Um Corpo Para o Crime

Um Corpo Para o Crime Val McDermid

Resenhas - Um Corpo para o Crime

Leka 19/12/2021

Um livro que não da pra largar
Esse é um daqueles livros de mistério policial que não dá vontade de largar, e que você quer ler até o fim de uma só vez. É cheio de pistas, mistério e muito mais com uma super emoção já desde o início. É um livro com um assunto pesado, não recomendado para qualquer um, pois pode ter gatilhos perigosos na leitura. Mas é super interessante acompanhar a resolução do caso a cada página virada e com um plot twist GIGANTESCO que me fez engolir a última metade do livro lamentando ter que parar para dormir no meio. Gostei MUITO do livro, mas como disse é uma leitura bem forte e com alguns assuntos que podem ser gatilho para as pessoas. Portanto recomendo mas com cautela.

Naty 14/09/2011

www.meninadabahia.com.br

Esse livro se tornou meu queridinho da Val!

Um corpo para o crime é baseado no desaparecimento de uma jovem, numa pequena aldeia, nos idos de 1960. Uma investigação intensa e minuciosa é comandada por um jovem sargento.

A história é contada trinta e cinco anos depois, quando esse mesmo sargento – agora aposentado – relata os bastidores da investigação para uma jornalista, que está disposta em transformar o caso em livro.

Geralmente, grandes segredos estão enterrados em pequenas aldeias. E essa não foi diferente. Quando a jovem Alison Carter desaparece, nenhum morador está disposto a ajudar a polícia. Eles cuidam dos deles e resolvem da maneira deles. George Bennett sabe que esse será O CASO de sua vida. Seu sucesso depende da solução do caso.

Mas o mistério continua, nenhum estranho entrou na aldeia, ela sumiu sem deixar pistas, seu corpo não fora encontrado. O tempo vai passando e as chances de encontrá-la viva decaem. O único suspeito é o padrasto, mas apenas porque é o único forasteiro da aldeia, e por isso sem credibilidade com os moradores.

Já sem esperanças de encontrá-la, George encontra uma calcinha manchada de sangue e esperma. Sangue de Alison e esperma de... Mesmo sem um corpo para o crime, mas se prevalecendo de antecedentes jurídicos, George indicia um culpado e o leva à forca.

Porém, trinta e cinco anos depois, George finalmente descobre a verdade. Algo tão chocante a ponto de lhe causar infarto.

Finalista do Edgar Award e destaque do New York Times Notable Book of the Year, Um corpo para o crime, de Val McDermid (Betrand Brasil, 504 páginas, R$ 55,00), é uma obra prima! Na primeira parte temos um thriller psicológico emocionante. Na segunda um thriller jurídico habilmente construído. Não temos certeza de nada, até que a autora nos apresenta o fim... O fim não é nada comparado com qualquer coisa que imaginamos durante a leitura. O fim é simplesmente P-E-R-F-E-I-T-O.

Sou completamente apaixonada pela escrita da Val, seus romances policiais não são recheados de facadas, assassinatos a sangue frio ou cenas macabras, e sim pelo policial clássico, aquele na qual vamos juntandos as peças para descobrir o porque do crime e quem é o culpado. Meu tipo predileto do gênero policial.

Na resenha de O eco distante comentei que sou encantada com essa autora desde que li Prelúdio para a morte e viajei pelo universo bucólico de Lake District, localizado ao norte da Inglaterra, próximo da fronteira com a Escócia. Val MacDermid, de naturalidade escocesa, afirma que escrever histórias que se passam nas regiões da Escócia poupa seu tempo com pesquisas, já que ela possui domínio da história local. E esse tempo extra é aproveitado para entremear as pistas e incrementar o enredo, de forma a tirar nosso fôlego.

Recomendo!

Araggorn 26/04/2010

É o segundo livro dela que tenho o prazer de ler. Queria que ela fosse minha avó!!! rsss.
Ela é muito boa! Sensacional em criar uma atmosfera de um romance policial investigativo, noir, deixando o policial num clima de desespero por não achar a menina numa corrida contra o tempo em uma aldeia em que tudo e todos paracem conspirar, criando assim, uma ambientação caustrofóbica.

Rafa 15/04/2021

👧 Inverno de 1963, Alison Carter de treze anos desaparece de um vilarejo isolado na região central da Inglaterra. Para o jovem George Bennett. recém-promovido a inspetor. este é o começo de seu caso mais difícil - um assassinato sem corpo e uma investigação cheia de becos sem saída e lábios selados. com conseqüências que repercutirão ao longo de muitos anos.

👧 A autora consegue manter o nível de suspense da história lá no alto praticamente durante o livro todo!! Ela vai construindo a trama muito bem, conseguindo, ao final de cada capítulo, te instigar a ler o próximo.

👧 A história é divida em duas partes. A primeira vai nos mostrar todo processo de investigação do desaparecimento de Alison, terminando no julgamento da pessoa apontada como culpada por tal fato!! Ela nos mostra todas as pistas que foram usadas para acusar o possível culpado. Realmente são muito sólidas. Mas ao mesmo tempo, ela apresenta outros fatos que fazem você duvidar se a pessoa é realmente culpada. Gostei muito de como essa dúvida é plantada na cabeça do leitor!!

👧 Tudo vai ser esclarecido na segunda parte. E prepare-se para um banho de reviravoltas!!! A cada nova revelação, você se depara com uma trama ainda mais intrincada e muito surpreendente!! Só acertei um desses segredos revelados na segunda parte. E mesmo assim, as consequências desse segredo eu não imaginei em momento algum!!!

👧 O único defeito que vou apontar no livro tem a ver com o tamanho das duas partes da narrativa. A primeira parte acabou se arrastando. Tem muita descrição desnecessária ali. E a segunda parte ficou muito curta. Ela acabou correndo demais na hora de contar esse pedaço da história. Tem muita informação ali para ser explicada. Certas vezes eu tive que parar e reler algumas coisas para entender realmente o que estava acontecendo. Ela poderia ter explorado mais esse final.

👧 Mesmo com esse porém mencionado acima, eu afirmo que Um Coprpo para o Crime é um livro muito bom, que deixo recomendada sua leitura!!! A história é fantástica!!!!
Lena 25/03/2024minha estante
Rafa, não entendi sua nota. 3 estrelas não são poucas para tantos elogios que vc desprendeu ao livro? Esse livro tá bem acima de ser "mediano". Todo esse trabalho não merece mais reconhecimento? Gostei da sua resenha, só que não bateu com sua nota, eu acho.

Jaque - Achei o Livro 24/08/2020

Que autora!
O ano é 1963. Numa pequena vila no condado de Derbyshire, uma jovem de apenas 13 anos desaparece quando sai para passear como seu cachorro, algo que era rotina na vida dela.
Quando ela não volta, a polícia da cidade mais próxima é acionada e quem fica responsável pelas buscas é o jovem detetive George Bennett.
Alison Carter é enteada do homem mais importante do vilarejo, dono de todas as casas do lugar e responsável por tudo que é produzido e criado nessas terras. Porém, quando o detetive e seu parceiro Tommy começam as investigações, o povo do vilarejo não colabora e ainda por cima dificulta o trabalho da polícia e portanto, a dupla terá um trabalho bem difícil e desgastante pela frente.
Assim que surgem as primeiras evidências de crime, alguém é preso mesmo sem ter descoberto o corpo da menina.
Após 35 anos, George agora aposentado na polícia aceita falar sobre esse caso que foi o mais importante e difícil de sua carreira, para uma jornalista que vai escrever um livro sobre.
Entretanto novas descobertas desse crime mudarão a vida de todos envolvidos, trazendo tristeza e grandes revelações.

O que falar dessa autora? Escrita perfeita. Narrativa envolvente. Diálogos inteligentes e bem escritos.
Essa mulher faz um trabalho que poucos escritores tem. Conforme você vai lendo é gritante o trabalho de pesquisa dela, tanto que seus livros tem em média 500 páginas pois são muito bem descritos e ricos, porém não são cansativos.
Esse é o terceiro livro dela que leio e apesar de ter gostado muito, os dois anteriores foram melhores por ser mais ágeis.
Aqui a estória foca apenas no desaparecimento de Alison, o que fez com que a leitura fosse mais linear, sem altos e baixos. Porém a ambientação é incrível e a criação dos personagens idem.
O desfecho foi algo que previ (em partes) mas mesmo assim eu gostei demais.
Se você não conhece essa autora meu amigo(a), não sabe o que está perdendo.
Val McDermid é simplesmente genial. Recomendo fortemente seus livros.

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2020/08/um-corpo-para-o-crime-val-mcdermid.html
Monica Monte 25/08/2020minha estante
Amei esse livro e diferente de você, o final realmente me surpreendeu.

Cris Paiva 25/08/2020minha estante
Eba!!! Vou por a autora na listinha.

Ela é incrível!

Jaque - Achei o Livro 25/08/2020minha estante
Monica, me surpreendi com algumas revelações tbém, mas uma coisa que não posso falar eu tinha certeza kkkkk
Difícil comentar sem spoilers rsrs

Monica Monte 25/08/2020minha estante
Vdd e me nego a fazer isso kkkk.

Monica Monte 25/08/2020minha estante
E ela é realmente ótima Cris. Pena que não publicam mais livros dela por aqui.

Jaque - Achei o Livro 25/08/2020minha estante
Pena mesmo, ela lança livros novos o tempo todo mas não chega aqui :(

Elisangela 03/02/2021

Ótimo suspense. Conseguiu me segurar e manter o mistério até o fim. Alguns trechos poderiam ser um pouco mais dinâmicos, com um pouco mais de ação, mas ainda assim a história é bem escrita e prende o leitor. Muito bom.

Soliguetti 29/03/2019

Espetacular!
É muito comum que alguns livros de suspense apresentem uma reviravolta em seu enredo, mas que muito frequentemente não soa tão impactante assim, ou mesmo que não pareça lá muito convincente. O leitor de "Um Corpo Para o Crime", de Val McDermid, pode ficar tranquilo, pois com toda a certeza não é o caso deste livro.

Com uma narrativa muito eficaz e envolvente, McDermid nos leva de volta à década de 1960, a um pequeno vilarejo rural, Scardale. Depois de um passeio vespertino com sua cadela, uma garota desaparece em meio a um rigoroso inverno sem deixar rastros. Cabe ao detetive George Bennett tentar descobrir o que aconteceu para, assim, resgatar a garota com vida.

É de admirar como a autora constrói cada elemento da história, que é muitíssimo bem intrincada. Não há absolutamente uma ponta solta no enredo, o que é difícil num livro desse tamanho e complexidade. As reviravoltas (sim, no plural) conseguem ser absolutamente surpreendentes, sem ao mesmo tempo soarem forçadas, ou estarem ali só por estar, apenas para impactar o leitor a qualquer custo. A história é tão bem trabalhada e narrada que a estupefação vem quase que naturalmente.

Com personagens marcantes e história exemplarmente bem desenvolvida, "Um Corpo para o Crime" é daquelas histórias que vêm para ficar na mente do leitor. Muito me surpreende que a autora não seja mais conhecida, em meio a tantos autores blockbusters de suspense que nem entregam um trabalho tão bom assim.
Gabriel.Gregorio 12/04/2019minha estante
Incrível!Essa sua resenha me deu muita vontade de começar a ler o livro,são muitos poucos comentários como o seu que explica muito do livro .

Blur 13/05/2019minha estante
Gostei bastante da sua resenha , deu vontade de adquirir o livro!

Riva 27/06/2019minha estante
Gostei muito do estilo dela, e a história me prendeu (e surpreendeu) do início ao fim!

Nih 21/09/2020

Arrastado..
Essa foi uma leitura um tanto difícil, até a metade do livro, a trama é sem graça e arrastada. Pensei em largar o livro inúmeras vezes, mas fui até o fim por curiosidade. Confesso que a leitura nao me agradou, e só quase no fim que a história ganhou novas cores e teve um final interessante, mas nada que tenha me surpreendido. Embora muitos tenham gostado, eu particularmente não vi nada de extraordinário.

Aline 14/05/2014

O melhor livro de suspense!
Eu adoro livros de suspense, mas geralmente fico preocupada se não vou descobrir nas primeiras páginas o final ou se vai ser muito clichê a história. E sempre que eu escolho, eu fico imaginando se vai ser tão bom quanto esse.
Foi o primeiro livro da Val McDermid que li e até hoje não achei um livro de suspense melhor.
A escrita é perfeita, o livro me prendeu até as últimas páginas, e quando acabou, fiquei parada pensando 'Não acredito'.

Recomendo muito!
Monica Monte 31/10/2017minha estante
Nossa, eu sou péssima em descobrir o final em livros de mistério!!! Sempre chuto errado kkk

Alan (@coracaodeleitor) 05/06/2023

Não a toa que muitos consideram essa a melhor obra da autora. Um livro que prende você do início ao final e com momentos de tirar o fôlego. Muito bem escrito e super envolvente.

May @maynemet 14/02/2020

Final surpreendente
Adorei a leitura. Passei a história toda tentando desvendar o mistério e o final me deixou perplexa.

claudioschamis 10/02/2009

O livro começa interessante e vai fluindo interessante até chegar a segunda parte do livro. Lá ele fica um pouco confuso e massante. Tanto é que intrerrompi a leitura dele e começei outro livro. Confesso que me forçei a ler essa segunda parte com alguma dificuladade.

Maurício 15/06/2011

O melhor da autora
Li 3 livros da Val e este é o melhor. BOM MESMO.

Maria Clara 28/06/2015

A gente nunca sabe realmente a verdade nessa história
O livro é bem extenso e, em alguns momentos, bem arrastado. No entanto, é um dos livros de suspense mais completos que já li - e olha que é o meu gênero favorito! O enredo flui bem, apesar de alguns momentos lentos. Você nunca sabe realmente qual é a verdade e, quando pensa que tudo foi revelado, a autora te presenteia com mais um elo da corrente. Achei as fases da história muito bem exploradas. A autora não economizou em detalhes e caracterização dos personagens. Como o livro é razoavelmente extenso, o leitor consegue traçar um perfil completo de cada um, como se conhecesse e esperasse as suas possíveis reações a cada momento. Recomendo muito a leitura! Só que tem que estar com disposição para enredos complexos e longos!

Jéssany 14/04/2020

Pacote completo.
Você encontra aqui trama empolgante, tensão, ameaças, uma boa atmosfera criada.