O Diário de Jack, o Estripador

Shirley Harrison

Resenhas - O Diário de Jack, o Estripador

PoliAna | @poliana.e.seus.livros 27/05/2020

Diário, que diário?
Se o foco do livro fosse a historia da vida de James associada à extratos do diário, a fim de ambientá-lo, o livro seria perfeito! A narrativa é envolvente e sempre nos dá um gostinho de quero mais, quero entender como tudo aconteceu.

O problema começa quando ela dedica páginas e mais páginas compartilhando provas e evidências só pra nos provar que o diário era de James Maybrick e que ele era Jack, o Estripador.

Não estou aqui pra questinar se a autora está certa ou errada, apenas para dizer que o livro deixou de ser bom quando ela tenta nos provar, de forma excessiva, que ela está certa.

site: https://www.instagram.com/poliana.e.seus.livros

Carol.Alves 25/04/2020

Por trás de um serial killer
Esse diário é impressionante, relata os crimes como aconteceram e a associação deles a um suspeito acima de qualquer suspeita, James Maybrick. Como ele é um, dos muitos suspeitos, e o caso não foi finalizado, nao se tem certeza de sua culpa. Será? A descoberta desse diário da base para uma acusação formal para o caso bem como explica detalhes que só o assassino teria ou uma pessoa maluca e muito criativa.

Júlia Morales 24/04/2020minha estante
Estou com bastante dificuldade de terminar essa leitura, parei no meio dele e sem ânimo para retornar. Não gostei muito do livro.

Natalia1481 18/04/2020

A história chata do Diário de Jack, o Estripador
O livro seria ótimo se fosse apenas a história de James e Florie Maybrick, a análise psicológica e a transcrição traduzida do diário, mas as mais de 200 páginas sobre como a autora tentava provar que o diário é real é muito chato e faz perder a vontade de ler.
O conteúdo do Diário, a história dos Maybrick e a análise psicológica dos mesmos é o que faz com que se termine o livro, realmente é muito interessante.
O tempo revela todas as coisas. Acho que o diário é verdade e revelou muito sobre o famosos Jack, o Estripador, ou melhor, sobre James Maybrick, o homem que nasceu gentil mas que foi destruído pelo amor (como ele mesmo diz). Eu diria que era um homem com distúrbios mentais e péssimo caráter.

Sel Silva 18/04/2020

Não sei oq esperava...
Na força do ódio terminei, fazia tempo que não demorava tanto pra ler um livro... A estória não me prendeu em momento nenhum!
Carol. Kelevra 22/07/2020minha estante
Tamo junto! Também terminei esse livro na força do ódio! E não tem como a história prender ninguém, já que são 400 e tantas paginas dela jurando de pé junto que o Diário é real.

Lara2076 10/04/2020

Um livro bem escrito e cheio de indícios que nos levam a crer que a figura nele indicada é mesmo o famoso serial killer.

Eduardo 07/04/2020

Apenas razoável
Conta A história da autora com o que é considerado um suposto diário do serial killer Jack, o Estripador.
Na parte final do livro há os fac-símiles das páginas e transcrições.

Clio0 30/03/2020

O Diário de Jack, o Estripador - ou - Porque escritores não deveriam fazer o trabalho de historiadores
Esse livro é decepcionante por tantos motivos que me é difícil começar...

Quando se tem em mãos algo que pode ser um documento histórico, a primeira coisa que se faz é procurar um especialista para fazer o trabalho em cima dele. Mas, ao invés de procurar um historiador, a editora britânica resolveu jogar essa bomba na mão de uma escritora ficcional. E ela age como tal.

Em nenhum momento, Shirley Harrison procura a ajuda de historiadores para tratar do período histórico discutido, na verdade há uma certa fleuma sobre isso. Um dos resultados é que o baixo orçamento que ela tem para realizar os testes necessários sobre autenticidade fez com que sejam feitos aos poucos, por poucas instituições, e só foram repetidos ao serem questionados.

A própria linha de raciocínio da escritora, para provar que o autor é mesmo o assassino Jack, parece tortuosa. Ela enche sua tese (se é que pode ser chamada disso) de noções circunstanciais, aceita coincidências como provas, e soterra o texto com noções abstratas sobre sentimentos e motivos. Em dado momento, chega a utilizar um mapa astral...

O que mais detrata essa obra é a parcialidade, contudo. Há vários pontos de interrogação, contradições e mesmo fatos que põe em dúvida a autenticidade do manuscrito ou a validade da tese - e Shirley Harrison ignora todos ao seu bel-prazer. Isso contradiz um princípio básico de historiografia: "Se os fatos não correspondem a teoria, então a teoria está errada."

Francamente, processo de pesquisa porco, malfeito, não é a toa que algumas editoras recusaram a publicação e outras decidiram usar o viés sensacionalista.

Terminei justamente por não acreditar que alguém seria capaz de deturpar tanto um trabalho tão importante. Shirley Harrison poderia ter feito algo interessante se tivesse desde o início assumido-o como uma obra literária, ao invés de tomar para si algo que não tem competência para realizar.
Angelica.Zilda 02/01/2022minha estante
Estou bem no começo do livro e já estou bastante decepcionada. Essa sua resenha descreve claramente minhas percepções até o momento.

Viviane 17/04/2022minha estante
Seu comentário foi perfeito! Esse livro é horrível!

Adri 29/09/2022minha estante
Uau! Acabei de desistir depois desta resenha...

Pedro1469 07/04/2023minha estante
Muito interessante esse livro eu sou muito fã do livro
Jack,o estripador

Jailton Lima de Abreu 24/03/2020

Que livro maravilhoso e intrigante. Além de toda a discussão no decorrer do livro levantando o questionamento sobre a procedência e veracidade do diário ( podendo ser uma verdade ingênua ou uma falsificação moderna), ainda é difícil mensurar as atrocidades cometidas com tanta frieza, impossível imaginar a mente de um psicopata que descreve suas ações sem pudor, vagando entre o bem e o mal, entre o temor a Deus e a incredulidade, entre o ápice do prazer e o medo e muito mais.... inimaginável pensar que existiu um ser humano assim mas que trata-se de algo tão real que assombrou as ruas de Londres na década de 80. Leiam que vale à pena.

Junior 25/02/2020

Muito bom o livro. Nos deixa empolgado e questionando será???

@gabrielamangini 16/02/2020

Não sei se tudo mundo sabe, mas o "personagem" Jack, o Estripador, muito conhecido em filmes, jogos e fantasias realmente existiu e foi um serial killer que viveu em Liverpool, Inglaterra, na Era Vitoriana. Jack, o Estripador, como era conhecido, assassinou 5 mulheres na periferia de Whitechapel, distrito de Londres, por volta de 1888, sua motivação era limpar a cidade das "putas".

Sua identidade ainda não foi claramente descoberta, a discussão de quem seria o serial killer que aterrorizou o mundo em 1888 continua até os dias atuais.

Existem muitos especialistas que dedicaram e dedicam suas vidas para estudar o mistério de Jack, consequentemente, há muitos livros publicados sobre esse assunto.

O livro em comento, escrito pela autora Shirley Harrison, existe devido à um diário antigo que chegou em suas mãos e possivelmente era de Jack, um diário supostamente escrito por James Maybrick, um dos suspeitos de ser o serial killer.

É um erro esperar que o livro seja apenas o diário transcrito ou uma história de ficção, já que a autora inicia o primeiro capítulo deixando claro que houve e ainda há muito debate sobre a veracidade do diário, o que torna o livro um pouco extenso, já que, além do teor do diário e da história de James Maybrick e sua família, o livro retrata o processo para verificação da legitimidade do Diário, os debates entre estudiosos que acreditam na idoneidade do documento e estudiosos que afirmam que é uma falsificação, a crítica de mídia, ou seja, toda a pesquisa realizada em torno do diário, desde o estudo da caligrafia, da tinta utilizada, dos hábitos de vida na era vitoriana, da possível personalidade psicopata de James Maybrick, há a presença de diversas áreas do conhecimento aplicadas no estudo do Diário.

O livro engloba a área da Medicina ao analisar o comportamento de James Maybrick pelo teor do diário, além de tratar de diversos vícios que James possuiu durante a vida. Trata também sobre a área do Direito, já que Florence Maybrick, esposa de James, foi levada ao tribunal para ser julgada pelo suposto assassinato de seu marido, considerado um dos maiores erros jurídicos da época. A área da história é muito constante, devido à análise do Diário, um documento histórico, e também do estilo de vida da era vitoriana.

Eu indico muito o livro já que foi uma experiência bem diferente por conta dos detalhes e informações presentes.

Rafa 06/01/2020

O Diário de Jack, o Estripador
Quem foi Jack, o estripador? Essa pergunta roda até hoje, porém! Até o presente momento, nenhuma certeza, apenas especulações, teorias que buscam compreender esse temido assassino.

Shirley Harrison narra toda sua jornada para desvendar um diário que supostamente poderia ter sido de Jack, revelando sua identidade e métodos para cometer seus mais perversos crimes.

A obra intercala sobre o suposto diário e todo o trabalho da escritora para conseguir provas concretas de que esse diário é verdadeiro e o autor é realmente, Jack, o estripador.

Michael Berrett apresenta o diário para Shirley Harrison, ao todo, o manuscrito contém 60 páginas, possuindo escritos revelando os mínimos detalhes dos crimes cometidos na Inglaterra.

O autor do diário foi supostamente escritor por James Maybrick, porém! Até agora, especialistas não conseguiram provar toda sua autenticidade, gerando muitas dúvidas e questionamentos por parte dos estudiosos no assunto.

Através da leitura o leitor embarcará pela Inglaterra na Era Vitoriana, conhecer os costumes e toda cultura da época, além de presenciar os mistérios e terror cometidos pelo Jack, o Estripador.

James Maybrick era um homem respeitado em sua época, conhecido comerciante de algodão, tinha relações comerciais em Londres, porém, morava em Liverpool. Casado, Maybrick morreu aos 50 anos por envenenamento administrado por sua esposa, Florence Maybrick.

Shirley Harrison teve os cuidados em mostrar toda vida de James e sua esposa, Florence, fazendo da obra uma biografia de ambos, até o fatídico dia da morte de James e o julgamento de sua esposa.

Vale lembrar, Jack matava prostitutas, seus métodos eram de estrangular, esfaquear e mutilar suas vítimas, cada vez mais seus ataques tornavam-se brutais.

A obra segue no ritmo tentando desvendar esse mistério que já faz parte da cultura pop. “O Diário de Jack, o Estripador” é mais uma da lista de especulações para tentar desvendar quem realmente foi o assassino.

site: http://www.livreando.com.br/2020/01/resenha-o-diario-de-jack-o-estripador.html

Rod 20/09/2019

Arrepiante! Livro cinco estrelas!
Quem foi Jack, O Estripador? Teria ele escrito um diário? Algum objeto dele teria cruzado as décadas? São estas perguntas que movimentam o leitor dentro do livro O Diário de Jack, o Estripador, que se propõe a investigar a autenticidade dos elementos encontrados e também abre a discussão ao interlocutor.

Tudo começa quando Michael Berrett apresenta a Shirley Harrison um manuscrito com mais de 60 páginas contendo relatos arrepiantes que foram assinados por um dos mais famosos serial killers de todos os tempos: Jack, o Estripador. Diante deste elemento, Shirley fez o que qualquer pessoa sensata em seu lugar faria: ela duvidou que o material seja verdadeiro. Mas a curiosidade a corroeu, porque se fosse um documento real, ela estaria em posse de uma considerável relíquia.

“Não houve gritos quando eu cortei. Fiquei mais do que aborrecido quando não consegui arrancar a cabeça. Acho que vou precisar de mais força da próxima vez”

Leia a resenha completa no site Cabana do Leitor.

site: https://cabanadoleitor.com.br/resenha-o-diario-de-jack-o-estripador/