dos Escoteiros Mirins, sabe? Bem, era da minha época, as balzaquianas vão se lembrar.

O Livro Perigoso para Garotos fala de coisas como o equipamento básico que todo o garoto deve ter, os vários tipos de nós, como fazer pilha, como construir uma casa na árvore (muuuuuito 10! Deu vontade de ter uma!), muita história mundial e do Brasil, perguntas sobre o mundo, como por exemplo O que é vácuo?, Por que o céu é azul? e O que provoca as marés? Sem falar nos capítulos sobre Astronomia que eu amei, é claro!

O que eu achei mais legal no livro é que apesar dele ser originalmente Inglês, foram feitas várias adaptações na edição brasileira para que ela pudesse ser lida por brasileiros. Tem história do Brasil, gramática da lingua portuguesa, mapas do Brasil… Tudo bem adaptado para os garotos brasileiros não se sentirem peixes fora d’água.

Livro recomendado para o público de 8 a 80. E sem distinção de sexo!

site: randomicidades.wordpress.com/
Viviane 12/02/2015minha estante
Já tenho livro das garotas audaciosas, e futuramente que inserir esse na minha biblioteca também. Sempre achei muito interessante esse tipo de coisa, experiências, história, etc. Interessante pra quem gosta de conhecimentos gerais, e saber de tudo um pouco.

Reccanello 15/03/2022

Diferentemente de outros que você já leu, esse não é um livro de histórias normal. Sim, nele há muitas histórias, mas, muito mais que isso, "O Livro Perigoso Para Garotos" é um guia para uma vida rica, feliz e saudável, como nossos pais e avós a conheciam.
===
Não que isso seja ruim, mas hoje em dia, graças à influência da televisão, da internet e dos computadores e seus jogos, muitos dos conhecimentos, brincadeiras e atividades comuns aos meninos (ok! às meninas, também) de antigamente estão se perdendo (algumas já podem ser consideradas extintas). É com esta preocupação, a de reviver aquelas épocas em que se passava mais tempo fora de casa do que dentro, que os irmãos Conn e Hal Iggulden escreveram esse livro. Nele trazem muitas curiosidades e coisas que, às vezes bobas e simples, não são percebidas por nossos olhos adultos: eles nos ensinam (ou nos relembram) como dar nó no cadarço do sapato e como jogar pião; ensinam como achar o Norte apenas com um relógio de ponteiros; ensinam regras de jogos e como construir uma casa na árvore; trazem livros que todos os meninos deveriam ler e contam histórias sobre as grandes aventuras da humanidade. Ao mostrar o "equipamento básico" que todo garoto deve ter consigo, o livro é um verdadeiro kit de sobrevivência, um manual de como estimular a imaginação e a criatividade das crianças, auxiliando na solução de problemas e desafios do dia-a-dia, essenciais para a vida adulta. Um livro ideal para crianças de 8 a 88 anos e para manter acesa a chama da aventura, tão comum nos pequenos de antigamente.

site: https://www.instagram.com/p/CUlhrBTgnwA/

Wanessa.BAchler 03/03/2023

Ótimo para meninos
Um livro de conhecimentos gerais, ensina bastante coisa legal que podemos fazer com nossos filhos e resgata antigas brincadeiras.

Acho super válido para os filhos!

Tobye 16/01/2024

Não me lembro muito bem
Minha mãe leu esse livro para eu quando tinha por volta de 4 a 5 anos, então sobre o conteúdo em si não tenho muito oque falar,mas lembro de querer construir uma casinha na árvore e fazer um estilingue. me lembro de confundir garoto e garota, por mais que me falassem que eu era uma garota para eu garota era garoto e garoto era garota. Então quando me perguntavam eu falava que era um garoto kkk

John 29/06/2020

Indispensável
Livro que toda criança ou adolescente deveria ter. Vale muito a pena.

Panda38 26/07/2021

Um livro realmente muito útil, é como um manual pra fazer diversas brincadeiras diferentes com coisas que se tem em casa! Super recomendo!

girino 14/01/2009

E mando chamar a mãe d'agua pra me contar as histórias...
Quando eu era moleque (e era moleque mesmo, desses de rua, pé descalço, sem camisa, remelento e tudo mais), eu sonhava com as aventuras que vinham no manual do escoteiro mirim. Tinha a coleção completa, o super manual, o do peninha, tio patinhas, professor pardal e tudo mais...

Mais tarde veio ainda aquela coleção em fascículos, que se comprava na banca. Compramos todos com o dinheirinho que juntávamos, eu e meu irmão.

E aí eu cresci, e o manual desapareceu... Eu ainda tenho, mas o que meus sobrinhos vão querer saber da copa de 1970? A geração deles era órfã de manual de sobrevivência, com brincadeiras, curiosidades e tudo mais. Então li num dos livros do Conn Igulden, não lembro mais qual, que ele estava com esse projeto. A pulga ficou atrás da orelha, como será esse livro? Não resisti, quando fui na livraria, comprei e levei pra casa!

Fantástico, era o manual do escoteiro mirim, sem os escoteiros mirins, que pras crianças hoje, regadas a mangás e desenhos do cartoon network nem sabem quem são. Tinha tudo (ou quase tudo) que eles precisavam saber de cultura totalmente inútil e divertida :)

Tem seus defeitos, claro, como o manual da minha infância também tinha: Algumas brincadeiras são "européias" demais, e impraticáveis em nossos solos tropicais. Seja por clima, seja por diferenças culturais e de perfil de consumo (fiquei o tempo todo imaginando onde eu arranjaria os materiais da casa na árvore que eles construíram). Mas são detalhes pequenos, suplantáveis por uma imaginação fértil de sonhos infantis.

É o livro que eu sonhava para meus filhos, um dia, mas que eu comprei pra mim mesmo, porque na verdade, eu nunca quis crescer...

Vânia 20/03/2009

"De todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda..."
Qdo cça eu brincava de pião e soltar cafifa. Detestava brincar de boneca. A não ser qdo arrancava suas cabeças pra fazer de bola!
Neste livro surpreendente vc encontra brincadeiras, histórias, dicas de filmes e dicionário de Latim. É um barato!!!!!

Juliana Dantas 24/03/2009

Garotos
Sou mãe de um garoto de 11 anos, e este livro conseguiu tira-lo do sofá não apenas durante a leitura, mas várias vezes desde que o leu.Eu também li e adorei, incrível como consegue encantar uma criança com as brincadeiras que já encantavam seus pais e avós.

Ghirghi 27/11/2009

Perigoso? Que nada!
O livro me ajudou ( e meu pai também) aconstruir uma casa na árvore, periscópio, como as garotas pansam (e como chaar a atenção também!), carrinho de rolimã, e alguns textos de guerras famosas também. Além disso há muito mais, daria uns trinta parágrafos só falando disso. Mas se quiser saber o que mais, compre-o!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Elis104 04/04/2023minha estante
não gostei da parte que falam sobre como as garotas pensam

Daniel 15/04/2011

O Livro Perigoso Para Garotos
Livro muito bom! Me ajudou em várias matérias por ter fatos importantes da história do Brasil, e de alguns aventureiros. Ensina a construir várias coisas de madeira, além de ter partes que ajudam no português.

Greevan 05/04/2011

Esse livro é muito bom, ensina várias coisas. Vale muito a pena ler, de meninos de 8 a 80 anos.

Rebelde 14/06/2011

O LIVRO PERIGOSO PARA GAROTOS
O LIVRO PERIGOSO PARA GAROTOS, de Conn e Hal Iggulden, resgata brincadeiras antigas, truques, jogos, revela curiosidades sobre o sistema solar, batalhas famosas e histórias de personagens que são exemplos de coragem e bravura.Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, é um best seller na Inglaterra e nos Estados Unidos e teve seus direitos para o cinema adquiridos pela Disney depois de uma acirrada disputada entre quatro grandes produtoras.

chorão 17/04/2012

O livro que eu li tem o objetivos de ensinar os meninos atividades de antigamente como jogos de mesa e aviões de papel e não é só isso apresenta histórias do passado como assassinatos, dinossauros e o homem na lua
Snow White 19/04/2012minha estante
Veja o Grupo Turma 606 e participe

Raquel 12/05/2012minha estante
Deve ser legal conhecer outras maneiras de se divertir além do compputador! :-)

Fruk 22/02/2024

Primeiro livro que li na vida, sinceramente um marco na minha história como leitor. Cheio de curiosidades engraçadas, fatos interessantes, conhecimento úteis e tudo em uma linguagem que desde uma criança de 6 anos até um adolescente de 14 anos conseguem entender e mesmo assim a achar boa, e não infantil. Um ótimo livro para começar a pegar o gosto de ler