Quando Você a Viu Pela Última Vez?

Quando Você a Viu Pela Última Vez? Lemony Snicket

Resenhas - Quando você a viu pela última vez?

eduarda 31/05/2022

Não há problema em chorar após um longo dia
Lemony é um gênio, eu amo como essa série trás um toque de desventuras mas ainda sim um pouco mais adulto (se é que posso dizer isso) a leitura dessa série é sempre rápida, divertida, engraçada e nada do que você estava esperando
Maryellen 31/05/2022minha estante
amo a escrita dele :)

Pedro Schabarum 04/09/2020

Quando você a viu pela última vez?
As histórias do Lemony transcorrem de forma aleatória, mas é um aleatório muito bom e muito bem planejado.

wikibibs 28/03/2021

eu adoro o estilo de escrita misteriosa do Snicket. Estou amando todos os personagens (menos os adultos, mas vamo lá né)
O vilão é bem interessante e eu gosto dele ser bem misterioso.
Mas eu gostei mais ainda de ver os personagens que já conhecia de desventuras aparecendo, em sua fase de aprendizes.

naniedias 07/12/2013

Uma narrativa mais do que deliciosa!
Muito bom!

Quando você a viu pela última vez? é mais uma das perguntas erradas que Snicket faz em Manchado pelo Mar, cidade na qual está desde o primeiro volume da série.
Sim, o segundo volume é uma continuação direta do primeiro e, portanto, nem se arrisque a lê-lo sem ter feito a leitura do anterior, porque vai ficar sem entender nada do que acontece.

Lemony Snicket, um garoto de quase treze anos muito bem treinado pela organização da qual faz parte, é enviado para ser aprendiz de S. Theodora Markson, que é uma adulta um tanto obtusa (como todo adulto simplesmente tende a ser). Agora eles têm uma nova missão: encontrar a srta. Knight, que está desaparecida e nem ao mesmo um bilhete deixou.
O problema é que Snicket insiste em só fazer as perguntas erradas.

Essa é uma história infanto-juvenil (aliás, como todas as outras escritas por Daniel Handler sob o pseudônimo de Lemony Snicket), protagonizada pelo famigerado autor-personagem Lemony Snicket!
Se você vai ler o segundo livro, então o conhece ao menos do primeiro volume (mas provavelmente também já o conhece das Desventuras em Série), e já sabe um pouco o que esperar.

A história é simples, os personagens são rasos e caricatos.
Não espere muito do enredo, ele é realmente bem simplista, embora o autor consiga inserir algumas reviravoltas (sempre mirabolantes! O pública para o qual o livro foi escrito adora esse tipo de coisa... e estou me incluindo aí!).
Tampouco espere muito dos personagens. Lemony Snicket é bastante complexo, seu passado é recheado de mistérios (adoro quando o autor coloca pequenas pitadas das aventuras da irmã dele! Honestamente, espero que no futuro ele escreva algo sobre tais peripécias) e ele tem muito a dizer. Os demais, porém, são bem estereotipados, como caricaturas de vilões ou mocinhos ou adultos-burros-que-não-sabem-fazer-nada-direito-e-só-atrapalham-ao-invés-de-ajudar.

Mas a narrativa? Ah, a narrativa...
É justamente a narrativa que faz com que os livros escritos por esse autor sejam tão deliciosos de serem lidos.
Ele é irônico na medida certa, hilário na medida certa e narra sua história de maneira completamente envolvente e cativante. É muito gostoso e divertido acompanhar as desventuras do garoto Snicket da forma como ele as conta.

A edição da Seguinte, mais uma vez, arrasou!
A capa continua com a ideia da primeira, o que mantém a identidade visual da série (e sempre é algo que me agrada bastante!). Além disso, as ilustrações do Seth são um presente à parte (adoro não conseguir ver os olhos do Snicket, que só aparece de costas ou com sombras cobrindo seu rosto) e dão um colorido todo especial ao livro.
Infelizmente, a minha edição veio com um caderno errado, o que atrapalhou um pouco a leitura. De início, confesso que até achei que poderia ser algo da narrativa (páginas em brancos, frases repetidas, páginas duplicadas... tudo isso já encontrei nos livros do autor e estavam inseridos ali de maneira proposital - então não é de se estranhar que eu tenha pensado que poderia ser, de fato, parte da história!), mas como nada foi mencionado e algumas páginas além de duplicadas estão com a borda mascada, tenho certeza que é um erro de impressão mesmo. Espero que isso não tenha acontecido em todo o lote (e que você, certamente muito mais sortudo do que eu - afinal de contas, deve ser por isso que gosto tanto do LS, nossa má sorte nos une -, pegará um livro sem problemas).

O segundo livro, assim como o primeiro, lança várias questões e reponde somente algumas - o que é típico nos livros do autor.
A aventura do livro tem início e fim, mas a aventura principal da série não, o que me deixa bastante curiosa pelos próximos volumes. Como o primeiro foi lançado em 2012 e esse segundo agora em 2013, certamente o terceiro só será lançado no ano que vem... ainda bem que a Seguinte não está nos fazendo esperar, trazendo o livro bem rapidamente para o Brasil!

Estou curiosa para saber quais outras perguntas erradas Lemony Snicket conseguiu fazer. E, por que, afinal de contas, ele simplesmente não passou a fazer as perguntas certas...
E se você leu o primeiro livro, certamente está bastante curioso também. Não perca tempo e embarque nessa segunda aventura, com mais uma das perguntas erradas e mais uma aventura muito divertida!

Nota: 8

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

Isabela.Coine 11/01/2023

Tô lendo pelas migalhas
A história da série "só perguntas erradas" ainda não me cativou, e eu acho que o escritor se perde um pouco na linha do tempo da vida do Lemony. Maaaaaaaaaaaaaas, nesse livro houve a menção de Gustav, e como eu quero sim saber mais sobre os personagens que eu conheço (na medida do possível do universo de desventuras), eu vou continuar.

(e pela Kit, ópvio)

Lena 03/12/2013

Resenha:
Um novo lançamento do meu querido Lemony Snicket, agora com o segundo livro de "Só Perguntas erradas". Gostei muito do livro, acompanhem o enredo da história.

Como ja vimos no primeiro livro "Quem poderia ser há uma hora dessas?" , se passa na cidade decadente, Manchado-pelo-mar que já não é mais tão movimentada como antes. Lemony Snicket tem que continuar seu aprendizado em uma organização secreta. Ele tem uma tutora, S. Theodora Markson que tenta resolver os crimes junto a ele. Com uma tutora extremamente apaixonada pelos seus cabelos, e na minha opinião uma incopetente no quesito ajudar a solucionar crimes. Se você quer irrita-la, pergunte o que o S. significa.

Nesse livro, um novo mistério na cidade deserta de Manchado-pelo-mar vai transtornar os poucos moradores que ainda restam na pequena cidade. Cleo Knight, filha dos donos da maior empresa da cidade (que já estava quase falindo, por falta de tinta) , é uma química brilhante, some da pequena cidade. Foi capturada? Não sabemos. Fugiu dessa terrível cidade? Não sabemos. Mas essas são só mais perguntas erradas para se fazer a uma hora dessas. Srta. Knight nem deixou uma carta de despedidas.Já Theodora acha que Cleo foi participar do circo, e deixou seus pais na cidade, em busca de conquistar seus sonhos.
Mas ela está totalmente errada e já está convencida de que rumo Cleo tomou.

Gostei muito da história, ela me deixou aflita para saber o paradeiro da Srta. Knight e não esperava a hora de o livro acabar e todos os casos serem solucionados. Recomendo o livro para todos, até mesmo quem não leu "Desventuras em série", pois não precisa conhecer a história para gostar dos livros. Mas tem algumas passagens que lembra um pouco a série, e quem já é apaixonado(a) por Lemony Snicket, assim como eu, se dará melhor com está incrível aventura.
Visite meu blog:

site: http://livrolatra.blogspot.com.br/2013/11/critica-quando-voce-viu-pela-ultima-vez.html

Dada 13/01/2021

Mistérios
Acho incrível a capacidade que Lemony Snicket tem de somente revelar as respostas nas últimas páginas do livro e sempre deixar perguntas sem resposta que te deixam curiosíssimo pra saber onde isso tudo termina

Naya 25/06/2022

Essa é a pergunta errada a se fazer? #2
Ainda não há explicação para os crimes de Tiro Furado, assim como não há explicação para a Fera Ressonante, mas há explicação para o sequestro de Cleo Knight. A brilhante química, que está desenvolvendo uma fórmula secreta, está convicta de que seu trabalho irá reerguer os negócios da família e trazer de volta a vida próspera do vilarejo Manchado-pelo-mar. Só que há um vilão que tem interesse na sua fórmula, que também tem interesse na Fera Ressonante, que também tem interesse em um biólogo, que também tem interesse no Coronel Colofão e em sua clínica sinistra. O que Tiro Furado, o vilão inescrupuloso que ronda uma cidade que não é mais próspera, está planejando? Como esses crimes estão envolvidos? Qual seu verdadeiro plano? Essas são perguntas erradas a se fazer. Adendo: livro infantil.

Anny Campos 06/05/2023

A 2° pergunta errada que ele fez
Um livro gostoso de ler, bem curtinho, com o humor acido do autor, em que acontecem mil coisas para resolver 1 caso em andamento e outros casos que nem sabemos que está em andamento.

Mfarits 09/03/2023

Lemony Snicket
Essa série é boa demais. Os livros são bastante fluidos e dão muita vontade de ler. Contudo, eu gostaria muito de ter lido quando criança, embora não seja algo que me incomoda tanto.
Esse livro contribui muito para o meu vocabulário kkkkkkk

MaveySá 02/08/2020

Amei a continuação, como sempre achei perfeito. A escrita do Lemony é muito boa, vivo recomendando os livros dele

gaia :) 11/10/2021

achei mais fraquinho que o primeiro mas a qualidade continua a mesma, impecável. pretendo terminar a série até o fim do ano

Blog MDL 07/02/2016

Lemony continua em Manchado-pelo-mar mesmo depois da resolução fracassada do mistério que envolvia a estátua da Fera Ressonante. Ele não sabe muito bem porque ele e sua tutora continuam ali, só tem a certeza que algo muito ruim está acontecendo na cidade e que isso está arruinando toda a vida que existe no lugar. Mas quando eles são chamados para desvendar o misterioso desaparecimento de Cleo Knight, a herdeira da empresa Tinta S.A., Snicket pressente que essa era mais uma peça do quebra-cabeças que deveria montar se quisesse entender as razões de um vilão terrível que parece estar em todos os lugares.

Para solucionar esse problema, ele faz perguntas erradas que o colocam em perigo e o levam a lugares assombrosos. E para sair dessas enrascadas, ele conta mais uma vez com a ajuda dos seus mais fieis aliados. Incluindo uma jornalista curiosa e que não tem medo do perigo desde que isso renda uma boa história, uma dupla de irmãos taxistas que troca corridas por dicas de leitura, um garoto apaixonado que cozinha delícias e uma garota que procura seu pai e que tem atitudes estranhas demais com relação a tudo e a todos. Entretanto, quando ele finalmente encontra o que procura, a sua descoberta pode levá-lo a conclusões que ela jamais imaginou.

"Quando Você a Viu Pela Última Vez?" conseguiu me prender da primeira a última página, tanto que sem que eu sequer percebesse, as horas se passaram e a leitura foi se aproximando cada vez mais do final. Diferente do livro anterior, senti que as coisas aconteceram com mais rapidez, desde a apresentação do mistério até o seu ápice. Lemony continua sendo o nosso autor-narrador. E isso se mostrou algo muito mais divertido nessa história, pois além de nos contar o andamento de suas investigações, ele também acrescenta alguns comentários a uma possível publicação de suas aventuras e sobre o que ele queria ou não que fosse publicado e ilustrado.

E por falar em ilustração, Seth que é o responsável por dar vida aos personagens, fez um belíssimo trabalho com essa série. Adoro o detalhe dos desenhos possuírem um padrão de cores que combinam com a cor predominante na capa e que por isso mudam de livro para livro. Algo que eu acabei notando na leitura desse segundo volume foi que o rosto do Lemony nunca é completamente revelado para o leitor, pois mesmo quando ele aparece de frente os detalhes do seu rosto estão sempre ocultos pelas sombras. Será que até o final da série eu finalmente o verei?

Um acréscimo interessante na narrativa dessa história foi a revelação de mais aspectos da vida do Snicket, pois se antes apenas sabíamos que ele possuía uma irmã e que já não tinha mais contato com os pais, em "Quando Você a Viu Pela Última Vez?" outros problemas de sua relação familiar são revelados. Só fiquei triste por não ter descoberto nada novo a respeito da organização para a qual ele trabalha, Confesso que estou com receio de isso ser contado apenas na sua principal série, "Desventuras em Série".

E em meio a tantas coisas bacanas que pude perceber no segundo livro de "Só Perguntas Erradas", posso dizer que essa é uma história que eu indico de olhos fechados para qualquer leitor que queira conhecer a escrita do autor. Ademais, digo que é apenas amor o que sinto pelo Lemony, verbo usado para descrever uma reação usual que as pessoas têm quando se apaixonam por algo.

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/01/resenha-quando-voce-viu-pela-ultima-vez.html

Pratique.Livrotera 05/07/2021

Quando você a viu pela última vez? ?

A cidade é: Manchado-Pelo-Mar.
O crime é: sequestro.
A pergunta que não quer calar: o que o S significa? ?

Manchado-Pelo-Mar já foi um bom vilarejo para se morar. ?
Na época em que tinha mar.
Com este drenado e as tintas dos polvos acabando, logo o lugar sumirá definitivamente do mapa.

E o que é pior, tem um vilão perigosíssimo na cidade, que imita muito bem a voz de todo mundo e consegue se passar por qualquer pessoa, o nome dele é Tiro Furado.

Dessa vez o crime foi o sequestro de uma jovem química brilhante, chamada Cleo Knight. Porém também tem o sumiço da misteriosa estátua da Fera Ressonante.

Mas o que estes crimes tem em comum?
Por que o vilão precisa da química, da estátua e do biólogo? Sem falar nas criancinhas

Algo de errado não está certo!

Isso tudo só pode ser desvendado por Lemony Snicket, mas dessa vez ele teve ajuda de Moxie, Juca, Chico, Jake e Ellington.

E teve o atrapalho em forma de ajuda ou vice versa dos policiais Mitchum e da tutora S. Theodora Markson.

O livro é carregado de mistério com muito humor.
Eu considero uma leitura bem rápida e bem gostosa, além da escrita ser muito envolvente e fluída.

Eu gosto MUITO do personagem Lemony, ele é bem esperto e muito corajoso. E como a história é sob o ponto de vista dele, eu me senti realmente como uma aliada nas descobertas.

Achei esse livro ainda melhor do que o primeiro, e já gostei bastante do outro, então espero que os próximos sejam ainda melhores

Amanda 24/05/2020

Faça a coisa assustadora primeiro, e fique assustado depois.
Esse é o segundo livro da série ?Só perguntas erradas? e eu amei mais ainda. Eu amo o humor do Lemony, como ele narra a história e só consigo ficar mais curiosa pra saber como essa série vai terminar. O primeiro livro já é muito bom, mas gostei um pouquinho mais desse, por isso dei 5 estrelas.