O Mágico de Oz L. Frank Baum

Resenhas - O Mágico de Oz

1952 encontrados | exibindo 91 a 106

Gio.M.Terra 10/02/2024

O Mágico de Oz
"O Mágico de Oz" é um clássico da literatura infantil escrito por L. Frank Baum, publicado pela primeira vez em 1900. A história segue a jornada de Dorothy Gale, uma jovem que é levada por um tornado da fazenda onde mora no Kansas para a Terra de Oz. Com a ajuda de três companheiros incomuns - um Espantalho sem cérebro, um Homem de Lata sem coração e um Leão covarde -, Dorothy busca o misterioso Mágico de Oz, na esperança de encontrar uma maneira de voltar para casa. O livro é uma narrativa encantadora sobre coragem, amizade e autodescoberta.

_carolthome 10/02/2024

Uma leitura gostosinha em uma manhã de sábado
Esse livro definitivamente serviu ao propósito dele: uma leitura bem leve e tranquila, com ar de conto de fada (e uma vibe que lembra vagamente a história de Alice). A Terra de Oz é um lugar charmoso, mas eu senti que faltou alguma coisa, faltou magia (a magia que eu encontrei, por exemplo, em Peter Pan). Os personagens são divertidos, fofos e um pouco repetitivos. Os motivos de cada um deles são bem claros ao longo de toda a narrativa e a amizade que é construída entre os quatro é linda. Também é muito interessante ver como os três viajantes que acompanharam Dorothy tinham tudo o que desejavam consigo, assim como ela. Escolhi esse livro para relaxar e consegui!

angell 06/02/2024

Relendo edição nova de favorito antigo pro desafio skoob
................................................3/50................................................

Isa Luz 04/02/2024

Leitura levinha.
Ótimo para refletir sobre algumas coisas.
Foi gostoso acompanhar eles nessa jornada.
Vale a leitura.

ArthurBueno 03/02/2024

Uma jornada de autoafirmação
Leitura muito agradável sobre uma menininha em sua jornada de autodescoberta, mas também de perseverança, e de uma autoconfiança a ser recompensada no final.

Nicole511 02/02/2024

Mesmo sendo um livro sendo um livro infantil, gostei muito de ler não tem muita enrolação, é bem fluído, foi um descanso para a cabeça. Li por causa do Rory Gilmore Book Club e acho que fiz uma ótima escolha para Janeiro.

Craotchky 02/02/2024

Somewhere Over the Rainbow
Publicado em 1900 por Frank Baum, O mágico de Oz foi uma tentativa do autor (como o próprio atesta na Introdução) de escrever um conto de fadas moderno, que se afastasse do peso, às vezes sombrio, dos consagrados contos de fada dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen. Segundo Baum, "os incidentes medonhos e sinistros imaginados por seus autores para indicar a moral assustadora de cada história" é dispensável, uma vez que ele considerava que, agora lá em sua época, a educação formal moderna já incluía ensinamentos morais. Assim, seu objetivo em O mágico de Oz é trazer apenas a parte divertida e fantástica, eliminando o grotesco e abrindo mão de um caráter disciplinador.

Nas próprias palavras de Baum:
"Com essa ideia em mente, a história de O mágico de Oz foi escrita apenas para o prazer das crianças de hoje. Pretende ser um conto de fadas modernizado, em que a admiração e a alegria se conservam e os sofrimentos e pesadelos são deixados de fora."

No entanto, O mágico de Oz é uma história infantil que possui ao menos uma dupla camada. Ainda que o autor não tenha dado grande profundidade no texto de maneira explícita, enquanto pessoa adulta não é difícil perceber que a história de Dorothy e seus companheiros traça um caminho de autoconhecimento. Todos eles vão até Oz querendo algo que julgam não possuir. Porém, ao final, após o Mágico de Oz se revelar uma farsa, vemos que todos eles no fundo já carregavam dentro de si aquilo que tanto almejavam. Neste sentido, a jornada que empreendem se mostra como um processo de aprendizagem e autodescoberta necessário para que cada um conseguisse tornar ato a potência imanente que já tinham.

O fato de Oz ser uma farsa, um impostor, também pode ser explorada de uma forma interessante. Há quem diga que ele representa a falsidade da figura de Deus. O mágico de Oz faz todo o seu povo crer que ele é um grande mágico todo poderoso. Todos acreditam piamente que o mágico é tudo o que dizem que ele é, e que ele pode tudo, como dar coragem, coração e cérebro para nossos personagens. Além disso, assim como se diz de Deus (embora haja problemas neste ponto), Oz nunca pode ser visto por ninguém; mesmo os mais próximos dele confessam nunca terem visto sua verdadeira aparência. Nota-se também que todos os personagens vão até o Mágico de Oz para lhe pedir alguma benesse.

De outra parte Oz é conhecido como O Grande e Terrível. A história não parece sugerir explicitamente o que justifica o atributo de "terrível" dado a ele. Porém pensando na ideia do Deus cristão, tão visceral sobretudo no antigo testamento, sabemos por elementos da cultura, que seus fieis devem temê-lo, isto é, devem ser tementes a Deus, ainda que a expressão possa ser passível de ter outros sentidos. Outros pontos que se prestam a aproximar Oz de uma representação de Deus é que, no Capítulo intitulado Os macacos alados, ficamos sabendo que Oz veio do céu. Curiosamente, quando Dorothy e seus amigos estão deixando o País das porcelanas para trás, o Leão covarde quebra uma Igreja... Esse fato parece estar no livro a troca de nada, aparentemente quase como capricho do autor, ou então como algum simbolismo velado.

Tudo isso se soma ao fato de que o autor foi membro da Sociedade Teosófica, uma organização que, segundo o Wikipédia, tem como um dos seus objetivos "Encorajar o estudo da Religião comparada, Filosofia e Ciência". O lema da organização é "Não há religião superior à Verdade".

Claro, aqui abordei uma interpretação que particularmente achei interessante. Entretanto, tantas outras chaves de leitura existem para o livro. Um delas, por exemplo, é trazida pelo Prefácio. Nele o autor (do Prefácio) demonstra vários elementos que levam na direção de que o livro pode se tratar de uma grande alegoria do contexto político americano da época. Realmente, parece haver uma pluralidade de pontos de contato entre a história do livro e os eventos americanos reais... Tantos que parece forçado qualquer alegação de simples coincidências.
AndrAa58 02/02/2024minha estante
Resenha primorosa, Filipe. ????

Craotchky 02/02/2024minha estante
Obrigado Andrea. Acho que você gostou até mais que eu!

AndrAa58 02/02/2024minha estante
??? gostei mesmo. Se pudesse, eu começaria a ler nesse momento. E a culpa disso é toda sua ??

Craotchky 02/02/2024minha estante
É o maior elogio esse!

JULIANA_PFRANCO 05/02/2024minha estante
Olhaaa, gostei! Adorei a sinalização à respeito de comparar a ?onipresença? Divina ao mágico de oz.
Estou precisando de um descanso literário, ler algo mais leve; as última leituras não foram fáceis. E uma das opções dentre as que tenho em mãos é Mágico de Oz. Estou na caminho?

Craotchky 05/02/2024minha estante
Olhe para o chão, Ju. O caminho aos seus pés é feito de tijolinhos amarelo? Brincadeira. Por curiosidade, quais são as demais opções?

JULIANA_PFRANCO 05/02/2024minha estante
Olhe na pasta ?tenho?. E me dê sua opinião! ??

Craotchky 05/02/2024minha estante
Vendo os títulos que estão ali (incríveis) e considerando sobretudo seu desejo por algo mais leve, acho mesmo que Oz é uma boa pedida.

JULIANA_PFRANCO 05/02/2024minha estante
Pensei nele ou no Mogli. Espero que este último não me decepcione pois comprei pela beleza da edição ? (acontece ?)
Os meus desejados têm títulos melhores. Algum que tenha lido? Juro desgrudar de vc após essa próxima indicação! ?

Craotchky 05/02/2024minha estante
Não me incomoda alguém grudar em mim. O que mais procuro por aqui é interação e participação.
Títulos melhores do que aqueles que estão ali no "tenho"? Será possível?
Bem, vi aqui e pelo seu critério de leveza, ainda indicaria Oz.

Thay262 16/02/2024minha estante
Você, com suas resenhas e destaques de trechos, vai me levar a falência. Esse livro esta na minha lista de compras faz tempo, mas nunca dei tanto crédito pra ele. Leio sua resenha a já tenho que me segurar pra não por no top 1 pras comprar do proximo mes, hahahaha. Tú és um perigo pro meu bolso, além de que deixou minhas expectativas lá em cima, oqu também é um perigo. Mas suas resenhas são excelentes; Isso sem dúvida!

Craotchky 16/02/2024minha estante
Muitíssimo obrigado pelos elogios tão legais quanto esses, Thay. No texto nem elogiei tanto assim o livro, ao ponto de poder gerar expectativas, apenas destaquei pontos que se destacaram para mim. Compre e leia por sua conta e risco!

Carolina.Gomes 17/02/2024minha estante
Esse livro n me tocou.

Craotchky 18/02/2024minha estante
No sentido emocional, também não me tocou, Carolina. Apenas me cutucou levemente no âmbito intelectual por assim dizer.

Snowxmann 31/01/2024

Como estou feliz por ter voltado para casa!
Divertido como só um livro de criança pode ser. Eu adoro historias infantis porque elas vão direto ao ponto, as crianças nunca param para duvidar do que estão vivendo ou para se lamentar de seus destinos, elas simplesmente vivem as aventuras como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Uma ótima leitura,bem tranquila e excelente para ler com as crianças mesmo nas partes onde animais estão perdendo as cabeças e sendo mortos.

Shirley.Peixe 30/01/2024

Legal
Leitura agradável e fluida, com personagens simpáticos.
Pelo que eu me lembro do filme, ele foi bem fiel ao livro, mas tenho que rever pra ter certeza.
Ainda não entendi a necessidade de terem mudado a cor do sapato da Dorothy pra vermelho no audiovisual, mas ok.
No mais, é um bom livro, com uma bela mensagem.

Obs: O Totó não teve muito propósito. Uma pena!

julia carstairs 29/01/2024

"Não seja só mais um tijolo amarelo na estrada"
Leitura indispensável para quem gosta da literatura fantástica, um clássico muito bem escrito, leitura fácil e agradável
Adorei a profundidade da história, me ensinou e deixou pensativa sobre várias assuntos

Erick.Constantino 28/01/2024

Amei
A pesar de eu não ser do público alvo dessa obra, o livro foi muito bom, li bem rápido, a leitura foi tranquila e a pesar da obra ser bobinha, eu super recomendo!!

Karla.Marisa 28/01/2024

Eu achava que essa era uma lacuna muito grande nas minhas leituras, eu realmente não sabia nada dessa história.
É, claramente, uma história infantil mas que achei muito bem construída, só teve um momento que eu me senti cansada e achei uma volta ali meio desnecessária.
No mais, feliz de ter conhecido essa história!

Moverick 28/01/2024

Que livro encantador! ?
Uma história que te ensina sobre amizade, desejos, amor, gentileza e humildade!
Te ensina tantas coisas de uma forma doce e gentil!
Aquele tipo de livro que deixa o seu coração bem quentinho e que você finaliza com aquela leve sensação de felicidade! ??

"Não existe criatura viva que não sinta medo quando se vê diante do perigo. A verdadeira coragem consiste em enfrentar o perigo mesmo com medo, e esse tipo de coragem você tem de sobra.?

"Corações nunca serão práticos enquanto não forem feitos para não se partirem"

"Algumas pessoas sem cérebro falam de monte, não é?"

"Não há lugar como a nossa casa!"

Sempre lembrar que tudo o que você busca já está dentro de você! ??
_luaa27 28/01/2024minha estante

1952 encontrados | exibindo 91 a 106