Maiakóvski: Poemas

Haroldo de Campos

Resenhas - Maiakóvski

Deghety 19/01/2017

Maiakóvski
O grandioso e inovador poeta Maiakóvski mostra-se  ( como não poderia deixar de ser ) franco e violento nessa obra que reúne seus poemas em uma tradução minuciosa e apaixonada.
Seus poemas são de uma clareza tanto no aspecto biográfico como  de extrema crítica sócio-política.
Seu engajamento social e político e sua autobiografia por meio da poesia é uma engenharia literária e arquitetura poética espetacular.

Japa 04/09/2023

Combo entre ótimos poemas e ótima edição.
Tem livros que a gente lê, mas tem livros que a gente sente. Esse aqui com certeza entra na segunda leva...

Despertou sentimentos em mim que eu nem conhecia. Emocionante do começo ao fim.

Li de curioso e terminei encantado.

Raul.Maschieto 18/10/2023

?A poesia - toda - é uma viagem ao desconhecido?
Um dos maiores poetas da modernidade, Maiakovski nos presenteia com seus versos enérgicos, inconformados e belíssimos. Destaque para o poema ?A Extraordinária Aventura vivida por Vladimir Maiakóvski no Verão na Datcha? e ?A plenos pulmões?, que realmente fizeram aprender a amar Maiakovski.

celine 03/01/2022

"Nos demais,
todo mundo sabe,
o coração tem moradia certa,
fica bem aqui no meio do peito,
mas comigo a anatomia ficou louca,
sou todo coração."

Diógenes - Estr 19/04/2013

"Melhor
morrer de vodca
que de tédio!!!"

Ronaldo 28/03/2014

Poesia Radical
Contam que no final do anos 1960 um crítico alemão veio estudar a música popular brasileira. Quando traduziram um dos sucessos do momento para ele, "Domingo no Parque", ele ficou espantado e perguntou: "as pessoas cantam isso? Mas esta letra é literatura!". No Brasil a poesia é popularizada e admirada quando vem misturada com a MPB (Vinicius, Chico, Caetano etc.). Embora não haja nada contra isto, acho que é hora de darmos um espaço para a poesia em seu próprio terreno.
Para isto, acho que poucos poetas são tão atuais quanto o russo Maiakovski (1893-1930), um radical que aderiu à Revolução Soviética logo no seu início com entusiasmo, para depois se desesperar com o stalinismo. Para se ter uma ideia da sua poesia vibrante e de imagens radicais que é tão atual, eis alguns versos:
"Para o júbilo
É a vida e seu ofício"

Também:

"O mar se vai
o mar de sono se esvai
Como se diz: o caso está enterrado
a canoa do amor se quebrou no quotidiano
Estamos quites
Inútil o apanhado
da mútua dor mútua quota de dano".

Vale muito a pena.
Diego Catalão 19/08/2016minha estante
undefined

kafkaniana 24/11/2022

Resenha
Sei que em alguns poemas não consegui compreender ao todo, mas isso é normal em escritos de poetas, porém a grande maioria é extremamente linda, a "Flauta-vértebra" é um dos melhores poemas que eu já li e os últimos escritos esbarram em um lado político do autor.

" A todas vocês, que eu amei e que amo, ícones guardados num coração- caverna como quem num banquete ergue a taça e celebra, repleto de versos levanto meu crânio [...]"

Jamile.Lucato 24/01/2023

O problema da tradução
Poemas de época de guerra, carregados de marca de seu tempo mas que se perderam por conta da tradução. O trabalho foi bem feito, mas imagino que o trabalho em seu idioma original seja mil vezes melhor