Conversando Com Mrs. Dalloway

Conversando Com Mrs. Dalloway Celia Blue Johnson

Resenhas - Conversando Com Mrs. Dalloway

Ket 24/09/2020

Um livro curioso que nos conta quais teriam sido as possíveis inspirações ou fatos que levaram grandes autores a escreverem suas obras primas. Os textos são curtos (3, no máximo 4 páginas cada um) e descrevem de forma suscita o ambiente de criação de livros famosos.

Apesar de interessante, a maioria das informações podem se encontradas hoje no google (de forma até mais detalhada) e algumas inspirações ficam tanto na suposição que não acrescentam muito.
Mas, ainda assim, é um livro que nos inspira a ler livros e isso é sempre ótimo!

Ps.: Por ser um livro que fala sobre livros, alguns spoilers estão presentes na narrativa.

Nanda.Rossi 18/04/2021

Minha curiosidade foi saciada.
De princípio, sempre tive uma curiosidade a parte em saber no que os escritores se inspiravam para criar suas histórias. Gostei muito da narrativa do livro, não é cansativo da pra você ler de boa, e chega a ser muito interessante. 3 folhas no máximo para cada obra, então se vc for curioso igual eu! vai terminar em 4 dias também kkkkkkkk.

Talita Rodrigues 02/05/2021

Um livro sobre livros
Esse livro estava na minha lista há uns 3 anos. Lembro de o ter visto pela primeira vez em uma resenha de Moby Dick no Youtube, e logo acendeu a vontade de ler essa obra.

Esse é um livro sobre livros. Feito para leitores curiosos que desejam compreender melhor o processo de inspiração dos grandes clássicos da literatura mundial. A autora fez uma pesquisa exaustiva para coletar histórias e qualquer fonte de informação sobre os livros. Encontramos textos sobre O Sol é para Todos, Jane Eyre, Orgulho e Preconceito, Don Quixote, O Senhor das Moscas, entre muitos outros. No final, temos referências para continuar pesquisando, se for de interesse do leitor.

Esse também é um livro de referência. No momento de leitura de uma das obras apresentadas, podemos consultá-lo e saber um pouco de como foi a escrita e assim nos aprofundar na história.

Esse livro pode ser muito bom para estudantes e profissionais de Letras e Literatura, mas sua linguagem é bastante acessível para todos os apaixonados por livros e escrita de ficção.

Beatriz 06/06/2021

Leve e com curiosidades sobre diversos livros.
O livro é leve e rápido,não se aprofunda nas curiosidades,a leitura corrida foi interessante,fiquei sabendo de coisas que eu normalmente não iria atrás por não saber da existência ou por falta de interesse em certas obras. Cada curiosidade têm poucas páginas e pequenos dados biográficos dos autores que se relacionam com alguns elementos da história ou com a criação das mesmas.

Carina 18/09/2013

Conversando com Mrs. Dalloway - A origem das histórias
Conhecer mais sobre a geração (e, às vezes, longa gestação) de nossos romances prediletos é sempre um prêmio para os leitores mais aficionados (ou, ao menos, para os mais curiosos). Celia Blue Johnson traça um panorama da criação de algumas obras importantes da literatura, que, como todo panorama, não se perde em detalhes e não busca uma profundidade maior.

Muitos dos livros escolhidos posteriormente foram adaptados para os cinemas. Assim, já ouvimos falar de grande parte deles (mesmo que fora do meio literário), o que expande o leque de possíveis leitores da obra.

Não se trata de um livro genial, mas é bastante curioso.

Trechos:

"A diferença entre a palavra quase certa e a palavra certa é realmente uma questão e tanto: a diferença entre o vaga-lume e o raio". (Mark Twain)

"Não se pode ficar esperando pela inspiração. É necessário sair atrás dela com um porrete". (Jack London)

"Como parece absurdo sentar-se para escrever quando ainda não começamos a viver". (Henry David Thoreau)

Coruja 07/11/2013

Gosto muito de saber a inspiração por trás de minhas histórias favoritas – de enxergar como algumas experiências moldaram certas narrativas, certos personagens, certas ideias. Assim é que quando bati o olho nesse livro, já saí com ele debaixo do braço e quase que imediatamente me pus a lê-lo.

Curioso; livros de crítica literária são dos poucos que nunca se demoram muito a ser lidos na minha estante. Às vezes compro uma obra e deixo-a na lista de espera por até uns dois anos; mas livros de crítica são meio que devorados imediatamente, muitas vezes quando estou em ressaca de romances e sem vontade de ler nada.

Ok, isso não é curioso, é confuso. Vamos em frente tratar do que interessa.

Conversando com Mrs. Dalloway não é exatamente crítica literária, mas um livro de curiosidades bem leve, divertido, e nada que vá mudar sua vida – inclusive muitas das informações que aparecem no livro, eu já sabia por pesquisas para resenhas ou clubes do livro.

Ainda assim, é um volume bem organizado, dividido em seções que compilam autores com inspirações parecidas: fatos reais que ocorreram a época, às vezes saídos direitos das manchetes de jornais, acontecimentos de suas vidas que acabaram se convertendo em romances, entre outros. São cinquenta títulos cujos bastidores são desvelados em ensaios curtos, bastante diretos, com linguagem simples, humor e sem julgamentos.

Nem todas as histórias são particularmente enaltecedoras do caráter de seus personagens – o fato de idealizarmos certos autores, colocando-os quase num pedestal, não significa que eles eram boas pessoas, e a autora consegue aqui trazer pequenas biografias sucintas e imparciais, sem esquecer esses detalhes menos lisonjeiros.

De Cervantes a Austen, e Tolkien a Harper Lee, Conversando com Mrs. Dalloway traz uma seleção bastante ampla de autores e obras e é uma boa pedida para bibliófilos e curiosos de plantão.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2013/11/para-ler-conversando-com-mrs-dalloway.html

Carlos Nunes 30/11/2018

Conversando com Mrs. Dalloway
Esse livrinho foi um achado! Para quem gosta de ler sobre os grandes escritores e seus livros clássicos, sem no entanto enveredar pelos longos e cansativos volumes de crítica literária, vai encontrar aqui um prato cheio. A autora relata, de forma bem natural e gostosa de onde alguns autores clássicos tiraram a inspiração para suas obras-primas. São 50 livros divididos por temas (cenários, personagens, tramas) que nos mostram como funciona a mente e a percepção do mundo de vários escritores, e como eles conseguem transformar essas vivências em histórias maravilhosas que deleitam a humanidade por séculos a fio. É um livrinho de curiosidades, estilo almanaque, mas delicioso de ler e consultar.

Nat 02/05/2019

Esse livro é mais um desses lançamentos que trazem listas de livros e autores, e eu particularmente estou adorando essa leva de publicações. Cada capítulo traz um autor diferente, cuja obra (no total, 50) se adequa a categoria em que a autora dividiu o livro. Por trazer autores que eu já conheço e livros que já li e adoro (Orgulho e Preconceito, por exemplo), a leitura foi fácil e empolgante, nem vi o tempo passar. Mais um recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/04/conversando-com-mrs-dalloway-celia-blue.html

Sol 27/08/2020

Interessante
Conhecer o contexto e as motivações de grandes clássicos é sempre muito interessante, mas para quem não gosta, tem alguns spoilers no caminho.

bels 02/01/2024

"As ideias muitas vezes são passageiras, incontornáveis num momento e esquecidas logo depois. Porém, se você estiver preparado, poderá capturar o raio quando ele cai."

O livro é repleto de curiosidades sobre as inspirações que faiscaram grandes obras clássicas da literatura, desde Jack London a Sylvia Plath, enquanto observa as condições contextuais de criação dos livros.