Memorização e Aprendizado Acelerado - Mnemônica.

Memorização e Aprendizado Acelerado - Mnemônica. Miguel Angel Perez Corrêa

Resenhas - Mnemônica: Memorização e aprendizado acelerado

dani 05/04/2022

Apresenta diferentes técnicas de memorização, mas não tem nada surpreendente ou inovador. É claro que a eficácia vai depender de colocar as dicas em prática.

Pessoalmente, o livro foi útil para conhecer melhor sobre a repetição espaçada. Uma técnica que eu já conhecia e utilizava para estudar vocabulário de língua estrangeira. O autor explica detalhadamente como funciona e como aplicar. É válido para quem prefere fazer tudo a mão, com caneta e papel. Para quem prefere praticidade, já existem muitos aplicativos que exercem a mesma função (como o Anki e Quizlet).

Acredito que o livro funcione como um bom guia, ou até como um menu, para quem deseja conhecer e testar diferentes técnicas de memorização.
Julia Mendes 05/04/2022minha estante
Frequentemente estudo usando o Anki, Dani, pra tudo. Rs. Pra mim funciona bastante. ?

dani 05/04/2022minha estante
Eu também, Julia! Demorei para me adaptar com o Anki, mas hoje é o meu preferido ?

William LGZ 18/01/2022

Útil, mas prático até demais...
Ao invés de ler esse livro em uma velocidade só como sempre faço com todos, decidi estudá-lo e realizar anotações enquanto eu lia e pude aprender e aplicar técnicas que realmente serão úteis para mim em diversas situações.

Entretanto, o livro não é perfeito e a escolha do autor de torná-lo o mais prático, simples e "faça você mesmo" possível fez com que, para mim pelo menos, houvesse uma certa dificuldade em assimilar e compreender realmente algumas de suas técnicas. A falta de exemplos e exercícios em algumas delas me pareceu simplesmente preguiça por parte do escritor.

Para mim, que pegou esse livro emprestado via Prime Reading, valeu bastante a pena; mas acredito que por um conteúdo disposto de forma tão simples assim é melhor que ou o adquira por um preço bem barato ou pesquise por si mesmo artigos e vídeos sobre técnicas de memorização na internet.

Heros Pena 05/08/2020

Resumido porém bom
O autor passa a matéria de forma rápida e didática, eu gostei, vejamos se será útil.

Mary 03/08/2020

Conhecer até onde sua mente pode chegar
Se surpreenda com técnicas simples porém muito eficazes de memorização.
Brasileiro 04/08/2020minha estante
Melhor livroooo???

Katita2013 03/08/2013

Útil mas fraco
Eu já li vários livros sobre memorização e aprendizado acelerado e Miguel tem razão ao dizer que muitos autores neste tema dedicam tempo demais a motivação do leitor a contarem histórias de como o método funciona para tal pessoa, como outras subiram na carreira graças ao método em estudo. Mas apesar de nos explicar as técnicas “propriamente ditas”, ele comete o erro de perder um pouco de vista o leitor, na medida que considera exemplificar as mesmas técnicas de uma forma um pouco mais consistente uma outra coisa supérflua.
Ao considerar que suas técnicas são todas tão claras que não necessitam de exemplificação, perde de vista que para muitos leitores nem todas as técnicas explicadas são tão claras assim, pecando assim pelo oposto ao qual queria evitar, ou seja “encher lingüiça”, deixar o texto supérfluo.
Na minha opinião essa omissão consciente de uma exemplificação mais sistemática das técnicas diminui um pouco o valor do livro, deixando-o aquém daquilo que realmente poderia ter sido, no sentido de nos ajudar a extrair o máximo de suas técnicas.
Regular
Julio.Cesar 30/09/2016minha estante
Estou procurando um livro justamente neste tema, você mencionou ter lido alguns livros neste tema, poderá sugerir 1 ou 2 livros para mim? Obrigado.