O Flautista Misterioso e os ratos de Hamelin

Mario Bag

Resenhas - O Flautista Misterioso e os Ratos de Hamelin

1 | 2 | 3 | 4

Suelli.coelho 16/03/2024

Livro bem rapidinho,contado em forma de cordel que vc da até risada
Li em uma viagem de onibus
Meio frustrante ja saber a historia,mas esta valendo mesmo assim

Eduardo 11/03/2024

Ótima adaptação da história. Os versos possuem ótima sonoridade, além de serem de fácil entendimento, voltados mesmo para a declamação e audição. A edição e as ilustrações são muito bonitas. Vale a leitura!

yvnvitx 06/03/2024

O Flautista Misterioso/Os Ratos de Hamelin, Braulio Tavares
Nessa versão, Braulio Tavares conta a lenda do flautista de Hamelin de uma forma concisa, porém eficaz. A lenda alemã aqui é transposta em versos no modelo da literatura de cordel nordestina, de uma forma muito habilidosa, respeitando a lenda clássica (e macabra) dos irmãos Grimm sem abrir mão de aplicar o seu toque na linguagem, que lembra muito versos de repentistas. As ilustrações são ótimas, sigo firme no projeto de resenhar todos os meus livros físicos, incluindo os que eu tenho desde a infância.

raradigo 17/02/2024

Encantador e misterioso...
Esse livro é incrivelmente intrigante! Trabalho sempre em minhas aulas de LEITURA para crianças e adolescentes. Impossível não gerar curiosidade e um certo "medo" em quem ler. História impecável, cheia de aprendizados e lições... Indico a adaptação como complemento da leitura de um vídeo no youtube da antiga série exibida na TV CULTURA - "CONTOS DE FADAS"

Boa Leitura!

site: https://www.youtube.com/watch?v=sZKbK0X0Nwo

Criadordej 26/12/2023

Divertido.
Meu primeiro contato com literatura de cordel, posso dizer que comecei com o pé direito, pois a leitura é simples, fluída e criativa.

Marrhy 29/11/2023

O flautista misterioso
Por isso, Willy, que tu e eu paguemos sempre
Nossas dívidas para com toda a gente
? os flautistas especialmente:
E, se com a flauta nos livrarem de ratazanas ou ratos,
Se lhes prometemos algo, cumpramos nossos contratos

0flwernay 22/11/2023

Não esperem muito dessa "resenha"

Um livro curtinho de poesia pra ler em um dia. Às vezes é bom ler um clássico de vez em quando. Sempre fico meio surpresa na parte das crianças mesmo já sabendo o que acontece.

ytaywanne 06/10/2023

O livro é bem pequeno e a leitura não é difícil, então se torna algo interessante e prazeroso de ler, já que a história é muito interessante e intrigante.

Acho que tem um certo ponto de carma e contas a serem pagas, como não pagaram, a conta chegou e acabou sendo mais cara do que o esperado, todos acabaram ficando sem o que tanto os levava alegria por culpa de políticos ambiciosos e mesquinhos, coisa que todos sabemos que acontece frequentemente na sociedade. É um livro perfeito, nos deixa refletir sobre coisas do tipo e bem além.

kprdn 22/09/2023

Primeiro livro da literatura de cordel que eu li em muito tempo, foi uma boa leitura e gostei bastante da forma que a lenda do flautista de hamelin foi contada

W3b_bookstan 18/09/2023

O Flautista Misterioso e os ratos de Hamelin
Sinopse:

Com sextilhas rimadas e bem divertidas, Braulio Tavares conta, em forma de cordel, a célebre lenda do flautista de Hamelin, acrescida de toques engenhosos e alusões contemporâneas. Aqui não faltam tiradas e comentários engraçados sobre uma cidade que, além de ser vítima dos ratos, é vítima também de seus políticos corruptos.

Davi.Paiva 09/07/2023

Interessante e divertida.
Link Amazon: https://amzn.to/43edI5X

Mais um livro que li graças a uma doação na Geloteca (espaço de doação de livros na estação de trem do Itaim Paulista).

Antes, preciso dizer que a Editora 34 fez um trabalho médio: não usar fonte serifada é uma atitude questionável porque o texto em versos é lido com uma boa agilidade. No entanto, os textos finais explicativos poderiam ter fonte com serifas. Sem contar que um papel pólen ou similar é sempre uma boa ideia.

E sobre as ilustrações de Mario Bag: até são boas porque combinam com a estética da literatura de cordel. No entanto eu as achei muito hachuradas e poderiam ser mais limpas e simples.

Agora sobre o livro: a lenda do flautista de Hamelin é conhecida por muita gente. Desta forma, como é possível contá-la de um jeito próprio, diferente e que traga algo para o leitor? Quando fiz a minha versão de "O Patinho Feio", resolvi fazer uma reescrita e mudei de uma história de superação para uma de agressividade e terror. Já o Braulio Tavares não mudou a narrativa como a conhecemos, mas a deixou muito agradável de ser lida com versos soltos e bem fáceis de serem lidos. Eu mesmo li o livro em apenas horas de transporte público.

Então apesar das críticas ao trabalho editorial e às ilustrações, "O Flautista Misterioso e Os Ratos de Hamelin" é uma obra muito interessante e divertida de ser lida.

Recomendo!

flaviabit 11/06/2023

Foi o primeiro livro de literatura de cordel que li, e que conta a lenda antiga e muito conhecida do flautista de Hamelin.
Achei interessante ler essa lenda que eu já conhecia mas num formato diferente. O livro é fácil e leve de ser lido, com muitas rimas e ilustrações em xilogravura.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Cansativo
Achei cansativo mas valeu a pena ler pois todos os tipos de livro, te trazem algum conhecimento na sua vida

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Danyela5 25/05/2023

É uma leitura bem rápida e divertida pelo formato em cordel.
O livro é sobre uma lenda contanda em alguns lugares, sobre uma cidade que passava por problemas com infestação de ratos e um flautista misterioso que veio a cidade e se propôs a ajudar com seus serviços.

1 | 2 | 3 | 4