Em cima daquela serra

Em cima daquela serra Eucanaā Ferraz

Resenhas - Em cima daquela serra

Dé (@livroturista - insta) 16/02/2023

Em cima daquela serra - Eucanaã Ferraz
Em cima daquela serra passa boi, passa boiada.
O que mais passa em cima da serra? Vale dar uma conferida.

Bellah 24/04/2021

Li agora
Li pra minha irmã ela não se importou muito ksksksk infantil e repetitivo.

Waleska2 25/02/2022

Um lindo livro de poesias
Eu amo ler pra crianças livros de poesias, percebo como elas descobrem a musicalidade das palavrinhas, esse livro é muito bem escrito, com rimas até que complexas, e gravuras instigantes para a meninada.
Super recomendo.
Sugestão, deixe os livros com livre acesso aos seus pequenos, ensine-os a cuidar dos livros mas, sem neurose, uma orelha ou outra vão aparecer, talvez algumas páginas sujas, rasgadas, o importante é que o livro faça parte da rotina e do imaginário dos pequenos.

@esselivrotemhistoria (ig) 18/10/2021

Poesia pura!

? Em cima daquela serra.
? Eucanaã Ferraz
? Yara Kono
?@companiadasletrinhas

O verso "Por detrás daquele morro passa boi passa boiada..." está  no nosso repertório infantil.
Vem da voz do povo, na parlenda:
"Por detrás daquele morro passa boi passa boiada,
também passa moreninha do cabelo cacheado,
por detrás daquele morro passa boi passa boiada,
passa passa, boiadeiro, procurando namorada."
E já compôs o poema, Trem de Ferro de  Manuel Bandeira.

Eucanaã Ferraz vê além do detrás daquela serra, vê  em cima, no céu, ao redor, a cidade e estradas , as plantações , o tempo que é  o tempo das coisas. Um tempo não medido nos ponteiros de um relógio.
No alto daquela serra passa boi e boiada, passa-passa passarinho e passarada.
Tem limão e limonada, goiaba e goiabada, num estado de mudança das coisas.
Inverte-se  a construção  da frase , "em cima daquela serra, passa boi, passa boiada", mas  é de novo o mesmo.
Tem trabalho, mas "em cima daquela serra tem gente que não faz nada."
"Em cima daquela serra, às vezes não passa nada". Com o tempo a ser apreciado no passeio de "uma nuvem branquinha".
Há  ainda a brincadeira com a crista da serra , onde passa um pinto e a galinha, e o lomho da serra, que se pode subir devagar pela escada.

O poema me lembra as viagens de férias pela Serra da Mantiqueira. Eu ia, sei hoje, lendo a paisagem, que é próprio da natureza das crianças.
No alto daquela serra passava boi, passava boiada,
passava o fusca da família  em estrada esburacada.
Seguia a menina a imaginar mil histórias pela vidraça.  No alto daquela serra a neblina não  facilitava.
No alto daquela serra, a batata espalhava a rama pelo chão.
E aos pés  daquela serra ficava a cidade do meu coração.

Acho que é essa a outra serra que Eucanaã anuncia: "De cima daquela serra posso ver aquela outra."

Sobre poesia, disse Eucanaã:
"(...) poesia é também uma qualidade que reconhecemos nas coisas. (...) É o mundo refeito em formas novas, mundo reinventado com suas próprias leis, mundo imaginado, fruto da liberdade e da subjetividade. "
E ainda:
?Toda poesia é exigente. Não facilito para as crianças. Facilitar, quando se trata de criação (...) é um erro. Quero ampliar em meu leitor sua capacidade de viver experiências por meio de palavras. Não importa que idade tenha.?
(https://www.blogdaletrinhas.com.br/conteudos/visualizar/Eucanaa-Ferraz-mira-a-pedagogia-do-olhar)

#pordetrasdaquelemorro #passaboipassaboiada #poema #poesia #

Nina 31/10/2021

Lindo
Achei muito bonito e lírico com lindas ilustrações e o livro tem início meio e fim. Ótimo para ensinar nossa cultura para as crianças.

Rebeca 18/10/2017

Uma boa leitura para a criançada!
Uma bela recordação da infância, quem nunca cantou ou ouviu "Em cima daquele morro..."? Agora a serra assume e além do Boi e da Boiada, tem mais coisa para se ver e conhecer. Um livro infantil leve, com uma bela ilustração... Como é bom poder ler para uma criança!

lucas.rebesi 20/08/2020

Poeminha ritmado
As ilustrações são super divertidas neste livro para dar vida ao poema super ritmado! Uma obra prima que garante muitas risadas

hanny.saraiva 15/05/2018

Belíssimas ilustrações
Mas achei rápido demais, não me cativou da forma que esperava.

Desirre2 20/01/2019

Queria ver tanta coisa de cima da serra também.

Milla 29/11/2019

em cima daquela serra
acho bom mas tem um pouco de repetições mas todos eles são otimos

helena 30/12/2022

??
lá em cima daquela serra
passa boi, passa boiada
só não passa a dona chica
com a calcinha pendurada
????

Ray 08/03/2020

null
Gostei

Daniel.Malaquias 10/11/2021

Passa muita coisa em cima daquela serra
Passa boi, passa boiada, passa passarinho, passa passarinhada. Ufa! Passa tanta coisa em cima daquela serra que dá vontade de visitá-la só pra gente saber como é e ver de perto tudo que passa por lá. Leitura leve e tranquila de Eucanaã Ferraz com ilustrações de Yara Kono. Leia e descubra o que tanto passa em cima daquela serra.

Thais Dorighello 08/03/2022

Infância
Não lembrava desse livro, só da frase marcante kkkkkkk e hoje a professora leu pros aluninhos no meu estágio, faltei chorar...