O Mágico de Oz

O Mágico de Oz L. Frank Baum

Resenhas - O Mágico de Oz

cupcakesforcel 20/07/2018

Passeando pela a Terra de Oz
"Os sapatos brilhantes tem poderes maravilhosos. E uma das coisas mais interessantes a respeito deles é que podem levar você a qualquer lugar do mundo em três passos, e cada um desses passos demora um piscar de olhos. Tudo o que você tem a fazer é bater os calcanhares três vezes, os dois pés ao mesmo tempo, e ordenar que os sapatos a levem aonde você quiser ir".
Bati os calcanhares três vezes e acabei no mundo de Oz, criado pelo escritor L. Frank Baum, o enredo como Baum deixa bem claro, é uma história infantil mas sem o floreios e o estereotipo que a gente adora com a famosa lição de moral no final. O compromisso que ele tem de narrar a história é divertir as crianças e não dar uma lição de moral, o que é engraçado, pois ao ler com bastante atenção a obra temos sim, uma lição de Moral. Quando a gentil e fofa Doroth vai a terra de Oz no furacão, sua casa acaba matando a Bruxa Má do Leste, e a garota acaba ganhando os famosos sapatinhos ( tão famosos quanto o da Cinderela, mas isso é outra estória). Durante sua jornada em busca de voltar para fazenda do Kansas. Doroth acaba conhecendo personagens peculiares, que vamos nos apegando a eles durante a narrativa. O inteligente e lógico Espantalho, que não precisa do cérebro físico para ser uma das mentes mais brilhantes de Oz, o bondoso Homem de Lata, que antes de ter o coração material, já tinha um coração gigantesco em sua personalidade. E o Leão Covarde, que embora este deseje a coragem, percebe-se que ele não ver esforços para proteger seus amigos e o que ele acha correto. O mágico de Oz é um livro cativante, leve de ser lido e bem criativo ( Tem que soltar a imaginação para ler), a escrita de Baum prende bastante a atenção do leitor. E super indico para quem está em busca de uma história gostosa de se ler, leve e de aquecer o coração. Assim como Doroth voltando para o Kansas, aqui estou eu batendo os calcanhares ( Já sabendo que logo logo volto para Oz, quero os demais volumes), e guardando com carinho esse livro na estante.

site: https://www.instagram.com/cupcakesforcel/?hl=pt-br

Natália | @tracandolivros 11/07/2018

Aquele clássico infantil que nos ensina muitas coisas
Dorothy vive com seu tio Henry e sua tia Em e seu cachorrinho Totó no Kansas, numa casinha muito simples, com apenas um comôdo onde se encontra fogão, mesa e camas. Eles cuidam de seus animais, e de suas plantações, das quais tiram seu sustento. Um dia um ciclone chega, tia Em e tio Henry se protegem no abrigo, mas Dorothy foi buscar Totó que se escondeu debaixo da cama e antes que ela possa chegar no abrigo o ciclone leva sua casa, levando ela e Totó junto.

A viagem no ciclone é tão demorada e calma que Dorothy dorme, e ao acordar ela se encontra num mundo mágico onde tratam ela como uma feiticeira muito poderosa e bondosa por ter matado a Bruxa Má do Leste quando sua casa pousou, e por ter matado a bruxa ela pode ficar com seus sapatos mágicos e também recebeu um beijo de proteção da Bruxa do Norte, para lhe proteger no caminho até o Mágico de Oz, o único que poderá levá-la de volta ao Kansas.

A narrativa é em terceira pessoa e bem leve, a linguagem é muito simples e a história flui e prende desde o início. Toda a trama e as aventuras que Dorothy passa para chegar ao Mágico de Oz é muito bem elaborada e divertida. Um clássico infantil, mas que recomendo a toda e qualquer idade, foi muito bom voltar a este mundo depois de muitos anos.

site: https://www.instagram.com/p/BUZhv8wA5n-/?taken-by=tracandolivros

Sheila 03/07/2018

Trabalho de auto-estima
A história de Dorothy e seus amigos é internacionalmente conhecida, mesmo que você nunca tenha lido o livro ou assistido ao musical, ou até mesmo nem saiba que existe um livro ou musical, você saberá por cima o enredo de O Mágico de Oz. Por acreditarem serem limitados para alcançarem o seu objetivo de vida, Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde entram no caminho dos tijolos dourados a fim de encontrar um grande mágico que poderia ajudá-los.
A certeza que tive ao ler esse livro foi: Leia e dê para seus filhos lerem. É um conto de fadas que trabalha a auto-estima, aonde tudo é possível mesmo que você não seja um super mágico com poderes especiais, que o alcance dos seus objetivos é totalmente possível se você acreditar nisso e lutar por ele. Que os maiores obstáculos pra realização dos nossos sonhos são as limitações que nós acreditamos ter com base no que falam para nós. E que no mundo existirão dois tipos de pessoas: As que reconhecem as fraquezas do povo e utiliza disso para comandá-los, e as que por medo ou comodismo não questionarem o mundo em que vivem, irão obedecer.

Nalini 02/07/2018

Leia antes de assistir ao filme
Como assisti ao filme não sei como alguém que não o leu se sente, pois fiquei o tempo todo relembrando as cenas do filme, principalmente as de Dorothy, pela atuação tão marcante de Judy Garland. Nunca vi, no entanto, livro com comentários tão pífios! Talvez se tivesse buscado na Internet a "Comentadora" tivesse encontrado assuntos mais interessantes para tratar. Um ou outro são relevantes sobre o livro, mas no geral os comentários não passam de curiosidades e pouco enriquecem à leitura.
O fato de um machista convicto e assumido ter escrito um livro em que as pessoas poderosas são todas do sexo feminino e todos os personagens masculinos são fracos ou dependentes me saltou aos olhos - como outras questões - porém passaram ao largo nos comentários.
É um livro um pouco austero, mas de boa literatura, então recomendo para crianças, adolescentes e adultos. Acho que sempre que o lermos iremos encontraremos matizes diferentes.

site: agoraquesoumae.blogspot.com.br

Biblioteca Álvaro Guerra 23/05/2018

Quando um terrível ciclone levou Dorothy, a órfã, e seu cãozinho Totó do Kansas até a Terra de Oz, ela temeu nunca mais ver sua tia Emily e seu tio Henry. Mas ela encontrou os Munchkins e eles lhe disseram para seguir a Estrada dos Tijolos Amarelos até a Cidade das Esmeraldas, onde o Grande Mágico de Oz lhe concederia qualquer desejo. No caminho, ela encontrou o Espantalho sem cérebro, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde. Os quatro amigos partem em busca de seus mais profundos desejos, e numa série de aventuras fantásticas eles encontram muitos desafios, até encontrar o Mágico de Oz.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525411297

Bruh Silva 22/05/2018

O mágico de Oz
E quem na infância, nunca ouviu falar do livro, desenho ou filme O mágico de OZ? Eu acho difícil quem nunca.
?????????
E assim foi a minha experiência com o desenho. Eu assistia no antigo programa ?tv globinho?, lembram?. Era um dos meus desenhos favoritos. Naquela época, eu nem imaginava que o desenho era na realidade uma das muitas adaptações do livro para as telinhas. Confesso a vocês que eu nunca cheguei a ver o final do desenho, e como eu não sabia da existência dos livros, então sim, eu demorei alguns anos, para saber como acabava a estória de Dorothy, o espantalho, o lenhador de lata, o leão covarde e totó.
?????????
?Por mais que as nossas casas sejam tristes e cinzentas, nós, as pessoas de carne e osso, preferimos viver nelas do que em qualquer outro lugar, mesmo o mais lindo do mundo. Não existe lugar igual à casa da gente?.
?????????
O livro nos conta às aventuras de Dorothy, totó e seus amigos no mundo de OZ. Foi através de um ciclone, que a garota, o seu cachorro e sua casa foram então parar no mundo de OZ.
?????????
Ao chegar em Oz, Dorothy só tenho um único pedido, poder voltar para o Kansas, para junto da sua Tia Em e seu Tio Henry. Mas para que isso aconteça ela terá que contar com a boa vontade do grande mágico que mora na cidade das esmeraldas.

Ao partir para a cidade das esmeraldas, Dorothy encontra mais três amigos, amigos esses que também querem fazer os seus próprios pedidos para o grande magico. O espantalho deseja ter cérebro, pois não quer se chamado de burro e, além disso, quer aprender alguma coisa. O lenhador de lata deseja ter um coração, para que ele seja feliz. O leão covarde por sua vez deseja ter coragem, para que ele seja enfim o rei corajoso da floresta.
?????????????
?Um bom cérebro é a única coisa que vale a pena ter neste mundo, tanto para os homens quanto para os corvos?
?????????
?-E eu vou ficar com um coração ? respondeu o Lenhador de lata. ? Porque um cérebro não faz ninguém feliz, e a felicidade é a melhor coisa do mundo?.
?????????
Com a leitura eu pude reviver um pouquinho da minha infância. É incrível todas as lições e aprendizados que o livro nos ensinam. O livro pode ser lido por adultos e crianças, sendo que, para cada leitor o livro terá uma forma diferente de passar seus aprendizados, e sempre manterá a magia dos contos de fadas. Os pequenos, se divertiram com todas as aventuras e bravura dos, e nós adultos além disso veremos a representação da inteligência, bondade e coragem.
?????????
?A experiência é a única coisa que traz o conhecimento, e quanto mais tempo você passa na terra, mas experiência você acumula?.
?????????
Eu super recomendo essa leitura. Acredito que todos deveriam ter a oportunidade de ler um conto de fadas, que encha os nossos corações de alegria, amor, coragem, bondade e inteligência.
?????????
?A verdadeira coragem consiste em enfrentar o perigo mesmo com medo, e esse tipo de coragem você tem de sobra?.

Luma.Almeida 19/04/2018

O Magico de Oz - L. Frank Baum
Iniciei a leitura no dia 27/03/2018 e que gracinha de livro. E um livro infantil, mais tanto crianças como adultos podem adorar essa história. Dorothy é órfã e vive com seus tios e o cachorrinho chamado Totó em uma fazendo no Kansas. Em um dia cinzento, como todos os outros dias tristes e monótonos, um ciclone se forma no centro da casa de Dorothy, seus tios conseguem se esconder em um porão que servia para esse tipo de situação, mais Dorothy e Totó não conseguem se esconder e são levados pelo ciclone em uma longa e tediosa viagem pelos ares, para o Mundo Magico de Oz.
Quando ela chega em Oz uma bruxa boa chamada Glinda avisa Dorothy que a casa dela sem querer acaba pousando em cima da bruxa má do Oeste matando-a e assim Dorothy acaba ganhando seus sapatinhos mágicos. Dorothy desnorteada e muito preocupada com seus tios quer encontrar um modo de voltar para o Kansas, mais Glinda não podendo ajudar muito diz que somente o Grande Magico da Cidade das Esmeraldas pode ajudar ela, era só ela seguir o caminho feito de tijolos amarelos. Antes dela seguir sua incrível jornada ela ganha um beijo da bruxa que diz que vai proteger ela de todo mal durante sua estadia em Oz.
Em meio esse caminho ela encontra outros três personagens, O Espantalho, O Leão Covarde e o Lenhador de Lata, eles decidem acompanhar Dorothy até a cidade das esmeraldas porque eles também têm um pedido para ser feito ao Grande Magico. O Espantalho quer miolos, porque assim ele vai se tornar muito inteligente. O Lenhador de lata, quer um coração, assim ele vai voltar a amar. O Leão covarde quer pedir coragem, pois assim ele vai se tornar o Rei destemido de todos os animais.
Daí para frente só aventura bacana, eles passam por cada uma. O autor escreve o livro de uma maneira tão simples e sem violência, sem pesadelos e sem sofrimento, coisas que nos contos de fadas são elementos frequentes. Então o leitor não sente em nenhum momento nada de tristeza e sentimento ruim.
Tudo nesse livro não é só o que aparenta ser, tudo tem um significado e uma ideia em cima de tudo que é lido. São coisas simples, exemplo claro são os amigos de Dorothy, você pode ver os personagens como um simples e comum espantalho, um lenhador de lata e um leão covarde, mais eles representam a inteligência, bondade e coragem e que somo mais do que imaginamos ser e que todos somos subestimados. Existe um mundo com muitas interpretações não só dos personagens mais de vários outros pontos desse livro.
A conclusão da história, a conclusão de cada personagem é fantástica, simplesmente perfeita. Você precisa ler esse livro, sério! O magico de Oz é uma de muitas histórias de Baum, ele escreveu uma serie composta por 14 livros, vou ler ali e já volto.

Elba Mara 19/04/2018

Surpreendente
Livro infantil, cativante que sempre surpreende com um desenrolar da história, mostrando como o fato não é ter e sim acreditar que tem. Nunca tinha conhecido a história por completo foi uma ótima experiencia. E me surpreendi com a cor do sapatinhos de Dorothy , essa eu não esperava.

João Victor - @sigamoslivros 09/04/2018

#RESENHASoL | 4,5/5 ?| L. Frank Baum | 223 pág. | História Infantil | Zahar
"Por mais que as nossas casas sejam tristes e cinzentas, nós, as pessoas de carne e osso, preferimos viver nelas do que em qualquer outro lugar, mesmo o mais lindo do mundo. Não existe lugar igual a casa da gente."
? ??
Pois bem, mesmo num lugar mágico, com bruxas boas, com animais falantes, com homens de lata e de palha, com diversos Seres e muitas aventuras para serem realizadas, Dorothy quer voltar para casa, para o Kansas.
? ??
Veio parar no mundo de Oz após um furacão atingir sua casa e lhe levar para um local até então desconhecido. No primeiro momento Dorothy e seu cachorrinho totó já descobrem que sua casa havia caído em cima da bruxa má, assim recebendo o respeito dos moradores locais.
? ??
A bruxa boa lhe instrui a ir ao encontro do Mágico de Oz. E é esse caminho até o Grande Oz que ela irá passar por dificuldades, porém, ela e totó vão contar com a companhia do espantalho, do homem de lata e do leão covarde.
? ??
Todos com um objetivo em comum, alcançar o mágico e lhe fazer um pedido.
? ??
O aquele que é constituído de palha deseja um cérebro, pois todos o julgam ser burro; o homem feito de lata quer ter um coração, pois não consegue ter sentimentos; o rei da selva quer a coragem, pois não consegue pôr medo e fazer os outros animais lhe respeitarem.
? ??
E assim esses quatro personagens, através da estrada de blocos amarelos, vão destinar-se à realização dos seus sonhos. Mas será que eles necessitam mesmo?
? ??
Vemos o leão ajudar seus amigos quando a passagem é impossibilitada; o homem de lata consegue se sensibilizar pelos animais, não gosta de covardia, chega até a se emocionar; o espantalho é o mais estrategista entre eles, dá ideias para solucionar alguns problemas.
? ??
Muitos o tratam como livro infantil, mas se percebermos todos nós já fomos crianças, e acredito que o espírito juvenil não nos vai embora. Então, da mesma forma, a designação para a leitura pode ser para qualquer um.
? ??
Baum tem a forma de criticar simples. Aí vocês podem perguntar: criticar? As vendas que o topo do nível social hierárquico nos colocam, vendo assim um mundo irreal.
Só leiam!

Bru 23/03/2018

Gostinho de Saudade
Organizando o meu Skoob, encontrei esse livro que há muito tem me feito me apaixonar pela leitura. Conheci essa versão (pocket) em 2015, nessa época, estava começando a não só gostar, como a amar, a leitura. Gosto de dizer que, este, é um dos livros que me fizeram embarcar numa paixão enorme pelas palavras.

A história é a clássica de Dorothy, que eu simplesmente amo. Um ciclone em grandes proporções atinge a casa onde ela vivia com seus tios e seu cachorrinho, Totó. Com a ventania, Dorothy e Totó são levados até Oz, onde ela e o cachorro fazem amizades incríveis com um espantalho, um lenhador de lata e um leão muito medroso. Juntos, eles passam por uma divertida e cheia de aventura, encarando os próprios medos em busca de realizar seus sonhos, em uma estradinha de tijolos amarelos.

O livro tem capa dura (e é uma peninha tão grande eu ter, infelizmente, lido ele em uma biblioteca, portanto, não ter essa edição linduxa em minha estante), tem ilustrações e é bem rapidinho pra ler. Li quando mais nova, por isso, recomendo para qualquer idade!

Um dos meus títulos favoritos, sem dúvidas!

Kymhy 20/03/2018

O Mágico de Oz - L. Frank Baun
Carregada por um tornado para uma terra mágica, Dorothy terá companheiros ao seu lado para encontrar o grande Oz, que a levará de volta para casa. No caminho muitos problemas surgirão, para que todos enfrentem seus maiores defeitos.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-o-magico-de-oz-l-f-baum/

Ammy 15/03/2018

O Mágico de Oz
"Após a passagem de um ciclone, Dorothy e seu cachorrinho Totó vão parar na estranha Terra de Oz.
Ao lado de novos amigos - o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, encaram perigos e aventuras, desafios e seus próprios medos, numa longa viagem de volta, e de autodescoberta."

Quem nunca ouviu falar em Dorothy, uma linda cidade de esmeraldas, um grande Mágico chamado Oz e um belo sapatinho de rubis vermelhos?
Essa linda história de Baum, O Mágico de Oz, preencheu meu mês de fevereiro com suas aventuras e lições de uma doce menina e seus amigos.
Eu nunca tinha tido um contato literário com Dorothy, somente cinematográfico e, posso dizer que me arrependo de não ter buscado antes ler esse livro fantástico.
A narrativa é doce e tranquila, detalhada e diferente do que é apresentado nos filmes.

site: https://www.instagram.com/p/BfyraB5n4Z8/?taken-by=books.chameleon

Milena 07/03/2018

O Fantástico Mundo Inteiror
Dorothy vai parar em um universo paralelo depois de um ciclone e, descobre lá um mundo que nunca imaginou, com pessoas fantásticas, criando laços verdadeiros e diferente do qual tinha em Kansas, sua cidade natal. Mesmo nesse mundo extraordinário, tudo que Dorothy quer é voltar para Kansas.

Nessa história clássica de conto de fadas, nos mostra uma coisa essencial, que todos nós, dentro de nós mesmos, somos quem queremos ser, como temos o Espantalho que quer um cérebro, sendo extremamente inteligente, o Lenhador de Lata que quer um coração, sendo extremamente amoroso e o Leão, que quer ser corajoso, sendo já corajoso. Nos faz refletir sobre como almejamos ser algo, que interiormente já somos, só basta enxergar e acreditar.

adoF 10/02/2018

Um livro interessante que conta a história de uma garotinha que morava longe, passa um ciclope ( aparentemente um furacão ), e leva ela é seu cachorro a uma terra diferente de todas as outras, com bruxas, pessoas frágeis como um prato etc..., Enfim um livro muito bom.