A Bíblia da Mulher que Ora

A Bíblia da Mulher que Ora Stormie Omartian

Resenhas - A Bíblia da Mulher que Ora

Danielly 21/12/2023

O meu motivo
A Bíblia é uma coleção de livros sagrados que foram escritos ao longo de muitos séculos, por diferentes autores, em diferentes idiomas, em diferentes momentos e lugares. É o maior best seller de todos os tempos.
E como todo bom livro, ele retrata o que houve naquela época, naquele momento, com aquelas pessoas, com aquela cultura e costumes.
Comecei a ler a Bíblia para questionar e entender o motivo de algumas religiões guardarem o sábado e outras não, o motivo de algumas não comerem carne de porco e outras comerem, o motivo de algumas pregarem que não pode ter tatuagem e outras não se importam, o motivo de algumas adorarem a santos e outras não...
E a resposta é que a gente escolhe o que nos convém. Cada religião escolheu o que era mais agradável e cada religioso escolheu sua religião com base no que mais seria conveniente.
E não tem problema nenhum nisso. Eu não gosto de mamão e não vou comer mamão. E o que eu espero é que não me obriguem a comê-lo. Que respeitem as minhas escolhas.
Cada religião, seita, culto, chame do que for... fez suas escolhas do que seria mais conveniente e adaptativo para a realidade e cabe a gente respeitar a religião de cada um. No fim, todos nós percebemos o nosso pequeno tamanho diante de algo infinitamente grandioso, eu chamo de Deus, outras pessoas chamam por outros nomes...
Além de obter as respostas para os meus questionamentos, encontrei a sabedoria de Salomão ao ler e eu também encontrei um arrepio na espinha, amor, bondade, lições valiosas para a vida toda... e que, apesar dos séculos e diferenças culturais, são válidas até hoje. E independente de costumes e religiões, só aumentaram a minha fé.
Não é um livro fácil de ler. Você precisa ter um propósito muito bem definido. É longo, as vezes cansativo, as vezes chato e você vai discordar bastante de diversas passagens que hoje não fazem sentido, mas entenda e respeite que naquela época fazia bastante sentido. Desde 2019 que eu tentava ler, sempre começava, me revoltava com algo e parava. Esse ano eu me orgulho de ter continuado e ter finalizado.
Hoje minha fé está muito maior. Hoje eu busco consolo nas palavras. Hoje eu busco sabedoria nos provérbios. Hoje eu busco proteção e sei que o cordeiro está comigo.
Para os que não tiverem esse propósito de ler a Bíblia eu recomendo a leitura de alguns livros:
Gênesis (Gn): para entender o nosso começo.
Jó (Jó): para aprender sobre ter fé.
Salmos (Sl): para buscar consolo.
Provérbios (Pv) e Eclesiastes (Ec): para obter sabedoria.
Mateus (Mt): para sentir Jesus.
Apocalipse (Ap): para orar e vigiar. Tudo tem seu fim...

mica 26/06/2022

A Palavra
"No princípio Deus criou o céus e a terra..."
"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, sem Ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens..."
Ao ler a Bíblia, nós cristãos, enxergamos com toda nitidez que tudo que Deus criou foi através de Jesus, que é o Verbo, a Palavra, e para Jesus.
Jesus estava presente desde o início e através do verbo tudo se fez... Como está escrito:" E disse Deus...". E assim, foram sendo criadas todas as coisas, mas quando chega a hora de criar o homem, o Senhor diz: "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança..." e Deus forma o homem a partir do barro, e quando recebemos o sopro da vida, recebemos aquilo que é eterno, recebemos a vida através de Jesus.
A Bíblia mostra a história do povo escolhido de Deus, Israel, e como essa nação procedeu ao longo dos anos, mas acima de tudo como Deus amava sua criação e desejava salvar os homens. Deus vendo que a humanidade estava se corrompendo cada vez mais envia seu filho Jesus pra salvar o mundo. Quando Jesus morre essa salvação deixa de ser um privilégio somente de Israel e passa a ser pra todos os que creem na história de Cristo.
Portanto acima de todas as coisas está a "Fé que é o firme fundamento e é a certeza daquilo que esperamos a a prova daquilo que não vemos." Através dela entendemos os preceitos e revelações do Senhor, e aguardamos ansiosos a volta do Salvador para irmos morar na eternidade celestial.
Para os leitores agnósticos, ateus ou simplesmente aqueles que não sabem se acreditam ou não, este livro é uma excelente fonte de história, vindo desde a antiguidade, passando por impérios babilônico, persa entre outros. Mais adiante temos um pouco da história do império romano, passamos pela Grécia e muitos outros lugares de grande importância cultural e histórica para a humanidade.
A Bíblia é considerada o livro mais antigo já escrito, é dividida em Antigo e Novo Testamento, sendo o antigo a parte que fala dos patriarcas, do êxodo de Israel, e também conta a história de diversos homens escolhidos por Deus para liderar esta nação até chegar no Novo Testamento. Este se inicia com o nascimento de Jesus, conta sua história, sua morte e ressurreição, também fala do surgimento da igreja primitiva, terminando em Apocalipse que é um livro totalmente revelado por Deus a João.
Recomendo a todos a leitura deste livro... Tenho certeza que os leitores que o leem sendo ou não cristãos se tornarão pessoas melhores, como eu na minha humilde avaliação, me tornei.

Boas leituras ? ???!!!!

Keryn.Luz 15/03/2021

Pensamentos tranquilos
Pra mim a Nova Versão Internacional (NVI) é a melhor. E ouvir a Bíblia foi muito diferente. Trouxe uma nova perspectiva. Uma coisa que notei foi a transformação nos pensamentos. Sim! Eu ouvia concentrada somente nisso ou fazendo outras coisas também. E o que percebi foi uma mente mais limpa de pensamentos fúteis, pois eu estava sendo "lavada" pela Palavra. A gente pode até estar tranquilo, mas a mente não para, né? (Risos). Nesse sentido que eu digo. Uma mente mais leve e pensamentos mais tranquilos. O ambiente também muda. Amei! E espero repetir a experiência.

EllisaAraujo 20/07/2016

Bíblia
Um livro que leio junto com o escritor.

Núbia Suzana 20/07/2013

O melhor livro de todos os tempos.
O melhor livro de todos os tempos!

Fábia Zuanetti 06/08/2010

Livro de Ester

Não, eu não li a Bíblia toda [até porque leva um bom tempo, né?], mas gostaria de compartilhar a minha experiência com um livro contido nela. Ele se chama "Ester". Leiam abaixo e me diga o que acharam.

Nome: ESTER
Por quê: embora a Bíblia seja um livro considerado religioso, Ela é também uma obra de qualidade textual inegável, repleta de sabedoria e histórias fascinantes. Há aventuras, com amor, ódio, traição, superação, guerras e vitórias.
Para quem: TODOS. Para cristãos e não cristãos. Para pessoas interessadas em conhecer mais sobre Deus e também para aquelas que não acreditam nEle, mas que não perdem um bom enredo.
O livro Ester em um tweet: Ester, órfã e de origem humilde é elevada a Rainha e salva o seu povo de ser exterminado [assim não parece tão interessante, mas acreditem, é bom!]
Capítulos: 10, bem curtos cada
Páginas: depende do tamanho da Bíblia. A minha é grande e com letras graúdas, o que faz com que o livro ocupe 9 páginas.
Autor: desconhecido (alguns estudos apontam para Mordecai, tio de Ester)
Editora: Várias
Preço: diversos ou gratuito [aqui].
Curiosidade: embora seja um livro pertencente à Bíblia, Deus não é citado uma única vez.
Complemento: a editora Mundo Cristão lançou um livro chamado “Ester: uma Mulher de Sensibilidade e Coragem”. A obra de Charles Swindoll é um estudo que explica a história de superação da jovem Ester e do povo judeu. [Eu não li este livro, mas parece ser interessante, não é?]
Avaliação: 9

A OBRA:

A história de Ester é uma das poucas que me fascinam. Não segue nenhuma fórmula de enredo tradicional. Sendo desta forma, é pouco provável que se consiga prever os seus acontecimentos, assim como conseguimos prever o último capítulo de uma novela global.

O Rei Assuero, rico, poderoso e temido, manda convocar todas as jovens formosas e virgens do seu povoado. Dentre elas, ele pretende escolher uma para tornar-se a sua esposa e reinar junto a ele. Órfã e de origem humilde, Ester é incentivada por seu tio Mordecai a ir até a presença do Rei. Assim que a jovem entra no palácio, o Rei Assuero fica encantado com a sua beleza e não tem dúvidas de que ela será a sua Rainha. Orientada pelo tio, em nenhum momento Ester revela que pertence ao povo judeu.

Mordecai se mantém presente nos arredores do reino para verificar que sua sobrinha está em boas condições. Neste momento, Hamã, um dos homens do Rei, se aproxima de Mordecai e exige que ele se ajoelhe. Mordecai se recusa. Hamã se irrita profundamente pois acredita que Mordecai deve se prostrar diante de sua presença. Hamã, então, passa a persegui-lo e ameaça exterminar todo o seu povo.

Ainda rodeando o palácio, Mordecai ouve dois homens planejando trair e tomar o reinado das mãos de Assuero. No mesmo instante, procura Ester para contar tudo o que ouviu. Ester leva a história até o Rei. Assuero manda que investiguem e, o boato comprovado, manda que matem os dois traidores e que registrem o nome de Mordecai no livro de acontecimentos do palácio. Ester, então, conta ao Rei Assuero que um dos seus homens de confiança pretende exterminar todos os judeus. A Rainha revela que este é o seu povo e que não gostaria que nenhum mal fosse feito a nenhum integrante dele. O rei fica indignado que um de seus homens de confiança queira acabar com o povo de sua amada esposa.

Hamã era arrogante e criou implicância com Mordecai apenas por não ter sido reverenciado. Além disso, era invejoso e desejava a posição do Rei. Mas por ironia do destino, ou justiça divina, foi obrigado a honrar Mordecai. Certa noite, o Rei Assuero lia um dos livros de acontecimentos do reinado. Ao passar pelo nome de Mordecai leu sobre a lealdade desta pessoa ao revelar o plano de traição que tramavam contra ele. Imediatamente, Assuero perguntou a um de seus conselheiros: “O que fizemos por este homem?”. Ao saber que nada tinham feito para agradecer ou honrá-lo, o Rei Assuero mandou que chamassem Hamã e perguntou o que ele, na posição de Rei, deveria fazer para agradecer a um homem fiel.

Hamã, em sua prepotência, pensou que o rei estava prestes a gratificá-lo e honrá-lo. Então disse: “Meu Rei, para agradecer um homem leal a ti, acredito que ele deva vestir a sua coroa, vestir a melhor de tuas capas e subir no melhor dos teus cavalos. E assim, ser levado por todo o seu reinado e todo o seu povoado para que se prostrem diante dele e para que todos saibam que ele é um homem honrado perante os seus olhos”. O Rei respondeu: ‘Pois bem, Hamã, vá até Mordecai e faça exatamente com ele o que acabou de me aconselhar”.

O livro de Ester pode ser transformado em uma grande metáfora. O Rei Assuero é um exemplo de autoridade e majestade. Mordecai um exemplo de homem temente e leal a Deus e a seus princípios. Hamã é um exemplo de pessoa invejosa e egoísta. E o que ocorre com ele é um exemplo do que pode acontecer com todas as pessoas que praticam estas maldades. A vida de Ester, ou melhor, da Rainha Ester, nos ensina a não julgar as pessoas, pois Deus pode elevá-las a qualquer momento.

Quer conhecer mais detalhes desta história? É possível ler o livro de Ester aqui [www.bibliaonline.com.br] ou ouvir uma interpretação de Anésio Rodrigues aqui
[http://www.comunidadecarisma.net/portal/mediacenter/ouvir_mensagem.asp?id=373&id1=3] .

Gostou da resenha? Não gostou da sugestão? Achou muito curto? Muito longo?
Por favor, comente abaixo para que eu possa fazer melhor da próxima vez! ;)

Aproveitando, você também pode me encontrar em:

zuanettif@gmail.com
www.twitter.com/fabia_zuanetti
www.twitter.com/blog_inefavel

e

http://blogs.abril.com.br/mental/ [em breve]

Um grande beijo e até a próxima.