Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões?

Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? Newton Duarte

Resenhas - Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões?

Vanessa 23/05/2022

Nesta obra o autor apresenta 4 artigos onde aborda de forma crítica a construção do conhecimento na sociedade atual.
No primeiro artigo intitulado ?As Pedagogias do ?Aprender a Aprender? e Algumas Ilusões da Assim Chamada Sociedade do Conhecimento? Newton Duarte fala das pedagogias da competência, as quais ele nomeia de pedagogias do aprender a aprender, que apresenta relação com a corrente que conhecemos como Construtivismo. O segundo artigo do livro ?Relações entre Ontologia e Epistemologia e a Reflexão Filosófica sobre o Trabalho Educativo? apresenta estudos sobre a elaboração de uma teoria do trabalho educativo. O autor inicia trazendo a questão sobre estudos que têm procurado analisar o trabalho de sala de aula e a concepção dos professores à luz do chamado modelo epistemológico interacionista (piagetiana). No terceiro capítulo ?A Anatomia Do Homem É A Chave Da Anatomia Do Macaco? o autor inicia argumentando sobre a necessidade de uma teoria geral de psicologia marxista, pois o que existia eram apenas o acúmulo de dados de fonte empírica ou a fragmentação da psicologia por teorias e correntes inconsistentes.
O último capítulo ?Ideal e idealidade em Ilyenkov? traz a analise o ideal e idealidade nos trabalhos do filosofo sovietico Evald Vasilyenvich Ilyenkov(1924-1979). A palavra ideal é usada no sentido de ideias e a palavra idealidade usada no sentido de referencia a qualidade de fenomenos ideativos.